Mar Salgado

quinta-feira, agosto 19:

WE ARE ALL TALIBAN:

Ontem, no meu gabinete, esteve sentada à minha frente uma figura familiar. Tem entre 20 e 40 anos e vive no país do TGV, do Allgarve, do pão sem sal, do enxame de auto-estradas, do Magalhães, das energias renováveis e do ensino compreensivo. Não obstante, é regularmente espancada pelo marido*.
Ao longo dos últimos anos, esta figura familiar fez crescer no terapeuta uma neoplásica irritação. Aqueles porcos impedem-me de trabalhar, infernizam a vida dos filhos e matam, lentamente ( ou de uma vez) , as mulheres que os escolheram. As orgulhosas organizações católicas - pró-vida e pró-família - podiam ir para o terreno ? Podiam.




* esta aparente contradição será objecto de um futuro texto.
 

posted by FNV on 10:44 da manhã #

Comments:
Gosto muito deste blog. É só. Obrigado.
 
Os porcos universais não escolhem latitude, nem longitude.
Fotografia e vídeo na Austrália.

http://commentetrepersan.blogspot.com/search/label/Austr%C3%A1lia%202009
 
Quando saí da faculdade observei no SU uma mulher que tinha cerca de 50-60 anos e hematomas por todo o corpo, monstruosos e múltiplos. O marido tinha-a espancado com o cabo da enxada. Quando lhe disse que podia apresentar queixa e que eu deporia por ela em tribunal disse-me: "ele desreipeitou-me mas eu não o queria desrespeitar". Ainda hoje esta frase me arrepia. Tive que sair do consultorio. Eu estava tão irritada com a mulher como odiava o homem que lhe tinha feito isso. E essa irritabilidade permanece.

Eu sou feminista, independente, costumo dizer que babar, babar só em lactente mas tenho um medo horrível de me apaixonar por um homem e ficar parvinha como a maioria das mulheres que conheço. Fulano disse isso, não quer que eu vista isto, ele até disse, etc ao ponto de ele fazer tão globalmente parte da vida, que mudam a maneira de vestir, sentem-se gordas, velhas e feias se ele não as aprovar, uma destruição da auto-estima e auto-imagem que o passo seguinte não será uma atitude masoquista que possa levar a aceitar quase uma bofetada (porque há atitudes e palavras que doem mais que bofetadas)e pensar que talvez merecessem?
 
Pois!
 
O que me impressiona é a situação destas mulheres novas do séculoXXI.
 
As condições de crescimento e de vida são sempre determinantes para aquilo que cada um é. Mas a responsabilidade individual existe. Ou não?...
Tenho dias em que nem própria credito nisto. É tudo uma questão de resiliência, fruto do acaso, portanto?
 
Isto deixa-me completamente indignada. Não consigo perceber estes homens!Mas pior, não consigo perceber como é que há mulheres que dizem que os seus homens lhes batiam só que no fundo elas mereciam. Mereciam? Ninguém, em momento algum, merece isso.
 
Não são novas e não são do séc XXI.
É uma doença. As doenças curam-se ou eliminando o agente que as causa ou modificando o hospedeiro.

Mas para haver um agressor, tem de haver uma vítima.
A coragem de dizer basta, basta tê-la.
Não é uma critica, por vezes, não vemos o óbvio.
A questão tem de ser colocada assim: este tipo dá-me mais momentos de prazer/felicidade ou de dor/infelicidade e se dá mais de infelicidade é porque não te serve. Não precisa de te bater, já te está a maltratar. Saí dessa. A seguir vais achar que tu é que tens os defeitos, ele é um anjo, etc.
Respeito. Quem não te respeita, não te ama.
Aturar viver junto já é dificil tem de ter alguma recompensa, e pancada não é concerteza.
 
Devo estar a escrever de baixo de água, Henedina. Quem disse que são novas ou do século XXI?
O que (tentei) dizer é que são anacrónicas.
 
debaixo, naturalmente.
 
Eu percebi que era anacronismo. Daaa!
Estava a ser enfática.
 
O mais surpreendente é constatar estas coisas em ambientes supostamente esterilizados para estas coisas - assustou-me ver isso em jovens (20+) casais de namorados que são estudantes universitários
ou recém-licenciados!
A cultura mais "pop" já sublima um pouco disto - veja-se especialmente o primeiro livro da Trilogia "Millenium" que, em Português, foi traduzido como "Os homens que odeiam as mulheres"...
 
Caro Filipe:
Considero o seu comentário...
"As orgulhosas organizações católicas - pró-vida e pró-família - podiam ir para o terreno ? Podiam"...
...Como ofensivo e fruto de ignorância sobre o que se passa no terreno.
Faço parte da Direcçao de uma Associaçao das que descreveu (fora a parte do "católica", pois a vida nao se resume a uma religiao, e a parte do "orgulhosas", pq quem está no terreno sabe que o seu trabalho é sempre uma gota de água no oceano) e, para além de todo o trabalho com grávidas em dificuldade e mães recentes, tem sido desenvolvido um trabalho enorme (pelas técnicas da Associação) tendo em vista a igualdade e a inserçao social e profissional das mulheres.
Atribuo, portanto, esta parte do seu post a desconhecimento e a uma cedência à demagogia que é muito habitual.
Está por mim desde já convidado a vir conhecer o trabalho da Associaçao.
Gostei e concordo com o sentido do resto do post.
Cumprimentos
 
Errado, Luís: essas associações ouvem-se muito em assuntos como o casamento gay e o aborto, mas nunca neste. Tal como não vejo, nem ouço, condenações violentas à violência masculina nas homilias mediáticas dos padres e bispos. Zero.
 
Já no séc.XXI mas ainda com o (sim! anacrónico!) ditado "entre marido e mulher não metas a colher".
Esta aberrante disfuncionalidade humana percorre todas as faixas etárias e todas as classes sociais.
Como é um cancro mais ou menos subterrâneo, os números são muito difíceis de quantificar mas, diz quem sabe, não é raro ver pessoas com mais formação académica no sujo caudal.

Quando as organizações sociais se começarem a mexer mais (não creio que estejamos no ponto zero mas ainda há muito trabalho pela frente), quando socialmente qualquer tipo de agressão for muito mal visto, a imagem que os agressores passarão a ter deles próprios já não será a da "valentia" cobarde.

Não sou masculinista nem compreendo muito bem -nos dias de hoje-, as feministas.
Acho (tenho a certeza) que podemos estar na vida sem "sermos parvinhos" (homens e mulheres)...

De qualquer modo, em qualquer relacionamento a pedra basilar que determinará o sucesso (mesmo que possa ser finito no tempo) é o respeito.
Por si próprio e pelo outro.
 
Errado, Filipe: os assuntos casamento gay e aborto é que são muito mais ouvidos do que esse, e não são essas associações que estabelecem as pautas dos noticiários.
Quanto à homilias, qual é a paróquia que frequenta?
 
Provocação distraída: escrevi " homilias mediáticas". E o que frequento ou deixo de frequentar não lhe diz respeito, Gonçalo.
Não adianta esconder a realidade: esse sector da sociedade é relapso na luta contra um inimigo declarado da família.
 
O Filipe está portanto convencido que "estar no terreno" corresponde a "ouvir-se muito".
Ficaria tão surpreendido se conhecesse a realidade.
Nao pode dizer que nao o convidei a conhece-la.
 
Não, não estou. Mencionei um aspecto essencial nas sociedades actuais ( talvez não tão importante no século XV: a publicidade.
Se ouvíssemos e lêssemos , frequentemente, bispos, padres e leigos condenar isto com a truculência com que condenam o aborto e a lassidão moral-sexual, outro galo cantaria.
E nem é necessário dizer que a Igreja, durante muito tempo, aceitou como normal este estado de coisas. Felizmente já não é assim.
 
se a homilia for da responsabilidade de uma mulher, convidem-me que eu vou.
 
É evidente que o que frequenta ou deixa de frequentar não me diz respeito, nem me interessa. O que eu quis dizer é que o Filipe, como muitos, apenas tem acesso às "homilias mediáticas" e não às outras. E quem decide o que é mediático ou não, não são as associações referidas. E infelizmente, violência doméstica não é um assunto tão mediático quanto aborto e casamento gay.
 
Tenho a impressão contrária. Ver a Igreja preocupadíssima com o assunto no mesmo espaço que usa para falar de outros temas, seria algo muito, mas mesmo muito, mediático.
 
O Filipe fez de facto confusao entre "vir a terreno" e "ouvir-se".
O filipe disse:
"As orgulhosas organizações católicas - pró-vida e pró-família - podiam ir para o terreno ? Podiam"
E, em resposta ao meu comentário, disse também "essas associações ouvem-se muito em assuntos como o casamento gay e o aborto, mas nunca neste".
Eu afirmei que existe, por parte dessas Associaçoes (daquela em que eu participo e de muitas outras que conheço) trabalho enorme e muitas vezes ignorado pelos media no terreno.
O Filipe queria as câmaras da TVI. Eu também. Mas continuo a preferir o trabalho no terreno aos fogachos tipo Sócrates.
O trabalho é mais honesto e, sobretudo, dá mais frutos.
O convite para conhecer a realidade e depois poder dar-lhe a publicidade que lhe diz faltar continua de pé.
Abraços
 
Sim,Luís, o terreno era o da exposição pública, o equivalente actual ao antigo sinal do peixe...
 
E , já agora, informo que tenho pesquisado na net notícias de acções, simpósios, reuniões, sessões de esclarecimento: quase zero ( encontrei uma mesa-redonda na Univ. Católica.
Também seriam fogachos mediáticos-socraticos?
Enfim, it takes a constant struggle to see what's under your nose ( George O.).
 
Diz o Filipe
"Sim,Luís, o terreno era o da exposição pública"
Acho intelectualmente honesto que reconheça isso.
O que eu disse, e fica demonstrado, é que o Filipe chamou "vir ao terreno" a "exposição pública".
Eu apenas disse que "estar no terreno" é muito mais do que isso e que o seu desconhecimento da realidade quando convertido em afirmaçäo de inexistência de trabalho no terreno era um erro de raciocínio e ofensivo para as muitíssimas pessoas que trabalham no terreno.
O convite continua de pé.
 
OK, obrigado.
 
A propósito (ou não), veja lá esta: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/08/19/mae-agride-filha-adolescente-com-vara-de-bambu-em-sp-917427943.asp
 
A igreja sempre foi bastante ponderada no forçar da natureza humana. Como a violência masculina integrada na real guerra dos sexos - em que cada um tenta receber mais do que dá (Dawkins e o the selfish gene é transparente sobre isso) estará felizmente num acelerado declínio por força dos casamentos hoje voluntários e da repressão da violação, que aceleram a seleccção natural de traços menos repugnantes. Pode levar algum tempo, mas está em curso essa melhoria, penso.
 
Um post fortíssimo.
E sim, já escrevi vária vezes sobre isto - não vejo as tais associações católicas pretensamente próvida - ou aIgreja católica, com o peso social que ainda tem, denunciar publicamente a violência contra as mulheres. Não há, em lado nenm, condenações veementes à violência masculina nas homilias dos padres e bispos ou papa.
Pelo contrário.
Não me esqueço das palavras de uma jovem universitária espancada regularmente pelo namorado ( de famílias bem)que me dizia entre lágrimas que era a vontade de Deus suportar aquilo. A jovem em causa pertence a uma seita, quero dizer a um movimento católico florescente (ultramontano) e o seu director espiritual concenceu-a a aturar a violência do "noivo", pois fazia parte dos desígnios divinos de salvação. Refiro-me a um certo movimento católico que andou por aí em rezas a defender a os valores da família, e a defender prisão par a smulheres que abortam..
Sim, eles estão no terreno...
 
http://vidadecadela.blogspot.com/2010/08/matanca-das-inocentes.html
 
Ora, ora, ora, o Filipe tem com cada ideia, fartinhos de contribuir para a luta contra a violência de género, não seja injusto, não se lembra DESTA "intervenção no terreno"? http://womenageatrois.blogs.sapo.pt/434862.html

Vamos falar a sério, boa?
 
Seria possível dizer-me o nome da associação a que se refere, Luís? Obrigada.
 
Não sei há qto tempo foi essa sua experiência no SU, henedina, mas importa relembrar que estamos perante um crime público que todos nós devemos reportar.
 
Esse link é q.e.d., Ana.
 
Ana
Dir-lhe-ei pessoalmente o nome da Associaçao a que pertenço e mostrar-lhe-ei pessoalmente o trabalho diário no terreno, no qual se inclui um projecto precisamente sobre igualdade de dignidade entre homens e mulheres e inserçao social e profissional de mulheres e um outro de formaçao a mulheres presas.
Deixe-me contacto.
Cumprimentos
 
Espero que seja, Filipe.

Aqui fica, Luís: ana.matos.pires@gmail.com
 
Ana. No norte dizemos "não ensine o padre nosso ao vigário"...
Carla, tem muitos livros sobre violencia domestica. Professora (Psicologa) da UM.
Eu sou coordenadora do NHACJR do meu hospital e pedi ao meu director de serviço para criar o Núcleo do, nesse tempo, PAFAC, ainda interna(qdo ainda não era de lei ter Núcleo o meu hospital). No meu hospital quem trata da mulher maltratada teve a delicadeza de me falar para saber de "experiencias" de criação e divulgação. Faz parte da minha consulta como pediatra, detectar, orientar e reportar.
Claro que não era público qdo eu era interna geral.
 
Não quis ensinar padre nosso a ninguém, Henedina, apenas me pareceu importante deixar esta anotação por uma questão de princípio meu - nunca é demasiado recordar - e pq ter lido num outro comentário seu "tenho um medo horrível de me apaixonar por um homem e ficar parvinha como a maioria das mulheres que conheço" fez-me pensar que poderia estar perante alguém mto jovem, recém licenciada, portanto.
 
OK. Concerteza que me podia ensinar o padre nosso.
O que eu quis dizer é que as situações não são a preto e branco.
E que apesar de esclarecida e lutadora no terreno na defesa de outras mulheres, ao apaixonar-me, dou a outra pessoa o poder de me fazer feliz mas tb o de me magoar (mas isso é outra história...).
E não sei até que ponto uma mulher esclarecida, suficientemente apaixonada com um homem dominador não fica dominada por ele, não ao ponto do mau trato mas ao ponto de perder autonomia (o que para mim já era mau trato :).
 
Isso chama-se paixão.
 
E faz mal à saúde.
 
"As orgulhosas organizações católicas - pró-vida e pró-família - podiam ir para o terreno ? Podiam." Mas não era a mesma coisa.

Perdia-se parte do dominio masculino. Havia mais divorcios. E estes sim, são pecado.
Afinal até foi a Eva que nos fez perder o paraíso.

Consultas gratuitas, fnv? Devo dizer obrigada?
Se me acontecer, já tenho terapeuta.
E ainda para mais "era" atraente assim não preciso de ficar com medo de fazer transferencia para o terapeuta.
 
Faz nada, Filipe, á a "apatetação" mais deliciosa que há. Quem ama com qualidade não magoa, ponto.

Que consulta que quê, cara Henedina, "tomaramos-se" a gente (leia-se psis) ter esta capacidade, como seria tão mais fácil gerir as nossas paixões (e tão menos interessante e fantástico, há que o dizer com toda a frontalidade).
 
"é a" e não "á a"
 
Também vou pela "apatetação" mais agradável que há.
Quanto à denúncia, sem hesitações.
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012