A Al Qaeda nunca poderia ter assassinado Bhutto porque os seus "costumes tribais interditam o assassínio de mulheres". Ficamos a saber que no 11/09 só morreram homens e travestis. Desculpem, tinha-me esquecido: o 11/09 foi um plano de Bush. Agora sim, bate tudo certo.
posted by FNV on 9:17 da tarde
#
(2) comments
A FRONDA (II):
Uma sugestão para nos livrar do Mal ( que o tabaco já foi): testes de alcoolemia obrigatórios na entrada de turno dos condutores dos autocarros municipais e das ambulâncias.
Disse-me o Francisco José Viegas ( abstenho-me de publicar o resto da conversa porque não quero que o Francisco perca o réptil de ouro) que Pinto da Costa vai proibir o tabaco no estádio do Dragão. É disto que a campanha precisa: exemplos de moral e de bons costumes.
Bom artigo de Pacheco Pereira, no Público de hoje, sobre a blogosfera nacional. É uma pena, de facto, que se perca uma das boas possibilidades dos blogues ( face à escrita nos jornais) e que é exactamente a da independência: já aqui o escrevi, há uns meses, no meu pequeno auto-retrato blogosférico. Acrescentaria apenas um detalhe: os blogues também perderam a capacidade de auto-ironia, que foi uma das suas marcas iniciais. Levam-se demasiado a sério.
"Squadrone Bianco - Storia delle truppe coloniali italiane", de Domenico Quirico, Mondadore, 2002, Milano. A aventura colonial italiana é menos conhecida mas nem por isso desinteressante. Quirico investiga diferentes cenários, desde Mogadíscio à batalha de Coatit, da estratégia de Badoglio para a Líbia aos pormenores da vida nas casernas da Eritreia. Algumas fotografias são deliciosas. Quirico faz a pergunta logo de início: "Perché combattevano?". A resposta não é dada no livro de forma evidente, mas também não é necessário. Em 1895 a Itália não era um modelo de desenvolvimento e de organização e não tinha raízes africanas: o que foi lá fazer? Imitar os ingleses, marcar os franceses e seguir os tedeschi. E sem esquecer que "certo, anche noi usavamo il vecchio trucco, la vecchia tattica coloniale di mettere una tribu contro l'altra, una religione contro l'altra, eritrei contro Amhara, somali contro etiopi, etiopi contro libici, yemeniti contro etiopi, cristiani dell'altopiano contro musulmani."
O terrorismo islâmico tem causas sociais, luta contra os sionistas e contra Bush, e por isso Bhutto foi assassinada. Ela era neocon, pró-sionista e frequentava reuniões sociais.
(Como em tempos aqui referi na série Narcoanálise, Musharraf, o Sindh e o controlo do exército são também factores de muito peso no que aconteceu)
"O Bloco de Esquerda não tem ninguém simpático nem esperto nas televisões", diz VPV. Bem, nem sempre é fácil reunir as duas qualidades, mas o pior para o BE é que não as consegue sequer em separado. Minto: talvez Luís Fazenda, se fosse mais simpático (televisivamente falando), ou o Luís Januário, se ainda estivesse por lá. Mas VPV esquece o CDS/PP: não tem nenhum personagem dotado das tais qualidades.
O miúdo tem dez anos. Sai de casa ás oito, chega às seis, lancha e vai aprender línguas ou futebol. Volta a chegar às oito ( mas da noite), toma banho, janta bem, estuda qualquer coisa ( três vulgatas optimistas). São 23h. Talvez internet, talvez telemóvel; adeus pai, adeus mãe. Não brinca, não respira. E amanhã é outro dia. Como é que daqui vai sair um cidadão, é coisa que me transcende.
Enquanto jantava rena fumada ( cortesia de uma amabilíssima leitora do blogue), ouvia na SIC-N um daqueles jornalistas especializados em economês recordar os avisos que Fernando Ulrich fez em tempos sobre as contas do BCP. E o que fizeram durante todos estes meses os tais jornalistas especializados? Investigaram? Apuraram alguma coisa? Pois...
posted by FNV on 11:25 da tarde
#
(5) comments
PREVISÕES 2008 (III):
Os homens vão passar a partilhar ( como se já não o fizessem...) a menstruação com as mulheres. Já não era possível suportar mais tempo uma discriminação absurda, vítima do desleixo sexista de uma ciência ainda enfeudada ao machismo e à moral judaico-cristã. Uma primatóloga norueguesa e uma antropóloga californiana desenvolveram uma pílula que permitirá aos homens sofrer pelo menos três dias de tensão pré-menstrual.
posted by FNV on 11:42 da manhã
#
(4) comments
PREVISÕES 2008(II):
Mais saúde com a nova lei do tabaco. Podemos ir jantar fora sossegados: empanturrar as artérias com picanha, dar cabo do fígado com whisky, matar uma família inteira numa ultrapassagem vesga cem metros depois de sair do restaurante. Fumar é que não. É perigoso.
posted by FNV on 11:21 da manhã
#
(0) comments
PREVISÕES 2008 (I):
Cada vez menos casamentos, cada vez mais divórcios. Qualquer dia temos de começar a re-casar para repor o número de divórcios. É o problema do desquitamento global.
posted by FNV on 10:57 da manhã
#
(0) comments
ROBERTO DE MESQUITA, SEMPRE:
Eis o que devo ao dom surpreendente Que tanto me invejais: viver a sós, De afectos exilado externamemente.
posted by FNV on 6:20 da tarde
#
(0) comments
UNTA O CARRO, ANDAM OS BOIS:
Já dizia Sá de Miranda. Mas o PS passa a controlar o BCP como? Agora os accionistas são delegados ao congresso? E eu passarei a ter cartão de militante? Vai ser preciso colar cartazes?
posted by FNV on 3:34 da tarde
#
(3) comments
MAS SÓ HÁ UM NATAL:
"Só existem duas raças: os miseráveis e os outros" ( Malraux, Os Conquistadores).
posted by FNV on 12:30 da tarde
#
(4) comments
ROBERTO DE MESQUITA, SEMPRE:
Longo tempo fumei ouvindo a crebra chuva E o aflito nordeste em cujo uivar plangente A alma do Inverno, como a a alma de viúva, Chorava aguadamente...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.