E ainda preferem que a gente discuta as ideias do candidato em vez de analisarmos o estilo. Têm a certeza?
posted by FNV on 5:24 da tarde
#
(3) comments
PSICO-INCOMMODA : o que é uma psicoterapia ? (III):
Os incommoda (por oposição aos commoda) são, para Séneca, as coisas a evitar: as doenças, a pobreza, a perseguição movida pelos poderosos, etc. No meu canto, neste canto, tenho apontado baterias, ao longo de todos estes anos, para dois alvos: a autonomia e o amor-próprio. Continuo a acreditar em João dos Santos: qualquer pessoa capaz de estar sozinha - e com gusto - tem meio caminho andado. Ainda estamos nos primeiros contactos. O papel de Canaris é importante e, confesso, aprecio-o imenso. Seja para despiste de outras incommoda, seja como simples triagem, seja como pré-terapia: como é que ponho esta pessoa à vontade para me dizer coisas que só deveria dizer a quem confia, sendo que eu não sou ( ainda) seguramente uma delas? Há uma parte que não se explica - vem da experiência, do erros, do estilo pessoal -, há outra que se treina. A obsessão: reunir informação suficiente. O cuidado: tratar o sujeito como uma testemunha ocular. Pois, o olhar. Nunca desviar o olhar, as pessoas não são leões, não sinalizam o contacto visual como uma ameça. Depois a jinga. Se o outro está entupido num ponto quente : gosta de cinema? E a pressão alivia. No toureio isto chama-se templar.
Se forem aqui, continuarão a apreciar o espectáculo: abominam JPP ( "o bibliotecário da marmeleira", "o decadente", etc), mas não há semana que não lhe dediquem rolos inteiros. E - bloggers e comentadores residentes - elogiam-se uns aos outros nessa homérica tarefa que consiste em dissecar os textos do "rídiculo JPP".
posted by FNV on 12:10 da tarde
#
(0) comments
JOURNÉE DES DUPES:
Ouvido no fórum da TSF: "Passos Coelho é o candidato ideal porque é jovem e não está habituado aos vícios da política". Um político que se fez nas camadas jovens, que é profissional desde pequenino, que percorreu todos os postos da arma, é cada vez mais apresentado como um jovem descomprometido com os vícios da política; e não apenas nos fóruns de opinião, longe disso. É um bom cartão de visita para sabermos o que nos espera.
A famosa conversa da fruta que não foi suficiente para condenar Pinto da Costa. Parece que o tribunal considerou que foi uma conversa entre um merceeiro e um vendedor da Matutano. O cidadão fica a pensar noutras escutas e na aparente ingenuidade dos nossos magistrados.
Universitário milanês e soldado, morreu padre. Em 1917, regressado da guerra, publica Voce di vedetta morta. Dá a voz ao soldado morto que sonha em sujeitar a namorada a, digamos, um teste. Para ficarem bem dispostos:
Sóffiale che nulla del mondo Redimerà ciò ch'è perso Di noi, i putrefatti di qui; Stringile il cuore a strozzarla: E se t'ama, lo capirai nella vita Pià tarde o giammai.
posted by FNV on 12:01 da tarde
#
(10) comments
PSICO-INCOMMODA : o que é uma psicoterapia ? (II):
Não se interessar pela pessoa no primeiro contacto significa supender todas as atribuições. Elas são uma espécie de mistura: juizos, opiniões, preconceitos, teorias. Sempre que estamos diante de um humano ( ou de um cão ameaçador) começamos imediatamente a mapear, organizar, classificar. Ainda é cedo. No meu caso, e é disso que esta série trata, recorro a uma posição técnica suplementar: a pessoa não me vai dizer nada de importante nos primeiros instantes. Isto obriga-me a uma dedicação ilimitada em tentar captar alguma coisa mastigável nas primeiras palavras, nas expressões, no olhar. O baile abre com o convite: O que posso fazer por si?. É um tripé - com um apoio no terapeuta, um na pessoa que nos procura e o terceiro na coisa que pode ser feita. É todo um programa que não admite recuos nem hesitações.
(cont.)
posted by FNV on 11:30 da manhã
#
(3) comments
PSICO-INCOMMODA: o que é uma psicoterapia? (I):
A culpa desta série é da Ana, se bem que há muito tinha intenção de a fazer. Para proveito próprio e de um ou outro leitor interessado (que evitarei maçar com teorias e palavras metálicas). A minha experiência clínica é absolutamente heterodoxa. Recebi as bases psicodinâmicas na faculdade e comecei pelas crianças, em Montpellier, em 1989, onde conheci alguns bons psis franceses ( residentes e visitantes); depois fiz o tirocínio com drogados ( numa unidade de desintoxicação, sem secretária de permeio) durante cinco anos, enquanto aprendi psicodrama com a minha irmã Teresa e com o José Luís Pio de Abreu. Pelo meio, algumas jam sessions com o Carlos Amaral Dias, em minha casa ou na dele, e trabalho de rua para a Comissão Nacional de Luta Contra a Sida. Desde 1995 que estou no meu gabinete e dou apoio a uma clínica neurológica que me obriga a estar em contacto com pessoas de outros tempos. Nem sei bem como, mas hoje sou um tipo calejado: a minha lista de asneiras dá a volta à Terra. Primeira regra no primeiro contacto: a pessoa não te interessa nada. Só assim se pode começar.
posted by FNV on 7:31 da tarde
#
(21) comments
UMA IMENSA SIMPATIA:
Por Pedro Santana Lopes, que aceitou a condecoração depois de ter sido enxotado pelo PR anterior e humilhado pelo actual. Isto tem que se lhe diga. PSL é hoje um personagem do Cortegiano, de Castiglione. O papel da politesse é o de fabricar uma segunda natureza, melhor e mais complexa do que a original? Sem dúvida.
posted by FNV on 4:46 da tarde
#
(3) comments
PROPOSTA nº 2435974747-A:
Segundo o analistas, a candidatura de Alegre é transversal, mas também pode ser horizontal; ou talvez vertical. Isto é uma espoldra estafante. Eu pessoalmente eu preferia um novo Conselho da Revolução. Os nossos generais não fazem nada há muito tempo. E há para aí uma camada de coronéis quase desempregados. Também se poderia abrir a coisa a civis. O Medina Carreira, o Pulido Valente, o César das Neves, o Medeiros Ferreira, o Fernando Rosas. Todos com a patente de Capitão de Mar e Guerra. A vaidade é como o mal: é preciso distribuí-la pelas aldeias.
Esta campanha está a incomodar. Há alturas mais convenientes do que outras para salvar vidas, há o problema das aparências, das "associações erradas". Tão beatos, tão manhosos:
1) Quem segue com atenção a vida do PSD interroga-se por que motivo o laboratório de Ângelo Correia terá o monopólio da patente. Por outro lado, sendo Passos Coelho o único candidato, é pefeitamente natural que esteja tudo aflito e em messiânica demanda.
2)Sendo necessário "um jovem" (firme e afectuoso ou mole e dissimulado é indiferente), há-de haver no prostíbulo maior liberdade de escolha: a experiência é um posto e, portanto, Passos Coelho é já um velho Brejnev.
posted by FNV on 11:00 da tarde
#
(0) comments
O ÚLTIMO INSTANTE:
Adeus. Até amanhã. Dá-me lume. Cala-te. Não existe um detector do último instante. Bem, há Blanchot, mas já não há nazis ( que não desiludiam). Pode ser na mecânica matinal. O último beijo nem sonha com o seu estatuto. Pode ser antes de uma viagem de rotina. Pode ser sempre. É sempre. Existe um elemento áxil: nunca esquecer que o último instante é o último instante. Cansativo ? Sem dúvida.
1) Apesar de estar sem Sapunaru, o Fóculporto não melhora. O Paços viu ser-lhe roubada a vitória nos instantes finais ( mais um contributo para a reinvenção da anatomia ), mas o Gandhi veio falar de apitos e de metros. Estamos na fase 2. A seguir culpa os jogadores. Eu sei, porque estava habituado a isso no Glorioso.
2) O Carriço continua a sua caminhada imparável para se tornar um Morato com tês pernas ( a terceira é a que oferece os golos ao adversário) . Que não esmoreça mesmo quando as coisas lhe saírem bem.
3) Em Alvalade aplaudiram o Ruben Micael, futuro reforço do Fóculporto. Enfim, não se deve contrariar os malucos. Para não dizerem que só digo mal dos lagartos, tomem este pequeno excerto da crónica do Quintela, hoje, em A Bola: "Pinto da Costa esforçou-se tanto para que as escutas verdadeiras não fossem admtidas em tribunal, mas agora quer que o mesmo tribunal aprecie uma escuta inventada por mim."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.