CARMONA: As últimas que ouvi da CML - da parte de quem lá trabalha - é que já acabou o próprio papel higiénico! Carmona Rodrigues pode não ser o único responsável por este estado calamitoso mas não me parece politicamente "higiénico" que se volte a candidatar nestas circunstâncias. Esta "higiene" deveria ser aplicada também aos partidos responsáveis pelo controlo da CML nos últimos anos, em que a único e verdadeiro projecto de longo curso pareceu ser a eleição seguinte. E, infelizmente, a CML é um espelho do país.
posted by Neptuno on 3:46 da tarde
#
(1) comments
"CHIP" TROCADO: Entre os partidos de centro-direita e os de esquerda, quando chegam ao poder. Os primeiros, são acometidos de um "complexo de esquerda" que os leva a não adoptar nenhuma medida liberal, redução do Estado, flexibilização das leis laborais ou mesmo uma política fiscal de incentivo ao investimento. Os segundos, deslumbram-se com o exercício do próprio poder ("se queres conhecer o vilão, põe-lhe o cajado na mão"). São arrogantes, intolerantes e autoritários de forma a fazer corar o direitista mais empedernido. Os sintomas mais recentes são o plano de controlo ostensivo dos media, o castigo às graçolas sobre o Querido Líder, o branqueamento do respectivo "curso" e a forma "feudal" como o Ministro Lino se referiu aos habitantes da margem Sul do Tejo - com a frieza de um latifundiário sobre uma terra não rentável e com a ignorância geográfica de quem não se interessa muito por parte do seu património que não merece investimento.
Ontem, num jogo de basquetebol organizado pelo FCP, os "Super Dragões" montaram o circo habitual, com Pinto da Costa a assitir na bancada: petardos, arremesso de cadeiras, intervenção policial. No mês passado, depois do BenficaxPorto, muitos dos que passam a vida com a virtude na boca fizeram eco da imbecil nota da direcção do FCP que co-responsabilizava o Benfica pelos incidente socorridos nessa partida (parece que a guarda pretoriana teria sido arrumada no local A em vez de no local B). A PSP e o IGAI também alinharam, convenientemente, na mascarada.
posted by FNV on 2:45 da tarde
#
(4) comments
LEOPARDICES ( XV):
A prateleira está incompleta enquanto não arranjar o relato dos últimos grandes matadores : os leões de Ndjombe. Foi George Rushby que os liquidou, mas não consigo capturar o livro. Em boa verdade, nenhum de nós, big cats, chega aos calcanhares de Ájax, o guerreiro de sorriso tenebroso que degola o rebanho sem piedade e em plena fúria, proferindo palavras horrendas que nenhum homem lhe ensina. Já as matanças humanas são bem ensinadas e descritas em manuais. Com ilustrações e tudo.
AINDA SOBRE MÁRIO LINO: Muito gostaria eu de ver a indignação dos autarcas da chamada margem sul se o Governo anunciasse a instalação do novo aeroporto nessas bandas para, imaginemos, combater a desertificação, reanimar o comércio e a indústria moribundas, chamar a iniciativa privada arredia, etc. Ou se o Governo fundamentasse a escolha da Ota com o argumento de que a margem sul é já um pólo de grande desenvolvimento, cheio de animação e vitalidade, e que por isso é necessário estimular o crescimento de zonas menos favorecidas.
posted by PC on 10:35 da tarde
#
(1) comments
MÁRIO LINO E O CAMPO POLÍTICO:
Julgo que foi Bourdieu ( os rigorosos que emendem) que disse que o político está sempre tramado: se diz a verdade perde espaço de manobra, se não diz sujeita-se à suspeição. A SIC-N ofereceu o discurso de Mário Lino numa versão absolutamente excepcional : 14 minuto inteiros. Pude perceber que Lino não insultou os índios da margem sul, não proferiu "dichotes" ( ao contrário do que Paulo Portas, uma sumidade na matéria, afirmou), não foi ligeiro na linguagem. Explicou, naquele seu estilo acelerado de motard verbal, as razões que o levam a optar pela Ota. Esta coisa de aviões - marionetas de Belzebu - é para o lado onde durmo melhor, mas é uma pena que se assassine a política quando ela aparece.
DISCIPULARIDADE: Pode ser um esforço seu, ou resultar, muito simplesmente, da proximidade de vários anos, mas uma coisa é certa: Telmo Correia está cada vez mais parecido com Paulo Portas. Abandonou os óculos que lhe davam um ar de conservador; diz, com aparente à-vontade, "oiça", às jornalistas que o entrevistam; e até já introduziu no seu discurso a "regra três", que Portas tão bem sabe utilizar. Neste último aspecto, porém, ainda são precisas algumas afinações: ontem afirmava, num lar de terceira idade, que o seu programa tem três prioridades: uma, económica - pôr as contas da autarquia em dia; outra, social - a terceira idade; e, outra, política - a segurança. Assim, corre o risco de baralhar os eleitores, porque parece, por exemplo, que a terceira idade e a segurança não são prioridades económicas (do ponto de vista do investimento camarário), que a segurança não é uma prioridade social e se restringe apenas à ordem, e que a regularização das contas não é uma prioridade da acção política, ficando relegada para o domínio incerto dos milagres e outros sucessos místicos. Subsiste todavia uma diferença fundamental em relação a Portas: dá ideia que ainda põe as gravatas que outros lhe escolhem.
É claro que isto é muito importante; é claro que é um bom sinal; é claro que ninguém liga pevide; Infelizmente.
posted by FNV on 12:35 da tarde
#
(0) comments
LEOPARDICES (XIV):
O João Miranda, corajososo, enfiou-se na polémica do coito anal. Tudo isto é estranho ao leopardo que, nessa matéria, apenas tem uma posição conhecida: começa por devorar as suas vítimas na tal zona. Porque é a mais mole, evidentemente.
A vida é uma caçada interminável que envolve caçadores e caçados numa história natural da dor, lembrava o leopardo Schopenhauer: Querer sem motivo, sofrer sempre, lutar sempre, depois morrer e assim sucessivamente durante séculos, até que o nosso planeta se estilhaçe em pequenos pedaços. É ou não é um magnífico patife?
posted by FNV on 9:22 da tarde
#
(0) comments
A TÁCTICA DO SALAME (II):
Quem ainda tenha dúvidas que Chávez não comove os sonhadores de um mundo melhor, como Mao, Pol-Pot, Estaline, Fidel e outros não comoveram, que leia alguns dos comentários ao post do Daniel Oliveira, "As primeiras vítimas". O mundo não mudou tanto quanto se pensa, o arrependimento pelos "excessos" vermelhos do século passado durou o tempo de um beijo roubado.
posted by FNV on 11:48 da manhã
#
(1) comments
TROCAS E BALDROCAS:
Se daqui a um ano o eng.º Sócrates for chamado a desempenhar um cargo de indiscutível relevância mundial - por exemplo a presidência do Benfica -, quem garante aos lisboetas que o dr. António Costa não os abandona para assumir a liderança do governo?
Há pouco menos de um ano, nas nossas televisões, Israel "matava civis libaneses". Agora, os mesmo civis, nas mesmas televisões, "morrem em incidentes".
TOLERÂNCIA DE ESQUERDA: O caso da punição do prof que terá feito um comentário jocoso sobre a licenciatura do PM - uma piada virtual? - mostra bem os contornos da proverbial tolerância de esquerda. Tal como a história demonstra, a proverbial tolerância da esquerda manifesta-se na total tolerância da intolerância, sempre que esta seja protagonizada por um "camarada". Situações que chegariam para crucificar qualquer social-democrata (já nem falo de "direitistas") são caladas e assumidas como pecadilhos do Querido Líder, em nome do bem maior da construção do socialismo (imagino eu). A própria imprensa já parece conformada com o ançaimo que vem a caminho.
posted by Neptuno on 11:56 da tarde
#
(4) comments
A BOLA É REALMENTE MUITO REDONDA…: Folheio o periódico e interrogo-me: quantas mais vezes teremos de vos ganhar para aprenderdes a perder?
posted by VLX on 1:26 da tarde
#
(6) comments
A VERDADE É COMO O AZEITE:
Afinal parece que não é necessário o SLB comemorar títulos na Avenida dos Aliados para haver feridos e pancadaria diversa.
posted by FNV on 1:15 da tarde
#
(2) comments
CORNOS QUE DÃO DE COMER, DEIXÁ-LOS CRESCER:
Soube pelo João Gonçalves que um cronista do Expresso acha que Sarkozy beneficiou eleitoralmente do seu estatuto de cornudo. O que o cronista não sabe, mas Freud sabia, é que somos todos cornudos. O cronista que não perca a esperança.
O Vital Moreira diz aqui, de forma sucinta, o que deve ser dito sobre o assunto.
posted by FNV on 10:31 da manhã
#
(1) comments
A TÁCTICA DO SALAME:
Chávez acabou com a TV privada. Parece que dava voz à oposição e mostrava sexo. Quem julga que isto comove os admiradores da figura, sejam eles anarco-libertários europeus ou intelectuais americanos alter-globalização, não sabe nada de História do século XX.
O OUTRO CAMPEONATO: Havia um outro campeonato tão interessante como o dos clubes: a saber, o das apostas, num grupo bem humorado de diferentes simpatias clubísticas, relativamente ao modo como a TSF noticiaria o desfecho de hoje. Além das sugestivas manchetes que foi deixando ao longo da época (dei aqui conta de algumas), a agência tinha deixado um bom prenúncio na semana passada, quando avançou o título: "Empate do FC Porto abre possibilidades para Sporting e Benfica". Depois, no texto, ainda se ponderava que foi o golo de Adriano ("estranho", noutra notícia) que "permitiu ao FC Porto empatar em Paços de Ferreira". Teria sido igualmente exacto manchetar: "FC Porto continua apenas dependente de si próprio", ou "FC Porto a uma vitória do título", ou "Sporting e Benfica obrigados a pontuar para poderem ser campeões", ou entender que foi o golo de Antunes que "permitiu" ao Paços de Ferreira empatar. Mas não: a principal consequência do empate do FCP em Paços de Ferreira foi... abrir "possibilidades para Sporting e Benfica". Alguns apostadores do nosso grupo foram hoje contemplados com a fantástica notícia de que o FC Porto "sofreu (...) para revalidar o seu título de campeão, apesar do triunfo caseiro por 4-1 no Estádio do Dragão diante do D. Aves". É para isto que servem os media: para nos informar de emoções que temos e de que nem suspeitamos. No mais, confirma-se o que disse, há uns tempos, ao nosso FNV: com o FCP, até o Prof. Jesualdo Ferreira (homem digno e bom, assinale-se) pode ser campeão. Ao menos nacional.
posted by PC on 10:48 da tarde
#
(2) comments
MONTALE, SEMPRE:
"Un ronzìo lungo viene dall'aperto, strazia com'unghia ai vetri. Cerco il segno smarrito, il pegno solo ch'ebbi in grazia da te.
E l'inferno è certo."
posted by FNV on 9:43 da tarde
#
(2) comments
VÍTOR BAÍA!... Que ovação! E uma defesa excelente! Isto é equipa, isto é espírito, isto é Dragão! Dragão campeão.
posted by VLX on 9:03 da tarde
#
(0) comments
PERDOEM-NOS POR VOS TERMOS DEIXADO SONHAR: Realmente, visto daqui e agora, foi uma grande maldade… Bem... paciência. Também deu um certo gozo.
posted by VLX on 9:01 da tarde
#
(0) comments
PEDIDO DE DESCULPAS: As aves em geral que me perdoem mas as águias vão ter de sofrer...
posted by VLX on 6:05 da tarde
#
(0) comments
FÉRIAS MUNICIPAIS?!?... Os dois grandes partidos andam publicamente muito preocupados com o facto das eleições em Lisboa serem a 15 de Julho. Não sei se a preocupação é só para desviar atenções do cozinhado que tinham andado a preparar e que o Tribunal Constitucional mandou em boa hora queimar na panelinha, se é mesmo sincera e têm realmente medo que muitas pessoas a 15 de Julho estejam já em férias e não queiram votar. Esta sua constatação (de que a partir de 15 de Julho muitas pessoas costumam fazer férias) deveria ser endereçada ao Primeiro-Ministro e ao Ministro da Justiça que retiraram das suas cabecinhas a alteração das férias judiciais. Eu acho que as pessoas só vão compreender o disparate da medida e o carácter unicamente populista da mesma quando começarem a receber notificações para se apresentarem em tribunal nos períodos em causa, sendo obrigadas a interromper as suas férias. Como sempre, vai ser só quando doer.
O episódio do professor suspenso ( demitido?) por causa de uma piada sobre o PM está muito mal explicado. Se foi como disseram os jornais, a ministra da Educação já deveria ter actuado. Em nome do rigoroso funcionamento das escolas. E os paladinos da liberdade - estou a pensar em alguns que costumam visitar esta nau - também já deveriam ter dito qualquer coisa. 33, por exemplo.
O Luís Freitas Lobo explica hoje no "Público" a diferença entre marcar à zona e marcar ao homem, recorrendo a uma parábola canina de Menotti. Eu também prefiro a zona - ainda anteontem a apliquei : no meu quintal ninguém entra, seja Fulano ou Beltrano. A idade é que já pesa, e se escolhesse marcar individualmente um molenga tinha a vida facilitada. Os colegas da defesa é que se tramavam.
posted by FNV on 12:42 da tarde
#
(0) comments
TAKES ONE...:
Para conhecer outro. O Daniel Oliveira está abespinhado - e com razão - com o tempo de antena da apresentação do dr. Telmo Correia, essa reserva fóssil do CDS-PP, como candidato a Lisboa. De facto é extraordinário como partidos pequenos conseguem grande cobertura mediática.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.