O caso em si não interessa agora. Bem lembrado porque o actual director do DN, João Marcelino, esse Duque de Alba da ética jornalística , era, na altura, o director de um dos jornais "de sarjeta" que AG refere.
Um dia fiz aqui um comentário sobre a aparente contradição entre o marcelino do processo casa pia e o actual, sugerindo que se perguntasse quem até hoje foi o único beneficiário conhecido do que então se passou nos jornais com o caso casa pia. Respondeu-me que eu estava a fazer uma acusação gravíssima. Continuo convencido de que não era nenhuma acusação, e muito menos gravíssima, mas o tempo, de tempos a tempos, encarrega-se de perguntar: se houve uma cabala, como então unanimemente disse o PS, quem era o cabalista? É que até hoje os adeptos da teoria da cabala não se deram ao trabalho de explicar, mesmo que apenas no campo das hipóteses, o que sempre me deixou perplexo. henrique pereira dos santos
A sua memóriado blogo-episódio coincide com a minha. O seu comentário de hoje leva-me a repetir o meu de ontem: é uma acusação e é gravíssima. Deixem-nos de tretas: o que V. quer dizer é que foi Sócrates ( ou alguém por ele mandatado) que orquestrou a conspiração. É uma tese partilhada muita gente, é verdade, mas não deixa por isso de ser uma acusação e gravíssima.
Engana-se em dois pormenores. Eu não acho que tenha sido uma cabala, portanto não acho que exista um cabalista. O outro é que quero apenas dizer que há raciocínios que não podem ser deixados a meio, porque esses sim, são gravíssimos. A acusação grave é a de que houve cabala, e o desenvolvimento dessa tese obriga a conclusões possiveis gravíssimas, como essa de que Sócrates orquestrou o assunto. O que não me parece lógico é achar que se podem admitir alguns pressupostos, sem admitir as suas conclusões lógicas. Que Sócrates é até hoje o único beneficiário conhecido dos efeitos sobre a direcção do PS do caso Casa Pia, parece-me uma evidência. Admitir a hipótese da cabala e negar esta hipótese parece-me absurdo. Portanto, quem faz acusações graves a quem? henrique pereira dos santos PS Se é uma tese partilhada por muita gente desconhecia. Eu nunca a ouvi, mas ando pouco nos meandros das teorias da conspiração. Se quiser leia o que escrevi sobre Sócrates e o freeport (processo em que estive envolvido) e verá que tem exactamente a mesma lógica do meu comentário http://ambio.blogspot.com/2009/01/para-que-complicar.html
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.