Petits amis qui sûtes nous prouver Par A plus B que deux et deux font quatre, Mais qui depuis voulez parachever Une victoire où l'on se laissait battre,
Et couronner vos conquêtes d'un coup Par ce soufflet à la mémoire humaine: "Dieu ne vous a révélé rien du tout, Car nous disons qu'il n'est que l'ombre vaine".
posted by FNV on 3:10 da tarde
#
(0) comments
STASIS BENFIQUISTA:
1) Estamos em Novembro. Esta constatação serve para isto: já não adianta lamentar o ticket Yebda-Martins, a ausência de um lateral direito ou os 4 milhões gastos numa coisa que rima com meloa. Isso é para tipos como o Miguel Sousa Tavares que gostam de estar todo o ano a dizer que têm razão. Os benfiquistas de alpercatas irritaram-se com os lúcidos que disseram o que tinham dizer na altura certa, mas de cada vez que perdemos vêm com a ladainha das contratações: os habituais valentes que chegam depois das batalhas terminadas.
2) Temos de aprender a jogar com o que há. Quique veio do Getafe para o Valência e encontrou um naipe de ases e vários reis. Foi fácil. Só conhece um modelo e, portanto, esqueceu-se do conselho de Menotti, El Flaco: o treinador deve adequar o modelo aos jogadores em vez de tentar enfiar os jogadores no modelo. Quique vai ter de puxar pela cabeça - é para isso que lhe pagam - em vez de se queixar dos jogadores que escolheu e do modelo que construiu.
3) Petit acabou o seu último jogo pelo Colónia envergando a braçadeira de capitão. Está lá há quatro meses.
Uma editora deu-se ao trabalho de publicar em Portugal "Declínio e Queda do Império Habsburgo 1815-1918, de Alan Sked. A editora é a Ed70 e a tradução é de Constança Bobone com revisão de Luís Milheiro. Edição cuidada, hard cover, 421 páginas bem escritas, boa tradução tanto quanto pude perceber. Prejuízo para a editora, provavelmente. Por tudo isto o meu sincero obrigado.
posted by FNV on 7:10 da tarde
#
(1) comments
JÁ OS OUÇO RANGER OS DENTES:
Rahm Emanuel ( que terá inspirado a personagem de Josh Lyman na série "Os homens do presidente) , o chefe de gabinete de Obama, foi voluntário numa base militar isarelita em 1991.
posted by FNV on 5:34 da tarde
#
(2) comments
BRILHANTES: Os discursos finais de Obama e de McCain. Que pena termos de sintonizar a CNN para ouvirmos discursos em que a qualidade do conteúdo político acompanha excelentes dotes oratórios. Embora em Portugal o poder seja um clube privado com dois membros e cujo acesso é decidido por aqueles que os controlam, penso que o efeito Obama se reflectiria também no bom acolhimento pelas pessoas de alguém que tenha o mesmo tipo de discurso. Que encare e nomeie os problemas com frontalidade mas que também transmita esperança, que aponte um caminho - por oposição às tradicionais mentiras travestidas de soluções. Resta saber se a actual coutada política pode produzir ou sequer permitir que cresça alguém com esse perfil.
posted by Neptuno on 4:20 da tarde
#
(2) comments
NEW DEAL: Com o fim anunciado do "capitalismo à solta", haverá coragem (poder) para limitar os salários dos administradores (nomeadamente, em instituições onde a blindagem dos estatutos transforma os accionistas em meros figurantes), limitar os prémios anuais dos gestores e administradores (indexando-os aos resultados e eliminando-os em anos negativos), fomentar uma supervisão efectiva por parte das entidades que supostamente a deveriam exercer e penalizar fortemente quem não cumpra os ratios e ainda agilizar a penalização criminal de quem, dentro de cada entidade, sancione a venda de "gato por lebre"?
posted by FNV on 3:18 da tarde
#
(0) comments
PARA FANÁTICOS:
Já esteve disponível, deixou de estar e agora está outra vez. Já tenho o meu exemplar: From Shikar & Safari - A Big Game Hunting Anthology. Este livro foi publicado em 1931 ( A&C Black, London) e esteve muito anos esgotado. É uma rapsódia de histórias de caça grossa no império britânico de África e Índia, embora inclua fragmentos da arte na Europa. É também um bom retrato da actividade colonial britânica do século XIX.
posted by FNV on 10:54 da manhã
#
(0) comments
ROBERT CREELEY, SEMPRE:
How can I die alone. Where will I be then who am now alone, what grows so pathetically in this room where I am alone?
I will go to the garden. I will be a romantic. I will sell myself in hell, in heaven also I will be.
No PSD há quem ache muita graça a Jardim. Menezes, Santana e Pacheco Pereira (desculpabiliza-o sempre), por exemplo, entendem que "ele é muito necessário no seu estilo" etc.
Eu também me vou demitir do cargo de Alto Comissário para a Restauração do Prestígio do Bolo de Bacalhau. Andam a confudir-me com o pastel de bacalhaue isso é inaceitável.
posted by FNV on 12:36 da tarde
#
(1) comments
ESTADO DE GRAÇA?
posted by FNV on 12:19 da tarde
#
(0) comments
FILOSOFIA BARATA (IV):
Enquanto há vida há esperança? A esperança é uma coisa nefasta e desnecessária. Aceitarmos que cada dia se fecha em si mesmo, que cada dia completa um ciclo, exclui a esperança. Esperar por um dia melhor significa desprezarmos o dia de hoje, o dia em que vivemos; significa desprezar a única prova de vida que possuímos. A esperança mata a lucidez e é por muito esperarmos que vivemos vidas de escravos. E para os desesperados, perguntam vocês, não será cruel não esperarem? Esses, por definição, já não esperam nada. São a raça de ouro.
Se algum dia ( que já está perto) o parlamento discutir a possibilidade de casais homossexuais poderem adoptar crianças, proponho que aqui no Mar Salgado se inicie uma petição em defesa da legalização da poligamia, todos os direitos incluídos. Não há nenhum estudo que indique que duas mulheres e um homem são inferiores a um casal de pessoas do mesmo sexo nas tarefa educativas. Rigorosamente nenhum. Sempre na vanguarda da luta contra as discriminações, esta nobre nau.
posted by FNV on 10:39 da tarde
#
(11) comments
AVISO À NAVEGAÇÃO: Não queiram enterrar cedo de mais quem tem potencialidades para o tetra. Quem vos avisa...
posted by VLX on 9:44 da tarde
#
(5) comments
EM DEFESA DA POLIGAMIA: Estranharão alguns, mais atentos, ver o meu nome no nem tanto ao mar. A justificação é simples: limito-me a aproveitar as novas regras que a esquerda gentilmente me oferece. Eu explico. Uma vez que até a violação dos deveres do casamento é livre, na era sócrato-bloquista, de muito pouco valem os deveres de fidelidade, coabitação, cooperação, assistência, etc.. Se o que importa são apenas os afectos, se o que vale são só os afectos e o resto não interessa então que de afectos se trate. Assim, e dado que a lei o permite ou incentiva em situações bem mais importantes, faço funcionar na blogosfera a teoria dos afectos no casamento.
Tenho imensos e enormes afectos pela tripulação do Mar Salgado. Antigos, de 25, 30 anos, num dos casos de 35. Históricos mas sempre muito actuais. Formamos um daqueles casais de velhos (de 'idosos', para os leitores mais novos perceberem o que escrevo) que conseguem passar o dia juntos, sem dizer palavra, sabendo perfeitamente cada um o que o outro está a pensar. Sobre cada assunto, sobre cada tema, cada um de nós sabe exactamente (e por antecipação) aquilo que o outro vai escrever. Se os nossos textos não estivessem assinados, cada um de nós conheceria na perfeição a autoria do escrito. Afectos históricos, antigos, actuais e deliciosos.
Mas fizeram-me olhinhos e eu perco-me por carinhos. Afectos mais recentes (um nem tanto, diria antes que repescado), mas daqueles a quem muito dificilmente se diz não, fizeram-me a corte. E dado que, actualmente, nem no casamento a violação daqueles deveres de fidelidade e assistência tem algum interesse ou importância; e uma vez que no Mar Salgado, tripulação de liberais independentes, o casamento nem é bem de papel passado mas antes uma união de facto, coloquei-me, e a eles, muito modernamente, a questão da facadinha, da traição, da infidelidade permanente. Poderia eu assumir dois casamentos? Duas uniões de facto, que fosse? Ter duas casas? Pertencer a ambas? Coabitando ambas? Cooperando com ambas? Com conhecimento e consentimento de ambas? - Claro que sim, responderam todos. O que importa agora são os afectos. É tudo muito moderno, somos todos amigos, conjugação de afectos.
E assim tornei-me alegremente, com o conhecimento e apoio das duas famílias, um bígamo. Tenho duas casas, assumo duas uniões de facto. Com o conhecimento de ambas. Imagino que, no seu íntimo, nenhuma delas acredite que eu preste assistência que se veja a cada uma das casas mas tenho duas, já cá cantam E já estou até a pensar numa terceira, a pensar em passar da bigamia para poligamia alegre, feliz, legítima, moderna, quanto mais não seja para me antecipar às causas fracturantes que a esquerda costuma inventar por não ter mais nada que fazer ou defender. Se a violação dos deveres do casamento não interessa, para quê limitar a coisa? Viva a poligamia!
Mas muita gente passou por isto como cão por vinha vindimada. Isso é passado, houve erros , eu não sabia, entretanto cresci e agora tenho um Mercedes etc.
posted by FNV on 7:16 da tarde
#
(0) comments
ELEIÇÕES PARA QUÊ?
Segundo pessoas muito estilosas e inteligentes, McCain só ganha se:
a) Houver uma fraude. b) O racismo falar mais alto.
Razão tem o Fidel Castro que acha estas coisas uma perda de tempo.
A minha crónica na Ler deste mês é sobre o hábito de leitura. Quem vir o desenho do Pedro Vieira - um pai a enfiar livros pela goela abaixo de uma aterrorizada criança de colo - pode ser levado ao engano e pensar que criei os meus filhos num laogai chinês ou num kontslager soviético. Tentarei nas minhas ( eventuais) futuras crónicas evitar palavras proibidas: disciplina, regras e outras. Será mais ou menos como escrever no tempo da censura. Vai ser divertido.
posted by FNV on 9:44 da manhã
#
(1) comments
CIRCULAR NÃO É VIVER:
Os vossos depósitos estão completamente seguros. É preciso evitar uma corrida aos depósitos. Os vosso depósitos estão seguros se vocês não lhes mexerem. A crise é psicológica. Vocês estão seguros se não mexerem nos vossos depósitos. Não se mexam. Entreguem-nos os vossos depósitos. Tratamos de tudo.
GRANO SALIS: Tenho particpado com a minha quota parte na Obamafest - essa proclamação antecipada da vitória de Obama. Escrevi aqui em ínícios de Setembro e quando as sondages indicavam vantagem para McCain que os democratas teriam de esperar que a economia se tornasse no tema dominante da campanha. A entrada em cena da crise financeira de forma brutal e espalhafatosa transformou a tarefa de McCain numa missão (quase) impossível. No entanto, não quero deixar de considerar a hipótese remota de uma vitória de McCain. Deixo aqui, para aqueles que acompanharão o apuramento das eleições amanhã à noite algumas dicas sobre como perceber se essa surpresa se pode ou não materializar: - às 7.00 EST (meia-noite em Lisboa) fecham as urnas no estado da Virginia. se a eleição for imediatamente atribuída a Obama, as hipótese de McCain ficam reduzidas (se a eleição fôr equilibrada - too close to call - não se poderão tirar grandes conclusões). Outro bom sinal para McCain (mas de hipótese muito remota) seria um surpreendente equilíbrio na eleição no New Hampshire. - às 8 EST (1 da manhã de Lisboa) encerram as urnas na Pensilvania. Se McCain tiver perdido a Virgina tem de ganhar neste estado (perdendo os dois, game over). Se não perder a Virginia ainda mantém uma remota esperança mesmo não ganhando a Pensilvania. - se McCain perder algum destes estados: Florida, Carolina do Norte ou Ohio - estados ganhos por Bush há quatro anos as suas hipóteses são nulas (a não ser que perca o Ohio ou a Carolina do Norte e ganhe a Pensilvania o que é um cenário pouco plausível). Fica o leitor com um guião que lhe permitirá ir deitar-se cedo caso o cenário para McCain seja negativo e as previsões se confirmem. Se McCain tiver resultados positivos ou equilibrados ao ponto de ter de se esperar pelo apuramento final nos cenários que indiquei em cima e que se referem a estados que encerram primeiro, apertem os cintos: teremos de esperar pelos estados decisivos do Central Standard Time (Indiana, Missouri) e do Mountain Standard Time (Colorado, Nevada e New Mexico - aqui McCain até pode perder 2 destes 3 estados se tudo até aqui tiver repetido o resultado republicano de 2004). Recordo que Bush ganhou com 286 delegados o que quer dizer que McCain pode perder apenas 16 delegados - caso vejam que McCain já perdeu relativamente a 2004 mais do que 16 delegados a eleição está perdida e boa noite de sono. Estou convencido que a vitória de Obama é quase certa mas McCain sempre foi combativo e já resusscitou várias vezes politicamente para obter resultados improváveis. Até ao lavar dos cestos é vindima ou como por aqui se diz nada está terminado until the fat lady sings.
P.S. - Reparei agora que as urnas no Indiana fecham mais cedo. Às 6 pm EST (11 da noite em Lisboa). Se Obama ganhar o Indiana de forma clara e esse estado lhe fôr imediatamente atribuído, McCain está em apuros. O Missouri é importante porque ali ganha sempre o candidato que ganha a eleição geral - é um barómetro quase infalível.
1) Manuela Ferreira Leite foi acusada de xenofobia por dizer que a megalopatia das obras públicas iria resolver o problema do desemprego em Cabo Verde e na Ucrânia. De facto, é xenofobia constatar que a esmagadora maioria dos trolhas assenta em população imigrante. E se Portugal continuar endividado até ao tutano ( e em recessão), não devemos deixar de fazer obras megalopatas; o contrário é xenofobia. Abriram as portas do asilo psiquiátrico, não há nada a fazer.
2) A direcção do PSD devia publicar um artigo do dr. Menezes no Povo Livre por cada dez que ele escreva sobre MFL. Estas pessoas têm de ser acarinhadas.
posted by FNV on 1:09 da tarde
#
(1) comments
MARKETING E DO BOM: Uma das maravilhas de assistir a eleições Estados Unidos é acompanhar o talento dos especialistas de marketing político americano e a qualidade genial de muitos dos anúncios políticos. Escolhi este que é dos últimos dias produzido por um grupo independente que apoia Barack Obama. Simples, directo e eficaz. Direitinho ao assunto que mais incomoda os americanos: o estado e perspectivas da economia.
1) "Martens" e Cardozo no banco, Balboa em parte incerta. O sobrinho da Tia Lola vai aprendendo. Contudo, insiste em Rúben Amorim para médio-ala direito. Deve ser a tal mania que herdou da tia: ideias diferentes do resto da sociedade.
2) Como referi na altura do BenficaxPorto ( os carneiro só repararam nos que caíram, não notaram no que os outros correram), a preparação física da equipa é excelente. Viram a cavalgada do Jorge Ribeiro e do Yebda no último minuto da partida? Paco Ayestaran é um craque.
3) O sr. Xistra esteve ao seu nível: uma patada no peito custa um segundo amarelo, uma patada na cara é para seguir jogo.
posted by FNV on 10:06 da tarde
#
(9) comments
A ANEDOTA DA NOITE:
Foi da autoria do par de alanternados que comentou o jogo para a SPORTV: " Vai entrar Cardozo para segurar a bola".
posted by FNV on 10:04 da tarde
#
(0) comments
PARABÉNS, FC PORTO! O Futebol Clube do Porto consegue sempre dar alegrias aos seus adeptos. Com efeito, a equipa do Futebol Clube do Porto conquistou hoje a sua primeira vitória na Superleague Formula, em Vallelunga. Numa corrida magnífica e sempre ao ataque, o carro da equipa do FC Porto conseguiu ultrapassar e deixar para trás, numa das últimas curvas da última volta, o piloto do carro vermelho.
posted by VLX on 4:14 da tarde
#
(4) comments
QUEM VIER ATRÁS QUE FECHE A PORTA: Nunca vi geração que detestasse tanto os seus descendentes como a que nos governa. Torrou tudo o que recebeu em herança, delapidou o pouco que produziu e hipoteca o futuro dos filhos com uma naturalidade ofensiva. Segundo o jornal Público, o actual Ministério da Justiça vai realizar umas parcerias com entidades privadas para que estas construam diversos edifícios para albergar Tribunais, através de arrendamento de longa duração. Com rendas a pagar pelos que vierem, coitaditos.
posted by VLX on 11:35 da manhã
#
(3) comments
PAGAREMOS OPORTUNAMENTE: Quando me iniciei na vida profissional patrocinei um cliente que invariavelmente se atrasava em quase todos os pagamentos. Ele dizia que pagava, mas não concretizava quando. Uma vez, pouco antes de deixar de o defender, insisti com ele pois precisava de dizer qualquer coisa ao advogado da outra parte. Recebi como resposta esta preciosidade: "diga-lhe que pagaremos..., que pagaremos..., que pagaremos oportunamente!"
Sócrates fez-me recordar esta historieta. Num encontro com a JS, Sócrates disse que o governo vai "tomar medidas" para que o pagamento das dívidas do Estado às empresas seja feito o mais rapidamente possível. "Tomar medidas"?!?... Nunca consegui compreender como é que os portugueses admitem que o Estado, esse colosso guloso, esse monstro sôfrego e insaciável que se atribui juros altíssimos sobre os contribuintes face a qualquer pequeno atraso destes e que agora se concede até o poder de partir para penhoras e execuções ao mais pequeno atraso, seja péssimo pagador!
E vem agora o PM dizer que "vai tomar medidas"?!? Tome mas é um red bull e comece a assinar cheques e a ordenar transferências bancárias, pague as dívidas e não seja caloteiro!
O tom obamizado absolutamente histérico-militante da TSF, SIC e RTP ( de outros não sei e não falo) não é relevante pelo enterro da "objectividade", essa puta velha do jornalismo. O que se nota é que eles já nem disfarçam as preferências - é à canzana - ainda que não tenham coragem de as assumir. Com um calendário eleitoral doméstico à porta vai ser interessante assistir ao arraial.
Quando o FCP perdeu com o Arsenal e com o Kiev, muitos ( o Ribeirinho, João Vieira Pinto etc) babaram o fadinho da preguiça mental cantado na tasca do auto-flagelação nacional: o FCP chegava e sobrava para as provas domésticas e a culpa das derrotas europeias era da falta da competitividade do campeonato luso. Ele há lesmas menos rastejantes.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.