O cerco, como fui aqui escrevendo, evoluíu desfavoravelmente para os sitiantes. Não se puderam colar, talvez por pudor, à atempada denúncia feita por MFL e desbarataram tempo e energia a discutir uma estapafúrdia revisão constitucional. Grandes cabeças. Há um episódio antigo que pode ajudar a compreender a delicadeza da coisa. Os apoiantes de Tucídides lideram a revolta popular contra Péricles, sobretudo por causa dos gastos excessivos ( parece que a estátua de bronze de Atena e o Propileus, entre outras coisas , foram caríssimos). Péricles enfrenta a assembleia e pergunta aos cidadãos se são dessa opinião. O povo diz que sim, que é uma vergonha, etc. Péricles declara solenemente: " Se assim é, apenas o meu nome ficará inscrito nos templos sagrados". O episódio, contado por Plutarco, ilustra o que o PSD gostaria que o governo fizesse : o nome "Sócrates" gravado na testa de todos os famintos, desempregados e indivíduos que tiverem de vender um dos Mercedes. Acontece que, como se diz em Coimbra, agora é tarde, Inês é morta.
Péricles e Fídias foram acusados de corrupção(roubo do ouro da estátua de Atenas Partenon),pelo meteco Ménon. Não provada tal "roubo", são depois acusados de "impiedade" por se fazerem representar no escudo da referida estátua. Por detrás de todos os ataques estava o partido aristocrático na oposição: fundamentalmente visavam o descrédito de Péricles junto do povo que o elegia consecutivamente. Humilharam-no ao ponto de o quererem condenar à morte e retiraram-lhe todos os direitos cívicos mas, sem ninguém à altura de o substituir já com Atenas em guerra com Esparta, pedem-lhe que retome as suas funções de condutor de Atenas e a guerra. Morre logo a seguir por mal da peste. Quem se lembra hoje dessa gente que acusou Péricles de desvio de fundos e roubo, lhe retirou os direitos cívicos e levou Fídias a morrer na prisão antes do julgamento? Quem, desde há séculos, hoje e cada vez nais, não lamenta a destruição e desaparecimento da inigualável estatuária da Acrópole? Sob que outro governante, que não Péricles, foi construido o maior, o mais belo e vasto império de conhecimento legado ao mundo de que há memória?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.