Depois temos, quando a coisa é nos seniores, os Ribeirinhos na TV a explicar que enfim, apesar de tudo o árbitro terá despoletado a revolta natural dos adeptos, etc. Quando os casos são individuais, existem sempre centenas de desculpas psico-galináceas. Portugal é dos poucos países que estimula a violência nos relvados de futebol.
Se se provar que esta notícia é verdadeira, o PM mentiu. Se mentiu num assunto desta importância, pode ter mentido em muitos outros. E importantíssimos. Se.
Os açorianos, coitados, ainda não beneficiam das novas directivas da agência de sumos e sabonetes.
posted by FNV on 6:59 da tarde
#
(0) comments
O VERDADEIRO PAÍS DO FAZ-DE-CONTA:
O que se tem passado é uma anedota mas revela bem o que é este governo socialista. Há dois dias, o PM afirmou que não tinha conhecimento da intenção da PT de adquirir 30% Média Capital, quando isso já era público (parece que o negócio estava quase concluído, só não estava assinado: pergunto-me quando é que eles iriam fazer a surpresa ao Primeiro-Ministro, talvez pelo aniversário...).
É pouco provável que desta vez o PM estivesse a falar verdade mas se ele prefere deixar que as pessoas pensem que ele é posto à margem deste tipo de operações, tanto pior para ele. Silva Pereira veio a terreiro defender o amigo. Outro que não se importa de passar por boneco no meio desta operação. O novo porta-voz do PS apresentou-se também a balbuciar atrapalhadamente que o Governo não se mete nos negócios privados. José Sócrates achou por bem dizer o mesmo, o Estado não se mete nos negócios privados.
Entretanto, o presidente da CE da PT que quer controlar a TVI vai à RTP dizer que qualquer sugestão de instrumentalização da PT é um insulto e que a decisão de aquisição da Média Capital é uma decisão estratégica. O diário do governo tenta acalmar os ânimos anunciando na primeira página que o negócio é só para depois das legislativas.
Esta manhã, José Sócrates mandou Mário Lino dizer à PT que não compra coisa nenhuma ("e na volta que traz cigarros!..."). Parece que o motivo fundamental para se ir contra a decisão estratégica da PT se prende com as críticas que o próprio Sócrates tem feito à TVI. Os accionistas da PT mandam coroas de flores a José Sócrates (na funerária do fim da rua já não há nenhuma). Um departamento inteiro da PT tenta redigir a negação da instrumentalização como insulto, no verdadeiro sentido da palavra. O porta-voz do PS ensaia as palavras explicativas do facto do Estado se meter nos negócios privados apenas porque o Sr. José Sócrates critica uma cadeia de televisão privada. Pelo sim, pelo não, Silva Pereira é promovido a sempre-em-pé. O outro ministro foi almoçar primeiro e na volta esqueceu-se dos cigarros.
Pelo meio chovem arguidos no Freeport e dá-se de caras com uma outra fundação avara que guarda milhões para derreter mais tarde. Só não me ocorre o nome daquele ministro já não sei de que pasta cujo pedido de demissão um dia irritou tanto Jorge Sampaio. Mas amanhã será outro dia.
posted by VLX on 5:46 da tarde
#
(2) comments
O DIÁRIO DE ENCÓLPIO (XI):
O vizinho é uma entidade lamentável. Nenhum vizinho excede a utilidade de uma fístula. A proximidade forçada é causa de crime, estupro e miséria mental. Existem indivíduos que, podendo viver bem, escolhem ter vizinhos. Um ser desses é um gula-mocha indigno de comiseração. Não respeita os outros e agrava uma reconhecida patologia social.
No final do Conselho dos ditos, o Ministro Silva Pereira reiterou que a PT não informou o governo das suas intenções. Acho fabuloso que estes Ministros socialistas se admitam passar por bonecos a quem ninguém dá conta da intenção de realizar um negócio desta dimensão.
Não sei se viram o telejornal da RTP-N. Durante o debate de ontem, o PM assegurou que Carlos Guerra já se tinha demitido, porque o ministro da agricultura já tinha aceite a demissão. No intervalo, nos malfadados corredores, Jaime Silva explicava que iria ter uma reunião com Carlos Guera e depois decidiria. No final, o mesmo Jaime Silva explicava aos jornalistas que já tinha falado com Carlos Guerra e que já tinha aceite a demissão deste. As bases são sempre as mesmas: aparências e aldrabices.
posted by FNV on 2:00 da tarde
#
(0) comments
BOBBIO DÁ VOLTAS NO TÚMULO:
O programa da esquerda italiana consiste em enfiar o nariz nas cuecas de protistutas e em recolher restos de branquinha. E em baixar a cabeça, respeitosamente, quando ouve as reprimendas do Vaticano a Berlusconi.
posted by FNV on 10:27 da tarde
#
(11) comments
RHODA HAD A PAGODA:
O novo porta-voz do PS, o dr. Silveira, comentou a entrevista de MFL. Tenho a declarar que o PS escolheu muito bem. Aguardam o dr. Silveira tempos de idiofórmio e de incompreensão generalizada. O título deste post é o da canção mais antiga que Orwell dizia conseguir recordar-se. E dizia também que cada época tem a sua melodia. Em Portugal, os próximos meses vão ter uma: "Foge TVI , que te não te quero a ti". Coté media, esta gente não brinca em serviço. E sempre compensam a escolha do porta-voz.
Aristóteles, a propósito da reunião dos cidadãos para os actos eleitorais. Na Política, ( cap. 12 do Livro IV), o estagirita discorre sobre os vários modelos. É necessário adaptar linguagem e ambiente, mas compreende-se que o modelo mais próximo da democracia é aquele em que os cidadãos - o plenário - são todos chamados para resolver as grandes questões ( leis e assuntos de regime) enquanto outros orgãos decidem separadamente sobre outros pontos. Suponho que se Aristóteles fosse vivo recomendaria a Cavaco Silva que se fizessem eleições separadas. O problema não reside na poupança nem na incapacidade de o cidadão diferenciar os actos eleitorais. O que me parece perigoso é o povo, durante o processo de decisão e escolha, ser obrigado a misturar assuntos de regime com a localização de rotundas. Respeitar o sympheron - o interesse comum - em detrimento das agendas particulares é a primeira obrigação do governante.
Ana Gomes, salvo a questão dos aviões da CIA, raramente fala de política. Varia entre o estilo institório e o tique pré-adolescente.
posted by FNV on 11:48 da tarde
#
(3) comments
O DIÁRIO DE ENCÓLPIO (X):
Só um imbecil olha com prazer para um momento agradável registado numa fotografia. Só um imbecil pode ter prazer em sentir que as coisas boas passaram e já não voltam. Porque é disso que se trata. Os amigos que nos vão morrer, os filhos que nos vão deixar, a força que nos vai abandonar. As fotografias são uma vingança de um deus compendioso. O passado aparece sempre como presente.
posted by FNV on 9:35 da tarde
#
(2) comments
O DIÁRIO DE ENCÓLPIO (IX):
Uma mamãzinha pequenina recolhe com uma só mão a roupa do varal numa janela muito alta. A outra mão segura um bebé de colo bonitinho. O exercício é perigoso, a mamãzinha debruça-se tanto. Por que não cai o bebezinho. Como não cai o bebezinho. Sou tão compreensivo. Desviei o olhar , mas ouvi um baque. Voltei a olhar. Era a janela que se fechava. Amanhã tento de novo.
1) MFL afinal tem "excelente marketing". 2) "O marketing vai valer muito pouco nas próximas eleições". 3) O consultor LPM "não se interessa especialmente pela actividade política". 4) O PS fará "uma campanha declarativa".
O meu ponto preferido é o nº3: o consultor e o candidato, cada um à sua maneira , não se interessam especialmente pelas coisas que verdadeiramente importam. O primeiro não se interessa pela política, o segundo não se interessa muito pela realidade.
Pode um benfiquista ser benfiquista contra o Benfica? Pode* e, nalguns casos, deve. Em Dezembro de 1945, Joaquim Teixeira, o Gasogéneo, foi esbofeteado por Janos Biri, à época o nosso treinador. O presidente Félix Bermudes ( sócio nº 5) não protegeu o jogador e, quando este reagiu, deixou-o na miséria; com a desculpa de que o jogador não sabia assinar recibos. Vicente de Melo, ex-tesoureiro do Benfica, apresentou queixa na DGD contra o seu presidente.
* com a inestimável ajuda dos arquivos de "A Bola".
Para eu fixar o nome de João Tiago Silveira. É secretário de Estado da Justiça e é o novo porta-voz do PS. Agradeço o aviso, mas não era necessário. Ignorante do direito que sou, foi o dr. Silveira que me ensinou que escrituras públicas são do foro privado.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.