posted by FNV on 11:08 da tarde
#
(0) comments
UMA NOITE DE CHUVA (VII):
A luz andava de muletas. Só se via o descampado cheio de homens irrelevantes. Era uma noite como aquela em que nos morremos. Lembro-me de uma coruja. Trazia um casaco comprido e disse-me para eu entregar o totoloto.
Não sei bem porquê, mas gosto. É dos poucos políticos socialistas que é directo e não receia o confronto. Ana Gomes beneficia da complacência da esquerda, Alegre recolhe tolerância à direita. Santos Silva lerpa de toda a gente.
posted by FNV on 6:04 da tarde
#
(1) comments
SOB PROTESTO (VII):
O ódio vem detrás. A 10 de Abril de 1938, o Benfica jogava, no Lima, contra o FCP. Bastava um empate, o que conseguimos a dezoito minutos do fim. Daí para a frente foi pancadaria e intimidação, mas o jogo acabou 2-2 e fomos campeões. Os tipos têm pedigree: na altura chamavam-se Esquadrão Azul e Branco: alusão claramente nazi, fascista e franquista (depois o Benfica é que era o clube do regime).
O que Phelps mostrou é que se pode ser um campeão e fumar umas coisas de vez em quando. Em vez de aproveitarem isso para reforçar o carácter meramente recreativo das intoxicações, resolveram inventar um mundo de plástico. O outro, o real, é o das drogas duras utilizadas fanaticamente por desgraçados e em condições miseráveis.
posted by FNV on 12:50 da tarde
#
(1) comments
SOB PROTESTO (VI):
Tenho uma declaração médica que me dispensa de fazer a cama e de pôr a louça na máquina. É um problema ao nível do Complexo de Iago. No Domingo, se ganharmos, juro que faço a cama no primeiro dia de 2019.
posted by FNV on 12:05 da tarde
#
(4) comments
SOB PROTESTO (IV):
Em 1932, o Benfica disputou com o F.C. Porto as meias-finais do então Campeonato de Portugal. A segunda mão foi disputada no Ameal e os andrades ganharam por 3-0. Mas houve mais: Avelino Martins, jogador do FCP, esbofeteou, com o jogo a decorrer, o nosso glorioso capitão Vítor Silva. O árbitro nada fez. No Domingo não espero coisa diferente. Bruno Alves fará as honras da casa.
posted by FNV on 11:58 da manhã
#
(8) comments
UMA NOITE DE CHUVA (VI):
Chove dentro de ti. É uma chuva crebra, enterrada nas boas almas. É uma praga. Por isso o doutor quer uma gabardina especial. Com alerta de sismos e garantida pelo Papa. O cão amarelo não vai gostar.
posted by FNV on 8:46 da manhã
#
(4) comments
UNGARETTI, SEMPRE:
M'illumino d'imenso.
( Mattina, 1917)
posted by FNV on 8:40 da manhã
#
(0) comments
IMAGINE ALL THE PEOPLE:
António Costa, na Quadratura, elencou as cinco malfeitorias que, em sua opinião, fizeram a Sócrates : Freeport I e II, casas, curso e... um "caso com um actor". E rematou sorrindo: "Ninguém pode ser tão mau assim". Imaginem que Manuela Ferreira Leite dizia uma coisa destas. Já imaginaram? Era coisa para ser abaixo de Dreyfuss.
posted by FNV on 8:36 da tarde
#
(4) comments
SOB PROTESTO (III):
Fala-se da rivalidade Porto-Benfica. É falso: não mantemos rivalidade com valorosos grémios regionais, ainda que conhecidos nos tribunais da UEFA que julgam casos de suborno. Os nossos rivais pertencem à Commonwealth ( Manchester, Liverpool) , à Zollverein ( Bayern), ou à Hispânia ( Barça, Real Madrid). Nada de confusões.
The partaker partakes of that which changes him ( Wallace Stevens) e assim também nós participamos na propaganda que nos muda. Lembram-se que o PS nos garantiu que, "apesar e por causa da crise", as megalopatias do TGV e das auto-estradas paralelas criariam emprego e seriam essencialmente feitas através de parcerias privadas? Lembram-se da chacota que o PS lançou sobre quem se negava a a comprar estes folhetos de low cost eleitoralista barato? Pois bem, Portugal vai então passar ao lado da tormenta: os tais parceiros privados vão alegremente contratar os milhares de portugueses desempregados: os residentes e os emigrantes temporários que estão a regressar de todo o lado. Pobres partakers.
Os mininu até nem jogaram mal, na primeira parte, e esforçaram-se muito, alguns, mas a feijoada vai ficar para outros. Bom proveito.
posted by VLX on 9:32 da tarde
#
(3) comments
SOB PROTESTO (II):
Eles, FCP, têm uma forma especial de não estar no desporto. : no passado Sábado mandaram um jogador deles provocar a expulsão para o poder utilizar contra nós, cumprindo castigo para a batalhita da Taça da Liga. Depois enviaram uma equipa de suplentes para o desafio da dita Taça de forma a poupar os rapazes para o próximo jogo com o Glorioso. Não contentes levaram um baile de bola de um grupo folclórico lisboeta e vieram queixar-se do árbitro no final. No meio de tudo isto, a política de gestão que adoptaram - ou renovas o contrato ou levas um tiro no joelho - parece perfeitamente adequada.
Todas as famílias têm um, está cientificamente provado. Está sempre a queixar-se e a refilar com tudo. Tudo faz de má cara: esperneia e arrasta-se, de mãos fundas nos bolsos, pontapeando o chão e fazendo poeira. Julga-se constantemente certo, e errados os outros. Não cumpre os mínimos nem se esforça por isso mas imagina-se invariavelmente com direito a tudo e que tudo lhe é devido, a ele sempre primeiro. Chama sobre si todas as atenções, chora, amua, queixa-se às mais altas instâncias e insurge-se com todos os outros, que considera inferiores. Barafusta, estrebucha, sente-se sempre injustiçado e desfia queixumes. Faz tanto barulho que os menos avisados até pensam que tem razão e muitos o apoiam e defendem, mesmo quando joga sob protesto. Esquecendo-se de que, do outro lado, no chamado berço da pátria, a 350 quilómetros, estavam sossegados e sem lamentos uns quantos vimaranenses que não sabiam sequer se iriam jogar e que tiveram ainda de, à pressa, ir comprar bilhetes na carreira para se deslocarem a casa do refilão. Mas a isso ninguém liga, só se liga ao refilão.
Se o Inverno for frio e chuvoso, é culpa do aquecimento global. Se o Inverno for seco e quente ,é culpa do aquecimento global. Se não houver Inverno, já não há estações: culpa do aquecimento global.
posted by FNV on 1:16 da tarde
#
(1) comments
SOB PROTESTO (I):
Jogar no Domingo, na vala fétida. Isto de ir ao estrangeiro disputar um desafio do campeonato nacional não me satisfaz. Eles têm hábitos peculiares: recebem árbitros para café e bolinhos nas vésperas dos jogos. São hospitaleiros como todos os bárbaros, isso não podemos negar.
posted by FNV on 12:37 da tarde
#
(0) comments
UMA NOITE DE CHUVA ( V):
A esperança sentou-se e apertou os sapatos. Uma longa história de sofrimento também chegou. Vestia um fato domingueiro. Dos antigos. Tentámos todos. Chovia, os vidros dos carros dispensavam os olhos. Nunca mais é outra vez.
posted by FNV on 11:55 da tarde
#
(0) comments
PUBLICUZINHO:
Numa altura em que uns "arrasam" a polícia inglesa e outros "arrasam" o Ministério Público, associo-me à evocação que o João faz de outro João: para ver e recordar.
posted by FNV on 9:24 da tarde
#
(1) comments
YES, CANDIDATE:
Confesso. Não consegui ver a entrevista toda. Olho para Passos Coelho e só vejo o Jim Hacker a debitar os conselhos do seu personal trainer Sir Humphrey ( aka Ângelo Correia) .
posted by FNV on 1:27 da tarde
#
(5) comments
IRMÃOS DE ARMAS:
O dr. Mário Soares queixa-se hoje, no DN, que os ultra-liberais não aprenderam nada com a actual crise financeira. O dr. Mários Soares dá o seu aval a um Chávez que quer ficar no poder até cair da cadeira.
posted by FNV on 1:23 da tarde
#
(5) comments
UMA NOITE DE CHUVA (IV):
Ouço vozes. O mar fala comigo através dos petroleiros. Escuto-lhes a grandes barrigas, são elefantes compridos. Dava-me jeito uma mentira. Ou uma aldeia inteira. A infecção alastrou aos pisa-papéis. Documentos importantes serão recalcados. O terapeuta não pode atender.
posted by FNV on 12:27 da tarde
#
(0) comments
UMA NOITE DE CHUVA (III):
O mundo vai acabar e ainda não fiz a cama. As massas despediram os trabalhadores. O amanhã canta dentro da gaiola e o intelectual orgânico acompanha à viola. Como outra azeitona. O novo mundo está para nascer. De cesariana.
posted by FNV on 10:14 da manhã
#
(0) comments
CORTA E COLA:
As pessoas ultra-correctas que se sobressaltaram com a possibilidade de trocar seringas nas cadeias não devem ter sabido disto.
É obrigatório cancelar o progresso. Ando pelas ruas a falar para a minha mão e as pessoas não me prendem. Deduzem que tenho um telemóvel da última geração. O polegar envia mensagens ao indicador. No supermercado há muita crise e saem mais congelados. É preciso verificar os prazos e reclamar com os americanos. Quanto mais crise mais gelo a minha vizinha não acredita vai passar férias ao Brasil. Cuidado com o bobó ao camarão.
A QUESTÃO VERDADEIRAMENTE ESSENCIAL A QUE NINGUÉM LIGA E NINGUÉM RESPONDE:
Por que razão um ministro de um governo português, tomando conhecimento de que alguém diz que do seu próprio Ministério se consegue obter um licenciamento por quatro milhões (do que seja), recebe o sócio do autor da afirmação e não avisa a Procuradoria-Geral da República?
posted by VLX on 11:49 da tarde
#
(2) comments
BENFICA PERDE NOVAMENTE A LIDERANÇA PARA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
Aos poucos vou-me apercebendo das peculiaridades do mundo do futebol. Dantes, julgava eu que só no fim das jornadas ou dos jogos dos primeiros classificados se faziam as contas sobre a liderança. Parece que não é assim. Regressado de uma sopa da pedra que me alheou do mundo, vi nos noticiários da noite de sábado um entusiasmo entusiasmadíssimo pela liderança do Benfica no campeonato. Mas não diziam nada quanto a resultado do jogo do anterior líder. Procurei nos outros canais e na rádio mas nenhum dos entusiasmados locutores me esclarecia. Hoje, bisbilhotei nos jornais, que igualmente entusiasmados cantavam hossanas à liderança do Benfica mas não relatavam o jogo do Futebol Clube do Porto. Percebi, num pé de página, que afinal ainda não tinha havido jogo. E que, ao contrário do que julgava, a glorificação do Benfica quando líder se faz antes dos outros jogarem. Compreendido.
Agora, já perto do fim da jornada e depois dos primeiros classificados terem jogado, com estas regras da comunicação social podemos concluir que:
a) o Benfica perdeu de novo a liderança do campeonato para o Futebol Clube do Porto; b) o Benfica cometeu a bizarria de, em duas jornadas seguidas, conseguir perder por duas vezes a liderança do campeonato para o Futebol Clube do Porto; c) em menos de oito dias e em apenas duas jornadas seguidas, o Futebol Clube do Porto retirou o Benfica da liderança do campeonato por duas vezes.
Realmente, assim sabe melhor.
posted by VLX on 7:58 da tarde
#
(9) comments
ORGANIZEM-SE E ENTENDAM-SE:
1) a coisa começou com Sócrates e Santos Silva a acusarem o Ministério Público de estar no meio de uma cabala estranha que fazia despertar a investigação nos anos de eleições; 2) quando o Ministério Público passou a mão pelo pêlo ao Primeiro-Ministro e, depois, já ao abrigo do segredo de justiça, açoitou o tio, o primeiro passou a considerar o Ministério Público como a única entidade idónea para prestar esclarecimentos e responsabilizou os poderes ocultos pela cabala; 3) Agora, Pedro Adão e Silva (pois eu também não sei quem é, parece que importa lá no PS) aponta a responsabilidade da cabala a "uma coligação perversa entre investigadores judiciais e um péssimo jornalismo" que "lança lama sobre as pessoas e as instituições". Conviria organizarem-se e entenderem-se.
posted by VLX on 7:56 da tarde
#
(3) comments
UMA NOITE DE CHUVA:
Ainda hoje vi uma dona de casa loura a tirar da garagem o seu SUV preto ia toda contente comprar pasteis de nata. A Antónia está lixada porque não recebe há três meses pois é as férias no Pedrogão foram à vida e a sogra dá-lhe cabo da cabeça que ela é calaceira. Haviam de ter muito que falar. Fui com um microfone antigo para a rua saber o que o povo pensa do Freeport. O povo não sabe. O que o povo quer é saber se o Mantorras vai marcar golos outra vez. O povo é o Mantorras: dores em todo o lado e alegria para os outros. Havemos de fazer uma revolução. Implantes mamários para todos e um curso de formação profissional na variante pasteleiro para os que sobrarem.
posted by FNV on 1:22 da manhã
#
(3) comments
RENÉ CHAR, SEMPRE:
Ne tient pas qui veut sa rage secréte Sans diplomatie.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.