Pela primeira vez na minha vida, tenho medo por motivos políticos -não é desagrado ou asco- é medo. Tenho medo de um homem inteligente, obstinado e sem escrúpulos. Tenho medo de um homem cego pelo seu cargo e sem respeito pelo povo. Tenho medo do que este homem vai pôr em andamento na campanha eleitoral que aí vem. Tenho medo que o Povo, como um doente que descobre que tem câncro, opte pelo curandeiro em vez de optar pelo médico.
Caro Filipe, Por uma vez acredito que têm razão. Duvido que alguém saiba - ou queira saber - realmente o estado das finanças públicas, ou acredita que Sócrates sabe e nos diz a verdade toda? Por estas e por outras vamos assistir a uma das mais duras e piores campanhas eleitorais de sempre. Joana
"Tenho medo do que este homem vai pôr em andamento na campanha eleitoral que aí vem. Tenho medo que o Povo, como um doente que descobre que tem câncro, opte pelo curandeiro em vez de optar pelo médico".
Numa palavra, tem medo da democracia. Ela é de facto uma chatice. Faz lembrar os comunicados do PCP (e aqui no Mar Salgado, às vezes) depois de cada acto eleitoral: o povo foi enganado, manipularam as massas, etc.
Joana: por uma vez? Fico assaz constritado. PC: O povo enganado? Claro que não. É proibido, toda a gente sabe. Só o povo benfiquista é que pode ser aldrabado ( é uma quota especial).
Não, pá. Acho que só há duas atitudes possíveis: a filosófica (o povo é *sempre* enganado) ou a cívica (o povo é *soberano*, não pode imputar-se um particular resultado - porque não é o que queríamos - ao engano do povo). O resto é mau perder e / ou pretensões de iluminar as massas.
eu não tenho medo da Democracia; tenho é medo que pessoas poderosas e sem escrupulos lhe trepem às cavalitas para lhe cravarem o bastião de "Conquistada" na cabeça.
É que, este senhor, para ganhar eleições, já fez a maior subida de salários da função pública de sempre.
Houve 2 momentos muito parecidos que me chocaram particularmente:
1- Graeme Souness à saída de uma reunião com Vale e Azevedo, meio baralhado, a dizer aos jornalistas: "Tenham atenção:este homem é um homem perigoso. Este homem é capaz de mentir olhando-nos olhos nos olhos.
2-Pedro Passos Coelho a dizer que não volta a reunir-se com Sócrates sem a presença de terceiros.
O facto de não haver uma reação sentida por parte de quem ouve uma coisa destas (porventura a maior das desqualificações) choca-me de verdade. Quem ouve isto e não se sente é feito de pau.
Caro FNV, Num circo com palhaços a serio, não duvidaria que isto fosse proposto: http://www.msnbc.msn.com/id/42237531/ns/business-small_business/
Noto que, até agora, a táctica tem sido do tipo pague 1 leve 2, com vale de desconto. Leve um aumento do IVA, mas olhe que não vou cortar nos salarios, num piscar de olho ao centro esquerdo, nem nas pensões, acariciando o CDS para coligação ou até usurpação de eleitorado. O impacto de uma medida do tipo californiana, para alem de ligeiro paliativo do défice (o rombo no SNS precisaria de um remendo maior), faria salivar muito verde a recibo e pseudo esquerdista blasé. Poderá sempre considerar este meu "devaneio" uma futilidade, mas duvido que os proximos tempos se afastem disso mesmo. Uma futilidade. Gosto em lê-lo Helena PS. quando sai a novela?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.