Chegou, por fim, a vez do Ti Libério. Não veremos mais o Ti Libério mas ficará para sempre na nossa memória este ser ao mesmo tempo tão sisudo e simpático com quem convivemos nos últimos tempos. Lembro-me de o ir visitar (ainda recentemente, por ocasião das vindimas) e de ficar largos momentos com ele, fazendo-lhe companhia (estaria eu a prever já este triste desfecho?) enquanto ele mastigava vagarosa e pensativamente os seus alimentos, que tão bem lhe sabiam. E foi assim a tarde toda, uma tarde soalheira onde corria uma leve brisa, infelizmente não suficiente para lhe afastar as moscas, o que ele próprio conseguia fazer com indolentes meneares da sua grande cabeça, tão belamente ornada. Tinha, como sempre, um ar majestoso, imponente, com gestos cuidados, pensados e vagarosos. Vestia na altura de uma elegante cor creme, lustrosa e macia como poucos terão oportunidade de envergar, e as suas ondoladas e rebeldes barbas rematavam-lhe aquele ar de poeta que todos lhe gabavam. Resta-nos, repito, a sua memória. A sua memória e os parcos bens que nos deixou. Ora bem. Já estive a analisar e estes constam de : 5 quilinhos de lombo - 5; todo o rim e todo o fígado (aaaaah saudade!...); 3 quilitos de vazia; 12 quilos de carne picada; 12 costeletões; rabada quanto baste; a picanha toda; 12 quilos de carne para estufar e mais não levo porque não deve caber no carro. 'brigado, Ti Libério.
...ah, não culpe só o Ti Libério que, na sua rusticidade, serviu de conveniente meio difusor, qual surucucu algo efeminada (uma das cobras africanas mais mortíferas), de narrativas tb muito cómodas...ora, há aqui dois aspectos que se me revelam basilares :) (a) por detrás de um Ti Libério há sempre o dono da quinta, mais refinado, tipo inquisidor-mor algo (?) pervertido; (b)o Maior Árbitro de todos tudo Vê, tudo Ouve, tudo Sabe, tudo Vence...como tal, o Ti Libério não deixa de ser uma mera peça de um Lego maléfico...Bom Natal e um Ano Novo mais Iluminado, que Deus vos Ilumine na Sua Eterna e Inexorável Sabedoria e Bondade...
...ah, esqueci-me de, no envio das Boas Festas referir um Salmo fundamental até para laicos :)"O Senhor Faz Justiça aos oprimidos,/ Dá Pão aos que têm fome/ e a Liberdade aos cativos./ O Senhor Ilumina os olhos dos cegos,/ O Senhor levanta os abatidos, o Senhor Ama os justos./ O Senhor Protege os peregrinos,/ Ampara o órfão e a viúva/ e Entrava o caminho aos pecadores...Amen!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.