"Em três anos de experiência revolucionária os Portugueses habituaram-se a desconfiar das promessas. Assim, não se deixam hoje impressionar pela propaganda dos arautos das miragens salvadoras, quando já conhecem, por experiência, os resultados a que aqui conduziram, num passado recente, e sabem o preço, até na própria liberdade, que outros países tiveram de pagar sem que daí lhes adviessem vantagens compensadoras para a resolução dos mesmíssimos problemas que também a nós nos afligem."
( Superar a crise e relançar a economia nacional / Conunicação feita ao país pelo primeiro-ministro, dr. Mário Soares, em 25 de Agosto de 1977, Sec. de Estado da Com. Social, Lisboa, Setembro de 1977)
posted by FNV on 11:29 da tarde
#
(0) comments
COISAS DE LAREIRA (I):
"6.5.7. - As novas tecnologias, o terrorismo desinformativo impresso e audio-visual da reacção e do imperialismo:*
- A reacção e o imperialismo recorrem crescentemente às novas tecnologias com o objectivo de desinformar, confundir e manipular as opiniões e as consciências;
- nos grandes momentos da vida política nacional e em períodos eleitorais esta acção assume contornos particularmente escandalosos e comprometedores da democraticidade dos actos eleitorais."
( 1ª Assembleia da Organização Distrital de Coimbra - PCP, 9 de Novembro de 1986, Projecto de Resolução Política)
"Não é possível fazer reformas na educação de forma autoritária e unilateral". Foi Maunela Ferreira Leite que disse isto? Não. Foi Ana Benavente ( figura grada do eduquês), há minutos, na RTP-N.
1) Na Ler, de Dezembro, uma crónica de sexo sem leite de mamas nem guinchos nos currais .Para cumprir uma aposta. Ficou um bocadito soft.
2) Dia 9 de Dezembro, na Bertrand do Dolce Vita, em Coimbra, pelas 21.30h, o Francisco José Viegas e o Paulo Mota Pinto vão convencer as pessoas a comprar o meu "Amor e Ódio".
No severo ossuário foi que eu vi Caveiras a caveiras ordenadas; Pensei no velho tempo encanecido. Os que outrora se odiaram, em cerradas Filas estão, e ossadas duras, que se feriram De morte, jazem mansas e cruzadas.
( Ao contemplar o crânio de Schiller, trad. de Paulo Quintela)
posted by FNV on 11:54 da manhã
#
(2) comments
STASIS BENFIQUISTA:
Este Quique não faz clique. E lá vamos nós regressar ao carrossel de treinadores e jogadores. É uma pena que o carrossel não faça girar toda a gente.
Adenda: agora a culpa é do Quim. Uns patuscos, uns patuscos...
NOTA INTERNA: Verifica-se que alguma comunicação social não hostil ao nosso clube, hã, continua a não perceber que essa obsessão de nos guindar ao primeiro lugar da Liga nos é muito prejudicial. Põe muita pressão nos rapazes, hã, e depois quer-se dizer, hã, como que lhes dá uma vertigem e eles periclitam. Era preciso sensibilizar esses media. Alguém arranje maneira também de explicar ao guardião que não lhe fica bem aquela expressão de quem entrou no filme a meio cada vez que leva um golo, mesmo que seja um pontapé de bicicleta de fora da área. Transmita a quem de direito.
posted by PC on 11:55 da tarde
#
(1) comments
STASIS BENFIQUISTA:
O sr. Luís F. Vieira tem um diferendo com a ZonTVCabo. Declarou ontem, a propósito da humilhação de Atenas transmitida por esse canal, que "os comentários que se ouviram não foram inocentes ". Inocente sou eu que pensava que o sr. Vieira ainda tinha um pingo de vergonha.
posted by FNV on 6:07 da tarde
#
(0) comments
FILOSOFIA BARATA (VIII):
Há que fugir da rotina, há que evitar a rotina. E para isso inventámos coisas estúpidas com nomes ainda mais estúpidos - o rafting e o paint-ball -, ou alimentámos a indústria da hotelaria e as suas escapadinhas ( uma espécie de empadinha com uma contazinha dentro). A rotina é o melhor que há depois de acordar vivo. Liga o dia de hoje com o de ontem ( uma vantagem apreciável) e planeia o dia de amanhã ( um golo de antologia). É o que anseiam os sobreviventes da cidade destruída: limpar as ruas, reerguer paredes, voltar à vidinha de antes. É aborrecida porque é sempre igual? Ora essa! Já alguma vez vos apeteceu acordar diferente? Por exemplo, preso numa masmorra soviética dos anos 50, transformado em escaravelho, ou agraciado com um emprego na televisão? Rotina: andar na estrada (rasgada a custo). Nem mais.
Acompanha-se o Congresso do PCP e apanha-se uma insolação: eles são pela liberdade, pela democracia, pela livre discussão dos assuntos que interessam ao povo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.