Estas palavras têm a chamda raiva literária: nada de gordura, nada de supérfluo. Combinam naturalmente. Um povo em festa, sem entoar hinos ofensivos para terceiros. Nem há terceiros. Só o imenso vermelho, o único continente que une Portugal aos outros continentes. 23,2 milhões. Fine.
So há um senão nesta vitória brilhante e justíssima: ter de ouvir o discurso-calimero do sr. Paciência durante os próximos dias. É que já não há paciência.
Não há mesmo paciência para os calimeros mas o Filipe tocou bem no ponto ético: a festa vai de Santarém a Luanda passando por tudo quanto é sítio e ninguém grita, vocifera, insulta, vilipendia terceiros (cada um guarda para si o que muito bem pode pensar e isso é livre).
O imenso vermelho é/está feliz porque o...Benfica é Campeão!
A festa não é regional. A festa é nacional mas espalhada pelo mundo. Que bela diferença!
As características da festa derivam das características da história do clube. A história do clube está associada à história política do país.A stasis benfiquista é o esquecimento das causas da génese da sua glória e a sobrevalorização concomitante do mérito.
Aos que festejem no Marquês de Pombal em Lisboa, cuidado com o respectivo túnel.
Filipe, Saudades de Vigo. Imbuído do espírito da época, comprei também a série completa dos Bonanza e dos Pequenos Vagabundos.
Os garotos dormem já, convencidos que estão de que lá para o fim da semana os progenitores pagarão a conta de que se esqueceram e a televisão volta a ser ligada: não os deixamos ver programas de bolinha vermelha...
Também tenho reparado que os adeptos encarnados têm festejado o título com civilidade, com excepção de meia dúzia de energúmenos que existem em todo o lado.
Para a próxima época, objectivo é a Champions, disse o Jesus. É só uma questão de pôr o túnel a funcionar e o Costa a aplicar castigos ao Messi e ao Ronaldo. He, he...:)
Se o Braguinha fosse campeão não faltariam os habituais "as contas fazem-se no fim" e "fomos a equipa mais regular"... com menos 30golos30 marcados e levados ao colo desde o início do campeonato.
Filipe, Arrumem tudo antes de saírem. As minhas quase permanentes festas anuais não deixam a casa assim tão desarrumada. E amanhã temos de acordar para coisas sérias, como a contribuição da teimosia socrática no TGV para a destruição do país.
Festas mundiais havia-as aos magotes nos anos 70 e até ao fim dos anos 80 - iam de Luanda até Maputo, passando por Havana e Bucareste, tempos de Angkor Wat e Lassa e por aí fora, e até Pyongyang (onde parece que ainda continuam) - hoje percebemos o quanto pífias era tanta festa vermelha! Parabéns an FNV, porque se percebe que o seu benfiquismo é como aqueles defeitos das modelos que apareciam a uns anos numas modelos jeitosas num "spot" da BMW. Sobre o resto do campeonatos dos túneis e das Santanetes lampiónicas no CD da Liga e na arbitragem (hoje lá conseguiram mais uma vez mandar bem cedo um do Rio Ave para a Rua...), fica o pivete (enfim, exclua-se o "Jasus" que sempre trabalha mais do que arrota postas de pescada...). como o do campeonato do Veiga e dos mergulhos do Simulao.Memorável! Uma última nota sobre o "mau perder" - nao tenho grande problema com isso perante a gestao pneumática do calote, as trombetas lampiónicas nos média e o todo o resto de dai derivados "filhos da fruta" - nunca vou conseguir ter um mau perder tao rasca e tao ranhoso como aquele exibido pela corja que andou a anunciar e passear-se pela UEFA a tentar ganhar na secretaria o que se perdeu reiteradamente nas quatro linhas.
Tudo se encaixou no seu lugar, isto é, era tudo um engano - todo este teatro patético - os pénaltis, os túneis, as vigílias, as comissões e os conselhos, as arbitragens e por fim o golfe. Era tudo um engano ao encaixar-se no seu lugar, tudo. Este é o beco sem saída desta vida, há adeptos que não deviam procurar salvação dentro desses limites. Tal como os adeptos que choram porque perderam em sonhos uma coisa que nunca tiveram na realidade. Para quem escutou, descobriu a fendazinha na verdade onde ela se quebrou, acumulando a podridão. A dedução não é ver através da transparência, é ouvir as manobras da propaganda do outro lado da linha.
A *equipa* do Benfica mereceu o campeonato. Ao contrário do que aconteceu em 2005, jogaram à campeão e são justos vencedores. Uma palavra de grande apreço para o FNV, o joão da câmara pereira, o António P. e mais aqueles que, muitas vezes com piada, penaram aqui à volta da stasis durante os últimos cinco anos, quando as coisas eram difíceis. Apreço que não se estende, evidentemente, aos novos-ricos que brotaram este ano como cogumelos e conspurcaram sistematicamente a stasis e o mar salgado com insultos pessoais. *** corria o boato de que a equipa vai ser homenageada na câmara municipal. ehehe. brincalhões.
Obrigado PC por tamanha honra. Pena que não tenha satisfeito o meu p+edido, ao FNV, de pintar o Mar Salgado de vermelho pelo menos por 24 horas. Um abraço
E que bonita estava a Praça da República ontem à noite. Ontem, ingorar o que se via e ouvia por este país fora, só fazendo como o nosso PM: entrar em estado de negação.
Ignorar também o futebol vistoso, espectacular do Benfica este ano, também será tarefa desonesta.
O Braga fez um grande campeonato. Pena foi que o Minguinhos tenha ido fazer o frete às Antas e apanhar inéditos 5 a zero; se tivesse ganho esse jogo e o de ontem na Choupana, tinham sido campeões.
Mais 2 ou 3 notas:
- Olhando para o camarote presidencial do Benfica no jogo de ontem, vimos um alargado conjunto de velhas glórias do clube. Que diferença para a agremiação nortenha, em que o "eucalipto" jamais aceitaria partilhar de forma tão ostensiva o seu "palco" com os seus empregados. Aqueles que no fim do contrato são dispensados.
- Aquela gentinha de Braga que ontem correu à pedrada adeptos que queriam festejar o título foi a que em 1995 esteve no 1º de Maio a festejar o título do Benfica e que andou com o Toni ao colo. Para o ano, no normal desenrolar das coisas, o Braga volta ao seu 4/5 lugar "natural". Eles voltam então ao sotão buscar o outro cachecol.
Para o ano há mais. Venha agora o Desportivo de Chaves em Agosto para a Supertaça! Saudações desportivas!
A nossa geografia está repleta. Alguém escreveu o mote e agora ele está em toda a parte. Nas ruas, nas casas, nos carros, nas pontes. Ouvi dizer "Se tá a giz, é benfiquista". Obrigado!
como de há uns tempos a esta parte tenho vindo a dizer, as contas fazem-se no fim. e, no fim, as contas dão o benfas como campeão nacional. tomo nota do facto. vencedor justo, a ver pela pontuação e pelas várias estatísticas alcançadas.
algumas reflexões: 1) a sofreguidão era muita e viu-se nos festejos planetários; veremos se foi só vir à superfície para uma bocada de ar ou se a coisa é consistente. 2) continuo a questionar-me sobre a razão de a doença benfiquista estar espalhada por portugal inteiro... vivi dez anos em itália e testemunhei um orgulho bairrista e citadino que em portugal não vislumbro. não haverá um assomo de brio em cidades como aveiro, coimbra, faro, etc.? enfim, uma parolice serôdia... 3) injustificável a guerrilha anti-benfiquista no porto e em braga. mas questiono-me: como se chegou a este ponto de sufoco lampião, de asfixia benfiquista? 4) proponho uma liga portuguesa com um clube só: o benfas. ficaríamos todos mais contentes, haveria menos conflitos e a certeza de estarmos sempre do lado certo da história, houvesse ou não túneis, expulsões, árbitros eecolhidos a dedo, etc. 5) jesus fez um óptimo trabalho. já sonha com a europa. para lá chegar tem também de aprender a mascar pastilha elástica e melhorar aquele português... aquele português, meu deus! 6) não, não dou os parabéns. ninguém fez anos. 7) perguntas: as dívidas, são para começar a pagar quando? o plantel vai ser desmantelado? 8) campeão nacional 2009-2010: benfas.
Mas que ordinarice! (De muito baixo nível o seu último comentário. Fique com ele para si. Guarde-o bem.)
E ai se o Ave tivesse ganho e o Braga também!... Que chacota, que "Glori"gozo", que festança, que "alegria negativa" não teria sido!...
(mas...4º lugar, pior classificação de sempre, 18 títulos, portanto ainda ficam a faltar 14 para chegar ao 32º...)
Tenho respeito pelos adeptos que o merecem. Sempre disse que tem de se saber ganhar para saber perder. E o contrário. A nossa festa não foi contra ninguém: foi porque fomos melhores. E foi mesmo planetária porque o Benfica é, DE LONGE, o clube mais amado em Portugal.
O nosso empolgamento ( e alguma falta de distancionamento, também por vezes, admito) neste espaço foi por sentirmos também a imensa raiva que ia corroendo os anti-Benfica primários nos seus comentários (no último fala em “doença benfiquista”!) ao longo das jornadas.
O Benfica chama-se Sport Lisboa e Benfica como o Sporting se chama Sporting Clube de Portugal. Não se chama "benfas".
Não quero alimentar mais esta polémica consigo. Acho que vê vesgamente o futebol. Quando o FCPorto ganha com mérito (com Mourinho, por exemplo) dou-lhes os parabéns. Foram melhores. Ponto. Quando o SCP ganha por ser melhor, parabéns ao Sporting por ser melhor.
Nunca me viu discutir penalties, ou foras-de-jogos, ou lances mais polémicos. Arbitrar é muito difícil (quem o fez sabe que assim é). E toda a gente erra.
Tudo isto não invalida pressões, manobras, chantagens, corrupção (e corruptores) que existem, infelizmente, no futebol. E que deveriam ser punidos e não são. Ou ainda não o foram.
Mas o mal de alguns é verem sempre tudo a branco e preto. São limitados e nem consciência disso têm.
(Até a referência a Itália é de um primarismo a toda a prova: esse país só foi unificado com Garibaldi e os particularismos regionais são fortíssimos; nada de semelhante se passa por cá, longe disso. A História e a Sociologia explicam-nos isso.)
Nem sei para que é que estou para aqui a dar-lhe trela. Não farei mais nenhuma referência a “lagartos de rabo cortado”, nem responderei a nada que escrever.
Fique com a sua raiva anti-Sport Lisboa e Benfica.
Saudações desportivas ( se algum dia o vier a ser).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.