O que um bom analista político deve ter: as vistas largas, o olhar penetrante, o cálculo preciso, a compreensão ilimitada dos fenómenos. Para memória futura: a manifestação de sábado criou uma boa dezena de topógrafos.
Isto tem-me feito recordar um episódio dos anos 80. Na tertúlia de um café coimbrão, um amigo mais velho, historiador e lagarto, estava inconsolável com o fecho do terceiro anel , que transformou o Estádio da Luz num dos maiores da Europa. Vai daí, certa noite, explicou-nos que tinha estado toda o dia a fazer as contas a quantos rabos se podiam sentar em cada metro de cimento e quanto metros de cimento tinha o estádio.
Adenda: O nosso topógrafo foi buscar uma velhinha experiência da psicologia social . Utilizei-a muitas vezes nas minhas aulas. É uma pena, mas está ultrapassadíssima: apenas sujeitos masculinos e ecologicamente irrelevante ( quando os sujeitos escrevem as respostas, como num blogue, a taxa de conformismo é reduzida a metade, com pessoas mais velhas idem, etc). Pelo menos JPC aprendeu uma coisa: "não acredites em tudo o que lês".
Só escreves isso porque não conheces a experiências do Salomão Asch, meu caro. O blog da esquerda inconformada ensina-te, comme d'habitude, a combater a propaganda:
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.