ISTO QUANDO METE ISRAEL ATÉ BUSH PARECE MELHOR DO QUE OBAMA:
Leiam a página 15 do Público de hoje sobre o Colóquio Internacional Karl Marx: "Política externa de Obama está à direita de Bush". E porquê? A jornalista explica que Louçã recordou "que Obama se colocou ao lado de Israel na defesa de uma Jerusalém unificada".
posted by FNV on 11:46 da tarde
#
(2) comments
STASIS BENFIQUISTA:
1) Os administradores do Benfica receberam 180 mil euros de prémios relativos à última época. O assessor de imprensa já veio dizer que não é por causa do magnífico 4º lugar obtido. Pois não. Deve ter sido por terem vendido o Simão Sabrosa. Ou pela vitória no Torneio de Chinquilho de Alfragide.
2) No dicionário Bentês-Português, criar mau ambiente aos árbitros não significa criar mau ambiente aos árbitros. Não admira que os jogadores não o entendam. O Djaló, por exemplo, ainda está convencido de que é um avançado.
3) O Lisandro está com um torcicolo ( engraçado que o Helton também andou com um). O Lisandro anda a dar cabo do pescoço porque está a sempre a esticar-se para ver o cheque que o Cebola recebe no fim do mês.
4) Queirós quer ser julgado pelo que fizer no futuro. Não vai ser difícil encontrá-lo para lhe aplicar o correctivo: estará em casa a ver pela televisão o Mundial 2010.
Ódio puro, sem desculpas nem perdão. Já o escrevi e volto a escrever. E por parte de muita gente que perdoou -e perdoa - todo o tipo de canalhas da foice e do martelo.
Da manifestação espontânea. Regressa, de vez em quando, para meu imenso divertimento. Como é evidente, é impossível que 1.000, 10.000 ou 50.000 almas resolvam , por coincidência, no mesmo dia e na mesma hora, protestar, reclamar, ou reivindicar a mesmíssima coisa. Alguns dos que juraram pelas manifestações espontâneas contra Aznar nas vésperas das eleições estão hoje engasgados, outros estão atarefados. Restam os tumultos. Se existe um público activo - alunos, professores, operários da Setenave - e um alvo desse público, qualquer tumulto ou protesto terá de ser organizado. Imaginemos o caso das escolas. O Zé resolvia faltar de manhã, a Rita faltava à tarde, o Tonito atirava ovos, a Natacha atirava serpentinas, o Asdrubal imolava-se pelo fogo à noite e a Constança ( que nunca falta à festança) ficava a dormir. Não funcionava, pois não?
posted by FNV on 3:10 da tarde
#
(3) comments
FILOSOFIA BARATA (V):
As mulheres são atraídas por homens com bons carros. Eram. Talvez no passado. A treta do psico-evolucionismo: carros bons significam providenciador de genes capazes de ganhar bem e, portanto, de garantir à prole um desafogado desenvolvimento. Bem, eu sempre tive a impressão que essas mulheres viam todos os homens como motoristas e apreciavam era um bom meio de transporte. Seja como for, as coisas mudaram. Agora que elas também sabem conduzir ( uma força de expressão...), o que pode substituir o carro de luxo? Uma pista para os teóricos psico-evolucionistas: a feminilização masculina. Os hidratantes, os homens que quase dão de mamar, os homens que já não vão a jantares de só de homens, os homens que sabem ouvir ( no tempo de Bergerac sabiam falar), os homens que aspiram a sala. Como este mundo é cada vez mais feminino, as mulheres sentem-se cada vez mais atraídas por homens que se portem bem. Elas tomaram o controlo e, como qualquer nora sabe, não brincam em serviço. Se todos os homens forem bons companheiros, e uma vez que elas agoram trocam bastante, eles parecerão muito atraentes : podem ser trocados sem perda de qualidade. Os outros são relíquias do passado.
Hoje, por exemplo, quis saber o que MFL tinha dito em Fátima. O telejornal já levava vinte minutos e népias. Depois lembrei-me que tinha a minha TV sintonizada na RTP1. Ao menos no tempo das divertidas calinadas de Menezes recebíamos a informação a tempo e horas. Uns brincalhões, estes jornalistas-funcionários públicos.
posted by FNV on 3:13 da tarde
#
(14) comments
IAN McMILLAN, SEMPRE:
In the centre of the major retrospective there is a door which you open.
As you open it certain nerves in the face are jangled artificially: you smile.
A ministra da educação foi uma ministra voluntariosa. Caiu porque Sócrates e o seu núcleo duro interpretaram mal os efeitos do processo de avaliação. Caiu porque o PS a deixou cair: alguém ouviu uma voz socialista em favor de Maria de Lurdes Rodrigues?
1) A violência da interpretação.
Preencher papelada infindável, ter de fazer exames a alunos que faltaram seis vezes, ser avaliado por colegas novatos ou menos experientes, tudo isto é insuportável para os professores. Eles não precisavam desta motivação para rejeitar o projecto da ministra, mas ela quis dar-lhes um sopro de alma. O incómodo é real, é quotidiano, é uma praga de pulgas. Não se trata da resistência a uma reforma que só vaga e tardiamente se reflecte na vida das pessoas: trata-se da vidinha de todos os dias. Sócrates, que tem das reformas uma visão salvífica e homogénea, interpretou mal o desconforto. Julgou que o hábito ultrapassaria a resistência. Erro: uma dor de dentes foi má ontem, é má hoje e será má amanhã.
2) O PS.
Exceptuando o inner circle do PM, ninguém no PS deu a cara pela ministra. Ou assobiaram para o lado, ou criticaram ferozmente ( Alegre). Isto deu força aos coordenadores da resistência ( sindicatos, PCP e Bloco) para morderem mais e com mais força. Talvez porque o PS , prático e interesseiro, saiba que o tempo joga a favor dos professores. Paris vale bem uma missa.
posted by FNV on 10:38 da tarde
#
(2) comments
ORA NEM MAIS:
JÁ SOMOS DOIS: O Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes também tem ideia de que Portugal combateu na 1ª Guerra, 90 anos atrás; parece até que morreram lá uns milhares de portugueses. Decorreram outras evocações nas embaixadas dos países aliados em Lisboa.
posted by PC on 11:46 da tarde
#
(1) comments
EU AGORA ASSIM DE REPENTE...:
Se nem isto sabem, como hão-de saber ( e de nos dizer) quanto custarão ( custariam...) as brincadeiras dos TGV's para Vigo e as auto-estradas paralelas?
posted by FNV on 10:43 da tarde
#
(0) comments
OVOS A LA DIABLE:
Se algum bertoldinho imagina que uma mole de alunos de Fafe é capaz de ler o estatuto do aluno, organizar-se, comprar várias caixas de ovos e esperar pela ministra, tudo sem o superior enquadramento dos sindicatos ( e do Bloco e do PCP), então mais vale ir ao bruxo. De Fafe.
Quando a pontita da coisa veio a público, escrevi aqui que não me parecia bem o negócio da casa ( ainda só se falava disso): o regulador e o regulado estabelecerem relações comerciais. Lerpei logo com a condescendência afectada dos sábios: que aquilo não era nada, que era rídiculo mencionar sequer o assunto etc. Vê-se.
posted by FNV on 10:12 da tarde
#
(6) comments
ANTENA ISLÂMICA:
Isto repete-se. Estas mulheres não vivem nas cidades, não têm associações que as defendam, não comovem ninguém; são velhas do campo. E lá ficam, no meio do esterco e das silvas, às vezes à chuva, às vezes de saias para cima, às vezes vivas.
"Amor e Ódio", a versão impressa ( revista e aumentada) da série Odi et Amo, edição da Quetzal. Foram os leitores do Mar Salgado que fizeram a série (o livro envolveu outros factores), por isso aqui fica o meu agradecimento. O leopardo é manhoso mas não é ingrato.
Nello spazio lunare pesa il silenzio dei morti. Ai carri eternamente remoti il cigolío dei lumi improvvisa perduti e beati villaggi di sonno.
Come un tepore troveranno l'alba gli zingari di neve, come un tepore sotto l'ala i nidi.
Cosí lontano a trasparire il mondo ricorda che fu d'erba, una pianura.
( Isola, 1932)
posted by FNV on 11:12 da tarde
#
(2) comments
SE ELE O DIZ:
Se se vier a confirmar a acusação (feita ontem pela Faculdade de Ciências de Lisboa) de que a FCT deve muito dinheiro de propinas de alunos de doutoramento, então Mariano Gago é "um mau gestor" e terá de ser "demitido".
A referência permanente à idade ou às características físicas de MFL começa a ser recorrente. Na altura dos ataques pessoais a Sócrates, eu e este blogue pensávamos o mesmo acerca desse tipo de coisas. Eles mudaram. Que surpresa.
Mil milhões de euros para Gaia. Menezes vai fazer uma "marina", "cinco-5-cinco hoteis de 5 estrelas" ( 25 estrelas no total) um "teleférico" e "vários hospitais". Talvez arrisque uma pista de neve artificial. Gaia vai negociar a adesão à UE e à NAFTA.
Sarah Palin ( afinal não é assim tão desinteressante) não sabia que África é um continente? E depois? O deputado Bernardino Soares acha que a Coreia do Norte talvez seja uma democracia. Isto para não falar daqueles que iam a Moscovo ( como conta a Zita Seabra) e voltavam com recordações da Disneylândia.
PARABÉNS NA TAÇA: Podia ter acontecido Taça mas ganhou o melhor, o que desportivamente é sempre bom. De todo o modo, é de felicitar ambas as equipas. Quer a derrotada quer a vencedora porque o jogo foi mito empolgante, desportivamente emotivo e muito combativo. Felicita-se assim a equipa perdedora porque está habituada a isso e prossegue a sua caminhada supostamente maravilhosa com o esplendor que só uma comunicação social muito dedicada e trabalhada permite. Felicita-se a equipa vencedora porque merece. E o merecido é devido.
1) Nunca tinha visto um super-herói ser perseguido por uma abóbora e ainda assim marcar um golo.
2) O cebolinha, o nosso agente na Cedofeita, continua a provar o seu enorme valor: gostei particularmente daquela vez em que ele ultrapassou a bola. Mentira. Também gosto dos 250.000 euros que essa espécie de chalota ganha por mês: contribui imenso para a união do balneário dos andrades.
3) Caneira viu dois amarelos sem fazer uma falta. Não vais levar a mal, mas beleza é fundamental.
posted by FNV on 11:20 da tarde
#
(2) comments
UMA MINISTRA A MAIS:
"Uma manifestação deste tipo intimida qualquer um" ( Maria de Lurdes Rodrigues, ontem, à RTP-N)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.