O incrível é o que o Eduardo conta: há pessoas que lhe escrevem a perguntar por que razão não estão incluídas na short list.
posted by FNV on 5:37 da tarde
#
(0) comments
FILOSOFIA BARATA (VI):
Ultimamente tornou-se moda a glorificação mediática de pessoas que resistem ao cancro. Nada a apontar a quem tem e luta contra essa e outras doenças, mas não é especiamente meritório sobreviver *. É para isso que cá estamos. Uma explicação para o desvario pode residir na urbanidade bem composta. Exceptuando algumas ilhas, nas terras ricas os media não têm guerras nem tragédias de curral para relatar. O herói passa a ser alguém a quem o fatum destinou um golpe. Ainda que bem ajudado pela medicina, pelos amigos e pelos familiares, uma pessoa comum veste a capa de Super-Homem apenas porque vive. Coisa que não depende dela.
* aviso aos especialistas em argumentos ad hominem: fui operado a um cancro no mês passado.
posted by FNV on 2:46 da tarde
#
(11) comments
WALLACE STEVENS, SEMPRE:
The major abstraction is the idea of man And major man is its exponent, abler In the abstract than in his singular.
Chore embora quem presa a vida sente Aos olhos da sua mulher sua afeição, Como a hera que abraça docemente pórtico pagão; A mim que nada no mundo me tem preso, Que as minhas afeições vi desabar, A vida e mais as lágrimas desprezo, Folga o meu coração, não sei chorar!
Se os psicólogos têm razão, eu estou condenado. Tenho num saco um gato, um hamster e uma data de formigas. E um livro sobre cozinha canibal. Até é pouco para um felino. Arrastar um humano pela árvore acima não é difícil para um leopardo em boa forma ( faço press de banco com 60 kg). A que saberão os homens? A tédio, provavelmente. Uma coisa é certa: não atacamos em bando.
Agora "é necessário um grande investimento público para combater a crise", diz Sócrates. É curioso, porque eu era capaz de jurar que ainda há uns meses os defensores dos comboios para Vigo asseguravam que isso seria "tudo feito com o dinheiro dos privados".
posted by FNV on 12:05 da tarde
#
(1) comments
CARTA ABERTA A SIR ALEX:"Please, please, take him back asap!"
posted by Neptuno on 10:30 da manhã
#
(0) comments
É PARA QUEM PODE:
Há 53 anos que não enfardávamos seis golos. Razão tinha o CAA quando dizia que Scolari era pouco mais do que medíocre. Isto das proezas não é para quem quer.
Falar verdade significa dizer coisas discutíveis, polémicas, até contraditórias. Um político que fala verdade estabelece uma ligação directa com os cidadãos. Não temos de concordar com tudo o que ele diz, mas podemos acreditar que ele pensa tudo o que diz. Espero que Manuela Ferreira Leite continue a falar verdade. Não creio que ela sobreviva às próximas eleições ( sobretudo com estas coisas que o Pedro tão bem assinala) nem isso me importa. Estes meses foram, são e serão suficientes para mim. Ainda por cima existe sempre a possibilidade de, apesar das alianças mediáticas e da preguiça dos analistas, as pessoas se sentirem próximas deste estilo. O circo tem medo de ser obrigado a rever certezas e de abandonar a língua de madeira. Comprem um cão.
posted by FNV on 10:10 da manhã
#
(5) comments
UMA BOA AJUDA:
Para Manuela Ferreira Leite é o dr. Menezes. Enquanto ele aparecer convulsivamente - ontem foi no estilo Octávio Machado vocês sabem de quem estou a falar - acontecem duas coisas:
É o que eu digo, eles mudaram. Aqui há tempos estivemos de acordo em criticar a ladainha da "democracia em perigo" e do abuso do "fascismo" para aqui e para acolá: lembram-se de Augusto Santos Silva ser chamado de "fascista" em Trás -os -Montes?
posted by FNV on 12:01 da tarde
#
(2) comments
GOTTFRIED BENN, SEMPRE:
Mas sabe-o: Vivo dias de fera. Sou uma hora de água. À tarde isto adormece-me as pálpebras como floresta e céu. O meu amor sabe só poucas palavras: Tão bem se está junto ao teu sangue.
É bem feito. Se essse imbecis querem impunidade e compreensão terão de subir 300km ( mas também terão de trabalhar mais: bater a sério em jornalistas, perseguir presidentes da câmara e o Pacheco Pereira, fazer esperas a treinadores etc).
posted by FNV on 8:25 da manhã
#
(5) comments
WEST WING (III):
Isto é que os aflige. E isto também. A historieta da suposta gaffe de MFL é só fumaça. O povo é sereno.
posted by FNV on 1:16 da manhã
#
(1) comments
WEST WING (II):
Pois parece-me que o estilo off-the-cuff de MFL tem apertado muito o PS. E isto porque esse estilo cai bem às pessoas cansadas de ver e ouvir políticos que atiram a pedra e escondem a mão. Outro problema é o discurso. Nos próximos tempos MFL vai ter de fazer muitas intervenções curtas. Churchill dizia que gastava cinco minutos a preparar um discurso de uma hora, mas que precisava de muitas horas para preparar um discurso de cinco minutos. Vai ser preciso uma boa equipa.
Tudo tem o seu tempero. A linguagem franca e por cima do mainstream faz falta e eu gosto, mas talvez fosse boa ideia pôr alguém a escrever os discursos de Manuela Ferreira Leite. Não se perdia o essencial e ganhava-se clareza.
Bem, ela tem algum orgulho em exibir vídeos de destruição de tanques Bradley; ela converteu-se ao islamismo depois do 11 de Setembro; ela elogia fanáticos que acham que o lugar das mulheres é em casa e tapadas; ela tem um blogue que diz mostrar os dois lados da guerra ( Islão contra quem?), mas não publica factos nem opiniões contrárias às suas ( gosta é de dar voz a assassinos como este). Seja como for, é uma jornalista e, bem vistas as coisas, não muito diferente da generalidade das luso-jornalistas engajés no que toca à simpatia ( virtual, claro, senão lá se ia a mini-saia) pelos radicais-cabrões. Que regresses a salvo e melhorzinha da cabeça.
posted by FNV on 3:29 da tarde
#
(2) comments
FILOSOFIA BARATA (VI):
"O que fiz eu para merecer isto?", ou, na versão (musical) dos Pet Shop Boys, "What have I done to deserve this?". Não é só uma queixa ou um lamento, é também um protesto oficial que pressupõe um encanto: não estávamos na lista. Por falar em suposições, suponho que não adianta dizer que o fatum é implacável e não recebe reclamações. Restam então o encanto e a surpresa. Nós não merecemos. Esta ideia lardeia a convicção inabalável de que o mundo nos deve uma vida feliz, ou seja, que só merecemos as coisas boas. Nunca dizemos ao receber o prémio da lotaria: o que fiz eu para merecer tanta sorte? Na prática, o lamento serve para nos consolarmos e para salvarmos, no meio da desgraça, a nossa imagem. O corpo apodreceu, o Cardozo falhou mais um golo, o pneu furou no meio do deserto? Sim, mas nós não merecíamos; fomos sempre bons rapazes ( e raparigas).
posted by FNV on 10:36 da manhã
#
(0) comments
DISCRIMINAÇÃO:
Quando ciganos são presentes ao TIC, em Coimbra - em casos envolvendo droga, armas etc - , há um aparato de segurança impressionante. Por que motivo a claque do Benfica - pouco me importa se é oficial, oficiosa ou pegajosa - não recebeu tratamento semelhante?
posted by FNV on 10:34 da manhã
#
(1) comments
"ASTRONAUTAS DO ESPAÇO INTERIOR":
Uma descrição do próximo conselho de ministros de Sócrates:
"O edifício de base ficará a coberto, a boa distância no interior das suas próprias terras, de preferência à beira de um rio. Deverá ser bastante vasto para que um grupo-piloto ( astronautas do espaço interior) possa ele próprio situar-se neste edifício - orgasmo e génio, e os seus instrumentos e máquinas do sonho, e aparelhos delirantes e seus acessórios -, com dependências para os ateliês, bastantes grandes para a implantação de uma indústria ligeira."
( Alexander Trocchi, Internacional Situacionista, nº8, Janeiro de 1963, trad. de Júlio Henriques)
posted by FNV on 10:14 da manhã
#
(0) comments
BOCAGE, SEMPRE:
Razão, de que me serve o teu socorro? Mandas-me não amar: eu ardo, eu amo: Dizes-me que sossegue: eu peno, eu morro.
Manuela Ferreira Leite "não sabe nada", "não estuda", mas abre a boca e um par de horas depois está um ministério qualquer - hoje foi o da Agricultura - a responder.
DIFICILMENTE COMPREENSÍVEL: Manuel Alegre diz que "dificilmente" será deputado pelo PS nas próximas legislativas, porque o PS se tornou numa "máquina eleitoralista", e, simultaneamente, critica a avaliação dos professores (também) pelos votos que se vão perder.
Adenda: O Luís Novaes Tito, na sua Barbearia, refere-se a este post com o título "Descontextualizações". Escrevi o texto acima a partir dos excertos que ouvi no telejornal da RTP1. Admito que houvesse uma certa descontextualização. De qualquer maneira, criticar o PS por se ter tornado numa "máquina eleitoral" e, ao mesmo tempo, no meio de uma crítica que se pretende substancial ao sistema de avaliação dos professores, afirmar que "a maior parte daqueles professores que vai para a rua votou no PS" e que, "com certeza, muitos deles já não voltarão a votar" parece-me, pelo menos, infeliz. Note-se: é um argumento politicamente válido, mas num registo de captação de votos de que MA parece querer distanciar-se.
Os velhos são abandonados nos hospitais por familiares que dão números de telemóvel falsos; os velhos são espancados; os velhos não são fashion; os velhos não têm area studies nos departamentos das universidades; os velhos raramente inspiram ( não é o caso do link) os jornalistas de causas. Os velhos cheiram a mofo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.