Mar Salgado

terça-feira, abril 26:

GRÃO A GRÃO:

Tenho uma filha com onze anos e meio. Também não compreendo o conceito de consentimento numa criança. Continuando com os paradoxos  conhecidos: e se for um menino de dez anos? Também conta o  consentimento? E com uma miúda de nove, espigadita e de shorts ? Também vale?
Não me pronuncio sobre o processo , apenas sobre o facto: o consentimento de uma  criança de doze anos. E não me venham com o argumento escatológico   das princesas que casavam aos doze, porque nesses tempos também as mulheres  eram banidas da vida pública, havia escravatura, fogueiras, etc.


 

posted by FNV on 12:07 da tarde #

Comments:
A pergunta certa é: "também vale", "também conta" para quê?
 
A questão em causa é se o consentimento, numa criança, conta para alguma coisa.
Deve perguntar-se a uma criança de 5 anos se ela quer ir para a escola?
Se ela responder que não quer, o facto de a obrigarmos a ir constiste numa torpe violação da sua vontade?
Numa sociedade em que os adultos são, cada vez mais, tratados como crianças, há quem queira fazer o trjecto ao contrário; pena que seja onde isso é intolerável.
 
Gustavo, sem querer ser maçador, até porque já comentei a coisa lá no Blasfémias, embora o comentário não apareça: o "consentimento", que na notícia está empregue num sentido impróprio, conta como ausência de violência, o que não significa que o facto deixe de ser crime. Não acha que as relações sexuais com uma criança de 12 anos através do uso de violência são mais graves do que sem uso de violência? Da mesma maneira que o homicídio a pedido da vítima é menos punido do que o homicídio comum (embora continue a ser crime)?
A notícia está muito mal feita, dá ideia que o homem foi absolvido, e não é nada disso. É só que a violação de crianças e o abuso sexual de crianças são coisas diferentes. E olhe que a infantilização dos adultos passa exactamente, p. ex., por elevar a idade do consentimento (em sentido próprio): é a sociedade peter pan.
 
E, de um outro ponto de vista, é a "correiodamanhãzação" da opinião pública.
 
PC,
Não percebi se a alusão ao CM é para mim, mas sempre te esclareço com muito prazer:
O meu post é apenas sobre o conceito "consentimento da criança".Não é sobre a notícia nem sobre o processo. E naturalmente que o post versa sobre o abuso sexual, pois que para violação não faria sentido ( não conheço, ainda, violações consentidas) .
 
FNV,

o post para onde remetes é uma notícia sobre uma notícia do CM citada nesse mesmo post. E tanto tu como a autora desse post (i. e., a opinião pública) puseram-se a comentar a notícia como se o consentimento da criança tivesse desculpabilizado o facto, propagando os erros da notícia.
Aquilo a que chamas o "consentimento" da criança (ausência de violência) é precisamente o que distingue a violação do abuso sexual de menores. E a maneira como a notícia está dada não permite compreender isso. Dito de outra forma: para que haja abuso sexual de menores não pode haver violência, senão é um caso de violação. Portanto: o consentimento numa criança é um conceito fácil de compreender (embora não lhe sejam atribuídos os mesmos efeitos do que no consentimento de um adulto).
A questão só é problemática quando estão em causa crianças pequenas, abaixo da idade do natural entender e querer (6-7 anos); nesses casos, deve talvez entender-se que há sempre violação.
 
Se tivermos a falar apenas de consentimento e não do link. Sim deve-se pedir o consentimento a criança de 12 anos que aliás não é criança é adolescente. Deve-se informar uma criança do que vamos fazer e explicar-lhe o melhor possivel e quando peço autorização aos pais para algum exame e eles dão peço tb autorização ao adolescente. Apartir dos 12 anos eles devem mesmo assinar o consentimento. (só é obrigatório apartir dos 16 anos, mas o PC que o diga ou o Vasco parecem mais versados em leis).
 
Aceitando o que o PC diz como correcto, voltamos à história das leis demasiado brandas para com pedófilos e demais "apreciadores" de crianças.

Tudo bem que a violência é factor de peso, mas um tipo que depende do consentimento de uma criança para ter relações com ela (parece-me o caso, não querendo assumir demasiado) não carece de distúrbios mentais.

Não há demagogia da parte do CM quando usa termos como "à solta": estamos à espera de mais Casas Pias para moralizar estes crimes?
 
PC,
Agradeço-te a explicação, brilhante e concisa,como sempre, mas dispenso os processos de intenção: não falo de desculpabilização nenhuma, apenas do conceito de consentimento. E em geral.
Terás de aguardar para me enfiar, de novo, na redacção do CM.
 
...não há consentimento possível de uma criança num acto ignóbil destes que destrói a vida de alguém para todo o sempre...é revoltante que alguém que cometa um crime patrimonmial fique na cadeia por 10 anos e outro que se assume como um potencial assassino de vidas inocentes não fique lá a apodrecer...e o mais revoltante é que as autoridades fechem os olhos à evidência...
 
...aliás, julgo que qualquer Mãe/Pai que se preze deveria saber atirar e ter porte de arma- em casos comprovados só resta algo a fazer, without any kind of mercy...sou cristã, mas, nests casos, sou mais Maconde e a Lei de Talião revela-se-me mais forte...
 
Isabel,
O PC explicou que consentimento significa sem violência.É uma formulação deveras infeliz e muito haveria a dizer, mas para já é suficiente.
 
João Gante,
"temos leis demasiado brandas". Não quero dizer que seja o seu caso, naturalmente, porque não o conheço, mas 90% das pessoas que acham que temos leis muito brandas não fazem a mínima ideia de quais são as penas previstas para os crimes, nem o modo do seu cumprimento, nem nunca pôs os pés numa prisão.
Depois, gostava de relatar aqui uma experiência feita pelos juízes ingleses há uns 6-7 anos. Nesse momento, a imprensa inglesa vinha exercendo grande pressão sobre os tribunais, reclamando contra a brandura das chamadas sentencing guidelines, que são uma espécie de directrizes para a aplicação das penas. Ora esses juízes fizeram uma experiência, recrutando cidadãos comuns para serem juízes em "mock trials", com casos passados. No fim dos julgamentos compararam resultados - e mais de metade dos cidadãos que, em geral, achavam as sentenças muito leves tinham determinado penas inferiores às dos juízes.
 
FNV,
não me faças processos de intenção de te mover processos de intenção. Quando muito fiz uma interpretação errada do teu comentário e se assim for não tenho problema em reconhecê-lo.
Depois: "O PC explicou que consentimento significa sem violência". Não foi isso que eu escrevi, mas sim: "o 'consentimento', que na notícia está empregue num sentido impróprio, conta como ausência de violência".
Na substância e a ver se entendi: quando perguntas se o "consentimento também vale" queres sugerir que haver ou não consentimento de um menor na prática de actos sexuais deveria ser irrelevante e que todos os casos deveriam ser tratados como se não tivesse havido consentimento, isto é, como se tivesse havido violência e, portanto, violação? É isso?
 
Eu percebi e revela-se-me completamente chocante que alguém possa admitir que uma miúda de 12 anos dê consentimento ao padrasto para ter com ele relações...só de loucos varridos! Já parece aqueles casos, moldados por uma mentalidade verdadeiramente devassas ainda que falsamente púdica, em que uma pessoa de mini-saia estava a pedi-las, com a agravante de se estar aqui a tratar de crianças...uma miúda de 12 anos não é uma adolescente e mesmo que o fosse são idades em que os seres estão em formação...volto a repetir: coisa que uma boa pontaria e uma arma não resolvam e cortem o mal pela raiz...
 
Isabel, ninguém disse que este "consentimento" deve valer para - digamo-lo assim - deixar o adulto impune.
Por curiosidade, e não querendo ser intrometido: reparo no seu perfil que tem por 'ídolos' o Dalai Lama e Mahatma Gandhi - o que vê neles?
 
PC,

Doze é especial? Não. Então, dez, nove, onze, dez e meio- se são crianças, o consentimento é uma ficção ( debate a aprofundar noutra ocasião).Se é um eufemismo jurídico para ausência de violência e se a lei é mais branda com um ser que penetra uma miúda de dez anos sem a espancar, óptimo. Nós no CM somos pela concórdia.
 
Aposto que se a criança fosse deixada pelos pais em casa, acendesse um fósforo e pegasse fogo ao sofá a Segurança social a retiraria aos pais.
 
PC,
As explicações que dá estão correctas e a notícia do 'Correio da Manhã', em termos de rigor, tem muito que se lhe diga (eg.: designar por enteada a filha da namorada). Contudo, nada justifica que alguém que mantém relações sexuais com uma menor de 12 anos fique isento de cumprir pena de prisão efectiva.
 
Não percebi- o que tema ver o Dalai Lama e o Gandhi com o tema?
 
Isabel,

com o tema, nada. Com a solução que propõe, tudo.
 
Carlos Azevedo,
"nada justifica que alguém que mantém relações sexuais com uma menor de 12 anos fique isento de cumprir pena de prisão efectiva".
Não sei. A moldura penal do crime é de 3 a 10 anos de prisão e, como sabe, a suspensão pode ser decretada relativamente a penas de prisão concretas até aos 5 anos (de pena concreta).
Não conheço os pormenores do caso, mas podemos dizer que um caso de abuso de crianças de *gravidade média* será punido com pena de prisão em torno de 6 anos, e por isso a sua afirmação parece-me algo arriscada em face da lei vigente.
 
Se ler melhor o perfil verá que O Meu Máximo Ídolo É Jesus- acha que alguma vez Jesus Defenderia a solução final que defendo? Nem pensar! Sabe porquê? Porque É Deus, mas eu não sou, sou apenas cristã e, neste assunto, vou contra o que O Messias Defende e Pratica...aliás, é pura justiça...nem é uma questão de vingança, mas tão só profilática, pois estes seres ignóbeis são assassinos em potência e as vidas das suas vítimas valem muito mais do que as suas, primeiro porque são os inocentes de actos execráveis e não os agentes, i.e., os agressores; segundo porque são sempre em maior número, pois este tipo de gente é compulsivo, ainda para mais quando sabem que ficam impunes...logo, mantenho o que disse: depois de devidamente comprovado, boa pontaria...e que Jesus me Perdoe, mas o politicamente correcto dá-me náuseas e sei que ainda tenho de reencarnar muitas vezes até poder perceber O Perdão que Jesus lhes Concede...
...os norte-americanos não brincam neste departamento...só em países laxistas é que os crimes patrimoniais se revelam muito mais penalizantes que os desta ordem...
 
FNV,

não volto a insistir em que 12 não é limite algum para efeitos do que persistes em chamar de "consentimento", como se fosse um termo meu, quando eu só tentei explicar o que aquela "notícia" (chamemos-lhe assim) tentou dizer. A tua argumentação tornou-se impenetrável (honni soit...). De toda a maneira, como sabes muito bem e provavelmente melhor que eu, a associação de consequências jurídicas a qualquer limite etário é sempre uma semi-ficção (pela tua ordem de ideias, 13, 13,5, 14, 15, também não são marcos especiais, nem uma pessoa de 18 tem mais discernimento do que uma de 17,5 para votar, e portanto não deveria haver idade de consentimento relevante). Mas só *semi*, porque assenta na experiência incontestável do processo de crescimento e amadurecimento da pessoa (de novo: bem sabes, melhor que eu, que todas as culturas têm ritos iniciáticos).
Se mantens a opinião de que é qualitativamente igual forçar um menor a sofrer actos sexuais e fazê-lo com o seu consentimento (ou que só há aí uma diferença de quantidade), discordo totalmente.
PS: nunca te imaginei na redacção do Correio da Manhã, mas substituirás com vantagem a coluna da Leonor Pinhão quando ela for nomeada presidente da CD da Liga.
 
Isabel: quer algo mais politicamente correcto do que pedir a morte de quem abusa sexualmente de menores? Olhe bem para esta caixa de comentários. E olhe bem para as caixas de comentários dos jornais que publicam estas "notícias". Qual é a opinião dominante e confortável?
 
PC,
Não foi tendo em conta a lei vigente que afirmei o que afirmei (nem o poderia fazer, porque também eu desconheço pormenores do caso), mas sim pensando nas exigências de prevenção geral, dirigida à comunidade para garantir que saiba que a prática de crimes tem consequências, tão mais graves quanto mais grave for a infracção.

(Lateralmente: não peço sangue nem pena de morte, mas considero a moldura penal do crime desadequada, ou seja, insuficiente, até pela possibilidade, que o PC referiu, e bem, de suspensão da pena.)
 
PC,
"Se mantens a opinião de que é qualitativamente igual forçar um menor a sofrer actos sexuais e fazê-lo com o seu consentimento (ou que só há aí uma diferença de quantidade), discordo totalmente."

Qual "menor"? Se o consentimento é um adulto perguntar a uma criança de dez anos se quer brincar a chupar as pilinhas, discordamos, infelizmente, de certeza.
 
Carlos Azevedo,

podemos discutir a adequação das molduras penais, como tudo. Mas elas não devem ser calculadas em função da possibilidade de suspensão da pena, porque as duas coisas obedecem a critérios muito diferentes. Nem me parece boa ideia excluir a possibilidade de suspensão de pena em função da natureza do crime.

FNV

depreendo, portanto, que, prosseguindo o teu exemplo, achas que essa situação é qualitativamente igual à daquele adulto que coage o(a) mesmo(a) menor de 10 anos a sofrer sexo oral. Sim, discordamos de certeza, mas não sei por que razão "infelizmente". Só uma questão: o "jogo de chupar pilinhas", na tua linguagem tão vívida, deveria ser punido como *violação* (pois é isso que propões) até que a menor completasse que idade?
 
PC,
Sim, é igual. Quando a desproporção de atributos ( físicos, mentais, económicos, etc) é avassaladora, não sei como consegues ( tu ou qualquer pessoa) delimitar consentimento de coacção. O infelizmente é por isto: ou essa filosofia é geral ou é apenas aplicada a estes casos.Qualquer alternativa é infeliz.

Quanto à segunda: Não falei de penas, não estou habilitado a discutir direito ( não fui ao curso organizado pela redacção), não sei. Tu é que estudas essas coisas, mas sei que deve ser difícil: vocês é que delimitam molduras ( é assim que se diz?) consoante o menor tenha 15 anos e onze meses ou 16 anos e um dia.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
PC,
Concordo que as molduras penas não devem, em caso algum, ser calculadas em função da possibilidade de suspensão da pena (nem foi isso que pretendi afirmar; se foi isso que resultou das minhas palavras, expliquei-me mal). Já excluir a possibilidade de suspensão de pena em função da natureza do crime não me choca.
Mas o que eu pretendi com o meu comentário foi manifestar duas opiniões (pessoais, claro): por um lado, entendo que a moldura penal é desadequada, por insuficiência (e isso tem consequências, designadamente, a possibilidade de suspensão, o que é diferente de defender que quem determina a medida a pena deve 'manipular' o cálculo para evitar um resultado que permita a suspensão); por outro lado, o sistema jurídico é um todo, complexo, e tudo deve ser pensado em função de tudo, o que no sistema jurídico português falha demasiadas vezes, com a consequente descredibilização desse mesmo sistema (não é só -- nem sobretudo -- isto que leva à descredibilização, mas é inegável que contribui).
 
...por vezes, quando me deparo com notícias deste teor, penso que há uma questão que se revela importante e que caracteriza uma sociedade, tendencialmente, materialista, egocêntrica e hierarquizada (o padrão novo-riquista dominante ainda acentua mais esta valorização do umbigo, do concreto e da valorização do outro pelo status ou conta bancária e desvalorização do outro pelos mesmos critérios...)...ora este cidadão comum encara os filhos como extensão dessa autocentração e, como tal, como seres privilegiados em relação a outros menores que pensam não dispõem dos mesmos direitos que os seus filhos, todavia, são crianças e jovens que deveriam merecer os mesmos cuidados e protecção...resultado: para tais criaturas de condomínio fechado, as suas famílias são sagradas, o resto que se lixe, não se importando nada de expor outras crianças e jovens a perigos, desde que isso lhes sirva os propósitos...ora, isto leva a uma falta de empatia perante outros que não os deles (só os possessivos demonstram tudo)...acontece que, quando me referia ao politicamente correcto, referia-me a esta posição muito "laissez faire laissez passer" que permite a aplicação de leis que tentam ser mais humanas para com (os) agressor(es) do que para com a(s) vítima(s)...só isso explica tantos casos em que a impunidade se afirma como dominante...só tal explica a impunidade de agentes de crimes hediondos como os similares a este caso ou ao de universitários que matam um homem de 60 anos à pancada, saindo em liberdade, já para não falar de outros em que a clara violação dos direitos humanos é tratada com toda a leviandade...face a esta tendencial impunidade, reconheço que uma Mãe/Pai que se preze não deixa um crime desta natureza ficar impune...como não deveriam ficar impunes pessoas que desrespeitam os filhos, expondo-os a perigos, em prol do tal umbiguismo...felizmente que algumas desssas crianças têm um dos progenitores com boa pontaria e cuja descentração lhe permite colocar os filhos em primeiríssimo lugar, estando prontos para tudo...não sei se me expliquei bem, mas o que quero dizer é tão simples como isto: "em tempo de guerra não se limpam armas"...
 
Isabel,
Deixe lá as armas. A "vívida linguagem" é suficiente para não tirarmos os pés da terra.
 
Ora aí está- ainda bem que fui explícita!
 
Isabel, se há coisa de que não podem acusá-la é de não ter sido explícita. Foi, e de que maneira, e eu compreendo-a bem. Como não tenho filhos, não posso ser a "Mãe /Pai" que refere nos seus comentários. Mas também tenho os meus alvos: todo o pessoal que faz justiça pelas próprias mãos devia ser executado sumariamente. Trata-se de gente que renega séculos de civilização e o atavismo violento é muito perigoso para a comunidade.
Mas enfim, temos ambos de nos resignar, o mundo não é como queremos.
 
Sabe, PC, que eu tb já acreditei piamente na justiça humana? Até ver com os meus próprios olhos o que quem tem poder pode fazer a vidas inocentes, impunemente, neste país, com as leis que temos. Mata, destrói, tortura, anula como quem vai à praia dar um mergulho e ainda é aplaudido, saindo a rir-se-passa por agressor o agredido, reciclando o Poeta. E aí levanta-se a questão- o que é a justiça?
As coisas parecem tão mais fáceis à distância. O distanciamento permite-nos ter a frieza de defendermos o ideal. Mas e se o ideal, na prática, resultar no contrário dos seus princípios? É um dilema! Talvez porque não seja Pai pense assim, talvez porque como o FNV disse seja um profissional da área. Quando o caos se instala, quando injustiças diárias destroem vidas quem é que pode falar em justiça? É que cheag-se a um pouco da autonegação explícita. Por que é que uns são mais cidadãos do que outros? Por que é que os filhos e as famílias de uns são mais sagrados do que outros? Isso é justiça? Onde, quando, como e porquê?
 
errata: chega-se a um ponto
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012