AVANTE: Hoje em dia, os comunistas e respectivas organizações (como "O Avante") são olhados com uma espécie de simpatia ternurenta, que normalmente é dispensada a projectos ou pessoas carismáticos, radicais e históricos, mas que não constituem uma ameaça. Jerónimo é um tipo simpático, o PC é talvez o único partido político com alguma coerência, que realmente defende (bem ou mal é outra conversa...) os interesses das "classes trabalhadoras" e, até mesmo Cunhal, quase conseguiu ser alcandorado por alguns a grande figura da democracia. Para completar o cenário, este ano até o Benfica vai à festa do Seixal. Lamento não poder comungar desta quase unânime "celebração". Não consigo alhear-me do facto da concretização do projecto comunista acarretar o fim da democracia. Do facto de se pretender ignorar as atrocidades dos regimes comunistas (actuais e passados). Do facto de eu não poder escrever este post caso aquela gente chegasse ao poder.
posted by Neptuno on 12:15 da tarde
#
(0) comments
FIM DE FESTA: Os últimos dias na praia não são iguais aos outros. Já paira sobre nós a "espada" do regresso à dura realidade. De facto, qualquer realidade será sempre "dura" se comparada com mergulhos no mar, sestas, amêijoas, percebes e despreocupação generalizada. O mar ainda lá está, a praia também e o sol ainda queima. Mas a semana seguinte também já chegou.
BLOGOTE MUCHO: O blogame mucho faz 3 anos. Somos menos próximos do que eu desejaria. Mas fica o essencial: amanhã vou para lá, medir o grau de maturidade dos pingos-de-mel, amoras, bravo de esmolfe e moscatel de Hamburgo. E alambazar-me com tomates "coração de boi" (umas pedras de sal, um fio de azeite nativo, orégãos frescos e pão de trigo). A felicidade é na estação seguinte (a anterior é a da Alegria). Um grande abraço à lolita e ao besugo.
PROGNÓSTICOS: O SLB perdeu com a selecção de Moçambique num jogo/treino realizado à "porta fechada", escondido dos sócios e dos jornalistas. Afinal sempre há prognósticos antes do jogo...
posted by Neptuno on 7:58 da tarde
#
(1) comments
ALGUÉM EXPLIQUE: Portugal ganha dinheiro com o envio de tropas para o Líbano? Caso a resposta seja "não", parece-me que continuamos a fazer figura de ricos. Por mais nobre que seja a causa, há dezenas de países em melhores condições para ajudar. Será talvez uma estratégia de antecipação do nosso futuro em que, provavelmente, também precisaremos de ajuda internacional.
posted by Neptuno on 7:51 da tarde
#
(0) comments
PATAFÍSICA (V): O nosso fundador, Alfred Jarry, definiu a Patafísica da seguinte forma: "É a ciência das soluções imaginárias". Compreendem agora por que motivo é absolutamente imprescindível acabar com todos os telemóveis e com o Gil Vicente. Igualmente possível é formular um quadro experimental que solucione a violência e a guerra: a humanidade seria vantajosamente substituída por borboletas vermelhas. As azuis seriam colocadas em campos de reeducação.
A SORTE DO MACROGLOSSO: O dr. Monteiro foi recebido à porta do Caldas pela mulher que guarda as portas. Deixe lá, homem: já dizia o Foucault que há porteiros mais pesados do que os inquilinos.
posted by FNV on 12:18 da tarde
#
(3) comments
ANÚNCIO: Ao fim de tanto tempo a conviver com uma imaginação desenfreada e com uma notável incoerência, pus-me a escrever duas pequenas histórias. Uma mete leões e a outra uma vingança. O problema é que tive há uns anos uma má experiência editorial, publiquei um ensaio sobre história das drogas, com uma pequena editora cá da terra. Agora quero ser pago antecipadamente para ver se arranjo finalmente um quintal com figueiras pingo-de-mel. Aceito propostas milionárias.
posted by FNV on 12:08 da tarde
#
(0) comments
PATAFÍSICA (IV): À porta do Outono, uma questão se insinua: qual vai ser o calçado oficial das mulheres? Elas são absolutamente disciplinadas, mudando da bota curta para a bota de montar ou do salto raso para o alto enquanto o Diabo esfrega um olho. Nunca soube como elas se organizam nem o que fazem ao calçado caído em desgraça.
posted by FNV on 11:38 da manhã
#
(1) comments
A CÁRIE DA RAÇA: O João Gonçalves - www.portugaldospequeninos.blogspot.com - está em grande forma. Desanca impiedosamente numa bela maralha. Eu acrescentaria uma nota sobre os cretinos - cujos óculos a política tomou por orgãos visuais - que andam a incomodar os veraneantes minhotos, e outra sobre as bestinhas mansas e pegadiças que se queixam - agora que os jornais não lhes assoam a penca - que a política não lhes dá espaço. Um posto hípico, é o que esta gente necessita.
( Alguma da adjectivação roubada ao viúvo alentejano, naturalmente)
BENDITA LARGUEZA: Da blogosfera. As carraças neuróticas encontram novos hospedeiros e por lá são felizes e prolixas.
posted by FNV on 8:59 da tarde
#
(0) comments
DE BIBE: Nos Sopranos, Artie Buco, vencido, faz um conniglio com o sabor da infância para um casal de clientes retardatários. Não é o fundo de toda a cozinha um sabor da infância? Simenon achava que sim, o pessoal dos Makavenkos também. Experimentamos muita coisa, provamos combinações improváveis, mas no final regressamos aos aromas que se nos colaram ao corpo. Ainda hoje, quando como umas simples costelinhas ( ossinhos) de porco fritas, temperadas apenas com sal grosso, sinto-me um garoto. Coisa estranha de tão simples, não é? É isso a meninice: um lugar ao qual só regressamos através dos sentidos. O resto está interdito.
E NÃO HÁ FORMA DE APRENDEREM A FAZER O SEU TRABALHO? Jorge Matias, jornalista do Público, queixa-se no seu texto de hoje que "não há forma de calar os dirigentes desportivos". Talvez fosse bom os jornalistas começarem por fazer melhor o seu trabaho: o Zé Manuel que marcou dois golos ao Sporting no último sábado não é " um jovem avançado português de 21 anos", mas sim um veterano avançado de 31 anos , velho conhecido de qualquer um que acompanhe, amadoramente, o futebol nacional.
posted by FNV on 1:12 da tarde
#
(1) comments
OS URSINHOS CARINHOSOS: É um facto que, e fiquemo-nos pela Europa, uma significativa parte do dito pensamento de "esquerda" foi sempre benevolente e compreensivo para com o terrorismo: a ETA "respondia ao terrorismo de Estado" ( como afirmava o dr.Louçã sem complexos e isto já em plena democracia) e o IRA ao colonialismo britânico. A Acção Directa e as Brigadas Vermelhas encarnavam um ideal revolucionário, talvez excessivo, mas enternecedoramente compreensível face à corrupção burguesa. O velho Sanguinetti foi mais longe e atribuiu o atentado da Piazza Fontana e o rapto e assassínio de Aldo Moro ao "estado" italiano. É assim que essa mesma "esquerda" desculpa hoje as diatribes islâmicas. Ou seja, atribui a responsabilidade da sua existência (e os mortos que causa) ao Grande Satã e aos seus lacaios e aliados.
REVELAÇÕES: A certa altura um tipo cansa-se das grandes questões - de que tamanho é o buraco de ozono, poderá Israel ser uma democracia guerreira , como salvar vidas sem plagiar Huxley - e retorna às pequenas. Terei algum dia um quintal com uma figueira pingo-de-mel? Pode-se amar a mesma mulher a vida inteira? É melhor mudar o óleo do motor quando está quente ou quando está frio? Verei os meus filhos crescer?
posted by FNV on 8:32 da tarde
#
(3) comments
PATAFÍSICA (III):"Se estás farto de uma vida normal, alista-te nos Fuzileiros", passa a TSF. Há aqui qualquer coisa que não está bem. Como é que alguém pode estar farto de uma vida normal? Só se for um anormal; nesse caso, que interesse terão os fuzileiros em tê-lo lá? E por que é que a vida de fuzileiro se opõe à vida normal? Há muito sexo, praias limpas e crédito ilimitado na Marinha? Ninguém me disse nada.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.