Durante os Descobrimentos, deram-se confusões de natureza variada porque quando alguém, estando dentro de água, dizia "estar a ficar sem pé", quem estava de fora pensava logo num ataque de tubarões e não na falta (ou perda) de um ponto de apoio. Com estas lutas "pela democracia" em África acontece exactamente o mesmo, seja lá o que isso for.
O que eu quis dizer com esta historieta (inventada) foi que, no fundo, ainda ninguém percebeu muito bem o que se está a passar na região. Nem os "esclarecidos" que acham que se está a travar uma luta por uma democracia como a "nossa", nem os totalmente cépticos que "sabem" que todos aqueles países se vão transformar em ditaduras religiosas...
Claro, ninguém sabe. O que se pode fazer é estudar e recordar.Há registo de intenções claras em vários campos, só que algumas dessas intenções são mais antigas do que outras. Espero ter tempo para escrever sobre isto em Março.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.