OS ANJOS CAÍDOS DO CDS/PP: Num post lugubremente intitulado "Notícias da nossa morte II", nada condizente com a sua habitual jovialidade, o nosso VLX afirma que "pensar-se que o CDS possa ter medo de ir sozinho a eleições é não conhecer o CDS nem Paulo Portas". Esta frase, na parte que me toca, é inteiramente correcta: acho que o CDS/PP (faltou o PP, Vasco, faltou o PP...) tem medo de ir a eleições sozinho e não conheço Paulo Portas.
Mas a questão é: alguém pode afirmar com segurança que conhece verdadeiramente Paulo Portas? E mais ainda: algum militante ou simpatizante do CDS/PP pode afirmar que conhece verdadeiramente os seus líderes?
A história do Partido não é famosa a este respeito. Senão vejamos:
Freitas do Amaral, fundador e primeiro chefe do CDS, teve uma liderança sólida durante largos anos e foi promovido pelos centristas até quase vencer as eleições presidenciais contra Soares. Hoje, é odiado pelo Partido, riscado da sua história e os seus apoiantes de outrora não perdem a oportunidade de o execrar. Afinal, estavam enganados.
Lucas Pires, visto durante um tempo como uma hipótese de renovação do CDS, conseguiu congregar à sua volta uma "direita arejada", mas acabou por abandonar o Partido na altura da palhaçada anti-europeísta de Manuel Monteiro, fazendo-se eleger nas listas do PSD. Paulo Portas, nesse tempo, ainda era anti-euro-frenético, e alguns de nós ainda se lembram do que então (e já antes...) ia escrevendo no Independente sobre Lucas Pires. Muitos acompanharam o director do Independente e o banimento de Lucas Pires só é hoje suavizado pela sua morte prematura. De qualquer forma, estavam enganados.
Manuel Monteiro era a direita descomplexada do 25 de Abril, próxima do povo do Portugal profundo e Ó-oliveira-da-serra. Marcou uma etapa importante do CDS/PP, ocupou um espaço político. Foi considerado hábil e corajoso. Promissor, promissor. Hoje, basta dar uma volta pelos blogues próximos do Partido Popular para ver o que dele aí se diz. Estavam, mais uma vez, enganados.
De modo que, dos líderes passados do CDS/PP, só Adriano Moreira não foi renegado pelos seus apoiantes de então. Ora, quando os simpatizantes do CDS/PP me dizem que não conheço Paulo Portas, têm toda a razão. Mas também não estou inteiramente seguro de que eles o conheçam. Quem sabe se, mais dia menos dia, vêem outra vez A Luz - e dão guia de marcha a Paulo Portas para a coorte dos anjos caídos.
Não posso estar mais de acordo contigo. Percebo as motivações do Vasco, é um dos indefectíveis assim como o irmão. Gabo-lhe a coerência. Contudo, como ele, há poucos.
P.S. Nos "patinhos" continua-se a comer bem! Pena haver poucos locais em Coimbra onde se coma bem!
Não posso estar mais de acordo contigo. Percebo as motivações do Vasco, é um dos indefectíveis assim como o irmão. Gabo-lhe a coerência. Contudo, como ele, há poucos.
P.S. Nos "patinhos" continua-se a comer bem! Pena haver poucos locais em Coimbra onde se coma bem!
Olhe que não Mãos de Tesoura. Como ele, há muitos. Há pelo menos 477.350 votantes nas últimas legislativas,8.72% que deram 14 mandatos de deputado. Ele há malta muito teimosa, só com um tiro na cabecinha é que não bota no CDS ...
Caro PC, tem toda a razão. Gostaria só de acrescentar que: - Paulo Portas sempre que pôde "insultou" (as aspas estão a mais) os ex-líderes do CDS/PP. Recordo-me de num programa de televisão ter dito a Lucas Pires: "Quando o país precisava que o Sr. crescesse, o senhor engordou" [que nível!] - O CDS/PP está a passar outra vez pela conhecida e já diagnosticada síndrome do "Táxi". Tenham calma que a "bandeirada" não está assim tão alta! Elói Varandas
Tens toda a razão, mas como estou em Lx tenho que reconhecer que estou por fora do que há agora de bom em Coimbra. Falava do restaurante da Mealhada, que tal como o Tem-Tem tem rodízio. Mesmo ao lado do Simões dos Leitões! Adoro a Mealhada, cluster gastronómico por muitos copiado (Canal Caveira, Mimosa, etc.) mas nunca igualado. Viva o Tem-Tem, porque quem o tem, tem tudo! Grande abraço,
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.