Posso enviar-vos para o melhor blogger português, o Luisinho Gouveia Monteiro. Quase nada me une a este rapaz senão uma vaguíssima tristeza no olhar: a dele antes da minha, é certo, mas primas. Um grande abraço para ti.
posted by FNV on 9:47 da tarde
#
(0) comments
NÃO ME AGRADA:
A diabolização em curso de Fernando Negrão. Escrevi aqui que guardo péssima impressão do seu trabalho à frente do IDT, mas isso não invalida que não possa ser um bom candidato. Os seus antecessores foram igualmente ignorantes e apáticos ( meros comissários políticos) , o que felizmente não acontece com o actual responsável. Negrão, pelo que vi até agora, tem sido educado e empenhado. Admitiu sem problemas a sua condição de duplo underdog: na escolha do partido e na corrida eleitoral. É suficiente para ser tratado com o respeito democrático devido.
posted by FNV on 11:43 da manhã
#
(2) comments
APACHES VIRTUAIS:
Jerónimo de Sousa, meu consócio benfiquista, diz que "já não há renovadores no PCP". Parece que os últimos candidatos que "tiveram uma atitude desviante fizeram a sua autocrítica". É por estas e por outras que eu gosto do PCP: mostra-nos como foi ( e como poderia ser) o mundo, na tranquilidade e segurança de um tour temático. Muito instrutivo.
posted by FNV on 11:29 da manhã
#
(2) comments
DECISÕES ( III):
O Glorioso arrisca-se a ser campeão de uma forma consonante com o seu estilo actual - errático, incompetente e estarola -, ou seja, com sorte. A factura está a vista : engenheiro para mais um ano. Antes malho que bigorna.
posted by FNV on 11:21 da manhã
#
(1) comments
DECISÕES (II):
Os esverdeados , como é hábito - já chegaram a jogar "de luto" - , estão entretidos com jogos de secretaria. Betinhos birrentos, é o que são e sempre foram.
posted by FNV on 11:18 da manhã
#
(3) comments
DECISÕES (I):
Jesualdo Ferreira : "Quero a equipa cheia de garra e de vontade". Quer porquê? Não tem?
Agora que o Tribunal Constitucional o permitiu, veremos nascer finalmente a admirável "coligação de esquerda" para ganhar Lisboa. Sem birras, vaidosices e outras pirosices.
posted by FNV on 11:04 da tarde
#
(1) comments
BARRIGAS DE AMOR:
Este é o nome de uma "concentração de grávidas" que vai acontecer, segundo entendi, algures em Lisboa. Acho bem, para desenjoar dos casamentos gay, dos abortos e da adopção por homossexuais. Infelizmente o nome é um bocadito, também ele , enjoativo. Seja como for, é bom não esquecer que sem gente não há cidade, não há ideias, não há polémicas fracturantes, não há nada.
posted by FNV on 7:07 da tarde
#
(0) comments
MORTE ANUNCIADA?: As escolhas de PS e PSD para as candidaturas à CML mostram bem a "solidão" dos respectivos lideres. No entanto, há uma grande diferença entre eles: enquanto um deles está vivo e ainda com força para "fazer estragos" o outro, provavelmente, já "morreu" e ainda não foi informado do óbito.
posted by Neptuno on 6:42 da tarde
#
(0) comments
ENTENTE CORDIALE:
O Bloco quer que o pessoal se divorcie depressa e unilateralmente, ao mesmo tempo que quer que os homossexuais se casem com calma e com dignidade. Estas agendas têm sempre o seu quê de casamento do Grão-Turco com a República de Veneza. No caso do divórcio, o Bloco devia exigir uma pia do arrependimento ( para os que se casaram pela igreja) colocada à porta do templo: os psicólogos dizem que é muito frequente mudar de ideias logo após a tomada de decisões.
Marie Bonaparte, uma chittah confessa, sumariou as ideias do velho Sigmund: o sentido da duração do tempo tem origem na percepção do sentido (da duração) da nossa própria vida. Está bem, Marie: se estivermos distraídos o tempo passa. Olha que novidade. Eis senão quando uma bala nos assobia nos bigodes ou uma metástase se escapa para a ampola. Nessa altura a nossa vida encolhe-se tanto que a podemos sentir na língua, e o tempo passa a ser apenas um reflexo, instantâneo, do nosso sorriso. Não é?
Alan Johnston, correspondente da BBC, foi raptado, na passagem de Erez, em Gaza, há 66 dias. Delequaseninguém fala. Porquê? Como se não soubéssemos a resposta.
Sonhei que estava a enterrar na praia um homem que me dizia : "Estás contente ? Estás contente?". Perguntei a Freud e ele veio-me com a ladainha do costume, os sonhos são desejos não realizados e etc. É óbvio que o que eu queria era ser campeão e dizer adeus ao Fernando Santos. In my wildest dreams.
Dele tenho um livrinho já antigo - "Jihad vs. Mc World "( Ballantine Books 1995) - que deveria ter sido lido pelo sr. Rumsfeld. O homem é Benjamin Barber e publica agora " How Markets Corrupt Children, Infantilize Adults and Swalow Citizens Whole ". Barber repete a tese que os adultos de hoje se comportam como adolescentes consumistas e acéfalos: nada de muito novo, mas também nada de muito errado. Numa entrevista recente, ele reflecte sobre a questão da liberdade de escolha na sociedade hiper-capitalista e dá o exemplo de Los Angeles: " Temos 200 de marcas de carros à escolha, centenas de empresas de aluguer de automóveis, mas não temos um serviço público de transportes barato, prático e eficiente ".
Fernando Negrão é o candidato do PSD para as intercalares de Lisboa. Foi director do IDT e dele guardo, nesse cargo , a pior das impressões: apático, ignorante e incompetente. Será melhor como presidente da Câmara? Nunca o saberemos.
posted by FNV on 9:01 da tarde
#
(3) comments
LELLO: Segundo Ana Gomes, José Lello é expert em contabilidade "criativa" de campanhas, entre outros atributos duvidosos. Caso se confirmem tais "capacidades", a aparência de "facto isolado" quase ignora o fundamental: terá exercido as suas "competências" de forma isolada (se tinha poder para isso é ainda mais grave) ou contou com a conivência de alguém?
posted by Neptuno on 7:53 da tarde
#
(0) comments
TEMPO DE GUERRA, MENTIRA COMO TERRA:
Quando Clinton deu ordens à NATO para acabar com o genocídio na ex-Jugoslávia, também os tambores do anti-imperialismo americano e do pacifismo se ouviram na selva. Nessa altura não havia Bush nem Iraque, mas havia a retórica europeia do costume: vive e deixa morrer. Agora parece que é consensual que a aventura americana no Iraque foi um erro porque tem morrido lá muita gente. Os méritos militares da campanha não os discuto, mas o plano era bom: depor um regime hediondo, exportar democracia: por isso os EUA não foram sozinhos. Havia formas melhores? Talvez. No reino das intenções nem tudo corre sempre bem. Muitos pacifistas de hoje não piscaram um olho durante décadas de experiências mal sucedidas, em nome de um futuro melhor, que produziram milhões de mortos e estropiados . Relativizam? Não. Acusam, sobranceiros, como se o seu passado fosse, nessa matéria, impoluto.
SERIEDADE NA INFORMAÇÃO: A comunicação social postou-se com aparato nas escadas do Palácio de Justiça, onde funcionam ainda as varas cíveis do Porto enquanto o Ministro não acaba com todas elas, afundando de vez e por completo um dos poucos tribunais que funcionava minimamente.
Segundo a TVI (as outras não vi), foi para transmitir a notícia de um julgamento por causa de uns terrenos, processo esse em que Pinto da Costa seria "arguido", tendo o julgamento sido adiado porque os "advogados de acusação" teriam apresentado um qualquer requerimento.
Como eu não acredito que ninguém na TVI desconheça que no Palácio de Justiça do Porto funcionam as varas cíveis, e não criminais, ou que o termo "arguido" se destine ao procedimento criminal, e não ao cível, ou ainda que neste último não existem "advogados de acusação", só posso imaginar má fé da referida televisão na notícia posta a circular com o estardalhaço do costume. É algo que infelizmente nos vamos habituando a ver na comunicação social.
posted by VLX on 9:58 da tarde
#
(2) comments
ISTO VAI MAL, ISTO VAI MUITO MAL…: Quando, para apresentar candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, os dois maiores partidos se vêem obrigados a requisitar um que está à frente do Ministério da Administração Interna e outro que cumpre na Câmara Municipal de Sintra o mandato que resultou do compromisso com os munícipes da terra, isto é sinal de que as coisas vão muito mal lá pelos lados da política e dos políticos actuais. Muito mal.
O destacamento português vai precisar de muita sorte no Helmand. Kandahar, Laskar-Gah e outras zonas do sudeste afegão são autênticos vespeiros neste momento. Muitos soldados britânicos tem morrido numa região onde a cultura do ópio está em alta, o que altera significativamente o campo de batalha. Vai ser difícil, pelas informações que tenho, distinguir as agro-milícias enquadradas pelos warlords dos outros grupos combatentes. E as primeiras são tão empenhadas comos os segundos.
O trabalho de Shahed Amanullah, ou a internet reestruturando as relações centro-periferia, elemento essencial da subversão ( que o diga Fidel) . Aqui.
posted by FNV on 11:59 da manhã
#
(0) comments
A MULA DE TALES:
Muitas reestruturações na PSP e GNR, muito trabalho na prevenção dos incêndios com o calor à porta - mais reestruturações -, e agora o dr. Costa ia embora? Em nome do rigor, não; em nome da mula de Tales, sim. Que não lhe pese a lã.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.