Esta sondagem ( PS tecnicamente à frente) pode bem reflectir uma realidade: o PSD narrou -agora gostam muito da narrativa - muito mal a história do pretexto para chumbar o PEC IV ( ao contrário da troça que fazia um amigo meu, talvez haja muita gente a pensar isto). E se as pessoas tiverem compreendido que o cenário em que vão viver será ainda pior do que aquele que o PS tinha negociado, o caldo pode entornar. O affair Nobre também não deve ter ajudado ( calculo que o efeito pretendido fosse o inverso).
Longe de mim querer ultrapassar os politólogos ( a sério, como o Pedro Magalhães), mas, se a tendência da Marktest for confirmada por outras empresas, confirma-se uma velha cantilena portuguesa : para melhor está bem está bem/ para pior já basta assim. Os constantes avanços e recuos ( o medo é dinâmico) da equipa de PPC só reforçam esta impressão.
Se fosse do PS não cantaria de galo. Por um lado, porque não teria nada para cantar; por outro, porque me parece, e metendo de novo a foice em seara alheia, que as empresas de sondagens vão ter dias difíceis Em situações angustiantes, as pessoas tendem a ser mais imprevisíveis na procura de referências. Dito de outro modo: mais emocionais, menos leais.
Pois é, Filipe, os tempos estão difíceis para todos incluindo as empresas de sondagens. Mas o PPC tem uma equipa ? E se o PS cantar de galo faz mal, como diz. O pior é a percepção de que não há alternativas e penso que o "factor" da cantilena é o refreão que de momento o eleitor reteve. Convirá o PSD perceber isso e pensar que tem de ter outra "narrativa" que não a que tem tido. E essa de se apresentar já com o "ovo no cu da galinha" ou antes que "PPC já tem o governo na cabeça" é um "tiro...na cabeça ", como diria o Fernando Nobre. Abraço e Boa Páscoa
Sócrates nestas matérias nunca canta de galo. O "fico melhor assim, ou assim" de que toda a gente se riu (incluindo eu) é uma demonstração do profissionalismo tremendo de sócrates na matéria (fosse ele tão profissional na governação como no exercício do poder e estaríamos nós muito melhor). Em qualquer caso admito que hoje existam mais indecisos à direita que nos votantes de Sócrates, mesmo beneficiando o PS do voto útil. Mas os tempos estão maus para as previsões. Mesmo que sejam só de meteorologia.
Não sei se te referes a mim, mas se for o caso eu nunca trocei do que dizes (não vale a pena tentar reescrever a história, os comentários estão aí). Sugeri apenas que o incidente do sms era um fait-divers sem importância cuja revelação por parte de Pacheco Pereira é incompatível com a crítica que fez, na mesma noite (e que faz repetidamente) à política feita com base em conversas de porteira. Só isso. E achei graça em embarcares na coisa, logo tu que és tão alérgico a teorias da conspiração.
Calma, troçarnão é pecado, pelo menos entre amigos. Sim, claro que eras tu.Até tinha feito o link, mas depois das revisões desapareceu. E sim, pareceu-me que não era apenas sobre o sms, pois lá te digo que há muito mais e tu vens com a coisa da conspiração e tal. Vou repor o link.
engraçado... também escrevi 'foice em seara alheia'... antes de ler o teu post... ainda acabamos todos com uma foice e martelo... mas eu sei em quem as utilizarei!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.