Fazes bem em ir à ópera à Luz. Pode ser que voltem a passar lá, muito brevemente, as Fünf Rückert-Lieder a que assististe no Dragão. Gosto especialmente da interpretação do Jesus na terceira.
Já percebi. Foram os comentários após o jogo acerca dos objectivos do Braga. A subservivência é uma coisa feia mas são os subservientes que sobrevivem ("melhor") e já não estou a falar de futebol.
Que alívio ouvir isso, Filipe!... Depois daquela maldição impulsiva (arrependi-me no segundo imediato), precipitei-me para o Prof. Bambo para desfazer o mau-olhado. Ficou caro, mas dou por bem empregue o meu dinheiro!
Para mim, e desde pequenino, a ópera é o maior espectáculo do mundo...Mas, no caso, os tais 11 pontitos de atraso estragam o ambiente, tornando-o angustiante...
Com estes segundos sentidos / duplos significados, começo a ficar um bocado às aranhas para perceber do que falam as pessoas: Joaquim, refere-se às óperas-óperas ou às óperas-"óperas"?
Porque será que a queda para o espectáculo do benfica cresceu tanto nos últimos tempos?
1ª Hipótese - aprenderam no grande coliseu do Porto, onde assistiram às primeiras 5 sinfonias de Beethoven.
2ª Hipótese - Andavam extremamente inibidos quando faziam xixi para o copinho enquanto jogaram na Liga dos Campeões e agora que já não têm de o fazer, renasceram outra vez, qual Maria Callas ao ultrapassar uma depressão!
Termino com uma pequena crítica musical.
O conjunto benfiquista que passou quase 90 minutos num ritmo molto alegre vivace, sem que as suas cordas vocais se ressentissem, não deixou que o público pudesse relaxar.
Alguns espectadores como o famoso "Diavolo dele Barbe Bianche", conhecido por ter "acariciado" em pleno concerto na sala vermelha um executante de tuba que deu uma nota fora da pauta, assistia exstasiado na plateia.
Apenas um reparo. Com tanto tempo em ritmo elevadíssimo e com sequências de acordes belíssimos esperavam-se muitos climaxes que pudessem arrancar aplausos da assistência, mas isso só aconteceu 3 vezes. É caso para dizer, muita parra para pouca uva.
Ora, Justiceiro, que desconfiança... Trata-se apenas duma queda natural, de verdadeiro talento e aptidões operáticas por parte de numerosos elementos do actual Benfica. Ora veja lá: Começando por cima (de onde vem o exemplo), LFV não é uma verdadeira personagem de ópera bufa? No plantel, existem vários talentos para "Quebra-ossos" (variante do Quebra-nozes), desde o saído D. Luiz ao Luizão, passando por outros executantes menores de quem não fixei o nome; o mesmo Luísão tem a fisionomia perfeita para um membro do coro dos escravos, da Nabucodonosor; o grupo dos "mariachis sem bigode" é perfeito para encenar multidões anónimas, além de provavelmente poderem dar uma perninha na orquestra (não sei se há trompetes e guitarras na ópera?). Entre os adeptos, temos por exemplo um perfeito Mefistófeles, para o Fausto! Seria crime de lesa cultura não aproveitar tanto potencial!
Veio agora um tal de R. Gomes Silva queixar-se de que nas primeiras jornadas impediram o Benfica de ganhar...Isso não se faz! Agora já estamos, não em ópera, antes em opereta reles...
) A Ópera de que fala era o "Nabucco" não era? Com muitos 'encores' do "Va Pensiero"? Se calhar não deu conta, pois ecoou em sitios que nao o vejo a frequentar, mas no pós-épilogo e perante as trovas que chegavam com o vento Norte, parece que nos extensos túneis, começou a ouvir-se aquele excerto do "Andrea Chénier" que foi utilizado no filme "Filadélfia"...:-))) [A Norte, ouvia-se Springsteen em "A Reason To Believe"!]
2) Acho piada aquela nova treta de andarem a fazer exibições para "assustarem quem vai á frente"! E depois, quando a ficção corre mal, citarem as dialécticas - com as metamorfoses da coisa devido a tanta sensibilidade a multiplas "condições iniciais", i.e. tanto mal sucede ao Glorigozo pelo "Butterfly Effect". A mim, faz-me antes lembrar o vilão que se atravessa no caminho Indy Jones no "Raiders of the Lost Ark" - perante um espadachim que o ameça com uma série¨ de pantominas com a cimitarra, ele deixa-o farroncar, e depois de uns segundos saca do 'colt' e .."tau, tau"!
3) Também sinto pena dos tarecos - mas acho sinceramente que mostrem um pouco da sua 'garra' já na próxima jornada!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.