Carta aberta do Partido Comunista Alemão aos trabalhadores votantes do NSDAP ( publicado na Die Rote Fahne, Novembro de 1931):
(...) O povo trabalhador quer pão, trabalho e liberdade. Isso não virá das mãos dos Krupp, Goldschmidt , Brunning & Cº (...) Vocês clamam pela luta contra a pobreza. Essa luta só pode ser feita através de uma guerra popular contra os ricos e poderosos que reduziram os vosso salários , cortaram as vossas pensões, aumentaram o preço do pão - e de outros bens essenciais -e reprimem a liberdade de expressão e de reunião.
O meu primo João Gouveia Monteiro explicava, no outro dia, num jornal de Coimbra, que "as sociedades são confontadas com desafios que , nas suas linhas gerais, ainda que enquadradas por outra moldura civilizacional, já surgiram no passado: observar as respostas que foram então dadas constitui um interessante exercício". Claro.
O problema é que é um exercício teórico porque do ponto de vista prático caímos sempre nos mesmos erros. Ser inteligente é aprender com os erros. Infelizmente, tenho memória curta. Tal como a história.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.