Comparemos a cidade à nossa casa ( tudo começou aí). Comparemos um assalto à cidade a um assalto à nossa casa. Suponhamos que ouvimos, impotentes, os assaltantes combinar o assalto. Percebemos que o assalto desta vez falhou. Imaginemos que a única forma de evitar novo assalto é contar aos guardas o que ouvimos os assaltantes combinar. Os guardas não se interessam. A casa - a cidade - é finalmente assaltada.
De um ex-Secretário do Tesouro de Guterres ( isto dito assim...). Espero que os portugueses não voltem a confiar na mesma gente. E depois, para além da incompetência, o carácter: diz mal de com quem trabalhou ( Guterres) e incensa Sócrates a sua política económica : ora leiam esta entrevista de 2006.
posted by FNV on 9:20 da tarde
#
(3) comments
A ÚLTIMA SÉRIE (VI):
De Ravensburg, a 6 de Janeiro de 1950, Junger escreve a Heidegger: Se as duas confissões que aqui ( Ravensburg) coabitam desaparecessem, o canibalismo seria uma realidade no dia seguinte; não quer "ser cristão nem anti-cristo", preferindo a perspectiva benevolente e o julgamento dos factos. Não impressiona. A tese do verniz fino é velha ( Freud, Spengler, Nietzsche, etc) . O que é apetitoso é a redução do pessimismo antropológico à mais pequena aldeia ( Ravensburg). A gemeinschaft não difere em nada da gesellschaft?
posted by FNV on 7:23 da tarde
#
(4) comments
OS PEQUENOS-ALMOÇOS DO NOSSO PRIMEIRO SAEM-NOS CARÍSSIMOS...:
posted by FNV on 3:41 da tarde
#
(1) comments
PALERMO, PALERMO:
Em Lisboa foram identificados e serão julgados. Muito bem. Em Palermo são rock stars e por isso Mourinho ( lembram-se?) pôs o rabo entre as pernas e só regressou com escolta. O algodão não engana.
posted by FNV on 1:31 da tarde
#
(27) comments
CONSELHO A PACHECO PEREIRA:
Face aos obstáculos que lhe têm criado para utilização das escutas, sugeria-lhe modestamente que solicitasse parecer jurídico ao Prof. Vital Moreira, que em tempos considerou naturalíssimo que qualquer pavão utilizasse para gozo pessoal e para o mais que bem entendesse as escutas efectuadas sobre um Presidente de um clube desportivo.
A não ser que Vital Moreira considere mais importante o Conselho Disciplinar da Liga do que uma Comissão de Inquérito dos Deputados à Assembleia da República sobre a possibilidade de um Primeiro-Ministro mentir despudoradamente à Nação, certamente que com todo o gosto o Professor lhe oferecerá parecer favorável semelhante.
Que, by the way, não convidou o sr. Calisto para ouvir como é a asfixia democrática na Madeira.
posted by FNV on 11:34 da manhã
#
(0) comments
UMA PROPOSTA JUSTA
Um dia para a boa e velha família tradicional . Essencial, desprotegida e sob ameaça de extinção. Os que ainda não resolveram a neurose reúnem-se com os amigos ou manifestam-se ou vão comprar roupas caras ou assim.
posted by FNV on 3:14 da manhã
#
(7) comments
THE SMOKING GUN:
Conheça o site que se baseou na expressão nascida no caso Watergate e que JPP tem popularizado na CPI.
posted by FNV on 12:13 da manhã
#
(2) comments
MACACOS DE AUDITÓRIO:
A SIC tem repetido ao longo do dia, numa espécie de coprolalia, a montagem que fez com o engano do governo acerca da duração de um semestre para efeitos da nova tributação de IRS. Suponho que não adiantará dizer que o governo está sob enorme tensão e que é perfeitamente compreensível o engano. uma vez que a SIC nãoa ssume que não tenha sido um engano; e suponho que não adiantará dizer que a prória SIC exibe, todos os dias, erros inaceitáveis no ensino secundário ( de sintaxe, geografia, históricos, , etc) .
Pacheco Pereira acaba de nos informar ( SIC-N) que os magistrados de Aveiro perguntaram a Pinto Monteiro se podiam enviar as escutas para a CPI. A resposta foi: Façam como entenderem. Se é inconstitucional a utilização das escutas pela CPI, o PGR, por omissão ou em cumplicidade, feriu a Constituição. Por que não se demite? A política é arte de fazer com que as pessoas se desinteressem daquilo que lhes diz respeito ( Valery), não é?
posted by FNV on 11:23 da tarde
#
(0) comments
SÓ PARA RELEMBRAR:
Os portugueses vão pagar o que o PS andou a gastar às escondidas para se manter no governo.
posted by VLX on 9:28 da tarde
#
(12) comments
CÂMARA MUITO CONFUSA:
posted by FNV on 2:27 da tarde
#
(4) comments
À SAÍDA DO LICEU:
"Este país está como está por causa dos homossexuais, só se preocupam com os homossexuais". O jovem deu o mote e o grupo apoiou-o. Estranhei a linguagem, muito contida, e a ausência de reacção : ninguém os criticou. Os estudantes acampam debaixo da varanda do meu escritório ( em frente ao liceu) e sou hoje, infelizmente, uma autoridade em comportamento juvenil - amor, sexo, drogas, ensino, música, televisão. Nunca falam de política, por isso espetei as orelhas quando ouvi a opinião do grupo sobre os homossexuais e o estado do país. Podem ser os únicos homofóbicos ( e muito distraídos...) da escola? Podem, mas é um very long shot.
O penalista da casa ( Pedro Caeiro) escreveu nos comentários ao meu post anterior sobre o assunto que existem argumentos ponderosos de ambos os lados e que o assunto é controverso. Convém, portanto, usar da prudência. O texto ( da autoria do Pedro Lomba) citado diz expressamente " factos distanciados do cargo que ocupam". Ora, no caso PT/TVI, não se trata de investigar se Sócrates e Rui Pedro Soares saíram do restaurante sem pagar. Se assim fosse, estaríamos , de facto, a cair numa moralização desmesurada da actividade política. O problema é que não estamos a falar de contas de restaurantes.
posted by FNV on 11:19 da manhã
#
(4) comments
RESUMINDO (II):
- O sr. esteve em X e falou com Y sobre Z? - Não. - O sr. mente. - Não. - Sim, mente. Eu sei. -Como? - Não posso dizer.
Correu mal. Pareceu descrente, apagado e transmitiu - de novo - uma sensação estranha. Dá ideia de que PPC viu a vida a andar para trás com o pico da crise, parece alguém que se enganou no andar e acabou num velório em vez de numa festa. Não pode descabelar Sócrates porque fica mal visto , não pode aliar-se ao governo porque hipoteca movimentos futuros e não pode esperar três anos. Também não pode dizer "eu avisei", pois não? Isso era o PSD anterior, pessimista e botabaixista ( como diziam os bloggers/colunistas afectos a PPC). Enfim, uma grande estucha.
- O PM prestas contas ao parlamento? - Presta. -O PM tem de dizer a verdade ao parlamento? -Tem. -O PM pode mentir ao parlamento? -Pode. -Mas deve? -Não. -E se mentir deve ser desmascarado? - Deve. -E pode? -Não.
posted by FNV on 8:08 da tarde
#
(2) comments
A ÚLTIMA SÉRIE (V):
Eliot está incomodado. Ao lado da sua casa de Portsmouth Road nasceu uma venda de limonadas e em frente inauguraram uma garagem da BP Motors. Na carta ( de 24 de Junho de 1924) a Virginia Woolf, Eliot anuncia que irá a uma conferência em Cambridge. Espera ser tolerado na sua condição de amigo e editor de Virginia Woolf. O tom, no entanto, é o do lamento : the house is uninhabitable. Conheço o ditado inglês, mas aqui não se aplica: por muito altas que sejam as fences, há vizinhos que não se toleram. O movimento permanente, o ruído que temos de ouvir e o tumulto, induzem uma sensação de voisinage imposta que alguns suportam mal. Compreendo muito bem. Exercitando um bocadinho de Stoa, as coisas melhoram. Os dias calmos são puro ópio, as noites sossegadas preparam o corpo e a caneta ( ou o teclado) para o que der e vier.
Antes de cortar no povo, talvez possa haver especialistas que deixem de ganhar 4.000 euros por mês só em horas extraordinárias ( bancos de urgências muitas vezes parcialmente feitos em casa).
Acrescentaria apenas uma nota da área psi-soc. Não me parece, infelizmente, que as pessoas estejam muito interessadas nos resultados da comissão. Caso estivessem, o conteúdo das escutas seria vital para o processo de mudança de atitude. Neste tipo de dinâmica, existe um factor bem testado laboratorialmente: a credibilidade das fontes. E que fonte pode ser mais credível que o próprio visado?
O Pe. Thomas Remedios Fernandes, de 37 anos, vigário da paróquia de Jesus, Maria e José, estava com um grupo da paróquia que comemorava um dia de convivência na praia, segundo informou a agência Cathnewsindia. Não hesitou em lançar-se ao mar revolto para socorrer três jovens que gritavam por socorro.
O presbítero conseguiu salvar os três - uma jovem e dois rapazes de idades entre 17 e 19 anos -, mas enquanto salvava o terceiro, sofreu um ataque cardíaco e não resistiu.
O acto comoveu as mais de 60 pessoas que testemunhavam o resgate.
O sacerdote recebeu assistência no local e foi levado ao hospital, onde os médicos constataram sua morte. Os três jovens resgatados receberam os primeiros-socorros e passam bem.
Na comunidade católica de Goa vive-se a perda do sacerdote com dor, mas também com admiração e esperança.
"Foi um pastor que deu a vida por suas ovelhas - comenta-se. Neste Ano Sacerdotal, é um exemplo e testemunho para todos os sacerdotes."
Neste momento, representa-me. E não, não espreitou pelo buraco da fechadura: consultou documentos que lhe foram oficialmente enviados por instâncias judiciais ( as tais que é preciso respeitar, não é?).
posted by FNV on 7:06 da tarde
#
(6) comments
NÃO SEI SE JÁ DISSE...:
Os portugueses vão pagar o que o PS andou a gastar às escondidas para se manter no governo.
Um bispo diz-me logo de manhã que o casamento gay ameaça a família tradicional. Quer dizer: têm falhado ( continuam fechados nas igrejas e muito complacentes para com católicos de plástico) e continuam a laborar no mesmo erro. Qualquer pessoa que pense, e que trabalhe num tribunal de família, ou em psicologia ( o meu caso), sabe o que derrotou a melhor forma de micro-organização até hoje produzida pela cultura: o solipsismo, a concepção exclusivamente material da felicidade e o primado psicótico do prazer ( do mais sofisticado ao mais simiesco). Estas categorias são interpretadas por gays, heteros, católicos, ateus e indivíduos com dúvidas.
posted by FNV on 12:20 da tarde
#
(0) comments
ASSIM NÃO VAMOS LÁ...:
Cavaco promulga a lei para os responsáveis se concentrarem na crise, e dá nisto...
Reparem nas datas. Revejam os debates televisivos. Hoje uma semana é muito tempo? E sete meses quanto tempo é? É bizarra a placidez com que aceitámos eleições manipuladas. Invulgar é a indiferença com que continuamos a aceitar uma manipulação que nos vai custar anos de emaciamento. Já triste, apenas triste, é recordarmos que quem dizia a verdade foi vencida por usar casacos antiquados e pelo seu conceito de casamento. Há-de fazer muita diferença.
Que não desrespeita os mortos do 9/11 e de Madrid nem os católicos: desrespeita-o a ele. Que não venha depois com irritações ( eles e os que aplaudiram o post) quando outros fazem analogias brincalhonas entre a homossexualidade e a pedofilia.
posted by FNV on 12:28 da tarde
#
(6) comments
A ÚLTIMA SÉRIE (V):
Ando de volta do assunto. Esconderijo, esconder, respirar ou não? No livrinho que ando a preparar, trabalho o esconderijo entre o fosso e a toca. Benjamin diz-me que quanto mais arejado for um esconderijo, tanto mais engenhoso será. Mas ele fala de cartas escondidas nas pernas ocas das cadeiras. O toureiro andaluz vai por outro lado. Na 14ªcarta a Lucílio , o maior medo é do ataque anunciado por um aparelho formidável. Não. Talvez. Ando a trabalhar um malandro bem mais surdo: como esconder-nos de algo que se escondeu dentro de nós?
Inês Tetónio Pereira. Muitos dirão "coitada da criancinha que foi ensinada a ser católica". Pois foi. E foi ensinada a não fazer cocó no meio da sala e a não se assoar aos cortinados. Por que motivo os ensinamentos redigidos por meia dúzia de maduros num esconso gabinete do ministério da educação, ou os das novelas das oito, hão-de ser melhores do que os da Inês?
posted by FNV on 10:26 da tarde
#
(11) comments
ESTRANHA SENSAÇÃO...:
Esta de ganhar a Taça sem ter sido antes campeão. Não é habitual num Dragão...
posted by VLX on 9:34 da tarde
#
(3) comments
TER SEMPRE PRESENTE:
Os portugueses vão pagar o que o PS andou a gastar às escondidas para se manter no governo.
posted by VLX on 9:31 da tarde
#
(3) comments
A ÚLTIMA SÉRIE (IV):
Mann encontra-se com Nehru, num encontro promovido pela irmã deste, Vidjaya Pundit ( na altura embaixatriz em Washington), em Outubro de 1949, em San Francisco: Um homem muito mais inteligente do que a maioria dos que governam este país. Mas Mann está deprimido: É indispensável, de tempos em tempos, deixar cair tudo. Claro. Apertar o tempo até ele caber na pequena sala. Não responder é um princípio, não agir é o estandarte.
Um futebol miserável que acabou a defender a vantagem mínima frente a uma equipa despromovida à 3ª divisão. A expulsão de um jogador habituado à impunidade e que sai a refilar com o árbitro para esconder uma fífia memorável. Por último, um treinador a chorar-se porque os media não promoveram o jogo. Talvez fosse bom começar por não apelidar de estádio de Oeiras o local onde jogaram.
posted by FNV on 7:52 da tarde
#
(28) comments
DE REPENTE SENTE-SE UMA CERTA SIMPATIA POR JOSÉ SÓCRATES:
-Expresso: Mas depois mudou do curso do ISCTE para Relações Internacionais numa universidade privada. Porque era mais fácil? -António José Seguro: Não tem que ver com a maior facilidade, mas sim com o facto de ter amadurecido e ter feito uma opção que correspondia aos meus interesses pela política e assuntos internacionais. (...). Achava que devia ser eu , e não os contribuintes, a pagar a minha formação académica.
(Expresso, 15 de Maio 2010).
posted by FNV on 4:40 da tarde
#
(3) comments
PASSOS E A ATRIBUIÇÃO (II):
Leio no Expresso que Sócrates não fez caso do que havia combinado com o enviado de Passos Coelho e que este concordou. Isto talvez explique a atitude das desculpas e faz sentido. Faltava acrescentar um ponto à tese anterior. Nas teorias da atribuição existe uma categoria designada a procura das accções vulgaremente não desejáveis. Explico rápido: Imaginem que têm de recrutar uma secretária de direcção. Depois de analisarem os currículos, entrevistam as duas finalistas. A Luísa chega a horas, veste-se de forma sóbria e diz que vive com a mãezinha e para o trabalho. A Rita chega atrasada, vem com olheiras de uma noitada e está a viver em casa de uma amiga porque zangou-se com os pais. Vocês, sob pressão, escolhem a Luísa: não porque tenham a certeza de que será melhor secretária, mas porque soube compreender o que se espera de uma candidata a um lugar de topo. As já famosas desculpas podem ter sido estratégicas ou impulsivas, mas correspondem ao que as pessoas comuns esperam de alguém que deu o dito por não dito.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.