Mar Salgado

domingo, fevereiro 7:

CABEÇA FRIA:

A manipulação das chefias e redacções dos media não deve ser confundida com o problema da liberdade de expressão. A manipulação parece ter existido, sobretudo feita por arrivistas ( mais ou menos jovens) desejosos de mostrar serviço. A entourage de Sócrates não fez mais do que fizeram Miterrand, Berlusconi, ou Cavaco, no seu tempo ( lembro-me muito bem como era a RTP, A Capital e o DN ( este é uma vocação).
Essa manipulação acaba por provocar baixas? Claro, se não não era manipulação. Acontece que a liberdade de expressão é um assunto infintamente mais sério e excêntrico às possibilidades manipulativas da actual órbita governamental. Quem se se interessa pelo assunto, e o estuda, sabe que é um disparate falar de ausência de isegoria em Portugal. E é um desrespeito miserável pela memória daqueles que, de facto, a sofreram no passado.
A liberdade de expressão não se esgota no ego de um jornalista ou na caneta de um comentador. Envolve um vastíssimo sub-conjunto de liberdades e, por isso, sempre que foi cerceada, implicou um aparelho político global. Orgãos inteiros, partidos, sindicatos, universidades, todos foram silenciados em experiências do passado ( para falar só do passado).
É conveniente manter a cabeça arrefecida.

 

posted by FNV on 12:58 da tarde #

Comments:
Concordo. É precisamente porque a lógica do poder, de qualquer poder, tende a ser uma lógica de manipulação e de silenciamento da dissidência que as sociedades democráticas dão especial protecção à liberdade de expressão.
E noto até, neste episódio, uma feliz coincidência: as conversas gravadas são afinal de Junho, mês em que o tal esquema já era conhecido nas redacções e mês em que foi publicamente noticiado.
Resta, pois, a politiquice. Será que alguém vai cair na tentação da moção de censura por causa deste episódio? Ou é apenas para fazer drama do mesmo género do que o Governo fez com a lei das finanças regionais?
 
Também concordo, caro Filipe.
Pena que poucos mantenham a cabeça fria e que tenham perdido a memória.
Um abraço
 
Irrepreensível, e dignificante, texto.

Muito bem, Filipe.


v
 
Fico imensamente satisfeito, sempre que o Filipe sagaz, independente e de cabeça limpa volta a este blog.

Bom post!

miguel
 
Bom argumetário, na minha opinião. A colocar as liberdades, designadamente a de expressão, en su sitio. Lá no alto!
Mas deixo a provocação ("fogo amigo"):
1. A manipulação (ou auto-censura, se vista do outro lado) não é sintoma de alguma doença, ainda que não abale o essencial da saúde (liberdade)?
2. A constante descida, desde há uns anos, no ranking da liberdade de expressão/opinião (e, já agora, do da corrupção) não é outro sintoma?
 
Ó M;iguel: um tipo pode ter a cabeça limpa mesmo que v. não concorde com ele, não pode?
 
Já dera como adquirido que FNV era um caso de má visão sem retprno. Felizmente estava enganado: este post repôe na justa medida o facto de que se fala. A liberdade de expressão, muito menos se esgota no ego de jornalistas e comentadores que apenas cheiram a Democracia como oportunidade pessoal.
Felizmente há memória.
 
É muito importante haver alguém que ponha as coisas no sítio.Excelente!
AR
 
O farrusco está de volta.

Para quem joga sempre em todas as bancadas recordar o "facismo" no meio da sujeira, da justiça dominada pelo poder e de se ter escondido isto tudo para se ganharem eleições, não é nada.

É mais um exemplo poético.

Ainda o hei-de ver a voltar à famosa campanha alegre.

Isto é como se lembrar de citar Sebald quando Israel usa armas químicas e destrói o Líbano em por causa da ameaça de um rapto já resolvido.
 
Quem nasce hiena nunca chega a leopardo.

É o que é. Fica sempre farrusco.

Devias era ter vergonha de saltar directamente do barco socretino para a campanha partidária do PSD.

Isso sim. Porque a tua credibilidade política em ziguezague é esta- balofa e ignorante.
 
Olha, olha quem ela é...Vieste cá sem eu defender os judeus?
Estás a perder qualidades.
 
ès um complexado da escardalhada e mainada.

Depois fazes terapia projeccionista com estas rábulas de militància partidária de alterne.
 
Não. Estava à espera desta desde que disseste que ias tirar uma sabática para escrever um livro e, no dia seguinte a uma bronca socretina saltaste para a campanha da Ferreira Leite.

Percebes. Agora volta lá a declamar Alegre que essa é que é a tua imagem política- uma palhaçada de saudosismos fora de tempo.
 
Aos leitores: esta zazie usa a mesma táctica dos anónimos de que fala JPP: diz que tem nome, que podia assinar Bertoldinha e que tem amigos a conhecem.
Não se deixem enganar.
E tu, Zazie, podes berrar aqui à vontade: nunca te apago ( sempre aprendes alguma coisa sobre assinaturas).
 
errata: "que a conhecem".
 
E vê só como foste logo bem recebido pelos socretinos que nunca deixaram de ter o mesmo feeling que eu.

ahahahaha

Eu escrevi aqui que ias largar o barco. Está nos arquivos.

No dia seguinte estavas tu a fazer propaganda pela Ferreira Leite, depois de teres andado anos a aparar o Sócrates e em militância pelo Alegre.

Agora estava à espera que a farsa caísse.

Caiu. Está aqui escrita. Com a mesma demagogia que usas quando queres defender o indefensável.
 
Sim, mas sem coentros.
 
É, essa dos anónimos de cu, já respondeu bem o Valupateta ao mongo do JMF do Público.

Essa é mais uma prova da tua estupidez.

Chamas anónima por eu "não aparecer" e não ter o nome registado num jornal.

Quem diz é retardado mental.

No teu caso é mais que isso- é cinismo. Não só sabes mais de mim do que eu alguma vez quis saber acerca de qualquer blogger, como és estúpido e não me chamarias anónima se eu assinasse Maria Albertina Silva, ou outro nome viável.

Mas, como até sabes quem eu sou, através de um amigo comum, és pulha e rasca nestas rábulas de porteira.
 
Nâo se deixem enganar: não faço ideia de quem seja esta doida ( tem a mania que o Pedro Picoito me disse e não sei o quê).

( podes continuar)
 
E peço desculpa aos leitores, mas é a vida ( com liberdade de expressão eheheh...)
 
Quando o li julguei por momentos que este post branquedor fosse ironia ou humor. Suponho que os calculos partidarios sirvam para muita coisa, mas, caramba.
 
Quanto ao bufo do teu idolatrado JPP- o estalinista que denuncia anónimos nos jornais e na tv, esse foi bem retratado aqui.

Os avatares da câmara

E olha, para que fique claro. Mais facilmente eu defendo a liberdade aqui na blogo de todos os Valupatetas ou Migueis Abrantes, avatares a berlinde, que dos sabujos e bufos que vão denunciar bloggers aos chefes ou que ainda lambem os guizos aos estalinistas que os perseguem.

O teu problema com os nick names é que tu nem com nome completo, morada, BI, profissão e declaração do IRS consegues ter coluna vertebral que te dê identidade.
 
E sim, volto a repetir, o Valupateta fetichista que faz aquela propaganda sabuja no Aspirina B é um blogger decente.


Tu não o és.
 
Tiago Mendes,
Cálculos partidários? Não percebi?

( zazie: já contactei o Pedro Picoito para ver se te acabo com essa novela do amigo comum)
 
Opsss, Filipe,
Socretino, alegrista, jppista, etc, etc ????
E eu a pensar que era só benfiquista e que tinha uma costela ( sem coentros )Ferreirista ( de Manuela ). Defeitos todos temos :))
Está desculpado, os comentários da Zazie são sempre um espectáculo.
Um abraço
 
Olha...parei a enxurrada.
A fascistazita cobardolas não é nada burra.
 
Contacta as porteiras todas da blogo porque eu não citei nenhum nome.

Que tu sejas porteira e cínico e analbeto que insulta um blogger por usar nick name, só diz do QI negativo que hás-de ter.

Que, neste caso, até saibas muito mais do que a rábula dessa imbecilidade que te lembras sempre de dizer, idem. Desde a Natureza do Mal e dos encontros que eu tive com outros bloggers que já podias ter resolvido a curiosidade acerca do meu nome.

Ou então, como faz qualquer pessoa educada, enviavas-me um mail e pedias para eu me apresentar.

Tenho e.mail no Cocanha. Agora o que eu nunca vi foi ninguém andar a insultar pessoas que não conhece por achar que tem direito de as conhecer por megafone e "denúncia pública".

A tua imbecilidade é esta. Só uma pessoa muito estúpida era capaz de chamar anónimo a quem usa um heterónimo e insultar um desconhecido para o conhecer.
 
Ó António: hoje achei que ela ilustraria bem o meu post. Gostava de viver num mundo em que as Zazies não prcisassem de anonimato para insultar.
Tá bem abelha eheheh...
Abraço.
 
errata: precisassem.
 
Mas nem é a mim que insultas.

Insultas é meio mundo que é blogger e usa nick e vem cá dar beijinhos a um sujeito que considera abaixo de cão os milhões de pessoas que usam a net e que ele ainda não conseguiu listar num arquivo.
 
E agora diver-te. Antes de de queixares pela "liberdade de expressão" e mais não sei quantos devias era queixar-te à Natureza pelo dívida que tem para contigo.

Ou então comprar um cérebro na feira da Golegã.

Depois, talvez conseguisses ver a figura de imbecil que fazes sempre que invocas os "anónimos cobardes da blogosfera" e a "anónima zazie que não aparece nos encontros"- como disseste no Aspirina B, a defenderes outra anedota- o joãozinho dos pequeninos.

As anedotas que idolatram o Céline e o usam para tribalismos rascas de partidarite e que nem sabem que Céline é um pseudónimo.
 
Tenho pena, Filipe, que a minha provocação tenha sido levada na enxurrada :-)
Reitero-a aqui e agora, just in case...
 
Mas, para quem mede a qualidade do mundo pela capacidade de insulto;

a da liberdade pelas paradas gay e nº de putas disponíveis e da corrupção do Poder, por haver mais corruptos na terra e no passado termos tido o "facismo", acho que estás no lugar certo.

No lugar dos idiotas úteis que vivem desta chafurdice e que sem trincheira e sujidade de campeonato, não tinham mais nada para teorizar a "bola".
 
Núncio,
Desculpe, mas hoje deu-me jeito dar corda ao conhecido emplastro .
O seu ponto 1 é vero? talvez, mas terá de investigar em casa muito perigosas: as da justiça.
Seja como for, lá irei a seu tempo.
 
Filipe, um bocadinho inutil comentar aqui depois desta enxurrada que está a promover...

De qualquer das formas sempre lhe digo que o que escrevo é a minha opinião. Logo "cabeça limpa" não é um conceito absoluto independente do observador.

Surpreende-me que isto não fosse uma evidência para si...

Miguel
 
Tenho-me por alguém com boa memória.

A sua argumentação não pode servir para relativizar a gravidade do que vimos acontecendo. Assistimos a tentativas desse tipo nos governos de Cavaco (com muito pouco sucesso, diga-se...), Durão Barroso e PSL.

Claro que é evidente que todo o poder dificilmente cede à tentação de, podendo, influenciar a opinião divulgada. E essa tentação varia na razão directa do peso do estado na economia.

Agora nunca, desde o PREC, assistimos a algo parecido, na extensão e na intensidade, a esta estratégia concertada, mafiosa, de tudo controlar e a tudo recorrer para afastar, seguindo os ensinamentos leninistas, quem ouse discordar. Sobretudo, quem ouse pôr em causa o carácter, sim, o carácter, do primeiro-ministro.
 
bendita caixa de comentários, Vicente.

esta é a melhor prova mesmo que:

«A liberdade de expressão não se esgota no ego de um jornalista ou na caneta de um comentador.»
 
(o mesmo está a mais...)
 
Não acrescenta nada, mas posso deixar de escrever: este texto é do melhor, em poucas palavras, que li nos últimos tempos sobre este assunto - sobretudo, pelo discernimento que revela.
 
alguém, aqui, se esqueceu de tomar o rohypnol... ;-) santa paciência... ou, como diria o meu velhote: é preciso ter uma paciência de corno.
filipe: o meu amigo não estava à espera de atender ao domingo, pois não?
saudações
 
Isto dos blogues é mesmo assim. Quem não quer inventa um heterónimo e modera a caixa.
 
1- Tem uma boa dose de razão. Mas o incumbente vive em função da imagem, tudo pela imagem e não há limites. E se fosse o Santana?
2-Caro Filipe, nem sei o que lhe diga... Arreliou O MP?
 
Toma lá uma prenda aqui da "fascistazinha".

é o Estado Democrático, estúpido .

E depois tenta arranjar palavra pura para te caracterizares, por oposição ao que consideras exemplo de fascismo, da minha parte.

Eu já a encontrei há muito- hiena farrusca.
 
Quando fizeres as rábulas de vitimização e as farsas das liberdades do pântano "democaca", antes de chamares a polícia, aproveita para recordar os poemas inspiradores.
 
Há comparações que não são aceitáveis.

Neste post, o FNV mete tudo no mesmo saco, confundindo valores e pessoas e contribuindo para a incapacidade de distinção que é o nosso grande mal moral enquanto opinião pública de um país com graves problemas éticos. Cavaco não fez um décimo do que fez Sócrates enquanto governante em matéria de limitação da liberdade de imprensa. Assim como não Santana não fez um décimo e foi despedido ainda assim. Donde, é pena, mas este post é lamentável de um ponto de vista puramente argumentativo. Não só não podemos fazer comparações do género Sharon - Hitler, colonatos - campos de concentração, e dizer que é tudo farinha do mesmo saco, como temos de saber onde traçar a linha e dizer basta a um governo que em telefonemas tratam da compra de todos - frise-se: todos - os órgãos de comunicação social que possam ser incómodos para o primeiro-ministro e isto claramente a solicitação ou determinação deste. Penso que o que digo é simples bom senso.
 
Além disso há outro aspecto no texto com que não é possível concordar.

A liberdade de expressão não é apenas um direito individual de cada um; é também uma garantia institucional, ou seja, uma garantia de que a discussão pública dos assuntos da comunidade decorre de forma livre e é nessa perspectiva que a liberdade de expressão é primordialmente encarada nos países anglo-saxónicos, em particular, na América.

A eliminação de programas televisivos ou de jornalistas incómodos impede a existência de uma discussão pública livre no nosso país. E nessa medida atenta contra a liberdade de expressão. Sempre pensei que também isto fosse uma verdade la palisseana, mas os últimos dias têm sido férteis em matéria de surpresas a esse nível.
 
Contrariamente às doutas opiniões de alguns dos comentadores iniciais acho que o post merece bem a trapalhada dos comentários. Ainda assim agradeço o desenho (com toda a certeza que esquemático) do tipo-ideal de "problema de liberdade de expressão". Saio um bocado de cabeça não-esfriada devido à necessidade de reflectir sobre a isegoria. E também pela comoção, lembrando-me de todas essas vítimas históricas dos totalitarismos. Acabrunhado, até.

Por outro lado aliviado, na minha longínqua terra são apenas meia dúzia de jovens quase-turcos que prejudicam o normal fluir do mercado da imprensa. Que logo se reordenará, virtuosamente.
 
O início do seu segundo parágrafo é uma contradição nos seus termos, JB.
 
Sim, JPT: há quem fique muito aborrecido quando não tem acesso a plataformas mediáticas , mesmo que electrónicas.
 
Ó Filipe, este seu arrazoado faz-me lembrar, no mau sentido, um certo director-desportivo que há tempos falou em "falta de cultura desportiva" - mas manobra tenebrosas armadilhas em longos túneis de suspeição e mesmo em casa anda com guarda-costas pessoal - não lhe basta os da Prosegur e o gajo do colete laranja que dizem que é da mesma empresa de segurança mas há dois anos que a deixou para se dedicar às guerrilhas do benfas.

Pelo visto você, Filipe, é tal e qual. Eu bem percebia pela truculência com que fala do FC Porto. Enfim, não lhe basta o pecado original do benfiquismo, para mais deslocado. E, pelo visto também, o balom bermelho vai pelo mesmo caminho...

Agora já lhe perceço a ideia de rebuscar o guarda Abel. Tem sempre esses traumas de infância? Ah, ouvi dizer que até as gajas bebem mais do que os boys em Coimbra.
 
Não percebi muito bem, o seu comentário é muito meta-retórico, excepto a parte dos guarda-costas.
Ainda estou em boa forma física ( ainda aguento com os jovens lobos) e mental: não tenho coleira.
 
O início do seu segundo parágrafo é uma contradição nos seus termos, JB. - FNV

Como assim? Importa-se de explicar?
 
Com gosto.
Nada impode uma discussão pública e livre no nosso país.
 
Que texto mais patético!

Então agora a culpa é de uns "rapazes" bem intencionados, mas mal informados, que se excedem.

Como atestado de estupidez é tão válido como outro qualquer.

Enquanto ninguém quiser ir tocando nas relações entre o poder económico, politico e mediatico, também este texto serve como entretem.

Continuem a enterrar a cabeça na areia. Pode ser que acertem na minhoca.
 
Aconselho óculos e a leitura da suite.
as melhoras.
 
Só agora dei conta: ó Zé Luís,V. tem sentido de humor e nenhuma vergonha: eu sou truculento a falar do Fóculporto? eheheheheh... Deve ser outro Zé luís que escreve no Portistas de Bancada .
 
É, você é truculento porque é falso o que alega, como é inocente este arrazoado em que se vê como o Filipe, que me parece (sem o conhecer) uma cabeça bem pensante, facilmente descamba para a puerilidade que o leva a negligenciar esta gravíssima situação ocorrida.

Você sobre o FC Porto só vê maldades, mas o Benfica é que é levado ao colo e você quer descobrir crimes e refastelar-se em escutas que todos os tribunais reprovaram nem encontraram os indícios criminais que lá levaram os alegados casos, além de fabricados por literatura de cordel, mas o Filipe, que reconheço inteligente, culto e mesmo erudito, entende "normal" este assalto à Democracia pela clique partidária da mordaça e fala em "boas intenções" por um lado e sem fundamento a suspeita das más intenções que a generalidade da Opinião Pública reconhece neste caso de tanto Sol e imensa sombra.

É esta chamada de atenção que queria frisar-lhe. Além de desconhecer o que é o ambiente do Porto (só se lembra do guarda Abel, mas desconhece o primo do Veiga) e ter noção errada, por ignorância premeditada, do que é o ambiente em Lisboa, no futebol e na política.

A mafia que tomou conta do futebol, acredite ou não, até tem tido mais subserviência mediática, comparando com o que a política ainda não consegue encobrir. Apesar de tudo, garanto-lhe, os assessores sócretinos ainda não conseguem controlar e obscurecer a matéria informativa como os encornados da Luz têm feito: e estes da Imprensa à Justiça.

E não deixo de reconhecer o mérito do Benfica por jogar mais fora do campo do que a competência que (não) lhes vejo em campo. Controlam tudo e fazem bem, pois está assumido que é assim que se ganha naqueles lados, a fazer as coisas por outro lado. Tomara os parvos da SAD portista, para mais com um pomposo director de comunicação que passou na RTP-N a ler os títulos do correio da manha nos dois primeiros anos do Apito Dourado, controlarem alguma coisa e influenciarem algo só na Imprensa como faz o Benfica. Aí ganham de goleada, claramente.

À beira do arcanjo Gabriel que dominava a comunicação do Sampaio, até na obsessão contra o FC Porto campeão europeu e Mourinho, os pascácios que aconselham Sócrates, de quem nem sei os nomes, mal servem para diabos da contra-informação.
 
Meu Caro FNV,

comparar a situação que se viveu com Cavaco com a que se vive com Sócrates é profundamente desonesto. E não me diga que o Independente foi também sujeito a pressões. Eu sei que foi. Mas que eu saiba nunca se chegou a este ponto. Além de que o Independente servia acima de tudo o projecto de poder pessoal de Paulo Portas, além de servir para transmitir muito lixo inventado. Não são situações de todo comparáveis. Enfim, já não o tinha em grande conta, não posso dizer que pense pior de si...
 
Ai o Independente inventava lixo? Pois inventava. Ai foi sujeito a interessantíssimas inspecções fiscais a seguir a manchetes difíceis? Pois foi.
Exacto.
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012