Concede *, sem esforço, razão a Habermas: existem patologias na religião ( sic) o que implica olhar a divina luz da razão como uma espécie de autoridade de controlo. Mas Ratzinger também reconhece patologias da razão, coisa da qual as pessoas parecem estar distraídas. O homem como produto é um exemplo. Penso, por exemplo, na produção de humanos: duas pessoas que vão a um resort turístico cruzado com clínica e encomendam um bebé a partir de um dador anónimo. Ratzinger envolve esferas religiosas diversas ( Islão, budismo, etc) na tentativa de procurar um contraponto ao carácter - por vezes - destrutivo da razão. Como mero interessado no debate, o peso actual das categorias religiosas, e, na Europa, da Igreja, interessa-me. Os que, por imbecilidade, sabem ver no Islão aspectos cordatos e atraentes, mas na Igreja só bispam açoites e cruzes assustadoras, conferem solidez ao meu propósito: equilíbrio.
*"What Keeps the World Toghether- The Prepolitical Foundations of a Free State", Catholic Academy of Bavaria 2004, Ignatius Press, California 2006)
Eu sei que "só" (...)distam umas poucas dezenas de anos (o que é isso em História?) mas, para compreender bem o poder do catolicismo espanhol nos (largos) anos a seguir a 1939 (e o relevantíssimo apoio entusiástico de Pio XII, já agora), é absolutamente crucial ler as últimas páginas de "A guerra civil de Espanha" de Antony Beevor.
As patologias, quando lidas só para um lado, tornam-se obscenas. (E não se trata, bem entendido, de pedofilia)
"Em Castellón de la Palma, um punhado de prisioneiros pediu autorização para ficar nas celas em vez de ir assistir à missa. Foram levados juntamente com os outros e, como recusavamn ajoelhar-se durante a cerimónia, arrastaram-nos para o pátio e fuzilaram-nos. O padre Martín Torrente, capelão-mor das prisões de Barcelona, era um enérgico apoiante das execuções em massa. «Poderá haver maior mercê», perguntava ele, «para uma alma que passou a vida afastada de Deus?»
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.