TRIBUTO: Há uns tempos atrás, deixei aqui um link para uma notável entrevista de Jacques Derrida ao Le Monde, também apreciada pelo Portugal dos Pequeninos.
Hoje deixo alguns excertos de um livrinho de 2001, L'Université sans Condition (Ed. Galilée, 2001), editado em Portugal pela Angelus Novus (2003; trad. de Américo A. L. Diogo, com posfácio da minha antiga professora de Filosofia, Fernanda Bernardo); aí se reproduz uma conferência proferida em Stanford (Califórnia) em 1998, que me impressionou particularmente, e que pode ajudar a compreender a francofilia, hoje tão anatemizada, de que sofrem muitos da minha geração:
" (...) a universidade moderna deveria existir sem condição. (...) Mais além da chamada liberdade académica, esta universidade exige, e deveria ser-lhe em princípio reconhecida, uma liberdade incondicional de questionamento e proposição, e mesmo, o que é mais, o direito de dizer publicamente quanto exigem uma pesquisa, um saber e um pensamento da verdade.
(...) a universidade sem condição não se situa necessariamente nem exclusivamente nos precintos do que hoje se chama a universidade. Não se acha necessariamente, exclusivamente, exemplarmente representada na figura do professor. Tem lugar, procura o seu lugar em todos os lugares onde essa incondicionalidade possa anunciar-se.
(...) Desconheço se o que assim digo é inteligível, se tem um sentido. Está com efeito em pauta o sentido do sentido. Desconheço sobretudo qual seja o estatuto, o género ou a legitimidade do discurso que acabo de dirigir-vos.
(...) A estes respeitos disponho de algumas hipóteses, mas finalmente, a partir de agora a vós incumbirá, a outros também, o decidir. Os signatários são também destinatários. Não os conhecemos, nem vós nem eu. Porque deste impossível de que falo, se por ventura um dia chegar, a vós deixo o imaginar as consequências.
Levem o tempo que quiserem, mas despachem-se, pois não sabem o que vos está guardado".
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.