Mar Salgado

domingo, fevereiro 7:

CABEÇA FRIA (II):

O Nuno Mota Pinto, nas nossas discussões, costuma dizer que o nosso mal é sermos um país pequeno onde toda a gente se conhece. Talvez, mas existem estaminets de idêntica dimensão onde as coisas se passam de modo diferente, por isso o bacalhau tem de ser cortado mais fino.
A apropriação de um media privado por pessoal não hostil ao governo não pode ser feita sem a conivência dos capitalistas. As vantagens que os capitalistas tiram dessa cedência têm de ser procuradas em factores exteriores ao universo mediático.Querem um exemplo simples? Leiam, no Expresso, a entrevista que Erik Schmidt, da Google, deu à Newsweek.: "Não podemos continuar a participar na censura " e " Tem a ver com a nossa relutância em participar na censura " . Ou seja: participaram e , por algum motivo, cansaram-se.
As corporações para-govermanentais ( assessores, agências de imagem, pessoal político especializado) trabalham como gramscianos persuasores permanentes *. Actualizando Gramsci, o trabalho já não é feito para conquistar ideologicamente os intelectuais tradicionais, ou, melhor ainda, para produzir os seus próprios intelectuais orgânicos ( pp 11 do Cadernos, edição da IP, New York 1971). Trata-se agora de conquistar as linhas editoriais, ou, melhor ainda ( Gramsci utliza a expressão "mais eficazmente"), de produzir as suas próprias plataformas mediáticas através da escolha de persuasores amigáveis.
A diferença entre os métodos utilizados no caso TVI e os utilizados no tempo da governamentalização descarada da RTP durante o cavaquismo ,reside no papel dos capitalistas. Este artigo de Laura Pardo distingue as diferentes formas ( persuasão, coerção, ameaça) de condicionamento da representação da palavra, que é o que está em causa nos media. No artigo ( sobretudo nas páginas 7 e 8) encontramos uma boa revisão sobre o papel dos produtos mentais resultantes da persuasão encarada como um exercício de poder.
Os capitalistas aceitam fabricar os persuasores permanentes ( os novos directores de jornais e rádios que devem dinheiro a bancos controlados pelos governo) porque se estão nas tintas para o ambiente político exterior à saúde financeira do capital ( veja-se a Google).
Confundir tudo isto com "a ameaça à liberdade de expressão" na sociedade inteira é, isso sim, uma enternecedora demonstração de ingenuidade.


* Um bom exemplo ( sem as considerações pessoais de "boy" e outras que tal ):

"O problema da falta de currículo foi um pormenor facilmente contornável com a ajuda da maioria absoluta conquistada nas urnas. Rui Pedro passa logo em 2005 para o lugar de assessor da Comissão Executiva da PT Multimédia para os sectores de Business Inteligence, Imobiliário e Segurança (áreas até então desconhecidas do seu currículo).

Em Abril de 2006, Soares toma posse com 32 anos como administrador executivo da holding do Grupo PT, com um salário anual de 2,5 milhões de euros – meses mais tarde renova o seu mandato como dirigente da Comissão Nacional do PS no Congresso de Santarém".


 

posted by FNV on 9:56 da tarde #

Comments:
Ou seja, Filipe, é muito mas muito pior.
 
Acrescento o seguinte: este é um grande mas grande post.
 
Bem, lá grande ele saiu.
 
Pedro,
Estive a ler o seu post (e agradeço a sua paciência para comigo). Há mais acordo do que desacordo, mas, e sobretudo, há dados que nos faltam ( aos dois).
 
Bom dia Filipe,
Continuo a gostar, principalmente porque :
1º - Sai das tradiconais argumentações dos boys e asfixias democráticas.
2º - Fala do passado recente para relembrar que o que se passa hoje na essência não é novidade.
3º - Enquadra de quem são a maioria dos orgãos de informação (capitalistas ) e dos seus interesses e da reacção dos interesses dos governso e seus agentes ( qualquer que seja o governo )
4º - Não fala de fascismos, Salazar e outros que tais.
Espero que quem esteja em desacordo critique os argumentos e não caia nas facilidades de que o Filipe é ingénuo e crédulo.
Aguademos...serenamente ( como dizia o outro ).
Um abraço
 
É um bocado como diz o Pedro: ingenuidade é pensar que o poder executivo actua sozinho.
Já o confundir este tipo de coisas com a ausência de liberdade de expressão, os debates em curso falam por si.
 
1) Comparar a governamentalização da RTP nos tempos do Cavaco com a governamentalização de meios de comunicação social privados - da totalidade dos mesmos, pelo que se depreende das referências às aquisições do Público e da Cofina - é do tipo das comparações colonatos - campos de concentração que não me parecem aceitáveis em termos argumentativos. Não pelo motivo simples de todos os governos terem interferido na RTP (e Sócrates foi bem mais longe nisso que Cavaco, mas isso é outra estória), mas porque o projecto de Sócrates, ao contrário de qualquer outro primeiro-ministro, é totalitário, não é selectivo: visa o controlo de todos - repito, todos - os meios de comunicação social e não apenas daquele sobre tutela do Estado. E visa não apenas calar dissidências, como assegurar apoio expresso (vide, a nomeação como director de informação do Paulo Baldaia da TSF). Mas uma vez não perceber isto é não perceber o essencial.

2) A liberdade de expressão é uma condição objectiva de uma democracia, mais do que um direito individual. É assim que é vista e tratada na América e também na União Europeia, em especial, nos tribunais. Donde, o problema só pode ser de liberdade de expressão. Se não assim, de quê? O facto de haver quem se indigne, não altera uma vírgula no raciocínio. Por que haveria de alterar? Haver contestação ao tirano no Irão significa que o Irão é uma democracia?
 
Boa tarde, Filipe.
Concordo que a empresa e os seus financiadores, incluindo receitas de publicidade, seguem uma lógica de retorno (sucesso/flop) que cria pressão permanente; pouco se fala da situação da chamada "liberdade interna" dos jornalistas.
Abusando da hospitalidade, sugeria um capítulo de Castells (no vol 2 de A Era da Informação) sobre a política informacional e a crise da democracia; foi escrito em 96 mas enquadra bem o que estamos a passar
 
Recebido, obrigado.
 
JB, a liberdade de expressão, na América ou aqui, já não está nos media tradicionais, e nunca esteve só, ou sobretudo, aí. Para falarmos na América, o farol, teriamos de falar no jornalismo embeded, seja em tempo de Guerra, seja em tempo de paz, em nome de superiores interesses públicos, dos grandes congloimerados da imprensa. A liberdade de expressão, cá e lá, sempre esteve mais nos cidadãos, nas pequenas comunidades, nas pequenas organizações privadas. E nunca se foi tão livre como agora, uma época em que podemos publicar praticamente tudo, aqui, por exemplo, neste meio. É por isso que ver uns manifestos que agora andam por aí, com anúncio de manifestações e imagem de alguém amordaçado, a mesma simbologia que se usa clandestinamente em paises como o Irão (já que falas no Irão), é ridiculo, para não dizer que é ofensivo. Não tarda, para aumentar a a carga dramática, vão aparecer imagens no youtube de tipos de máscara e voz distorcida a dizer o mesmo do Sócrates que dizem agora abertamente.
FNV, já reparei, numa volta por aí, que dar-te razão só contribui para o teu descrédito junto de um certo grupo, ou, pior, talvez, para o rótulo de ingénuo Mas como acho que consegues viver bem com isso, aqui vai: tens toda a razão.
 
Caramelo,


Os meios de comunicação social são importantes porque são correias transmissoras de ideias e, mais importante do que isso, de factos. Se são dominados pelo governo, transmitem as ideias e os factos agradáveis ao governo e formam opinião em conformidade como qualquer aspirante a ditador sabe. Como a generalidade dos eleitores é consumidora de factos e ideias, mais do que fazedora deles e delas, a breve trecho instala-se o pensamento e, mais do que isso, o conhecimento único (e quem lê jornais e vê televisão sabe que não estamos longe disso, no que toca, nomeadamente, a certos factos incómodos ao governo que nem sequer são noticiados).

Claro que este tipo de controlo de informação é extremamente difícil de fazer em democracia, porque o uso de força não é permitido. Mas há quem tente e o exemplo mais próximo de Sócrates é Berlusconi. E se pessoas de esquerda como o Caramelo criticam o Berlusconi um módico de coerência obriga a que também critiquem Sócrates; e se acham que há um défice de liberdade de informação em Itália, também terão de achar o mesmo em Portugal. O que é que isto tem a ver com liberdade de expressão? Já expliquei: não há suficiente representatividade de opiniões na opinião publicada, não há acesso à informação relevante no que toca a assuntos de Estado, não há discussão pública livre se os órgãos de comunicação social forem directa ou indirectamente controlados pelo governo. Como indubitavelmente aconteceria se, como referem as escutas, o governo conseguisse ir adiante no seu plano de comprar o Público, a Cofina e a TVI via empresas controladas como a PT.

O resto, lamento, são cortinas de fumo. Os símbolos usados na manifestação ou o que quiser. É irrelevante, porque não é isso que está em discussão e cada um se manifesta como bem entende.
 
JB, “está em discussão” o que queremos discutir, e eu também quero discutir isso, se me dá licença, e se me derem troco. De resto, acho extraordinário que se ache “irrelevante” uma imagem de alguém amordaçado, impedido de falar. Obviamente, é tudo menos irrelevante. Não é seguramente irrelevante para os que se manifestam, ou então é uma palhaçada igual àqueles happenings do 31 da Armada.
É tudo uma questão de grau. Eu não acharia razoável que se fizesse isso em Itália, muito menos acho razoável que se faça isso em Portugal, onde a situação é bem menos grave. Eu sei que o argumento do grau e das proporções é pouco “sexy”, mas é o melhor que tenho.
Quanto à circulação de factos e ideias, já aprendi, até antes do glorioso Independente do Portas, que há que ter muito cuidado com o que noticiam os jornais. Mas insisto numa coisa a que o JB parece não dar muita importância: há actualmente muito mais do que os jornais para trocarmos ideias e factos. A “tiragem” e influência de muitos blogues, por exemplo (aqui e noutros locais do mundo) é bem superior à dos meios de comunicação social tradicionais.
 
Bem podiam também fazer uma manifestação com o slogan "Nem mais Um Soldado para as Colónias!" ;)
 
Caramelo,

Tens razão. O grupo a que me colam ou deixam de colar é o lado para o qual durmo melhor.Já me colaram a quase tudo ( no caso dos gays era paneleirófilo para um certo advogado e homofóbico para um certo médico, por exemplo).
Aliás, em sede de propaganda e alinhamento tenho o melhor dos mestres: Orwell.
 
Boa noite,

gostei do seu texto, como aliás gosto de quase todos, porque empre consegue acrescentar valor. Gosto do argumento da "cabeça fria" pois, como diz o pedro lomba, é bom tÊ-la no meio do turbilhão.
agora, devo dizer que não concordo consigo no essencial, por uma simples razão: a luta (e os adversários) há muito que perderam o nível e a vontade de esgrimir argumentos. não é possível olhar para o problema desta forma "pura" e racional quando existem os Abrantes, o Valupi, alguns Jugulares, (etc enorme) e os belos argumentos da "demência mental".
o filipe, homem honrado, vai ao duelo com espada e dá todos os passsos; do outro, armados de metralhadora, disparam à queima roupa.
 
Caramelo:

1) Quanto às formas de manifestação, o meu ponto é que não é objectivo dos manifestantes convencê-lo a si, mas pura e simplesmente manifestarem-se e fazê-lo da forma que entenderem, com os óbvios limites legais do não uso de violência. Eu pessoalmente manifesto-me assinando a petição que corre, mas não usaria quaisquer sinais fossem eles quais fossem.

2) A situação portuguesa não me parece melhor que a italiana. É a mesma coisa com a diferença do que o Berlusconi compra com o seu dinheiro pessoal os favores da imprensa, enquanto o nosso PM aparentemente usa dinheiros públicos para o efeito. O que, convenhamos, é pior. E nunca achei, para nenhum governante, que o objectivo fosse ser um pouco menos mau que o Berlusconi. Penso que o Caramelo também não defenderá o PM com esse argumento pouco convicente.

3) Os jornais podem ser lixo. Mas não só o Sócrates teve um tratamento mediático bem mais favorável que Santana (concordará comigo nesta), como nem sequer é esse o ponto. A questão está em saber se queremos que o primeiro-ministro negoceie com amigos colocados em lugares de destaque em bancos e empresas privadas a compra por parte destas de meios de comunicação social a fim de expulsar jornalistas incómodos e colocar jornalistas amigos do governo. Esse é o bottom line e a questão é muito simples: o Caramelo aceita uma situação dessas ou não aceita? Se não aceita, estamos de acordo no essencial; se aceita, não estamos de acordo.
 
JB, começando pelo fim: o caso PT deve ser investigado. Foi quebrado o segredo de justiça, bem ou mal, paciência. A questão do formalismo está ultrapassada, digam o que disserem os jugulares. E a situação do ministério público nisto também me parece estranha, esperemos esclarecimentos do procurador.
Não concordo nada que o S. tenha um tratamento mais favorável do que teve o Santana. O grau de diabolização do S. não tem precedentes. Leia a opinião nos jornais, mesmo naqueles supostamente comprados, leia a blogosfera, e verá.
Tivemos um caso caricato de alguém convencido que com a saida do JMT do DN, o jornal ficaria sem colunistas de direita. Está a ver como se forma a opinião? Não, já não passa só pelos jornais. E os que defendem o S. são tratados praticamente como leprosos. Não se chega ao ponto de convocar este tipo de manifestações a partir do nada.
Quanto aos favores da imprensa, o que há? é preciso ver caso a caso. Tivemos até um caso, o do JMT, em que o próprio teve de vir dizer que por amor de deus, não o transformem num mártir da liberdade de expressão. Temos agora o caso Crespo, que só com muito muito boa vontade pode ser considerado um caso de cerceamento de liberdade de expressão. Tivemos o caso Marcelo Rebelo de Sousa, que foi, na minha opinião, mais um caso de excesso de zelo regulamentar. Os casos Moniz e Manuela Moura Guedes já me parecem mais suspeitos. É preciso ter calma e analisar friamente. O berlusca é governante e proprietário de jornais e televisões, não precisa de influenciar. Escolhe ele a dedo quem quer que fale nas empresas dele. Parece-me, não sei, mais aberrante esta situação, e mais perigosa para a democracia, do que a do Socrates. Ainda assim, não falta meios para os italianos se expressarem livremente. Há mais vida e megafones para além da RAI e dos jornais.
 
Hoje, o Pedro Duarte, na AR, disse que as pessoas nos transportes públicos se queixam de que têm medo de manifestar opiniões. Ontem, dizia uma blogger no 31daArmada que um amigo lhe perguntou se vai preso se assinar a petição "Todos pela Liberdade". Tá-se mesmo a ver, não está? Eu acho que está tudo doido. Mas, lá está: se eu digo que está tudo doido, acusam-me de querer instituir cá os manicómios do regime soviético. Portanto, é melhor pensar que quem está doido sou eu próprio.
 
Caramelo,

1) Antes de mais, a notícia do Sol não viola o segredo de justiça (pode ver o meu comentário, feito post, no Blasfémias: http://blasfemias.net/2010/02/09/re-despachos-sol-liberdade-de-expressao-socrates-asfixia-posso/, que só não repito pela chatice que seria escrever aquilo de novo).

2) No resto, penso que concordamos no essencial. Que deve haver uma investigação (se não judicial, pelo menos, parlamentar).
 
Portanto, é melhor pensar que quem está doido sou eu próprio. - Caramelo

Falhou-me este comentário.

Só para dizer que a situação não é assim tão abstrusa. As pessoas lembram-se do caso Charrua e de outros que afectaram cidadãos normais (nomeadamente, professores que, querendo manifestar-se, foram interrogados pela polícia sem qualquer justificação).

No meu caso, penso sempre duas vezes se devia assinar com o nome próprio como faço no Blasfémias. Mas não gosto de anonimato e por isso apenas admito usar as minhas iniciais. Respeito quem utiliza o anonimato, mas não será isso também isso um sintoma de que as pessoas não falam à vontade?
 
O Charrua foi vitima de alguém que usou os seus poderes disciplinares com alguma largueza, ao que se conta. Mas não é de agora que os funcionários públicos não podem falar livremente. Nem sei bem se foi o caso, mas, de qualquer forma, a Administração Pública sempre teve tiranetes, desejosos de agradar aos chefes, quer estes queiram, quer não. Curiosamente, muitos dos que sempre defenderam a Ordem e a Disciplina para os servidores do Estado, e que, tenho a certeza, fariam o mesmo ou pior, viram nesse episódio um atentado à liberdade de expressão e vão lá estar na manifestação em desagravo também ao Charrua. Tá bem, abelha.
Quanto aos professores, acredito mais que tenha havido um mal entendido e um empolamento oportunista, tanto da parte dos sindicatos, como da oposição. Não me parece que quem quer que seja tenha razões para ter medo de falar à vontade. Mas nisto são possiveis muitos malabarismos e manipulações, de palavras e sentimentos e até acredito que o medo se vá instalando. Depois, lá está, como dizia esfingicamente a grave Manuela: é muito grave para o regime que as pessoas sintam medo ;).
Quanto ao anonimato, cada um é que sabe porque assina com nick, ou não assina. Acredito que muitos o façam, simplesmente, porque gostam de insultar à vontade. É velho. Mas cada um sabe de si.
Isto parece mais um filme de terror de série z. Melhor: a paródia do Scary Movie
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012