A Morte, já a cavalo, segurando Na mão a velha Fouce reluzente, A luz da bela aurora reflectindo, Reintegrada, de novo, no seu fúnebre Esqueleto, que um manto de crepúsculo Em mortuárias dobras envolvia, Soturna e cavamente murmurou:
"- Vim de fechar os olhos a uma virgem; Vou apagar os olhos duma estrela.
"É preciso não confundir um antifascista desejoso de viver numa sociedade capitalista, com todos os inerentes privilégios burgueses, com um antifascista desejoso de viver numa sociedade socialista onde acabe de vez a exploração do homem pelo homem".
( Comandante Bouza Serrano, discurso de tomada de posse como presidente da direcção da Emissora Nacional, "O Primeiro de Janeiro", Julho de 1975)
OLHA...: Curioso, acabo de ver no calendário que amanhã é dia de ir a Vigo (ou Tuy ou Baiona ou La Guardia ou qualquer outra coisa perto da fronteira, mas sempre do lado de lá).
Ferreira Leite ( o Camacho do PSD)* é a (pequena) parte visível que o exército das sombras deixa mostrar. O PSD administrativo - das distritais, das concelhias, dos saltitões das comissões políticas - é outra parte visível. O PSD das televisões - Santana e Jardim - trabalha para pagar os salários dos mostradores do visível ( os jornalistas). O exército das sombras não se preocupa muito com o sol: Pacheco Pereira, Rui Rio, Marcelo Rebelo de Sousa. Este exército - três gerações políticas - resiste, sabota, dinamita, denuncia e manipula; sempre com a delicada missão de interpretar o sentimento do povo social-democrata. A luta que se segue vai ser entre o que o partido mostra e a História do partido.
* contribuição do FNV Junior
posted by FNV on 11:39 da tarde
#
(1) comments
JOGOS DE PRESSÕES: O presidente do clube da Luz anda por aí a apregoar que existem pressões e, até certo ponto, não posso deixar de lhe dar razão. É inqualificável a enorme pressão que se tem feito por todo o país para que o Futebol Clube do Porto jogue na próxima jornada na sua máxima força. E para quê? Por que razão deveria o Futebol Clube do Porto cansar os seus melhores dos melhores numa competição que já ganhou há semanas, quando ainda tem pela frente a final da Taça de Portugal com uma equipa que, nos dias pares (ou será ímpares?...) chuta 5 seguidos no adversário? Para fazer o jeito ao quarto classificado? Era o que mais faltava!
Caso Vieira não saiba, no futebol é cada um por si. Quem quer mesmo... ganha, não fica à espera de que os outros ganhem para ajudarem o Benfica enquanto este dorme à sombra da camisola. Aliás, se a equipa benfiquista tivesse suado a camisola ao longo do ano, ao invés de andar pendurada nela, talvez não precisasse agora pedinchar favores e vitórias ao Futebol Clube do Porto. Se a camisola é pesada, mudem de fornecedor. E ninguém tem culpa de que o presidente benfiquista prefira dispersar as suas atenções pela área editorial e cinematográfica e negligenciar a parte desportiva: foi uma opção dele, como anteriormente já tinha preferido dar mais atenção ao pessoal que conseguia colocar na direcção da Liga (vá-se lá saber com que intenção, pois eles supostamente não jogam).
Entendo que o Futebol Clube do Porto não deve ceder a pressões de baixo e deve gerir o seu plantel como sempre tem gerido - bem. Como, de resto, se viu frente ao Setúbal (a quem também podia ter feito o jeito), levou 5 ou 6 jogadores que não são, habitualmente, titulares, e mesmo assim ganhou também com dois belíssimos golos. Seja como for, a questão é irrelevante. Sei de fonte segura que o Futebol Clube do Porto treina a próxima jornada com todo o afinco e empenho, designadamente na afinação da pontaria para a concretização. Diz-se que Quaresma esteve toda a manhã a treinar trivelas à barra e Lucho e Lisandro ensaiaram remates de longe ao poste.
Exactamente. Um comentador sentado em Lisboa ( Luís Delgado) explica o que são as "bases": uma horda pura, ululante, desligada dos jornais, dos blogues, dos canais por cabo. Para ele as bases são ovelhas que detestam pensar, ouvir, ler e discutir. Pela parte que me toca, faço parte das "bases" e sou do tipo leopardo.
Pourquoi le soleil n'est-il pas un object? Parce que c'est lui-même qui suscite et tue, ressuscite indéfiniment et retue les sujets qui le regardent comme object.
( Le Soleil Placé en Abîme, 1928-1954)
posted by FNV on 9:42 da tarde
#
(0) comments
ATAREFADÍSSIMOS:
Guilherme Aguiar ( ex-vice de Pinto da Costa ) esteve hoje em tribunal a depor como testemunha de defesa de Valentim Loureiro (acusado de influenciar Pinto de Sousa). Pinto da Costa esteve hoje em tribunal a depor como testemunha de defesa de ... Pinto de Sousa. Coimbra estuda, Braga reza e o Porto trabalha.
posted by FNV on 9:31 da tarde
#
(3) comments
NÃO ESTÁ PERFEITO MAS SERVE:
Manuela apanha o vento, Sempre em frente até São Bento!
( Em 2010, com a casa arrumada e um grupo parlamentar decente, cede o lugar a Rui Rio ou talvez não...)
posted by FNV on 1:44 da tarde
#
(3) comments
MANUELA FERREIRA LEITE É CAN (José-Pedro-Aguiar-Branco-desiste-a-favor-de-Ferreira-Leite) DIDATA.
posted by VLX on 11:22 da manhã
#
(1) comments
DELIQUESCÊNCIA:
Guilherme Silva, na SIC-N, disse que foram os partidos da oposição que perturbaram a visita de Cavaco à Madeira. Disse também que Jardim fez apenas humor quando se referiu aos deputados do parlamento regional como um bando de loucos. O que é verdadeiramente podre é verificar como pessoas que aplaudiram com mãos ambas o relatório da SEDES sobre a degradação da vida política portuguesa não levantam agora um dedo.
Uma amiga e colega quis saber o que me falta a seguir a uma maratona de consultório. Respondi-lhe que era jantar, silêncio e etc. Mentira. Quando chego a horas, o que me devolve à vida é um abraço da minha filha de oito anos, de pijama e com um sorriso tropical. O resto terei sempre.
posted by FNV on 10:20 da tarde
#
(3) comments
TEIMOSA PERSISTÊNCIA: duas horas e meia sem netcabo. Logo hoje. Foram sucessivas tentativas mas o sistema dizia-me sempre o óbvio, logo na primeira hipótese concedida: "não deve estar ligado à rede". Pois não, sou cliente da netcabo. Mas vou deixar de ser amanhã e ficarei ligado.
JOGO LIMPO: Bem, de jogo sujo não se podem queixar. Tal foi o banho de bola que se não sairam limpinhos a culpa não foi nossa. Queixem-se à polícia de outra coisa qualquer, excesso de velocidade ou algo do género.
posted by VLX on 10:21 da tarde
#
(1) comments
ENA...: Já foi um. E ainda nem se começaram a servir os croquetes...
posted by VLX on 8:39 da tarde
#
(0) comments
FAIR PLAY III: Obrigado netcabo, ao fim de uma hora de desesperantes tentativas consegui aceder à rede mas o jogo já começou. Peço encarecidamente que o vosso serviço aguente, pelo menos, até aos lamentos do Rui Santos. De outra forma é mesmo desta.
posted by VLX on 8:33 da tarde
#
(0) comments
FAIR PLAY II: É pá, verdes: a malta dá-vos uma mãozinha mas vocês também têm de dar à perna...
posted by VLX on 8:32 da tarde
#
(0) comments
FAIR PLAY: Obrigado, foi muito simpático virem à nossa festa. Esperamos que se sintam como em casa, da última vez.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.