Diz-se que o clube quer dar “um grande murro na mesa” (suponho que irá utilizar o David Luiz para o efeito...) por causa das três derrotas que já soma em apenas quatro jogos (não estou a contar aqui com a derrota na Supertaça, frente ao FCP, com uma arbitragem que não mereceu críticas dos vermelhos). Para a semana, espera-se, serão certamente dadas cabeçadas na parede.
Mais engraçado é que, perante as sucessivas derrotas, os dirigentes vermelhos mais não fazem do que chantagear (árbitros? Federação? Liga?, sei lá eu...), ameaçando não participar na Taça da Liga (que chantagem mais burra...) ou ameaçando não levar os adeptos a jogos fora da Luz (não, realmente esta chantagem é ainda mais burra – da última vez que os adeptos ficaram em casa (2008/2009), o clube levou dois secos no Dragão).
Uma vez mais, os dirigentes benfiquistas enterram a cabeça na areia e soltam areia para os olhos dos seus adeptos, tentando, como sempre, resolver os seus problemas fora das quatro linhas. Mais valia porem os olhos no recente jogo dos dois candidatos ao título para perceberem a verdadeira razão dos seus desaires: foi um jogo de categoria superior, com um estádio cheio, com golos, com indefinição até ao fim, com garra, com dois treinadores que se respeitam, sem questiúnculas, sem zaragateiros fardados nos túneis. Isso é que é futebol. Mas o dirigente benfiquista, como "medidas drásticas", prefere lançar atoardas, ameaças e fazer chantagem do que enfrentar e resolver o problema. E os adeptos engolem, animados e enganados.
Segundo percebi do amontoado de palavras que proferiu, Luis Filipe Vieira pede para não brincarem com o Benfica e não quer que se estejam a rir do Benfica. Mas como pode o ser humano não sofrer barrigadas de riso quando é ele próprio quem brinca com o Benfica e com os benfiquistas?
Tripeiro, antes de escrever este monte de asneiras (nunca o vi perder tanto tempo com o seu grupo de corruptos como perde com o BENFICA), se calhar era bom perguntar ao patrocinador da Taça da Liga qual a sua opinião acerca da eventual não participação do SLB nessa prova. Poderia aproveitar, ainda, para questionar a maioria dos clubes acerca da hipótese de deixarem de poder contar com adeptos do SLB nas suas bancadas. Se calhar ia ter alguma surpresa, ou talvez não, dada a cegueira que o afecta.
Ou seja, sempre quiseste ter uma bola. Era o teu sonho. Só que deviam ter-te ensinado que não era necessário roubar. Podias comprar uma ou pedir, com educação, caso não pudesses (ou quisesses) comprar, que ta emprestassem para também jogares.
António, tem toda a razão com as consequências, para a maioria dos clubes pequenos, se os benfiquistas levassem a sério esse pedido não sério. Precisamente por isso, é que se trata dum prepotência, dum abuso de posição dominante. Se queres conhecer o vilão, mete-lhe a vara na mão... Esta medida é uma chantagem pura e ignóbil, à custa dos humildes. Qualquer coisa como o governo ameaçar suspender as pensões aos velhinhos se o Parlamento não aprovar uma qq lei, por exº. Além de que é uma falta de respeito pelos benfiquistas de fora do bairro, os de Braga, por exº. Não acredito que os antigos dirigentes do SLB tomassem essa medida tirânica indiscriminada. Quando muito, em relação a algum clube específico, o que seria mais normal.
Atenção: depois de um ano em que, aparentemente,a dita "verdade desportiva" esteve presente, aparecem agora novamente a clamar pela dita. Por que será que apenas quando o "benfas" está fora do poleiro é que a luta pela verdade desportiva aparece? Será que só há verdade desportiva quando a "instituição ocupa o 1º lugar?
"Apelo Berrem bem alto, estrebuchem com muita espuma, façam voodoo ao Laurentino, boicotem os jogos fora, desistam da taça da liga, matem os árbitros, incendeiem autocarros, soltem os cães, batam em pessoas nos aeroportos, cuspam na olivedesportos, rezem a Jesus, façam peregrinações, convoquem os seis milhões, mas, por favor: NÃO TIREM O ROBERTO DA BALIZA."
Caro Barba Azul (nome curioso e sugestivo), será que ter esses mesmos clubes infestados de jogadores emprestados por um mesmo clube que, por coincidência, joga no mesmo escalão, não pode ser considerada uma forma de pressão?
Corremos o risco de ir por aí fora a fazer perguntas um ao outro. Sim, podia. Mas seria não ético, para não dizer ilegal, pelo que não me parece que algum clube faça isso. Mas é uma situação curiosa, a que levanta. Não sei porque é que esses clubes pequenos aceitariam essa infestação? Trata-se concerteza de maus jogadores, diminuindo a qualidade das equipas onde se inserem? E um encargo pesado para as equipas? Sim, parece-me um plano malévolo!
Sim, é verdade que parece que corroboro as sua supeitas. É o mal de uma natureza prolixa tentar ser sintética:)... Tem que ler o que não escrevi (o que depende da sua boa vontade, claro): "Sim [um clube que empresta jogadores seus a outros que jogam na mesma liga], podia [usar essa situação para seu proveito nos encontros com as mesmas] . Mas seria não ético, para não dizer ilegal, pelo que não me parece que algum clube faça isso [ler: o FCP não faz isso].
Mas se o António quiser ser coerente, reconhecerá que não é o FCP o único em Portugal que tem jogadores emprestados, embora seja o que tem mais (por ser o máior!:)); e que é uma prática usual em grandes clubes, para rodar jogadores; e que isso é um benefício para as equipas que não teriam de outra forma capacidade financeira para ter jogadores desse nível (embora às vezes sejam um flop...). E que para que isso seja utilizado em benefício próprio, é preciso que se queira fazer isso, que se faça isso.
Além disso, se quiser falar de formas de fazer pressão, poderia pensar em muitas, como mais fácilmente, sem necessidade de planeamento e menor investimento, casuísticamente aliciar jogadores das equipas com quem vai jogar. Nós acusamos o SLB dessa prática, vocês acusam-nos a nós; falar é fácil, provar é difícil.
Se conseguir passar por cima da soberba benfiquista, condição necessária para identificar o mérito nas vitórias dos outros, entre os quais o Porto, deixará de ver conspirações, ilegalidade, premeditação em tudo. E verá que vive mais feliz!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.