CEIA DOS BLÓSCARES: O Miguel já lançou os Blóscares 2005 e encarregou-me de escolher a ceia que será degustada na noite de 1 de Abril, após a atribuição dos prémios, enquanto assistimos, calmamente, ao fim da blogosfera. Topei logo que o pedido trazia, por assim dizer, água no bico: aposto que o Miguel estava convencido de que o Mar Salgado forneceria, de borla, uns santiaguinhos (bruxas, ou lagostins-da-pedra, por aquelas bandas), seguidos de uma sopa clara de robalo e, a coroar o prândio, um imperador assado no forno, escoltado pelas inevitáveis batatinhas. Mas pareceu-me que a ceia deveria, de algum modo, prestar homenagem ao nosso anfitrião - só que, como imaginam, não é fácil combinar peixe e crustáceos com a passarada. Enfim, com a preciosa ajuda de Lucas Rigaud, lá descobri o que queria:
"O Galeirão he hum passaro, que quasi sempre vive no mar, ou nas lagoas, onde mergulha até ao fundo, para procurar peixes miudos, mariscos, e outros insectos, de que se nutre; e como participa da natureza de peixe, e o seu uso he permittido na quaresma, direi nos Artigos seguintes os melhores modos de se prepararem.
Galeirões cozidos ao Corbuyon.
Depenados, e chamuscados os galeirões, tirão-se-lhes as tripas, põe-se-lhes os pés por detraz das coxas, entezão-se em huma fornalha, limpão-se, e escanhoão-se, atão-se com barbante, lardeão-se com bocados de anguias, e enxovas, põe-se a cozer em hum adobo com agoa, vinho branco, sal, pimenta, o miolo de duas nozes, huma capella de hervas finas, cebolas cravejadas, hum bocado de manteiga, e deixem-se ferver pouco e pouco; estando cozidos, tirem-se fóra do adobo, e sirvão-se com môlho de manteiga, salsa, e enxova picada, vinagre, e as suas alcaparras".
In: Cozinheiro Moderno, ou Nova Arte de Cozinha, onde se ensina pelo methodo mais facil, etc., dado à luz por LUCAS RIGAUD, Hum dos Chefes de Cozinha de Suas Magestades Fidelissimas,&c., Quinta Edição correcta, e emendada. Lisboa: na Typografia Lacerdina. Anno 1826. Com licença da Meza do Desembargo do Paço.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.