António Capucho à SIC-N sobre o hipotético convite que Manuela Ferreira Leite lhe fez para integrar a Comissão Política ou o Conselho Nacional: "Não tenho ambições políticas fora de Cascais. Dei-lhe o meu nome para ela usar se quiser". Capucho poderá ser muito importante na logística do Congresso, disso não sei nada. O que sei é que para um potencial eleitor do PSD ( e não para o militante conhecedor ou prestigiado) estas frases enfadadas resultam muito mal. Esstes soldados incomodam na frente de batalha. Ficam melhor nas linhas atrasadas. A cuidar da logística.
A ditadura da praia é pior do que a do proletariado. Lenine ( Pravda, 7 Novembro de 1919) dizia que Mártov e Tchernov não compreendiam a essência : é preciso separar. A ditadura da praia também separa: o banhista ocasional do banhista profissional, o veraneante ecológico do veraneante especulador ( o das barraca de praia com música do Quim Barreiros), a bimba que fala aos berros ao telemóvel da mãe de família recatada,o tipo que está de férias do tipo que vende gelados ao calor. A ditadura da praia é pior do que a do proletariado porque não pretende abolir as classes: unifica-as. E ficamos com areia agarrada à pele.
CRONIQUEURO 3: 1. Portugal jogou razoavelmente contra uma Alemanha rápida e eficaz. 2. Não vale a pena andar a arranjar culpas particulares dos jogadores, porque as falhas foram compensadas por exibições globalmente positivas. 3. Scolari errou, uma vez mais, por teimosia: a solução atacante foi tirar Nuno Gomes, amarrar Ronaldo na única posição onde ele desaparece (já foi assim no Mundial de 2006 contra a Inglaterra e agora contra a Turquia) e fazer entrar Postiga como segundo (!) ponta de lança nas costas de... Ronaldo. Com humildade, gostaria que os encomiastas de Scolari me explicassem a "táctica". 4. Obrigado, Deco.
De solidariedade para os dirigentes e adeptos do Bétis de Sevilha.
posted by FNV on 11:45 da tarde
#
(4) comments
VERÃO O VERÃO (III):
O fresco da noite é uma prestação que o corpo paga aos dias pegajosos. Temos de procurar locais aprazíveis. Na falta da acácia uma varanda serve muito bem de madrugada. O fresco é nosso em força. Estas noites não são noites a sério. Não são como as do Outouno, ventosas e anunciando dias de trabalho alegre; não são como as do Inverno, em que a rua é superfície lunar e os nosso olhos fazem de sonda. Estas noites de pausa no calor são amargas, são uma dádiva que não merecemos.
posted by FNV on 7:06 da tarde
#
(1) comments
PALERMO, PALERMO:
posted by FNV on 12:41 da tarde
#
(7) comments
OS CÉREBROS DE KAROLINSKA:
O DN trazia ontem uma peça assinada por Filipa Ambrósia sobre as semelhanças entre o os cérebros dos homossexuais e os dos heterossexuais. Os cérebros dos gays e das lésbicas serão parecidos com os dos heterossexuais femininos e masculinos, respectivamente. Isto é deveras confuso. Se eu for heterossexual até à realização da ressonância magnética, o meu cérebro entrará no grupo respectivo e será semelhante ao de uma lésbica. Mas se no dia seguinte eu me enrolar - inexplicavelmente - com o radiologista, o meu cérebro passou a habitar o corpo de um homossexual mas continuará a ser parecido com o de uma lésbica : quererá isto dizer que afinal eu, o neo-homossexual, também gosto de mulheres?
VENTO OESTE: Parece que o CDS-PP tem um projecto de lei para tornar perpétuo o registo criminal dos "pedófilos" (quer dizer, suponho eu, das pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores), com o objectivo de impedir que os "pedófilos" condenados possam adoptar depois de cumprida a pena e expirado o prazo de cancelamento do registo criminal. É pouco. Será que quem foi condenado, por exemplo, por crimes de maus tratos, ou por crimes de homicídio, deverá poder adoptar algum dia? E se tiver sido por um crime sexual contra adultos, quem garante que a tara não muda de orientação? Bem vistas as coisas, talvez toda esta gente nem devesse ter a possibilidade de ter filhos: mal a coisa acontecesse - hop, entrega imediata das crianças à tutela do Estado. Claro que o caso dos adoptados é "diferente", porque existe aí uma responsabilidade pública na colocação adequada das crianças. Mas essa "diferença" será suficiente para alijar a responsabilidade do Estado relativamente ao são desenvolvimento dos filhos de pedófilos, homicidas, e agentes de crimes de maus tratos? Serão eles menos dignos de protecção do que os que foram entregues para adopção? Aliás, o mesmo princípio reclama aplicação a outras áreas: os funcionários que cometem crimes de corrupção passiva, peculato, etc., nunca mais deveriam poder exercer cargos públicos - quem garante que não vão reincidir? Aqueles que, no exercício das suas funções, cometem crimes contra o funcionamento do mercado de capitais - banimento vitalício da actividade financeira. E os hooligans? Interdição de entrar em qualquer recinto desportivo para toda a vida. E, também, naturalmente, os jornalistas condenados por crimes de difamação: cassação perpétua da carteira. Afinal, é bem simples tornar o mundo muito mais seguro. As soluções aqui todas à mão e ninguém as via. Razão tinha o Lombroso.
posted by PC on 12:40 da tarde
#
(10) comments
LEGISLATIVAS 2009 (III):
Manuela Ferreira Leite incomoda mais calada em Londres do que Menezes incomodava a falar em Lisboa.
posted by FNV on 11:58 da manhã
#
(3) comments
VERÃO O VERÃO (II):
O Fernandinho passa as férias na cidade. Antigamente ficava tudo fechado durante um mês, hoje está tudo aberto. É a mobilização infinita. O Fernandinho regista o movimento dos vizinhos. A loura do 3ºesquerdo já não vai para a praia com o marido e com o filho. Libertou-se e agora passa o mês a fumar à varanda e a falar ao telemóvel. Fala alto e toda a gente ouve que isto não é vida se soubesse o que sei hoje não me tinha casado. O ex-marido e o puto foram para Fuengirola e ela agora tem tempo para ela mas não gosta. É a libertação infinita.
1) Contratar o Hélder Postiga é mais ou menos como contrair voluntariamente qualquer estirpe de herpes.
2) Agora - com o triste espectáculo dos recursos e das acusações - percebem por que motivo aqui escrevi em tempo útil que o Benfica devia renunciar à vaga na Champions. A inteligência não tem necessariamente de conter a moral.
3) Com Martins e Pongole o Benfica vai divertir toda a gente: o primeiro joga a dez à hora, o segundo é um míssil. A bola vai ficar neurasténica.
posted by FNV on 1:26 da tarde
#
(5) comments
VERÃO O VERÃO (I):
Carnes outra vez à mostra. Julho será um imenso talho. O leopardo dorme mal, salta sobre o calor. Os homens resfolegam. Parecem cavalos. Nesta altura todas as fêmeas entram e saem da churrascaria. Queimadas. Há uma que tem a janela aberta ( por causa do calor) quando leva pancada do seu homem. Ouve-se tudo, o calor é uma membrana.
posted by PC on 2:43 da manhã
#
(2) comments
PRIAPISMOS (II):
No mesmo programa está um investigador em ciências sociais indignado por se falar em diferenças entre os povos. Tem razão: um idiota é um idiota na Gronelândia ou em Lisboa.
Na minha TV ( Prós&Contras, RTP1) está um homem que acredita no impossível e despreza o possível. Um fóbico. Outros homens discutem uma possibilidade interessante: vinte e dois indivíduos a pontapear uma bola podem criar as condições óptimas para o desenvolvimento de um país? Podemos assim concluir que o excesso de erecção - coisa impossível para a maioria dos homens - impede a cópula ( coisa desprezivelmente possível) e cria as condições para o desenvolvimento de uma grave depressão. Tudo é impossível se não for possível.
posted by FNV on 11:32 da tarde
#
(2) comments
SEMPRE A DESCER: O presidente do Benfica é capaz de não ter ainda atingido que há gente civilizada no seu clube que não deve achar piada nenhuma a que a sua gestão desportiva se limite a andar atrás de supostos segredos de alcova dos adversários (coisa ignóbil mas contra a qual, curiosamente, quase ninguém se manifesta ), barafustar alto e ameaçadoramente nas secretarias como se estivesse numa agência bancária, insultar todos os funcionários das entidades desportivas que não lhe façam os jeitos e, milagre dos milagres, conseguir perder o acesso à Liga dos Campeões duas vezes no mesmo ano...
posted by VLX on 6:02 da tarde
#
(8) comments
WILLIAM SHAKESPEARE: Tudo está bem quando acaba bem: quem joga no campo janta na sala de jantar, com os grandes, quem joga na secretaria manja na cozinha.
Os labregos portugueses foram para a educada Suiça do EURO-2008 berrar, beber vinho e comer chouriço. Pois é, mas foram os civilizadíssimos holandeses, alemães e italianos que foram presos ( centenas), causaram feridos ( dezenas) e prejuizos ( milhões de euros).
posted by FNV on 10:09 da tarde
#
(0) comments
JAZZAOCENTRO:
Buddy Guy esteve em Coimbra mas não pude ouvi-lo. Em troca apanhei, na sexta-feira, com uns Tarana na escadinhas do Quebra Costas enquanto não chegava melhor companhia: fiquei a perder. Seja como for, boa ideia para uma cidade adormecida.
posted by FNV on 4:22 da tarde
#
(0) comments
ODI ET AMO (XCI):
Se a culpa fosse um animal seria uma hiena. Fisi ou m'Pisi tanto faz: chega de noite e come qualquer coisa. É longeva, a besta. Julgo mesmo que sobrevive às recordações dos episódios, pelo menos de forma mais intacta. Como todos os scavengers, a culpa é um agente ecológico. Não fosse ela e seríamos tentados a pensar que tudo aconteceu devido a uma sucessão de imponderáveis; não fosse ela e as sobras das nossas acções apodreceriam ao sol. Assim apodrecemos nós.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.