Mar Salgado

terça-feira, maio 12:

ESTRANHO CONCEITO DE LIBERDADE:

Nunca imaginei que lá se chegasse, à obrigatoriedade de se ser homossexual, sempre vi esse dito como uma chalaça ou coisa assim. Afinal não. Do alto da sua cátedra e abrigada por um conceito muito próprio de liberdade pessoal, Ana Matos Pires entende que quem tem tendências homossexuais, mesmo que não as pretenda ter e sofra com elas, está obrigado a ser homossexual até ao fim da vida. Não pode pedir ajuda, não pode mudar de vida, não pode alterar o seu rumo, não pode consultar ninguém, não há retorno. A pessoa sofre, a pessoa por qualquer motivo não quer ser homossexual, a pessoa quer ser diferente do que sente ser, mas Ana Matos Pires não deixa. É uma orientação de um só sentido, proibida a inversão de marcha. E se alguém os ajudar, mesmo que a seu pedido, é intolerante. Deliciosa baralhação de conceitos sobre a liberdade individual.
 

posted by VLX on 2:59 da tarde #

Comments:
Eu concordo com o VLX. E quem tem tendências heterosexuais, se se sentir mal com elas, também deve poder pedir (poder pedir? hhmmm) ajuda psiquiátrica. Ninguém tem nada que saber o que se pede ao psi.
 
Eu até acho que quem se sentir melhor a pensar que é o Napoleão pode pedir ao psi que o convença que venceu a batalha de Austerlitz e comeu a Josefina.
 
eheheh, companheiro Vasco, você, como sempre, é uma caixinha de surpresas.
Eu tenho 2,00 metros de altura, mas gostava muito de ter 1,75 metros, à semelhança, aliás, de alguém que você conhece bem aqui pela vizinhança.
Por isso preciso da sua ajuda, é que tenho a impressão que a minha liberdade individual é do tempo da outra senhora...
 
Mete-me pena ver por lá o Luís Lavoura a falar de um caso delicado pessoal/familiar e ser tratado daquela maneira pela autora do post... que raio de discussões palermas que não são capazes de se calar perante o sofrimentos dos outros!
 
José Serra, em que é que o Luis Lavoura foi desrespeitado? O Luis Lavoura falou de um caso familiar, não o achando assim tão delicado que não pudesse ser discutido em público. A autora do post (e não só) respondeu-lhe, dando a sua opinião sobre a questão familar que o próprio levou para a discussão e a sua diferença para a questão do post. Nem o Luis Lavoura se queixou de ser maltratado. Menos paternalismo.
 
Ó Vasco, já discuti isto coma a Ana Pires: ela não concede a possibilidade de alguém não se sentir bem com a sua homo e pedir ajuda, mas já acha bem um psi ajudar alguém a assumir a sua sua homo.
Pronto, é uma opinião.
 
bom, se a casca é assim tão grossa quem sou eu para me preocupar com os dramas dos outros... tem razão, caramelo: menos paternalismo!
 
FNV, posso dar a minha opinião? A posição da Ana Pires é perfeitamente lógica: para ela, que acha que a homossexulidade não é uma doença, ajudar alguém a assumir a sua homossexualidade é exactamente convencer essa pessoa de que não é doente.
Mas é como disse lá em cima, eu nisto sou liberal. Um tipo que não se sinta bem como é e que queira ser outra coisa, deve recorrer a um psi para o efeito. Há lá maior doença do que um tipo não ser como quer? Então...

José Serra, a questão é que ninguém ofendeu o Lavoura.
 
caramelo, vá lá ler os comentários e não seja tão rápido no gatilho... não digo que haja ofensa, mas no entusiasmo da diatriba a autora do post disse algo que me arrepia só de a pensar a ser lida pelo visado... tanto mais que ele nunca mais voltou a responder, apesar da insistência da menina...
mas claro, tudo isto é paternalismo da minha parte e o que interessa mesmo é uma boa discussão sobre a liberdade.
 
Ó Caramelo, aí é que está o osso.Já ajudei pessoas que estavam a sofrer, porque eram casadas, tinham filhos, mas gostavam de outra pessoa. Estavam indecisos e angustiados.
Agora pergunto: o divórcio e o casamento são doenças?
 
Enganou-se, José J. C.Serra, não só não se trata de qualquer entusiasmo, muito menos de diatribe, como o Luís Lavoura voltou. Não tenho por hábito os comportamentos de que me acusa, lamento.
 
Bem visto, Filipe. Há na argumentação de Ana Pires dois determinismos que minam a lógica do raciocínio: um determinismo biológico válido unicamente para a homossexualidade e um determinismo cultural só válido para a heterossexualidade. No primeiro caso, se é gay não pode querer mudar para hetero, pois a biologia impede-o; no segundo caso, se é hetero pode mudar para gay pois foi a cultura que o vinculou à orientação sexual anterior.
O conceito de doença na homossexualidade, um dos grandes cavalos de batalha na passagem do DSM-III para o DSM-IV, foi ultrapassado e ainda bem. Recordo, porém, que no mesmo DSM-IV (pelo qual não tenho apreço de monta, nem por outros inventários de mercearia psiquiátrica) surge codificada uma perturbação de identidade de género que, não sendo obviamente homossexualidade, alerta para o facto de haver em crianças, jovens e adultos «uma persistente e forte identificação de género cruzada». Isto, segundo a Bíblia da psiquiatria, parece que já doença. Em que ficamos?
 
Nem mais, Filipe, excelente exemplo, você não "tratou" o divórcio nem o casamento, porque diabo há que tratar a homossexualidade? É tão bizarro como falar em tratar a heterossexualidade.
 
Prezada Ana Pires, não me parece que a acuse do que quer que seja. Repito o que escrevi: «Mete-me pena ver por lá o Luís Lavoura a falar de um caso delicado pessoal/familiar e ser tratado daquela maneira pela autora do post... que raio de discussões palermas que não são capazes de se calar perante o sofrimentos dos outros!»

O «daquela maneira» é quando diz: «homosexualidade não é doença, mas o autismo sim» a uma pessoa cujo filho foi, ontem ou hoje, recentemente diagnosticado autista (ou lá perto), como o próprio afirmou. Isto, na boca de uma técnica da área da saúde mental parece-me insensibilidade e casca grossa. Não a acusei, Ana Pires, limitei-me a dizer que achava uma palermice discutir tão perto do sofrimento de outrem.
Contudo, se achar que as minhas observações a ofenderam de alguma maneira considere desde já as minhas desculpas.
Saudações.
José Serra
 
Não é verdade, José, nunca me ouviu falar em determinismo biológico ou cultural.

Deixe-me também dizer-lhe que a mudança nosográfica não se deu do DSM III para o IV, entre os dois houve o III-R e que, para além de tudo o mais, está a falar de um instrumento classificativo, não de uma bíblia nem de uma lista de mercearia, existem instrumentos classificativos em medicina, só isso. Ainda noutro dia falava nos casos de homossexualidade egodistónica com o FNV... bateu à porta errada, lamento outra vez.

Olhe, a
 
Ana: tem razão, não tratei nem um nem outro. Ajudei (que é como quem diz...)no desconforto de uma escolha.
 
Prezada Ana Pires, torna-se um prazer para mim ser corrigida por si, sobretudo numa área em que é tão versada como o DSM e quejandos.
Pode continuar.

Eu não disse que a Ana falava de determinismos. Fui eu que os deduzi das suas palavras e da sua posição contrária à de DSampaio. É da minha lavra não da sua.

E continuo da mesma opinião. Certamente estarei errado.
saudações cordiais
 
Errata: onde se lê «contrária à de DSampaio» deve ler-se «favorável à de DSampaio».
 
O problema ( = compromisso) de base é que a AMP quando fala de homossexuais só pensa nos que estão, como direi... no 'lobby'.
Então, a opção (a única opção), é assumir, claro. - Há lá coisa mais dignificante?! - “Envergonhai-vos, morrei para o mundo, gays escondidos da terra!”
(uma gaivota voava, voava...)
Talvez haja mesmo um mundo separado, onde estão os que não querem mesmo ter orgulho. – E têm direito, porque não? Desde que não façam vítimas pelo caminho (great issue, aliás).
Pessoalmente, acho também que, na generalidade, deve ser muito mais doloroso não sair do armário do que exigir - ou consentir - no 'empowerment ' pessoal que resulta da expressão livre da identidade. E que, (já agora), aproveita a onda redentora do momento (a gaivota...).
Até vejo nessa coisa uma grande vantagem: - a honestidade para com terceiros: - sim, sim, aqueles que podem ser ‘arrastados’ no embuste, com gravíssimo dano, quer a intrujice seja activa, ou meramente passiva. Porque em qualquer caso é consciente.

Já quanto ao resto, irrita-me solenemente o novo catecismo, a propaganda excessiva, a histeria dos paladinos.
- Deixem viver, deixem crescer, pode-se?
(há miúdos confundidos a assistir)
 
José,
Quem falou em "cunho biológico",não foi o Daniel Sampaio, foi o João Marques Teixeira na Pública de dia 2 de Maio- repare que o DS "aspou" a citação. Cumprimentos.

Teresa,
Nunca, mas mesmo nunca, leu ou ouviu - nem lerá ou ouvirá - de mim juízos de valor face ao coming out. Cumprimentos.
 
Filipe,
Esse é ainda um outro ponto da discussão, tenho sérias dúvidas que se possa falar em escolha a propósito de orientação sexual.
 
Pois, FNV, não se tratam casos de casamentismo, divorcismo e homossexualismo, da mesma forma que se tratam casos de paludismo. Se te aparecer um tipo com a mania que tem uma girafa na cabeça, não vais certamente tirar-lhe a girafa da cabeça, mas sim tirar-lhe a mania que tem uma girafa na cabeça.
 
Caramelo, não disparates.
Ana: mesmo que não haja escolha, no sentido que julgo que lhe está a dar, há muitas vezes uma ilusão sobre o que se quer, sobre o que se julga melhor.
Como terapeuta aprendi a respeitar sempre essa ilusão ( desde que ela não viole direitos fundamentais de terceiros).
Tive uma mulher em terapia que depois de uma relação com outra mulher ficou a seco. Que não, que não "gostava de mulheres", que gostava daquela mulher específica.
Isto não é nada simples.
 
subscrevo, filipe: nada de mais complexo... O exemplo que deu recorda-me uma paciente com cinco anos de relação estável (e prossegue) que, há coisa de seis meses, se apaixonou loucamente por uma colega de trabalho, com a qual iniciou relação «paralela, fogosa e escondida (como ela diz). Refere-me que não sente atracção sexual por outras mulheres mas só por aquela (como no caso que apresentou), que está satisfeita com a relação que tem com o companheiro, e que encontrou na colega - agora namorada - uma paixão jamais experimentada antes. Sugiro-lhe que no meio de tanta paixão a sua vida relacional se complicou sobremaneira (relação paralela, uma das partes - ele - desconhece a relação «clandestina» e familiares e amigos também). Diz que não quer escolher pois se o fizer irá provocar sofrimento e todos ficam a perder. Sublinho-lhe que não optar é já uma escolha. Ao que ela responde: por que hei-de definir-me gay ou hetero se posso ficar com o melhor das duas coisas.
Respeito aquela que parecer ser a
ilusão dela -para usar a linguagem do Filipe - , a de que não optando não fará sofrer ninguém. Mas acho que também há ali um misto de protecção de si própria, de não se assumir e, em simultâneo, uma necessidade imperiosa de se sentir amada e de amar, de experimentar e dar prazer.
Arriscaria, até, dizer (correndo o risco de delirar) que estas duas relações respondem a duas necvssidades de vinculação diferentes, mas igualmente poderosas: a necessidade de paixão, de entusiasmo, por um lado; e a necesidade de estabilidade e refúgio, por outro.

Enfim, isto para dizer que é preciso juntar à complexidade do tema em apreço outras variáveis que o construto doença/não doença não abrange. É aliás, redutor. (tão redutor como o binómio pecado/virtude que a Igreja usa para interpretar e avaliar oscomportamentos sexuais hetero e homo).
 
É um bocado isso, José, usei a ilusão no sentido de "O futuro de uma ilusão": o que fica por debaixo do constragimento.
 
Caro VLX, vamos tentar devagarinho:

Uma coisa é uma pessoa sofrer por ter certa orientação sexual. Pode até ser normal que a nege, visto que tem de lidar com um mundo hostil, que por exemplo gosta muito de produzir prosas horripilantes em blogs que não nos facilitam nada a vida. Toda a gente tem direito a procurar ajuda para as suas angústias, como não podia deixar de ser.

Uma coisa completamente diferente é dar a entender que uma orientação sexual tem cura, uma coisa tão absurda que nem vale a pena explicar. Tais "tratamentos" são nocivos e contra-producentes, por introduzirem expectativas e objectivos irrealizáveis, levando a uma angústia permanente. Basta que imagine que o tentariam curar a si da sua orientação sexual.

Percebeu agora? Se ainda não, se calhar não há cura.
 
E a cura para os gajos que lêem e comentam as prosas blogueiras que no entanto acham horripilantes?
Iso é que era.
 
Não há cura. Só se nos obrigarem a ler só isto ou só aquilo. O que é uma chatice.

Mas por acaso não costumo ler o vlx, só que quando as pessoas opinam sobre assuntos que por acaso até nos afectam pessoalmente, reservo-me ao direito de. Com a permissão do leopardo.
 
Permission granted, eheheh;)))
 
"disparates"?! grunf... ficas-me a dever pelo menos sete anos de terapia por essa, meu. Mas este tema está a ficar mesmo demasiado esotérico para mim, discutam lá isso os senhores doutores.
 
diabo de ciência a tua, Filipe, que só permite ajudar num único sentido... ;)))
 
Ciência? qual ciência;))))))
 
quase placebo, quase placebo... eh eh eh!
 
eu já ouvi um amigo (homem e heterossexual) dizer que a homossexualidade deve ser muito bom: já viu muitos a passarem-se para o outro lado, mas nunca viu algum voltar. eu (homem e heterossexual) só digo: no dia em que a homossexualidade for obrigatória viro lésbica!

agora a sério: já é demais esta história de se estar sempre a ceder às reivindicações dos homossexuais! fazem-se sempre passar por vítimas mas quem funciona em lógica de lobby são eles. e com esta estratégia têm conseguido tudo o que querem. quase só falta o casamento (até aqui eu ainda tolero, mas distinguindo do casamento dos heterossexuais) e a adopção de crianças - isto, na minha opinião, é completamente inaceitável. por muitos países que a legalizem, não deixa de ser um perfeito disparate. como dizia o Nilton: está na moda...
 
MM: - Lobby, sim senhor. Lobby.
Disse muito bem. Olhinhos abertos e cabeça fresca: só não vê quem não quer. A coisa tem de ser observada fria e atentamente.
Lamento, mas nisto, razão tinha o Candal. Todinha.
Quanto à viagem para o outro lado não ter retorno... então mas não é mais que óbvio que jamais poderia ter?
Pense lá bem... Mamma Miya!
 
A quem interessar: http://www.peticao.com.pt/reconversao-da-orientacao-sexual
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012