Quando os taliban tomaram Kabul, uma das primeiras coisas que fizeram foi proibir o boletim meteorológico na televisão: "Só Alá sabe o tempo que vai fazer amanhã". O bispo brasileiro que excomungou a menina de nove anos - e a equipa médica - também diz que só Deus é que sabe ( "as leis de Deus estão acima das leis dos homens"). É possível que Deus tenha de saber muito para compensar a ignorância dos seus ministros.
Na loja de sexo um vibrador fala ao microfone. Solteiras para a esquerda, divorciadas para todo o lado. As casadas tiram senha e sentam-se no penico. A televisão explica. Ritmo, senhoras, ritmo. Já chove e as letras diluem-se. Chega uma pastora. Traz bilhas de leite. Antigo e bom.
Então e essa compreensão pelo contexto psico-afectivo-socio-económico? Talvez o homem estivesse deprimido, talvez sofra de despersonalização intermitente, talvez lhe tenha morrido um periquito em criança. Como é que era? A cadeia não "resolve os problemas da sociedade", é um poder exercido "abusivamente pelo estado", ninguém "aprende" a não bater na mulher por ficar preso um ano etc. Reparo agora que o homem é neto de Franco. Muda tudo.
posted by FNV on 12:13 da tarde
#
(0) comments
REVISTA DE ACTUALIDADES:
A hippie-beta-chic (parola) comprou uns sapatos e correu para o twitter e para o face book. Estava com medo de chegar late por causa do car jacking embora também receie o home jacking. Sem nada para fazer, nem fitness, a associação de ideias fá-la ler a amiga ( também parola) e excitam-se as duas com o último hiper link para o Courbet-tete-eut. Trocam muitas sms por causa do spread e dos lay-off e combinam encontrar-se no parking. Planeiam ir numa low cost para um destino nature friendly e beber muitos shots. E palitar os dentes.
posted by FNV on 11:52 da manhã
#
(5) comments
UMA NOITE DE CHUVA (XVII):
A criança queria ir para a escola aprender. O pai, enraivecido, esbofetou-a; a mãe deprimiu. Levaram-na ao terapeuta que lança búzios. Aconselhou cozedura em azeite a baixa temperatura e ingestão de zeugmas a intervalos regulares. Entretanto a chuva voltou. E o sol que já se habituara a comer as sombras.
posted by FNV on 11:41 da manhã
#
(0) comments
UMBERTO SABA, SEMPRE:
Tu così avventuroso nel mio mito, così povero sei fra le tue sponde. Non hai, ch'io veda, margine fiorito. Dovi ristagni scopri cose immonde.
Acrescentaria que para ter autonomia - nisto dos blogues - são necessárias duas coisas: não sonhar com uma coluna num jornal/espaço na TV/rádio e não desejar fazer mais amigos.
posted by FNV on 8:32 da tarde
#
(2) comments
PALERMO, PALERMO:
Quantas testemunhas em processos mediáticos foram agredidas à saída do tribunal nos últimos anos? Casa Pia? Fátima Felgueiras? Joana? Ferreira Torres? Não. Todo saíram em paz. Em Palermo é diferente.
Acabo de ouvir isto na TVI-24h: Pinto da Costa justificou ter recebido em sua casa Augusto Duarte ( que apitaria 48h depois um jogo do FCP) porque o árbitro tinha um problema familiar que Pinto da Costa podia ajudar a resolver. Nem em sonhos eu desejaria mais. Agora calculem como funcionavam as coisas nos anos 80 e 90.
O que se está a passar na Guiné Bissau é conhecido: há muito tempo. Durante anos publiquei aqui, no Mar Salgado ( fiz um resumo num número da extinta "Atlântico"), vários textos sobre os novos eixos do narcotráfico, sobretudo o que envolve a chamada África Ocidental ( designação colonialista...). Muito provavelmente o que se passou foi uma limpeza semelhante à que envolveu a ascenção dos carteis de Arellano-Félix e Zambada Garcia no México: quando os locais não se entendem - e estragam o negócio - chegam os profissionais. A Guiné não enriquecerá - como não enriqueceram o norte do México, o Tadjiquistão e o Uzbequistão - porque as zonas francas de passagem da droga não geram lucros ( ao contrário das zonas de produção). São escolhidas precisamente pelo seu baixo custo de corrupção local.
O mais delicioso cabouco da TV, Carlos Magno, defende Sócrates na RTP-N ( essa sim, a televisão do regime): as críticas pela ausência da cimeira europeia são prova de pouco cosmopolitismo. A vontade de servir ( e de ressentimento pró-menesista) é tanta que perde o sentido das palavras: uma visão global da politeia é que exigiria a presença do PM numa assembleia que discute os problemas da grande pólis.
Gosto de acompanhar estas coisas na TV. Tenho uma enorme admiração por pessoas que voluntariamente participam em reuniões daquelas. Gosto de imaginar que servem para alguma coisa. Às vezes servem. O esfregaço erótico-vitimizante deste fim de semana foi inútil e lamentável. Alguém ouviu uma ideia que fosse no "congresso" de Espinho? Era isto que era mais importante do que uma cimeira europeia na altura da"maior crise económico-financeira de sempre" ( segundo o nosso PM)? É a este partido - apagado ( literal e metaforicamente), sem discussão, entretido em massagens ao ego do líder e absolutamente anómico - que os portugueses querem entregar o comando de um navio perdido no meio de uma tempestade? Cícero não concordaria. Pelo meio, uma especial saudação coimbrã ao Vital Moreira: uma boa escolha para um bom debate.
posted by FNV on 11:59 da manhã
#
(0) comments
OS VICE-MERDAS:
Nas peças da SIC-N e da TVI24 sobre o congresso do PS vê-se repetidamente em pano de fundo um gajo careca, alto como um poste, a trote e com um ar atarefado. Em todo o lado há pessoas assim. Hão-de chegar longe. A vice-merdas, como dizia o Feltrinelli.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.