TANTO PIOR PARA OS FACTOS: Sem Simão, sem uma única defesa de Quim, sem um um erro de Luisão ( os Deuses me perdoem, quase parece um grande central), sem sofrer golos em fora-de-jogo-a-dez-minutos-do-final, ganhou-se no Funchal. É o terceiro jogo consecutivo sem sofer golos, é o terceiro jogo consecutivo em que alinhamos com Alcides e Beto. Pois é, como não temos os deserdados crónicos de Adriaanse, caçamos com gato. Ou seja, com aqueles com os quais se faz a matéria: nervo e músculo, como eu gosto.
posted by FNV on 11:17 da tarde
#
(3) comments
PELOS CABELOS: Deve significar algo, a tendência do Sporting para exibir na sala de imprensa treinadores com o risco ao meio: Mirco Jozic, Queirós ( na fase do bigode), Octávio, Peseiro e agora Paulo Bento.
posted by FNV on 1:35 da tarde
#
(0) comments
ANTENA DAQUELA COISA: Agora que regressou a normalidade de quase uma centena de carros incendiados por noite na terra da baguette, retomemos nós a antena islâmica. Um blogue delicioso - www.islamiclylocked.blogspot.com - publicado por Ola Mustapha, um muçulmano da Flórida: o blogue é, só aparentemente, sobre a crucial questão das tranças que os muçulmanos podem/devem ou não usar. Outro blogue, mais denso, é o de Stacey Yadav ( www.al-hihar.blogspot.com), que está no Cairo a preparar uma tese académica sobre a transformação do discurso nos parlamentos libanês e iemenita, do ponto de vista do diálogo com interlocutores não-islâmicos. Stacey Yadav escreve um bom apontamento a partir das declarações recentes do presidente do Iemen, Abdul Salih, que verberou a AlQaeda. Stacey dá conta, pela boca do homem de rua. do jornalista, do político, da distinção que é feita no Iemen entre a condenação do terrorismo e a resistência armada a um soldado estrangeiro.
posted by FNV on 12:17 da tarde
#
(0) comments
ROUBOS PARA TI: As Cartas de Perdão e Legitimação * concedidas aos madeirenses durante o reinado de D. João III incluem alguns casos curiosos. O escravo do Dr.Pero Nunes foi encontrado, uma noite, a furtar vinho na adega de Pero Dias de Gouveia ( ANTT, Lº 10, fl.174), enquanto a Bárbara, escrava preta de João Cerradas, morador do Funchal, foi encontrada com galinhas em seu poder, um caso de furto presumido ( ANTT, Lº 24, fl 267v). Espera-se que, hoje à noite, o campeão nacional não contribua ( involuntáriamente) para novos registos do género.
* Escrito com a ajuda de João Cosme e Maria de Deus Manso, Ed.Colibri, 1999.
O GÉNIO DO FRASCO: Que bom que deve ser encontrar uma lâmpada, esfregá-la e aparecer um génio que nos concede três desejos. Que mau que é, com parte do nosso dinheiro, impingirem-nos um frasco que por mais que se esfregue só saem bacoradas.
posted by Neptuno on 11:40 da tarde
#
(0) comments
UM CONCEITO DE FAMÍLIA ALARGADA:
"Dize ( ó Profeta) às crentes que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores, e não mostrem os seus atractivos, além dos que ( normalmente) aparecem; que cubram o peito com os seus véus e não mostrem os seus ornamentos a não ser a seus esposos, a seus pais, a seus sogros, a seus filhos, a seus enteados, a seus irmãos, a seus sobrinhos..."
DEPOIS DA ORDEM: Quando o terramoto se esfumou, acordei sentado numa chapa de zinco, uma grande superfície cinzenta perdida até à linha do horizonte. Três sóis podia mirar, coisa curiosa, sem óculos especiais. Dezenas de crianças corriam de um lado para outro, sem nenhum intento evidente a não ser o de pontapear as cabeças mirradas espalhadas na tal superfície. Sem aviso, ergueu-se um edifício de vidro transparente, centenas de cubos sem nada lá dentro. O silêncio das crianças contrastava com o ruído que as cabeças sofriam. No primeiro cubo do edifício transparente aninham-se agora dois crocodilos azuis. Vêm na minha direcção.
posted by FNV on 8:47 da tarde
#
(8) comments
EVERY MAN HIS OWN DOCTOR: Um velho lema do ópio, neste caso no feminino. Um pequeno excerto de Pretty Lessons ( 1834) de Sara Coleridge, dependente da poppy flow'r ( sob a forma de láudano) e filha de outro opiómano inveterado, o famoso papá Coleridge:
" O ' then my sweet happy boy Will thank the poppy flow'r Which brings the sleep to dear mama At midnight's darksome hour."
posted by FNV on 12:53 da manhã
#
(0) comments
E O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS SEGURO ( IV): Uns zés -das-véstias de fatos às riscas apareceram na minha TV a zurrar contra o Manuel Alegre: queriam ensinar-lhe a ser um deputado decente. Uns brincalhões. Noutro canal, um maduro de cinquenta e muitos anos indignava-se, como outros maduros ( e maduras) ultimamente, com "a possível existência de prisões na Europa de Leste onde talvez se pratique a tortura". Curaram-se da senisga: antes tarde que nunca, antes tarde que nunca...
ROLLING STONES: Já quase todos nos "sessenta", músicos profissionais desde sempre, anunciaram nova digressão para 2006 com mais de trinta concertos programados. A música será a mesma de sempre: good old rock'n roll. Sem concessões ou arrependimentos.
posted by Neptuno on 6:29 da tarde
#
(0) comments
É O ROSAS, SENHOR!: E não há milagre que resolva tanto fanatismo no seu ódio cego aos EUA, que apenas motivos pessoais - que não racionais - poderão explicar. Qualquer coisa serve. Catástrofes naturais, intervenções militares mesmo sob a égide da ONU, etc.
posted by Neptuno on 6:18 da tarde
#
(1) comments
AINDA UM RECADITOZINHO: Soares faz lembrar o velho Scrooge (?), atormentado pelos fantasmas dos Natais passados. Terá feito arrumações em casa e descoberto a tal gaveta onde terá guardado o seu socialismo durante os últimos trinta anos da sua carreira política? Agora foi a vez do arrependimento pelo início do processo de privatizações. O que se segue? O amor reprimido pela reforma agrária estilo UCP?
MAIS UM RECADITO ( desta vez só ao Bochechas): A TSF está a passar um Soares desorientado ( está a dizer aos jornalistas as notícias que "devem dar") e assaz irritado ( aos estudantes que puseram questões que não apreciou, terá chamado "demagogos"). Muita irritação, muita arrogância, em suma. Se não reconheço este Soares, julgo conhecer o estilo: jactante até dizer chega. Quem lhe anda a dar conselhos, Dr. Soares?
posted by FNV on 9:04 da tarde
#
(0) comments
O MUNDO FICA MUITO MAIS SEGURO III: Porque Paul McCartney se recusa a ir cantarolar à China enquanto eles maltratarem os animais ( os humanos pode sem ser chacinados à vontade). Mais perto, em Messina, os adeptos do Inter levaram Zoro ao desespero ( quis abandonar o campo), imitando o som de macacos de cada vez que o negro tocava na bola ( podem assistir ao mesmo, a intervalos regulares, no Estádio Cidade de Coimbra, esse templo da civilização). De nada adianta explicar que o próprio Inter alinhava com vários jogadores negros que pediram à claque para parar com a coisa. Em suma, gulheritices a rodos para espíritos asininos.
posted by FNV on 1:40 da tarde
#
(3) comments
UM RECADINHO: Ou melhor, dois, e técnicos. Acabo de ver Soares avisar os portugueses que ter pela primeira vez um PR não eleito pela esquerda "implica uma mudança na linha política que tem sido seguida". É bem jogado porque Soares apela a um medo endémico, não da direita mas da mudança, tout court; é menos bem jogado porque cheira a desespero, e ainda é muito cedo para pôr as barbas de molho. O outro recadinho vai para o pessoal de Cavaco, que fez o cartaz que segundo percebi está na sede de campanha : vão ao oftalmologista. Qualquer principante sabe que não pode pôr Cavaco a sorrir: parece um tubarão no dentista.
O MUNDO FICA MUITO MAIS SEGURO (II): Pergunta-me o Homem das neves se eu não acho as praxes dos fuzileiros britânicos animalescas. Acho, como acho boa parte da programação das TV's nacionais ( reality shows, telenovelas, talk shows, etc) igualmente animalesca. Não é por aí que lá vamos. O meu ponto é o seguinte: as tropas de elite são voluntárias e constituídas por tipos que se espera que se comportem como cães de guerra. Nas casernas treinam e praxam de acordo com um modelo comportamental adequado. Querer que estas tropas se comportem educada e civilizadamente é bem um sinal da nossa desorientação actual. Criamos um mundo adolescencial, repleto de uma espécie de cripto-veganismo, para cujas fronteiras empurramos a realidade. Produzimos jogos de consola onde se ganham pontos extra se matarmos grávidas nas passadeiras para peões, ao mesmo tempo que achamos que os peixinhos dourados sofrem em aquários redondos ( como em Itália). Adoramos estrelas pop na sua luta contra a pobreza e contra a globalização, na medida exacta que nos fascinamos com os milhões que gastam de cada vez que se casam ( e casam-se muito). Mas quando alguém quer regular a violência nos ditos jogos de consola é acusado de moralismo bafiento pelos mesmos que se indignam com as praxes dos cães de guerra. Entretanto o mundo continua lá fora, porco e violento, insensível à idealização mimada e juvenil que dele fazemos.
MAIS UMA VEZ: O Benfica foi levado ao colo, presumo que satisfazendo as expostulações dos meus comentadores-contabilistas. Eu por acaso não me importava que nos deixassem gatinhar de vez em quando.
posted by FNV on 11:19 da tarde
#
(2) comments
O MUNDO FICA MUITO MAIS SEGURO: As televisões portuguesas ( sobretudo a SIC, claro) passaram o fim-de-semana preocupadíssimas com as praxes dos fuzileiros britânicos. As ditas não ocorreram numa universidade pública nem na Casa Pia, ocorreram numa tropa especialmente voluntária. Calculo que na terra de Coleridge a mesma coisa se tenha passado: os políticos, amedrontados, dispostos a "inquirir" e a "prevenir". É bem uma nêspera do tempo, esta pangaiada. Ainda se vão se lembrar de lhes substituir as balas reais por flechas de plástico. Com ventosas na ponta.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.