Muitos não se importam com isto, mas eu gosto de lhes dar nomes: John, Paul, George e Ringo. Apareceu também Yoko Ono, e uma vez mais ia estragar tudo. Mas foi lance isolado de bola parada...
O Liverpool ganhou bem, depois de uma primeira meia hora muito bem executada pelo Benfica.
...Mas, como todos sabemos, os jogos não duram 30 minutos. O cansaço é evidente mas os adversários disso não têm culpa.
E não se podem dar abébias... a uma excelente equipa que tem um Torres mortal contra um Óscar, que marca 3 golos aos Reds de lá mas que fica a muitos calcanhares do Fernando, o tal que não conheceu Yoko Ono.
3-5 nos quartos de final não é desonroso. Caiu-se bem.
Em Londres, engolir 5 e poderem ter sido os elementos de uma equipa de andebol + o guarda-redes suplente (assim 7 ou 8) é que teria sido pena.
quero felicitar a equipa do sélebê, que gosto de ver jogar quando joga bem, e por quem nutro alguma simpatia (na minha lista, vem logo seguir ao Celta de Vigo e imediatamente antes do Olympiakos). Por outro lado, o resultado foi bom para os bacocos que, até hoje, não percebiam que ganhar em casa 2-1 contra uma equipa inglesa é meio caminho andado para levar 4 ou 5 na 2ª mão.
outra coisa positiva do jogo: no lance do 1º golo, ficou uma ilustração da diferença entre as competências da CD da Liga (o bandeirinha a erguer a bandeirola) e o CJ da FPF (o árbitro a validar o golo).
...Porém não tenho a certeza de que tenha sido o José Maria a dizer que "há mais vida para além da noite..."
E os próximos dias trazem-nos, de novo, a Essa angustiante dúvida que é saber se iremos ser campeões com 11 pontos de avanço e/ou se o Braga se aguenta bem nas canetas para gáudio da multidão jubilosa.
Ah! E a Essa excruciante dúvida que é saber se foi você que pediu um qualquer outro, Ferreira?...
ó senhor João Pereira, diga lá então, fingindo que ainda não houve jogo: subscreve a análise do senhor Rui Santos, sobre as opções erradas do senhor Jesus?
o senhor rui santos é um senhor curioso. quando o jogo começou, fez questão de alertar os espectadores para a genialidade do senhor Jesus: tinha posto o senhor david luiz naquele preciso senhor lugar para travar o senhor kuyt. no fim do jogo, o senhor rui santos já dizia que havia que "ponderar" se a opção de pôr o senhor david luiz naquele lugar, com o senhor sidnei ("pouco rodado...") no lugar de central. isto para não falar das considerações do senhor rui santos sobre a utilização do senhor júlio césar e da "lógica" subjacente, que pode "não ser a melhor".
O Liverpool só teve de aproveitar os erros do adversário. E foram muitos e fáceis de explicar:
1) se o Jorge Jesus estava com medo da condição física dos jogadores apostava nos suplentes. Viu-se que o Kardec estava muito mais fresquinho que os outros. Não valia a pena apostar no homem? E o mesmo para o Menezes, o Airton e outros que podiam ter jogado, Mais, se os jogadores estavam cansados por que razão é que espera até aos 65 minutos para fazer a primeira substituição?
2) Se, por outro lado, o Jorge Jesus tinha medo de utilizar suplentes não mudava a defesa inteira. Metia o Maxi do que costume, o Luisão e o David Luiz como centrais e o Coentrão a lateral. Aliás, os golos que surgiram através de bolas metidas entre os centrais são exemplares a esse respeito, porque o Sidney não é tão rápido como o David Luiz.
3) Os jogadores da frente estavam esgotados. E isso é um mal do futebol português, não tem história. Mas levanta um ponto de interrogação relativamente ao jogo do Sporting. Não me admirava se os lagartos pusessem uma pedrinha no caminho do título.
4) Cardozo não cumpre os mínimos como ponta-de-lança de um clube internacionalmente relevante. A quantidade de passes perdidos foi alarmante e o facto de marcar bem livres não chega.
E claro o Júlio César é outra estória interessante. Um guarda-redes frangueiro no Belenenses é contratado para ser titular do Benfica (no início era a intenção). Jesus mostrou neste jogo que não aprendeu nada com a final da Taça da Liga, isto é, com a tragédia do Espírito Santo. A santíssima trindade já não é o que era.
é muito fácil ser Rui Santos, a coisa corre mal, o interveniente cedeu, já devia ter posto o outro. isso é não é um analista, isso é um agente de reflexos simples. Júlio César esteve tão mal como naquele golo em Marselha, mas com a festa toda a gente se esqueceu. já teve bem, já teve mal, esta noite esteve muito mal mas também não sei se será possível avaliar/crucificar/catalogar alguém que joga semana sim, semana não. o Quim também me dá algumas dores de barriga, não é novo. Quem sou eu para apontar alguma coisa o Jorge Jesus? quando andamos a jogar de 4 em 4 dias, quando há muita gente a ceder? em que condições estava a Coentrão, por exemplo? e o Airton? e o Carlos Martins? e o Di Maria? ele está na dentro, ponho essas decisões nas mãos dele, tão boa conta tem dado até agora. toda a gente tem dias maus. uma coisa é certa, NÃO TEMOS AVANÇADO. o Cardozo é um grande esterco, do primeiro jogo ao último. digo-o quando faz um hat-trick como quando não marca. não sabe parar uma bola, não sabe rematar (tirando de bola parada), não sabe cabecear, não corre, não pensa, não salta...hoje até apontei, até ao primeiro do liverpool disputou 7 lances, estragou 6 lances, e só num deles foi pressionado pelo adversário. isto é intolerável e limitador. só uma boa máquina atrás dele consegue disfarçar isto. veja-se o Torres, por exemplo. sem Matador não podemos estar entre os maiores.
JB: Estou de acordo mas outra parte da verdade é que não se pode ganhar sempre, a não ser que se tenha uma equipa verdadeiramente excepcional. O que ainda não é o caso. E o Benfica não é o Barcelona.
Temos jogadores excepcionais e outros que não o são. Além de que os treinadores também erram.
(Para mal dos nossos "pecados" -que palavra horrorosa!- os mais dotados podem ser mesmo dos primeiros a sair para outros clubes)
E poderemos ainda ter uma sólida equipa internamente mas para ir longe nas competições europeias é preciso mais. Às vezes golpes de génio e/ou sorte que levam às cordas adversários que até podem ser mais fortes. Lembro-me do Isaías e dos 1-3 ao Arsenal há uns anos.
Daqui a dias o Sporting não tem nada mais a perder. E o Benfica pode tremer. Aí é que se vai ver se tem estofo e arcaboiço total para ser campeão. Oxalá!
Senhor João Pereira, esperava que, apesar de tudo, não viesse com essa coisa do *cansaço*. Todas as equipas que andam nas competições europeias até esta fase têm muitos jogos, que diabo. E a treta de que as equipas portuguesas (portuguesas porquê? por causa da sede) se cansam mais do que as outras também não cola. Há mesmo algumas que alcançaram meias finais e finais na última década. O cansaço não me convence.
"outra coisa positiva do jogo: no lance do 1º golo, ficou uma ilustração da diferença entre as competências da CD da Liga (o bandeirinha a erguer a bandeirola) e o CJ da FPF (o árbitro a validar o golo).".
Ânimo, caramba! Não se auto-destrua assim, não deite já a toalha ao chão. Lembre-se de que há um, há dois, há três anos e por aí fora que não tinha tantas alegrias.
Relaxe, oiça uma musiquinha. Sugiro ó-blá-di, ó-blá-dá, life goes on...
Não é para me meter com os benfiquistas, mas o cansaço não é, de facto, desculpa. Nos últimos anos o Porto tem ganho campeonatos chegando sistematicamente aos oitavos ou quartos de final da Champions (bem mais exigente no plano físico que a Uefa), para além das finais da taça.
O problema parece-me ser outro. Se se lembrarem do início de época, lembram-se que o Domingos culpou Jesus pela derrota na UEFA, atribuindo-a às pubalgias dos jogadores trazidas da época passada. E, de facto, no início da época, os jogadores do Braga estavam estoirados.
Ora bem, se Domingos tem razão, então isso significa que Jesus opta por espremer os jogadores desde o início da época, ressentindo-se estes à medida que a mesma caminha para o fim. Jesualdo faz o contrário: poupa os jogadores no início do campeonato (e daí os inícios vacilantes do Porto na generalidade as últimas épocas) para que estes cheguem ao fim fresquinhos. Contra o Sporting veremos o que dão os jogadores do Benfica. Se, de facto, este jogo foi o início de um "meltdown" ou se foi apenas um episódio.
Ó Câmara Pereira, e não diga mal do Cardozo. Está aqui um cómico na Sic-N a dizer que o "Cardozo contou com o desvio com o pé" de um jogador do Liverpool para marcar o golo. É jogador, caramba!...
sinceramente: não tenho qualquer prazer em ver o sélebê perder (excepto quando joga com o FCP), especialmente quando joga bem. mas gosto imenso de ver a odiosa farronca benfiquista a mirrar.
admiro a sua imaginação mas se leu nas minhas palavras desânimo está muito enganado. estou com o mesmo ânimo com que comecei a época. e tenho pena que me imagine à sua semelhança; se ganho está tudo bem, se perco ah e tal...lucidez e espírito crítico! e tenho pena que só tenha citado hits...quando há outras músicas tão boas ou melhores e mais adequadas até.
caro PC,
o cansaço está presente, quer o senhor esteja convencido ou não. jesus já o disse, deschamps disse-o, benítez disse-o, jesualdo está farto de o dizer, mas é verdade, só falta o senhor concordar para se poder afirmar, as minhas desculpas. :) houve questões de cansaço, falta de ritmo, falta de Saviola (ataque pobre), inexperiência (muita), lesões latentes, desespero, desatenção...nos outros jogos também apareceu mas foi convenientemente tapado, é todo um sortido de coisas.
revendo tudo, o primeiro golo é absolutamente inacreditável. inexperiência e falta de estofo.
Caro Câmara Pereira, é possível que tenha havido um equívoco, eu não o imagino de maneira nenhuma. Aliás, nem nunca o tinha visto ganhar. Grato pela música.
Nenhuma canção percorre mais rápido uma distância que alguns comentários. Porque os comentários ganham uma velocidade absurda quando empolgam adeptos imbecis. Eles vão continuar a falar, passeiam a bandeira que a batota lhes deu, param, para ver a equipa que a gloria não lhes dá. Nenhuma canção aluga indisposição ou sofrimento, mas de resto aluga-se tudo.
Ana Raquel: foi mais ou menos isso que eu quis dizer quando me referi à farronca benfiquista, embora de forma menos poética (mas também sem usar palavras pejorativas para os adeptos).
não percebo, inventam cada coisa. é farronca, é foguetes antes da festa, mas depois já é nervosismo, já são brasas, já não calcanhares pisados...eu só quero o Benfica a jogar como tem jogado, parece que chega. lá fora ou temos artilharia na frente ou nada feito. a semana passada tive vários colegas portistas a darem-me os parabéns pela reviravolta na naval, que já estavam todos a ver o Benfica a afundar-se...3 pontos, depois 0...etc...mas era um erro por certo tomar estes casos isolados pelo bairro. nunca me passou pela cabeça os 20 minutos de farronca azul e branca. é pouco sério. mas obrigado aos dois senhores por estarem sempre muito activos quando joga o Benfica. mais do que quando joga o vosso clube. um agradecimento pessoal sentido.
Os portistas já não esfregavam tanto as mãos de contentes desde que o Hulk partiu as fuças ao steward. O VLX e o PC até já estão com os dedos em ferida de tanto teclarem... Como está a vossa pequena agremiação regional? Preparada para o embate deste fim-de-semana que eu nem sei contra quem é? O grande Benfica perdeu com o Liverpool. So what? Get a life! Ou, pelo menos, um clube decente...
Ó Artur! Há 4 anos que as suas únicas alegrias se limitam ao momento em que o FCP sai (nem é da UEFA, é) da Champions. Em 2003 e 2004 nem essas alegrias teve. E vem criticar-nos lá porque por uma vez pretendemos ouvir os Beatles noite fora?
Câmara Pereira, não nos agradeceu o silêncio pela, pela gralha. Confesso que 'tive' quase.
Agora vou ouvir o saco de boxe do seleccionador. Ele está com um ar tão triste que merece que eu ligue o som, coitadito.
De todo o modo, sempre quero deixar uma felicitação. É bom ouvir os comentadores televisivos puxarem por um equipa portuguesa nas competições europeias. Há muito que não ouvia isto, nos outros anos torciam pelas equipas estrangeiras.
as gralhas são só para ver se lê tudo ou se, como costuma fazer, ficciona grande parte :)
quer falar da redacção de jornalistas que, quando não estão a escrever livros sobre o mesmo tema, estão a decorar efemérides do seu clube para as debitarem incessantemente no próximo jogo que passa na televisão? ou daqueles que depois saltam a cerca e passam a ser directores de comunicação que para se adaptar à tradição, ameaçam e insultam?
há de tudo. nenhum me diz grande coisa, a não ser aquilo de que muitos já desconfiavam; o Malheiro nem toma banho. ;)
Mas...que é que se comemora aqui? alguma grande vitória do FCP em Inglaterra? digam-me qual, que não me lembro de ver nenhuma. Ah, talvez seja pelo facto de não terem encontrado o Barcelona pelo caminho. Sempre se pouparam a uma humilhação histórica. Por outro lado, Rafa Benitez lá conseguiu vencer o Benfica. À quarta tentativa, ganhou.
Apenas uma nota de quem não liga muito ao esselebê nem ao fêcêpê, nem a nenhum outro. Este ano devo reconhecer que o esselebê está a jogar muito bem sobretudo do meio para a frente e apesar do «tractor a pedal». Por outro lado, o Jorge Jesus que já tinha provas dadas de ser uma mais valia em todos os clubes por onde passou, está a fazer um excelente trabalho potenciando as contratações e colocando a jogar uma equipa que não o fazia há muito tempo (sem esquecer a miséria da última época). Agora há alguns mistérios difíceis de perceber: Um grande, quem paga a conta das contratações (de um cluube que economicamente só tem falhado nesse plano nos últimos anos, embora nop último tenha acertado desportivamente). Alguns pequenos, entre os quais se conta o facto de andarem a colocar a jogar o Júlio César que até +parece bastante bom entre os postes, mas simplesmente não sabe sair aos centros (eu que não percebo muito, logo que o vi percebi isso e o Jesus que sabe muito e conhece-o não deve ter dúvidas e os árbitros portugueses também perceberam e bola alta na pequena área do Benfica é falta). Era altamente previsível que na Europa isso seria calamitoso e só me surpreendeu não acontecer mais vezes (o Liverpool não é uma típica equipa inglesa).
Já agora o cansaço, os choramingas têm de se decidir o problema é o Liverpool estar ñuma competição com uma sucessão de jogos altamente competitivos muito mais do que em Portugal ou o Benfica tem uma época muito mais cansativa?
"Eles vão continuar a falar, passeiam a bandeira que a batota lhes deu, param, para ver a equipa que a gloria não lhes dá." Oh, pá esta lampiona é um cromo monumental e deve ser feia como o caraças para vir para aqui escrever numa cena de bola. Os Andrades ainda podem ter ganho alguns campeonatos à custa do árbitro, mas os maiores ladroes da história do futebol que são os lampiões que viverem á custa do regime virem com esta é preciso ter lata...Este lampiões que não tem a ponta de um corno para mostrar nos últimos 20 anos e nos últimos 30 forma apurados para uma final com um dos golos mais vergonhosos da história mundial do futebol – VATA - e ficam com o pito aos saltos por terem chegado ao quartos de segunda divisão europeia… gandas cromos. E agora o meu SPORTING vai dar-vos bem na pá e por o bode mascador de chicletes com um ataque de histeria
Para os patetas de serviço deixo só as seguintes infos:
O Futebol Clube dos Corruptos não apresentou cansaço em 2003 e 2004 pq tinha a retaguarda protegida no campeonato.
O Futebol Clube dos Corruptos, qdo ganhou a CL apenas eliminou uma equipa, o Manchester. Na fase de grupos, qdo jogou com o Real perdeu. O resto eram equipas para encher. Corunha? Monaco? Deixem-em rir! Ganharam por falta de comparência das grandes equipas europeias.
...o fair-play esvaiu-se rapidamente pelo cano do esgoto e VLX,Zé Luís e PC, no seu MELHOR registo farronco, provinciano e cretino, exultam com a vitória do Liverpool.
Muito divertido vai ser ver o MELÃO que, muito provavelmente, vão ter em 9 de Maio.
(apesar de a artilharia saloia vir falar pela enésima vez do túnel, do CD e do CJ, do golo ao Braga, do golo do Braga, blá-blá-blá)
E muito mais divertido vai ser ver o Fóculporto a não ganhar com frequência. Porque, clarinho como a água, a vida é feita de ciclos e contra-ciclos e nada é perene.
Ana Raquel: adorei "(...)uma velocidade absurda quando empolgam adeptos imbecis." Encaixa na perfeição lá para as margens do Douro.
Leão: não fales antes de tempo Olha a Marselhesa do falso desportivismo. E essa do clube do regime é outra fenomenal: os 5 violinos foram no tempo da 1ª República, não foram? Ah!Ah!Ah!
Eh pá, este Câmara e o Luis é que são uma dupla de cromos ( se calhar até são mais do que isso). Olha pá, os cinco violinos era isso mesmo. Violinos a jogar futebol de primeira água e nunca tivemos o “botas” a impedir que um jogador saísse para o estrangeiro nem a protecção dos árbitros. E nunca chegamos a uma final com golos à “Vata” nem tivemos calabotes. E mais, pá no Sporting não há nenhum dirigente apanhado nas escutas. Não temos traficante de pneus a escolher árbitros tipo pode ser o “João”, nem ganhamos competições com o SLBaptista a marcar penáltis a pedido do atrasado mental do Di Maria que mais parece um tolinho a esbracejar ( ganda jogo ontem…) Olha se calhar saí da Jaula e pode ser que te “prejudiques” no próximo jogo”. Mais um ano na Europa e mais um cagalhão na tola. Não dão uma para a caixa, vai-te lá entreter com o espanhol que vos aluga a “gaivota”…
Oh, luís pires, pá, tu deves ter algum problema com os gajos do norte… eu sou do sul, bem sul, e aqui o tempo é melhor e tudo, mas o meu clube é o Sporting Clube de Portugal e o teu é um coisa de Lisboa. Há bons adeptos do Sporting no norte e se calhara também há do Benfica, mas tu tens um problema complicado com o norte, pá. O que se passa apaixonaste-te por algum moço do norte e ele não te liga? Tanto azedume, pá.
...azedume, leão?! ...Existem todas as possibilidades para sermos campeões e eu estou com azedume com "os tipos do norte"?!?! O quê? Estás a falar daqueles tipos que não sabem perder e, portanto,também não sabem ganhar?
Isso não é azedume. É resposta pronta.
Quanto aos verdes às riscas estão bem situados na tabela classificativa. Na 3ª feira podem ganhar, empatar ou perder.
Mas uma única conclusão: este ano levaram na pá e estão a 23 pontos. Ponto.
Para o ano haverá mais e até podem ganhar o campeonato. Who knows?
Não vou perder mais tempo contigo uma vez que o teu "nível de argumentação" não preenche os requisitos mínimos.
Olha, olha reages “á Sócrates”. Toda enervadinha… Deixa lá a conversa da bola que nos últimos quatro anos ficaste sempre atrás do Sporting: 4 ANOS. Mas o ponto não é esse é que tu tens a mania de dizer mal do norte e o meu Clube é o Sporting Clube de Portugal, eu seu que o teu é de uma freguesia da capital. Eu acho que alguém do norte te fez alguma… talvez um moço que não te liga… há qualquer coisa em ti estranha, pá. És muito excitada, pá…
“Não vou perder mais tempo contigo uma vez que o teu "nível de argumentação" não preenche os requisitos mínimos.” Então não ias perder mais tempo e o catano, e continuas a perder tempo, és um bocado indecisa. Os quatro que levaste lá bem a norte, deixaram-te indecisa, agitada e até confusa?
Manel Aranha, à quarta tentativa vai chegar ao 32º
"Leão", vi os seus comentários e concluo que só pode estar sob efeito de alucinógeneos. Não tinham Calabotes, pois não? Tinham pior ainda: tinham presidentes que iam à cabine do árbitro de pistola na mão, como o Gois Motta, e altos dirigentes da Legião Portuguesa e da PIDE. Eram o verdadeiro clube do regime, aquele que tinha obras custeadas pelo governo, ao contrário do Benfica, que teve de pagar por si próprio o seu estádio. E a "equipa que não tem a ponta de um corno para mostrar nos últimos vinte anos", nesse período ganhou mais do que a patética equipa lagarta, incluindo algumas goleadas no seu estádio. Desta época nem vale a pena falar; ainda há semanas o Benfica, sem não sei quantos titulares, deu 4-1 no alvaláxia. Por isso, a equipa que luta desesperadamente pelo 4º lugar bem devia estar de olhos para o chão, tremendo por 3ª feira. e agradecer aos céus por não terem apanhado o Liverpool.
tás a fala dos 7-1 que levaste no anel? E não, não foi em Vigo, foi em Alvalade...E portanto confirma-se o calabote.Oh pá não digas lodo, o benfica sempre foi protegido o "botas" nem deixou sair o degraçado do eusébio para o estrangeiro, era do povo e convém sempre distrair o povo e tal.
Mas quem é que confirmou o Calabote? Pensa que dou o mínimo valor ao que diz? Mas percebo: a grande glória do Sporting é o tal 7-1 de 1986, a única derrota do Benfica nessa época, em que de resto ganhou o campeonato e a Taça. E o Sporting ficou em 4º. Não haja dúvida, o grande campeonato dos sportinguistas é ganhar ao Benfica. Olhe, meses antes desse jogo o Benfica venceu os vizinhos por 5-0; acha que alguém passa o tempo a falar disso? quanto ao Botas, podem agradecer-lhe, não fosse ele, e talvez agora o Sporting estivesse no lugar do Belenenses.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.