Os activistas estavam a preparar o o linchamento dos soldados israelitas com paus, facas e barras de metal. Os soldados israelitas, puxa daqui, puxa dacolá, épá, taquieto, larga, ficaram sem duas armas, e depois foi uma confusão lamentável e morreram 15 activistas.
As confusões lamentáveis sucedem-se e a um ritmo adequado. Enquanto continuarem a existir "episódios destes" ( mais 15 mortos mais 150, ou 1500, o que é que isso interessa?)a distracção vai para outro lado e a construção de colonatos avança a todo o vapor. Para o Grande Israel, se calhar sobre os escombros de tudo à volta. Não quero ver o filme a preto e branco mas irritam-me os que o vêem sempre da mesma maneira parcial. Hamas= muito bons rapazes ou o reverso da mesma medalha Tsahal=excelentes homenzinhos
Por acaso Portugal é só extremistas do Hamas,ou outros merdas...curioso é que tenho seguido outras tvs de diversos países, e olha, estão todos a chamar os embaixadores de Israel aqui não, porque será?Já que somos do Hamas.... Bom, mas o que eu gosto mesmo, são os "ditos" amigos de Israel. Com amigos destes, pobre Israel!
Persan: estive a ver imagens interessantes. Vi uns tipos de gabardine cor de laranja a malhar forte e feio em gajos vestidos de militares. Pois. É, vendo o mapa geo-religioso e político da zona, grande é Israel.Sem dúvida. Obviamente que se se viesse a provar a versão do Hamas, os soldados teriam de ser julgados e condenados.Forte e feio.
Talvez gostes do relato feito pelo New York Times, um dos mais enjoativamente pró-israelitas que se publicam no ocidente. Pelo menos dá as duas versões, em vez de desqualificar uma sem a referir, como tu fazes.
eu gosto da explicação do ministro do comércio israelita: "The moment someone tries to snatch your weapon, to steal your weapons, that’s where you begin to lose control". Do pessoal que vê soldados armados a descer de um helicóptero para o barco onde se encontra (em águas internacionais) espera-se que mantenha a cabeça fria. Naturalmente.
Ó Luís: não desqualifiquei nada, limitei-me a constatar que , como sempre, por cá dá-se apenas a versão do Hamas. Preferes assim, o estilo soviético? OK.
FNV, para um corpo de elite do melhor exército do mundo, a diferença entre defender-se de alguém munido de um panfleto ou de uma faca, não será muita. A história do roubo das armas, então, está ao nível de qualquer esquadra sonolenta da GNR do nosso interior. Essa versão é tão ridicula, que mais valia ser acompanhada da explicação de que quem ia no barco era um comando de frios e altamente profissionais terroristas suicídas e com capacidades hipnotizantes.
PC, mais cabeça fria se deve exigir àqueles soldados, como me parece óbvio.
Israel, ao contrário de muitos outros países, tem o irritante hábito de não aceitar o destino que outros lhe reservaram. São insuportáveis de teimosos!
Toda a violência gratuita deve ser condenada, mas alguns só estão "a postos" para ver o que se passa num dos lados da trincheira.... Assim não têm credibilidade, pois não são isentos nas suas análises.
Assim, já faz mais sentido. Também não creio que o exército israelita interviesse por dá cá aquela palha. Resta saber - antes de tirar conclusões - o que é que realmente se passou. Claro que há sempre aqueles dispostos a emprenhar pelos ouvidos.
pois, mas cuidado com essas "informações" sobre os links terroristas das organizações humanitárias. vezes de mais dão origem a pedidos de desculpa formais e acordos indemnizatórios extra-judiciais, como, p. ex., no caso Interpal.
Nao duvido. De qualquer modo, antes de tirar as conclusoes, é sempre bom fazer aquilo que o FNV fez, que é tentar mostrar o outro lado da historia. O do link que foi disponibilizado no meu comentario anterior é apenas mais uma perspectiva possivel. Pode ser verdade ou pode ser mentira. Resta esperar para saber. Antes de tirar as conclusoes.
FNV: Não tive tempo de ver imagens hoje, nem uma. Só sei que desgraçadamente a faixa de Gaza é um grande campo de concentração, sitiado. Não apoio fanáticos e terroristas islâmicos. Não apoio fantáticos e terroristas judeus. Condeno-os a ambos. Sejam eles David ou Golias. Mas a política do Grande Israel continua. E não o vejo a pô-la em causa. É que um outro povo existe. E por sinal já lá estava.
Pois é caro Filipe...a questão é que muitos querem, à conta deste ou de outro episódio, discutir o problema Israel, ou antes a sua existência. Caro PC : cinismo ??!!! de quem ? Caro persan : os cidadãos de Israel são israelitas. Cumprimentos
Cinismo da máquina de propaganda israelita, que invoca agressões a comandos (não são soldados quaisquer), por meio de ferros e de facas, para justificar a morte de pessoas. Despejar comandos à noite, de helicóptero, para fiscalizar a carga de um barco que pretende furar um bloqueio, é o quê? E vindo de um exército altamente preparado, apoiado em serviços secretos muito eficientes? Eu ouvi as explicações do PM israelita. Não me convenceram em nada, e parece que também não convenceram alguns israelitas: http://www.haaretz.com/news/diplomacy-defense/analysis-israel-has-forgotten-the-lessons-of-the-exodus-1.293391 E, por favor, António, não me venha com a história de que as manifestações de repúdio são um pretexto para negar os direitos de Israel.
FNV, o problema do post é que contrapôes à versão oficial do estado de Israel, somente a versão dos Hamas e do Hezbolah, como se no barco só houvesse militantes destas organizações, como se as vozes críticas da acção do exército israelita se resumissem ao Hamas e ao Hezbolah. Seria uma forma eficaz de desacreditar os críticos da acção do exército israelita, se fossemos todos estúpidos. Nem todos... e os restantes só caiem se quiserem..
Caro António: Os cidadãos do que será a Palestina são palestinianos.
Para quem acha que qualquer crítico da política israelita é um cripto-terrorista islâmico, ver o comunicado de hoje -01-06-2010-assinado pelo sec-geral da NATO (organização assumidamente esquerdista e paranóica).
Alias, basta ver as reaccoes em Israel --- esse antro de esquerdistas extremistas e paranoicos que estao fulos com o (pessimo) trabalho do Barack (porque a cegueira e a irresponsabilidade do Bibi ja' todos dao por garantido).
(talvez um dia as pessoas se apercebam que a incompetencia e falta de nivel de Barack e que ele foi, em grande parte, responsavel pelo fracasso das negociacoes em Camp David nos ultimos dias de Clinton na presidencia...
A todos os que odeiam Israel deixo votos de melhoras " Tal como diz Fernando Gabriel (no "i"), Israel engoliu o isco. Aliás, engoliu a cana inteira. Como é que os israelitas podem ser tão ingénuos? Como? Caíram que nem uns patinhos na provocação da "santa aliança" (os verdes islamitas e os vermelhos europeus). Pior: caíram da pior forma possível. Como relata a imprensa israelita, as operações foram conduzidas de forma incompetente. Os comandos entraram em acção empunhando armas de paintball (não estou a gozar - ver este vídeo ), ou seja, menosprezaram o fanatismo daqueles "activistas". Depois, perante a acção dos "activistas", tiveram de reagir com excesso de força.
II. Ora, esta incompetência faraónica tem que ter consequências. Israel é superior ao Hamas, Hezbollah e companhia. Israel é uma democracia. É um estado de direito. Os "Hamas" daquela região matam deliberadamente inocentes, e protegem-se atrás de inocentes. Mais: são amados por isso. Se comandos do Hamas tivessem assassinado deliberadamente inocentes israelistas, esse comandos seriam recebidos como heróis. Quando matam civis no meio do fog of war, os comandos israelitas têm de ser castigados. Em Israel, há jus in bello." http://clix.expresso.pt/a-superioridade-de-israel=f586256
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.