De que adianta dizer que isto não teria sido escrito se Alegre tivesse ganho nas condições em que CS ganhou? Nada. O que adianta é puxar o filme atrás, desde o início. Alegre somaria o seu milhão de votos ao peso do PS e do Bloco e à tradição de um PR de esquerda.Estavam quase feitas as contas de mercearia. Depois vieram as sondagens e a realidade. Passou-se ao plano B: começou pela ficha na PIDE ( não funcionou) , passou para o BPN , continuou por sizas e coelhas e acabou no desprezo pelos resultados eleitorais. Breve: não queriam, não desejavam, CS em Belém. Quem avalia cada um destes passos separadamente, ou se deixa levar pelas emoções, perde a perspectiva. A base bloquista de Alegre, seja a velha, seja a educada bovinamente pela velha, nunca se reviu na democracia burguesa. De burgueses só têm o modo de vida .
O que me parece que os irrita mais é o homem ser de Boliqueime, filho de um tal Teodoro e uma qualquer Maria, ter andado numa escola comercial, enfim, não ter "pergaminhos", nem ser, ou pelo menos não era, da "elite" lisboeta, que se julga "dona" do País.
Pobres tolos que não vêem que o "rei vai nu", o "rei" deles, claro, que cada um deles se julga ser!
Algum desprezo pelos resultados eleitorais nunca fez mal às democracias, sobretudo às democracias fanadas em que só um quarto do eleitorado elege o Presidente da República. No Demetrio, escreveu Schiller que, por ser tola a maioria, convém pesar os votos e não contá-los, o que pode ser pouco sensato mas é bene trovato.
O candidato CS foi desinteressante, previsível, espertalhaço (BPN), provinciano, e pensa mais em si que no país (discursos, tabus etc) e se se é na politica como na cama há pessoas minhas "amigas" que deviam fazer terapia de casal. Já estou a bocejar e nem é comigo. O Presidente Cavaco e Silva, não foi o meu candidato, não teve o meu voto mas tem o meu total apoio para ajudar o país a sair da crise e a ter independência. Espero que aprenda de vez a não usar o centrão em joguinhos de poder e que abra oportunidades a todos os portugueses de construir um futuro melhor. E não vou comentar mais presidenciais.
Nos EUA, tantos dos pequenos burgueses socialmente sob tensão acabam a criar coisas como a Microsoft, a Apple ou, mais recentemente [estupenda ilustração de David Fincher], o Facebook!
Porque é que em Portugal acabam quase todos no BE e cercanias ou, pior, naquele Institutos de Estudos Sociais do tipo do do Prof. Boaventura de Sousa Santos?
Aparentemente não os incomoda o corolário lógico de que se são poucos os que que gostam de Cavaco Silva para PR, então ainda menos são os que gostariam de Manuel Alegre para PR.
Por uma questão de dar mais "peso" ao meu testemunho, digo que não votei CS, tendo preferido dar o meu voto ao Sr. Branco.
Filipe, mais uma vez constato e não posso deixar de te dizer que "já andaste mais longe da verdade" :-) (não estranhar a familiaridade: estas frases têm que ser ditas utilizando a segunda pessoa do singular)
"European Research Council"... Assim dito, parece uma versão no mundo real daquele conselho de sábios (que logo tudo sabem - absolutamente!) da mesa de topo nos filmes do Harry Potter, o que muito nos honra - e 2.7 M em tempo de carestia sempre sustentam umas familias! Olhando melhor [e confesso com 'hindsight'...], percebe-se que se trata de uma emanação da burocracia Europeia... com tantos, tantos significados que não diminuem méritos, mas raramente os acrescentam, tão pouco os validam ou certificam...Mas mesmo tal deixa-me sempre contente, quando se consegue aceder a uma razoavel quota das verbas dos programas-quadro, inclusive as destinadas ás areas e projectos Gramscianos! Normalmente, e noutros casos, ficamos com aquelas que os Espanhois ou outros negociaram previamente para nós... Igualmente nos honram premios venham eles do Mexico, da Venezuela, da Rive Gauche que inspira o Eliseu [parece que por estes dias o Sarko andou a ser generoso para uns artistas portugueses] ou de S. Francisco - a esquerda-caviar não apareceu originalmente em PT, mesmo tendo em conta as singularidades da nossa... E era um pouco com este último sentido que desabafei - sei lá, o meu orgulho no meu país não seria maculado se tivessemos um 'killer breakthrough" que resultasse da tensão induzida pela desigualdade social e que servisse para transumar amplamente a colectividade como acontece, as vezes, nos EUA e outros sitios....
O prémio atribuído a Boaventura é o terceiro Advanced Grant do European Research Council (ERC) conquistado em 2010 por cientistas portugueses. Os dois outros cientistas portugueses com projectos “Gramscianos” agraciados com o Advanced Grant do European Research Council foram Caetano Reis e Sousa, investigador do Cancer Research UK, com 2,5 milhões de euros, e Luís Oliveira e Silva, do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (Instituto Superior Técnico), com 1,6 milhões.
Que conste para memória futura, e que orgulhe uns e engulhe outros.
? A mim não me orgulha nem me engulha. As teses de BSS tenho-as há muitos anos cá em casa, e resumem-se em meia dúzia de páginas , mas prefiro os originais ( Baba, Said, Badiou, por ex)
Fogo, o Gramsci tambem se ocupou de fusao nuclear e investigacao do cancro?! Quando puder, envie-me p. f. Bibliografia relacionada! Quanto ao Restante, parabens aos outros dois!
Gramsci, nos seus estudos sobre a Fusao, tinha ja antecipado a configuracao "Tokamak" ou Detalhou um "Stellarator"? Ou mais direccionado no uso de Laser, ou se calhar a Fusao a frio? Ou ainda, arriscou a Busca do "Ultimate Goal" de criar o Sol na Terra? Esta ultima parece mais em linha com a ' modernidade' de certas faixas das geracoes socialmente tensas - mas tal e bem perigoso; melhor coisas como o Facebook!
European Research Council?! Esperem lá, não estará este Concílio contaminado pelo "Programa Forte" da Sociologia da Ciência e pelo relativismo a la Latour? O Boaventura não escreveu uma coisa chamada "Introdução a Uma Ciência Pós Moderna", onde defendeu que toda a investigação científica é politicamente engagée? Está visto! Aquela coisa dos projectos da fusão e do câncer traz água no bico: ou é Gramsciana(oopss!)ou altermundialista.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.