FREUD, 81 ANOS:"Os historiadores ensinam-nos que a nossa pequena nação só sobreviveu à aniquilação da sua independência como Estado porque soube colocar, no patamar mais alto dos seus valores, os seus bens espirituais, a sua religião e a sua literatura (...). Uma universidade é um lugar no qual se ensina a ciência acima de todas as diferenças religiosas e nacionais; onde se faz investigação, onde se tenta mostrar aos homens até que ponto conseguem compreender o mundo que os rodeia e até que ponto podem subjugá-lo à sua acção. Esta tarefa é um nobre testemunho do desenvolvimento que o nosso povo logrou alcançar ao longo de dois mil anos de infortúnio". ( Mensagem enviada por Freud para a inauguração da Universidade Hebraica de Jerusalém e originalmente publicada na New Judea de 27 de março de 1925)
posted by FNV on 9:03 da tarde
#
(0) comments
DEVE PENSAR QUE É UMA QUESTÃO DE TAMANHO: Humberto Lopes, jornalista que assina no suplemento Fugas, do Público, uma reportagem sobre a Suazilândia, reorganizou a mais antiga classificação romântico-cinegética de África: refere-se ao hipopótamo como um dos big five. Até poderia ter incluído a girafa. Original e criativo.
1) A "maravilhosa massa adepta do Vitória de Guimarães", com um longo currículo de boas acções mas assim endeusada pelos mais acéfalos jornalistas portugueses, prepara uma despedida inesquecível dos seus ídolos.
2) O Bebé Nestlé vai acertar pela segunda vez consecutiva desde Janeiro: Robert fica de fora ( pois já sei, a culpa é do Veiga, do Vieira, da águia Vitória e do furacão Katrina).
3) O FCP deixa 10 titulares de fora no jogo com o Boavista de forma a favorecer a verdade desportiva: Pinto da Costa não quer Rui Alves na presidência da Liga ( estamos de acordo).
4) Esta temporada foi a última deste século sem a presença do superlativo Professor Neca na última jornada. Saudades do futuro, como dizem os políticos.
5) Ricardo, o pilar da defesa leonina, fará o derradeiro ensaio da série de movimentos coordenados tendo em vista o Mundial.
MAIS UM OVO DE COLOMBO, UM COELHO TIRADO DA CARTOLA, UM EMBUSTE OU LÁ O QUE QUISEREM CHAMAR: Segundo se lê no Diário Económico, os conflitos laborais vão passar a ser resolvidos por mediação, dispensando-se a intervenção dos Tribunais. Um terceiro, mediador, supostamente imparcial mas necessariamente indicado pelo Governo, irá resolver toda situação e acredito que, qualquer dia, alarguem a engenhosa descoberta a todo o tipo de litígios: alguém designado pelo governo irá resolver as relações entre as pessoas e mesmo entre estas e o Estado. Num país civilizado, toda a gente se poria aos berros contra este perigo que se cria para a separação dos poderes. Cá, a oposição limita-se a escarafunchar o umbigo e a assobiar para o lado; e o país em geral assiste impávido, sereno, calado e estúpido.
IN-DIRECTAS: O dr. Marques Mendes vai vencer o vento. Indirectamente, isto significa que daqui a dois anos não o vai ter pelas costas.
posted by FNV on 11:47 da tarde
#
(3) comments
O "ACHAMENTO" DE PORTUGAL: A presidente da camâra de Vila de Rei encetou há cinco meses um processo de recrutamento cuidadoso: preparou alojamento e emprego para 60 famílias brasileiras, de modo a que possam trabalhar, pagar impostos e ter filhos em Portugal. Ora aqui está um político que faz. E bem.
posted by FNV on 7:33 da tarde
#
(0) comments
TERNURA DOS 40: Aproximando-me vertiginosamente dessa não-tão-tenra idade, já começo a sentir os sintomas de uma certa nostalgia por tempos passados. Aconteceu-me hoje, por exemplo, quando assistia ao Jornal da Uma (ou "da Tarde"?), da SIC, em que apareceu uma legenda no "rodapé" do televisor acompanhando as imagens sobre uma manifestação de professores em Viseu, com o seguinte teor: "ânimos isaltados em Viseu". No meu tempo não se escrevia assim...
SÉRIE "OS EUA E O NARCOTRÁFICO" (III)/ Nº especial EVO MORALES: O senhor Evo Morales, agora nas bocas do mundo, é um velho conhecido dos interessados na geopolítica da cocaína. Aconselho a que o levem a sério. Pela minha parte, acompanho as suas peripécias desde 2002, altura em que em nome dos cocaleros fez uma greve de fome diante da Central Union, em Cochabamba. Tudo começou com a ideia do então presidente, Jorge Quiroga, de publicar o Decreto nº 26415, que passava a interditar a comercialização da coca do Chapare. Esta zona, juntamente com a de Yungas, constitui a reserva de coca da Bolívia. Morales opôs-se com base em dois argumentos:
a) Mastigar folhas de coca é património histórico e cultural dos bolivianos. b) O Decreto servia a agenda dos americanos e das multinacionais que pretendiam transformar camponeses livres em assalariados agrícolas.
É evidente que a produção boliviana de coca não se destina apenas aos dentes dos velhos bolivianos: em 2004 a Bolívia produziu 18% do total de folha de coca, com um farmgate price de 128 milhões de dólares. Por outro lado, quando Morales, em entrevista ao NarcoNews de Fevereiro de 2002, diz que o Decreto "es uno atentado directo a la liberdad y a la cultura boliviana", não está a dizer tudo. Essa é a língua de pau. A verdade é que, nos meios marxistas ( na própria publicação à qual ele deu essa entrevista), o que se diz é que a cocaína é um "problema dos decadentes gringos capitalistas". É parcialmente verdade. Os cocaleros não têm grande futuro se ficarem nas mãos dos narcotraficantes, até porque no final da cadeia estão os gringos capitalistas. Mas isso fica para outra ocasião. O plano americano para a Colômbia, ao qual já me tenho referido, foi, de certo modo, bem sucedido. As razões pelas quais alvitro o fracasso, a longo prazo, desse plano, inclui - mas não só - a existência de figuras como Morales. Como é bom de ver, tanto a Bolívia como o Peru têm potencialidades para substituir a produção colombiana afectada pelo Plan Patriota. No Peru, José Flores "Artemio", antigo comandante do Sendero Luminoso ( ainda à solta) está, em conjunto com outros camaradas, a reorganizar a produção de coca no vale do Apurimac e no Alto Huallaga. Um dos promotores desta iniciativa, Nelson Palomino, que foi preso em Fevereiro de 2003, pode a breve trecho vir a ser um novo Evo Morales. Morales mais parece um Gramsci sul-americano quando diz que ninguém esperava que os cocaleros fossem tão "fuertes no solo orgánicamente sino idelologica e culturalmente". Nos próximos posts desta série, tentaremos enquadrar a linha da frente marxista-cocalera que se opõe à estratégia norte-americana anti-droga. Demonstraremos também, espero, os pés de barro da dessa estratégia: não valerá de muito os EUA financiarem a reconversão de campos de coca em campos de milho e batata, se eles próprios continuarem a consumir cocaína, bem melhor paga do que esses produtos.
posted by FNV on 3:54 da tarde
#
(3) comments
VANTAGEM PARA O LEOPARDO: Leio na Hunters deste mês que um bando de leões devorou 20 pessoas e 70 reses, em apenas uma semana, em Haidi, no sul da Etiópia. Coisa ruim, um associação de leões: os leopardos são muito mais frugais.
posted by FNV on 12:52 da tarde
#
(0) comments
O LEOPARDO:Chui, em kiSwahili, Ingwe no Botswana, é o nome dele. Rápido, cobarde, egoísta, cauteloso, é grande apreciador de carne vermelha e abomina grupos e reuniões. É a minha reencarnação animal.
O PRIMEIRO LUGAR NUNCA EXISTIU: Faltam escassos dias para terminar esta angústia dilacerante que vem ocupando por inteiro, nas duas últimas semanas, os jornais, as TVs e a opinião pública: quem será o segundo classificado no campeonato português? Bem, não por inteiro: também houve umas manchetes sobre as cançonetas entoadas pelos jogadores do FCP. Tudo o mais estava, ao que parece, anunciado. O que já se sabia, não é notícia.
posted by PC on 10:24 da tarde
#
(3) comments
TUDO BEM EXPLICADINHO: Não basta a imprensa amiga dizer que foram apreendidas várias armas. É preciso que se saiba quantas e de que tipo. Caso contrário, teremos o dr. José Magalhães, na Quadratura do Círculo, a insurgir-se contra "uma gigantesca operação de propaganda para inglês ver, absolutamente disparatada, sem qualquer respeito pelo direito nem pela dignidade dos moradores da Quinta de Camarate".
posted by FNV on 9:37 da tarde
#
(0) comments
ESTÁ DE REGRESSO: O benfiquista Paulo Pinto de Mascarenhas, no ABC. Infelizmente, o link fica a cargo do lagarto Nuno Mota Pinto, ex-chefe desta embarcação, agora remetido ao trabalho de secretaria.
posted by FNV on 4:55 da tarde
#
(1) comments
REP-SOL POSTO: Certamente que Zapatero não está nada preocupado com as nacionalizações de Evo Morales. Zapatero não é nenhum imperialista neo-colonialista.
posted by FNV on 12:48 da tarde
#
(0) comments
ANTENA ISLÂMICA: O Sheik Abdul Mohsen Al Obeikan, membro da Shura saudita e assessor do ministro da Justiça, publica um artigo que está hoje disponível na edição on-line do Asharq Alawat ( www.aawsat.com) . No artigo, Abdul Mohsen condena os responsáveis dos ataques de Alexandria, recordando a obrigação de protecção muçulmana para com os Ahl Al-Zimma, os cidadãos não-islâmicos que vivem sob protecção de um estado islâmico.
ACTO FALHADO: A revista Pública traz hoje uma reportagem com vários psicanalistas portugueses, a propósito da comemoração dos 150 anos do nascimento de Freud. O Carlos Amaral Dias ( CAD) não mereceu a distinção de ser citado, embora esteja certo que ele não se importou nada com isso. Seja como for, o simbolismo da data e a extensão do dossiê da Pública obrigariam à inclusão do seu depoimento. Independentemente de com ele ter muitas diferenças de opinião acerca de inúmeras e variadas questões - não muito debatidas porque hoje vejo-o pouco mas vou lendo e ouvindo o que ele pensa - sempre reconheci ao CAD duas qualidades raras num psi: a abertura a outras formas de conhecimento e uma inesgotável curiosidade. Entre outros méritos, isto levou a que ele seja o melhor divulgador português da psicanálise. Porque a ele me ligam antiquíssimos laços de amizade ( declaração de interesses feita), o reconhecimento daquelas qualidades fez-se muitas vezes fora do plano da colaboração institucional ( que ainda hoje mantemos) . Talvez isso me tolde o olhar, mas decerto não fragiliza o julgamento que faço. Antes pelo contrário.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.