Não ponhas esse ar de virgem ofendida. Esta expressão já não faz sentido. Para encontramos virgens temos de ir às escolas do 2º ciclo. E mesmo que bispemos uma virgem madura , por exemplo, na pastelaria, como é que a ofendemos? Dizemos-lhe: "Ó sua grandessíssima virgem..."? Querem levar a coisa para a desfloração? Bem, seria muito difícil que uma virgem bem madura se ofendesse, não vos parece?
É uma tragédia pessoal quando se chega aos 40 (ou 30, ou ...) virgem, não por escolha própria, mas por razões que podem variar entre ter o carácter de um safardana com o coração do tamanho de um figo seco a uma conspiração entra a Natureza e a Vida, que nos doam um corpo deformado e ao mesmo tempo restringem o leque de possíveis parceiros de tal maneira, que a solidão é uma inevitabilidade. Numa sociedade ultra-erotizada como a nossa, é fácil esquecermo-nos da vasta quantidade de vidas sexualmente miseráveis que por aí andam.
Como cristão ortodoxo (uso a palavra ortodoxo no sentido Chestertoniano), é para mim uma tragédia cultural o facto de palavras como "castidade" e "virgindade" serem vistas mais como oportunidades para chacota e galhofa, do que como virtudes.
Nota: estou apenas a expressar uma opinião, não estou à procura de "debates" (Deus me livre!). Em matéria de moral sexual estou bem consciente que, numa estimativa conservadora, 99% da população discorda de mim.
Caro(a) grodrigues, é para mim uma pena que que "castidade" e "virgindade" sejam motivos de galhofa; já não é para mim tão claro que sejam obrigatoriamente virtudes, como diz. Quanto à questão de não querer debates: Pode acontecer que 99% das reacções que obtenha sejam más/indignas/indecentes; havendo apenas 1% que o(a) faça meditar/evoluir/melhorar, só esse 1% não valerá pelos 99% de lixo?
Hmm, expressei-me de maneira pouco clara. Dois esclarecimentos:
@FNV: o meu comentário era à sociedade moderna em geral não ao seu post em particular. Não tenho nada para recriminar no seu post.
@Gustavo: 99% é obviamente uma hipérbole. O facto de não gostar de debates não tem a ver com as reacções menos próprias (embora elas de facto sejam a maioria); tem mais a ver com um defeito pessoal: um debate, em vez de ser a procura da verdade, transforma-se num combate de boxe. E embora o boxe seja um desporto nobre, o facto é que já tive a minha conta e agora quero é sopas e descanso.
"não há no post qq desconsideração à virgindade". Ai não? Há no post e nos comentários. "Ninguém gosta de ser apontado como virgem" "seria muito difícil que uma virgem bem madura se ofendesse, não vos parece?" "É uma tragédia pessoal quando se chega aos 40 (ou 30, ou ...) virgem". E não é só aqui, já vi que "Socrates age como uma virgem púdica" querendo insultar Socrates. Eu mesma neste blog já disse que CS não é uma virgem na politica, mas como eu não considero virgem insulto, só quis dizer que já tinha historial na politica. Podes ser pedófilo. Ser gay/lésbica é um direito, podes ser masoquista ou sádico, podes ser dominador ou dominado, sexo oral/anal,etc isso são expressões da sexualidade. Mesmo o pedófilo fica/é pedofilo se gostar de sexo com ...apartir de que idade? Mas virgem, virgem ninguem admite, é vergonha. Não admira que eu seja a única mulher a comentar. Que despotismo, que prepotência, que capacidade de julgar o outro. Se és promiscua és uma ... (existe sinonimo masculino)? E se consideras que so deves ir para a cama com um homem se amares esse homem e ele te amar és uma "tragédia". Nobigdeal, afinal o que é uma "tragédia pessoal" em comparação com a crise.
não tenho a certeza de que seja este o objectivo do post, só sei fazer leituras directas e às vezes escapam-me as subtilezas do FNV (pés no chão FNV, isto não é um elogio :)
mas já agora conto uma historieta que se passou comigo há uns anos e penso que pelo menos a henedina gostará de a ouvir:
tive contacto profissional com uma senhora de cerca de 60 anos, “boas famílias” etc. etc. mas só, sem habitação, a quem a vida tinha dado umas voltas e com a cabeça um pouco desarranjada.
fi-la esperar uns momentos para poder conversar com ela e ver se podia arranjar algum encaminhamento.
quando lhe perguntei se tinha marido, resposta: “marido sr. … eu sou menina”
Se não quer que eu seja igual a mim própria diga e só venho cá depois de dormir (hoje nem vinha) e ontem só depois de comer (ontem estava sem comer há mais de 7h, e troquei os meus 20 minutos de jantar por 10 minutos de mar salgado). "To be proud of...". Parabéns, já sabe lidar... após 6-12h tenho outra leitura. Só os burros...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.