Mar Salgado

quinta-feira, outubro 21:

A DEMOCRACIA*:

Não agrada a todos. Sabemos isso muito bem e isto ainda nem começou a sério. Virão mais manifestações de " duzentos jovens", ou "trezentos" ( a solo ou infiltrando manifs. pacíficas) , até que a desordem seja ordem.
Depois virá a contra-ordem, que gerará mais desordem. Nessa altura, só os fascistas ( no sentido genético do termo - unidos pela ordem da violência) , de todos os géneros, saberão fazer-se ouvir.


* via 5Dias
 

posted by FNV on 11:38 da manhã #

Comments:
No dia 29 de Abril de 2007, num comício em Bercy, Sarkozy exortou os seus apoiantes a “liquidar a herança de Maio de 68”. Mas o “psicodrama” – como lhe chamava Raymond Aron – deixou um rasto indelével e, para além da insurreição intelectual, o “psicodrama” engendrou a maior greve operária da história de França e a sua narrativa perene. Mas a política está de regresso e um Espírito paira sobre a Europa: político, gaulês, chauvinista, cartesiano, jacobino, racaille, voltairiano, rousseauniano, gastrófilo, amante do mot d’esprit e da barricada.
 
dromofilo, o teu comentário é complicado, mas a realidade francesa é mais ainda. Ou nem por isso. Por exemplo, o maio de 68 foi feito à revelia do venerando PCF (que depois o teve de o cavalgar para o tentar domar), assim como as greves agora organizadas pela confederação sindical do PCF, nada têm a ver com os desacatos dos anti-sistema e anarquistas. Daí o comunicado do PCF. Une place pour chaque chose, et chaque chose à sa place. Essa tua lista, a propósito, é um saco de gatos. Miam todos em francês, mas alguns dão-se bem, outros não. A nouvelle cuisine, por exemplo, não vai bem com a racaille, que por sua vez, é avessa ao mot d'esprit, que é mais da tradição do Racine, que não gostaria do Voltaire.
 
"...até que a desordem seja ordem".
Este lema, o grande sonho de todos os revoluciomários e sobretudo os teóricos de poltrona burguesa e saber livresco que do alto querem ditar a "linha" da revolução e depois guerreiam entre si a discutir sobre a "linha justa".
Seguindo a cartilha de há século e meio, sonham provocar a desordem na democracia para, sobre as cinzas de um mal menor, implantarem o horror de regimes concentracionários: isto é, fazer da ideologia a medida do homem e não o homem a medida das ideologias.
Senhores do 5dias, o mundo mudou brutalmente depois de Marx. O mundo pode aceitar oposições de classe mas não "lutas de classe" com fim à revolução. Nem sequer o mundo aceitará grupelhos violentos a comandar revoltas sociais: a sociedadeno seu conjunto, percebe o que está em jogo e sabe que o que virá será sempre pior do que o que está. Rupturas abruptas na sociedade são impossíveis históricamente, dado os resíduos culturais e técnicos de cada época. Caso se force essa ruptura pela força bruta, será um atraso civilizacional, pois passados umas gerações, tal sociedade violentada regressará ao ponto inicial com o respectivo atraso relativo aos povos que se mantiveram em renovação democrártica e geracional permanente.
Sonhar podem sonhar e é bonito ter sonhos, contudo é preciso não perder de vista que sonhos são irrealidades e, quantas vezes não acordamos aflitos e respiramos fundo: bolas que era só um sonho.
 
Salut, ó Caramelo! Embora possua algum esprit de finesse, a máxima “une place pour chaque chose, et chaque chose à sa place parece-me pouco adequada ( e pouco francesa) para aclarar o que se passa em França (e não só, e não só…). É verdade que, por exemplo, George Marchais afirmou que o 68 foi uma conspiração gaullista, mas também é verdade que o PCF nunca percebeu nem podia perceber o Maio de 68. Saber se os “desacatos” dos anti-sistema e anarquistas nada têm a ver com as greves, remete para outra constelação de problemas, ó Caramelo: de quem são eles filhos? Verduras da juventude? Desemprego? Perda da linha do horizonte? Activismo apocalíptico - niilista a fagocitar os movimentos sociais?
Quanto ao saco dos gatos, ó Caramelo! Desde, exactamente, Racine, sabemos que o universo trágico – o do conflito sem solução – é do agrado dos franceses e que o seu exercício intelectual dilecto é a autocontradição performativa.
 
dromofilo, a frase é francesissima e antiga; ainda não cheguei ao requinte de inventar frases em Francês ;) Mas essa ligação umbilical entre o Racine e a racaille anarquista, é um tour de force a que nem se atreveria o melhor jongleur francês pós estruturalista;) Olhe que o Racine era um classissista e a tragédia não é a mesma coisa que desordem. Ainda por cima, o homem era jansenista... A França ama a ordem. Já viu em Versalhes aqueles jardins geométricos, tão tipicamente franceses? Por falar em jardins, acho que quem tem uma pulsão secreta pela desordem são os ingleses... O Maio de 68 foi precisamente uma revolta contra a ordem, a ordem dos normalistes, a ordem de um povo funcionário público, ordeiro e temente a Deus e à Pátria, onde cada um sabe ça place, voilá. A Pátria e Deus, foram entretanto substituídos por outra ordem. E então, temos aí a desordem, que não é diferente da que existe um pouco por toda a Europa e que pouco tem a ver com a revolta dos filhos da burguesia do Maio de 68. De quem são eles filhos? de toda a gente. Dos bons burgueses, dos comunistas, do povo dos banlieus, dos emigrantes magrebinos, etc.
 
Entendamo-nos, ó Caramelo. A invocação do “saco dos gatos” (por si) e do Racine (com soltura literária, reconheço, por mim) pretendiam, suponho bona fide, contrariar a presunção de definir uma identidade dominante do Espírito Francês. E, chegados aqui, as questões também podem ser estas: Onde é que estará o Volkgeist gaulês? No rigorismo metódico, ordeiro e racionalista de Descartes ( a ordem, a ordem…) ? Na verve de Montaigne (a desordem, a desordem…)? No conservadorismo de Maurras (de novo a ordem, a ordem…)? No furor irónico e desordeiro de Rabelais (a desordem, a desordem…)? Não há Volkgeist gaulês. Há é uma identidade fluida e o trágico da contradição e do conflito.
Que os franceses gostam da ordem? Mas é claro, ó Caramelo! Tentaram refundá-la radicalmente a partir do grau zero e através do grau máximo da desordem em 1789. O que pode demonstrar que nem sempre os desordeiros só querem a desordem, e que (atenção, isto é só um atalho do pensamento, não é uma comparação), quem sabe, desta vez, a narrativa canónica consabida dos “entediados filhos da burguesia”, e agora também dos comunistas, do povo dos banlieus, dos emigrantes magrebinos, já não é verosímil.
 
Dromófilo, agora o volkgeist? A propósito, foi você que começou por definir uma certa volkgeist francês, não foi? Um geist comum que teria começado, sei lá, nos capetos, e terminaria em Derrida, e que seria a propensão mental para a desordem e a destruição, tipo “fantasminha brincalhão”, uns bonecos que o meu filho gosta muito.
Continua a fazer confusão. O furor irónico e desordeiro do Rabelais tem correspondência, do outro lado do canal, em Swift, o que queria alimentar os irlandeses com criancinhas. E encontra em Inglaterra, historicamente, mais exemplos de desestruturação literária do que em França, se calhar. E desordem a propósito de Montaigne? Esta agora, nunca me teria ocorrido isso… Confunde o essencial com o acessório. Porque fala em grau máximo da desordem em 1789? Foi até uma revolução muito bem planeada e organizada. Correu tudo muito bem, como estava previsto, tudo muito bem enquadrado pelas forças da ordem da mudança de regime.
Isso da volkgeist é muito relativo. Isso que dizer que numa determinada época, mais ou menos alargada, um povo tem um certo espírito e desígnio comuns. A França teve durante séculos um espírito de missão junto dos outros povos do continente e o consequente desígnio comum de conquistar a Europa, levando, sucessivamente, as luzes, uma nova ordem de poder e o seu Código Civil, uma obra prima da ordem e da regulação.
Não confunda a França com a Itália, esse sim, um pais desde sempre descosido, cheio de remendos de identidade, colado a cuspo no século XIX, e que nem o Mussolini, com a retórica toda sobre a pátria e os gloriosos italianos, conseguiu convencer totalmente.
O que está agora a acontecer em França, as greves, as manifestações, a desordem nas ruas, os anarquistas, são fenómenos que (para além de distintos entre eles) não têm nada a ver com esse assunto, e que sempre afectaram outros paises com outro volkgeist. Olhe, a Grécia que é um monobloco cultural, tem tido esses problemas a dobrar. Veja a Alemanha, com ricas tradições no campo da anarquia, dos okupas, das lutas de rua. etc, etc.
 
deviam okupar a tua casa.
 
Até nós temos excelentes exemplos do “trágico da contradição e do conflito”. Vê o FNV. Digo uma coisa tão pacífica e consensual como o facto de os alemães terem okupas, e ele diz-me que deviam okupar a minha casa. Entendeste? Eu não. Se eu dissesse que chove muito em Hamburgo, ele ter-me-ia dito que eu deveria apanhar uma pneumonia. C’est drôle, ça ;)
 
ó pá andas sensível eheheh...
 
ando nada, ando nada, tu não me digas isso que eu fico chateado.
 
Mea culpa, caro Caramelo. No caso francês, talvez assente melhor Volkwitz:). O caríssimo Caramelo tresleu a minha enumeração do primeiro post (o “saco de gatos”). Essa enumeração pretendia dar conta, ela própria, da dificuldade em substancializar, definir os fines, traçar os limites, do sobredito “Espírito Francês”. À la Derrida:), mas sem malícia, poderíamos dizer que esse espírito seria indecidível.
Os ingleses também não terão uma identidade cultural, literária, filosófica dominante. Talvez, talvez… mas o exemplo não tem aqui serventia argumentativa
O Caramelo persignou-se e benzeu-se perante a blasfémia de um Montaigne “da desordem”. Olhe que nem de propósito, ó Caramelo! Há um textinho do Derrida ( sim, o estigmatizado, vade retro! Abrenuntio!) que concita o Montaigne para a redifinição da (des)ordem política moderna.
( Derrida, Force de loi. Le "Fondement mystique de l'autorité", Galilée, Paris, 1994). Eu sei que o Derrida passa por ser ininteligível e maneirista, mas…sapere aude!
O Caramelo acusa-me de acenar com o fantasminha travesso e brincalhão do génio francês. Olhe que não, olhe que não! Ele é multiforme. Releia e não tresleia a minha enumeração do primeiro post. Ao invés, o caramelo é que está demasiado obsidiado com um presuntivo Esprit de Géométrie francês, com os seus “jardins geométricos” e o seu Código Civil – “ uma obra-prima de ordem e de regulação”.
Que o espírito francês não exista e nada explique sobre os acontecimentos actuais, é uma possibilidade, ó Caramelo, mas é temerário asseverá-lo e, vá lá, um post é um post, é um post, é um post…
 
Sobre o Caramelo e o FNV como exemplo de conflito e de contradição, não se esqueça do Hegel: o contrário coopera.
 
Que os acontecimentos franceses nada expliquem sobre o espírito francês, é uma forte possibilidade, de facto, atendendo a que, como eu disse, existem em todo o lado. Dei-lhe o exemplo da Grécia, e zeitgeist mais zeitgeist do que o grego, não existe, uma gente que nasce e morre ortodoxa por ordem do próprio Estado e que vive em função da oposição aos turcos opressores, remoendo uma história de séculos. Isto é um bocado exagerado, claro, porque as gerações mais novas vão pensando de forma diferente. Em todo o caso, lá, não concebem um grego que não seja descendente directo de Péricles ou de Alexandre o Grande. Não existe o conceito de grego de origem asiática ou africana, como em Portugal, Inglaterra, França, etc. E no entanto, é um povo danado para a brincadeira, com revoluções e pedrada na policia a eito. Dromofilo, eu temo que esteja a forçar a sua metamorfose num Derrida, e não queria que isso acontecesse ;) Você desestrutura os franceses de uma forma um bocado cruel. Vamos lá voltar atrás: não foi o dromófilo que disse que os franceses tinham um espiritozinho de contradição, pior, de autocontradição? Aquilo é uma gente esquizófrénica! Isso não é então um traço comum? É até capaz de descobrir essa doença no Racine, um gajo que viveu espartilhado pelo classicismo mais canónico.
É claro que a França teve revoluções. Em determinados momentos, quis alterar a ordem estabelecida; é claro que teve movimentos filosóficos e literários de sinal contrário, mas, apesar disso, ou melhor, sem nada a ver com isso, é um povo culturalmente homogéneo, com mudanças sociais lentas, com alguns sobressaltos, e que, de facto, sempre prezou a ordem e a paz social passados os momentos de ajustamento politico e social (alguns sangrentos, claro). Foi só isso que eu sublinhei. Nem teria sido a potência que foi (e continua a ser) se assim não fosse, não é? O exemplo dos jardins é caricatural. Podia-lhe dar também o exemplo da arquitectura. É engraçado que os ingleses, pelo contrário, prezam muito aquele gótico tardio e um bocado exibicionista de alguma da sua arquitectura aristocrática rural.
Os ingleses já tiveram uma cultura dominante, já não têm, os franceses idem. Em sociedades com uma tão grande velocidade de informação como a que agora existe, com grupos cada vez mais fragmentados, culturalmente, etnicamente, etc, é dificil. Já houve tempo em que uns e outros dominaram o mundo com traço forte: os franceses com os seus ideais de libertação dos povos (dos ingleses, claro, e os americanos bem lhes podem agradecer a ajuda) o seu Direito, que influenciou, e continua a influenciar, muitos países da Europa, a sua literatura, o seu romantismo, l'amour, l'amour, a libertinagem, sempre l'amour, a moda... (lembra-se?). Zeitgeits já rareiam, pelo menos dos balcãs para cá. Bem, uma coisa é certa, os francius bebem muito, é esse deve ser o seu zeitgeist. Quando por lá andei, era velhos e novos, madamas e cridas, a beber o seu penalti de pastis ou anisette logo pela manhã nos tascos ;) Também estou a exagerar, só um bocadinho, vá, vivi no bairro errado; Um pernod à sua saúde!
 
Que os acontecimentos franceses nada expliquem sobre o espírito francês, é uma forte possibilidade, de facto, atendendo a que, como eu disse, existem em todo o lado. Dei-lhe o exemplo da Grécia, e zeitgeist mais zeitgeist do que o grego, não existe, uma gente que nasce e morre ortodoxa por ordem do próprio Estado e que vive em função da oposição aos turcos opressores, remoendo uma história de séculos. Isto é um bocado exagerado, claro, porque as gerações mais novas vão pensando de forma diferente. Em todo o caso, lá, não concebem um grego que não seja descendente directo de Péricles ou de Alexandre o Grande. Não existe o conceito de grego de origem asiática ou africana, como em Portugal, Inglaterra, França, etc. E no entanto, é um povo danado para a brincadeira, com revoluções e pedrada na policia a eito. Dromofilo, eu temo que esteja a forçar a sua metamorfose num Derrida, e não queria que isso acontecesse ;) Você desestrutura os franceses de uma forma um bocado cruel. Vamos lá voltar atrás: não foi o dromófilo que disse que os franceses tinham um espiritozinho de contradição, pior, de autocontradição? Aquilo é uma gente esquizófrénica! Isso não é então um traço comum? É até capaz de descobrir essa doença no Racine, um gajo que viveu espartilhado pelo classicismo mais canónico.
 
Desculpem lá, que o meu último comentário é duplicado de uma parte do outro.. isto ia demorar muito tempo a explicar. Desculpem lá a seca.
 
Ora aí está o génio Francês engarrafado,ó Caramelo! E dele também podemos dizer o que Rousseau disse do vinho : "Por uma querela passageira que causa dá origem a cem ligações duráveis". Um copo de Beaujolais Nouveau à sua saúde!
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012