NUMA PRAIA PERTO DE SI: Deixe as crianças brincar à beira-mar, sobretudo se bandeira estiver vermelha. Deixe que a sua mulher lhe ponha creme nos ombros; antes a si do que a outro. Deixe os vidros do carro abertos; é mais provável um automóvel ficar insuportavelmente quente do que ser roubado.
posted by FNV on 11:38 da tarde
#
(0) comments
O QUE VERDADEIRAMENTE INTERESSA:: O Glorioso venceu hoje o Nyon, por 3 -0, com dois golos de Marcel. Mas quem é o "chileno Canales", que, segundo o sítio do SLB, marcou o terceiro golo? Canales???
posted by FNV on 10:19 da tarde
#
(2) comments
COM OS DENTES: Ralf Konig é um comediante alemão e activista gay. Numa entrevista publicada no Die Welt, no mês passado ( agora traduzida em www.print.signandsight.com), explica a sua posição no caso das caricaturas de Maomé. Não é nada meigo o Ralf. Diz que detestaria ver a sua cidade, Colónia, cheia de burqas e que o Ocidente deve lutar "com os dentes" pela defesa do seu modo de vida. Os grandes esquemas incomodam-no: conta que, quando o Papa visitou Colónia, ele e o seu namorado foram olhados de soslaio quando passeavam de mãos dadas na rua. E termina com uma definição do "espírito do Mundial 2006": "Não tenho nada contra, mas não há cervejaria sem um ecrãn gigante; é como o Natal, e eu odeio o Natal."
posted by FNV on 5:53 da tarde
#
(1) comments
MARLENE NO ARAME: Está um circo na cidade. Abomino o circo e a piedade comezinha que a pobreza dos trapezistas-vendedores-de-pipocas inspira às bonecas de luxo. A esses cóios de pulgas as crianças só deveriam ir bem besuntadas de repelente. Para ser justo, a tenda com rodas tem uma vantagem: já lá viram leões, ursos, elefantes e tigres, mas nunca lá viram um leopardo, pois não? É bicho que não faz malabarismos a pedido e que não desdenharia um domador mal passado.
IM-PRESSIONANTE: Um senhor do CDS/PP repetiu três vezes no noticiário das 21h, na TSF, o seguinte protesto: "Nós somos impressionáveis". À primeira até pensei que tinha ouvido mal, que faltava um "não" na frase. Mas não, não faltava.
posted by FNV on 9:29 da tarde
#
(0) comments
A IMAGINAÇÃO AO PODER: Querem escarafunchar o corpo de Afonso Henriques para saber se fumava, se tinha os triglicerídeos altos e se via muita televisão: escapa-me o abono histórico da coisa. Esta curiosidade lembra a dos miúdos, falhos de imaginação, que ambicionam espreitar a cena primitiva ( o coito dos pais). Ele há coisas que é melhor não saber.
posted by FNV on 12:14 da tarde
#
(1) comments
SÉRIE AFEGÃ (II): O Great Game , se visto no mapa, é facilmente perceptível: os britânicos vindos do sudeste, os russos vindos do noroeste. Encontraram-se no Afeganistão ao longo de grande parte do século XIX e jogaram o jogo do conde Nesselrode e do capitão Connoly. Não sei o suficiente sobre as intenções russas desse tempo, mas o jogo britânico parecia claro: prolongar a esfera de influência a partir da Índia, defender-se da cobiça russa. Em 1836, estava Mohammad Khan ocupado a tentar reunificar o antigo projecto do grande Afeganistão de Durrani, quando os ingleses entram pelo país adentro. Esta terra de ópio é também terra de muitas coincidências:
- A primeira guerra anglo-afegã coincide com a primeira guerra do ópio sino-britânica: 1839 -1842. - Os russos cheiram o terreno , primeiro com promessas ( a fronteira de 1873), depois com as armas ( o incidente de Pandejh em 1885) e, finalmente, em força, com a invasão soviética de 1979. - Esta invasão é precedida em oito meses pela revolução iraniana; o Irão passará de uma produção média anual de 200 toneladas de ópio bruto para 325 nesse ano. Isto causará um impacto interessante na geopolítica do ópio que noutros posts da série analisaremos em detalhe. - Não foram os EUA, através da CIA, os primeiros a armar os inimigos dos russos: os britânicos fizeram-no ( daí o incidente de Pandejh) até 1919, altura em que Amanullah sobe ao trono e se vira para Moscovo.
A ocupação britânica do Afeganistão é mitigada pela batalha de Maiwand ( dizia-se nos meios militares ingleses que não se pode combater na Ásia Central a partir de planos traçados à sombra de uma veranda indiana), mas a Inglaterra continuará a deter um droit de regard sobre o país. Muitas tribos são separadas com a delimitação da fronteira Durand ( 1893) e o Pamir é retirado aos afegãos; a confusão permanecerá por muito tempo. Curiosamente, os ingleses não encorajaram a produção de ópio durante o seu consulado colonial, mas o contínuo retalhar do território forneceu as bases para uma enorme produção futura. Em terra de cegos, quem tem a papoila é rei.
LEUR HOMME A COIMBRA:Eis o exemplo mais acabado do anti-portuguesismo ressabiado, mortinho por malhar na Selecção, cego pelo seu ódio de portista encapotado...! Onde todos viram união nacional (jogadores, treinador, jornalistas, povo, Pedro Silva Pereira), FNV viu "espírito de colégio interno"...! Quando todos se regozijam com o que foi A Grande Campanha da equipa das quinas, FNV tem o desplante de insinuar que andam na celebração melancólica do que ela podia ter sido...! FNV é uma bandeira tricolor dentro de um vol-au-vent...! E tem um cubículo secreto em casa onde se refugia para comer foie gras com Sauternes...! FNV é o acrónimo de Felipao, Nous Vaincrons...! Com gente assim, a proibir a auto-estima, nunca sairemos da cepa torta.
CHINESE EYES: O comissário Lin Tse-hsu, partindo de Pequim e pretendendo alcançar Cantão, chegou a Yangtse no dia 8 de Janeiro de 1839. Durante esta primeira etapa da sua viagem, pernoitou em estalagens oficiais nas quais não lhe era permitido exceder a tarifa oficial diária. O Comissário Lin não podia comer ninhos de andorinha, os seus criados sendo pagos directamente por ele. Este modesto Comissário Lin, cuja biografia nos foi ( parcialmente) revelada por Arthur Waley em 1958, esteve na origem da primeira Guerra do Ópio. Muito trabalho deu aos ingleses, o antigo estudante da Academia Han-lin.
posted by FNV on 9:12 da tarde
#
(0) comments
NEM DE PROPÓSITO: Queixava-me eu, há dias, que os bons tempos dos documentários televisivos africanos tinham acabado e eis que a National Geographic nos brinda com A Semana dos Predadores. Peças vintage, algumas inevitavelmente datadas, mas excelentes. Uma chamada de atenção para um documentário específico, cruel e magnífico, narrado por Fernando Alves: apesar do tom roçar o gongórico, foi um deleite.
BELO JOGO: O espírito de colégio interno serviu para fazermos boa figura. Para nos livrarmos da barca dos danados é que não chegou. Este povo não aprende que a "auto-estima" ( palavra psico-modernaça que substituiu "orgulho") se ganha no que se faz e não naquilo que se poderia ter feito.
posted by FNV on 10:27 da tarde
#
(14) comments
BLOGO-ANIVERSÁRIOS: O do Bloguítica e o da Natureza do Mal. Ao Paulo Gorjão e ao Luís Januário ( e restante equipa), um valente abraço.
posted by FNV on 12:35 da tarde
#
(2) comments
A DIAPSALMATA* DO LEOPARDO KIERKEGAARD (IV): " Ninguém regressa dos mortos. Ninguém vem ao mundo sem chorar; ninguém vos pergunta quando querem entrar, ninguém vos pergunta quando querem sair."
* em tradução livre e pobre.
posted by FNV on 12:08 da tarde
#
(0) comments
VIVE LA FRANCE: Temo bem que, se Portugal hoje ganhar e jogar bem, uma nova dimensão criativa seja alcançada pelos indefectíveis anti-Scolari. Não sei o que poderia acontecer. Talvez alvitrem a possibilidade de os jogadores portugueses se doparem, talvez passem a suspeitar que Scolari , numa demonstração de falta de fair-play, controla a mente dos adversários. Assim, desejo que a nossa campanha termine hoje. Já estamos satisfeitos e toda a gente fica contente. E normal.
ENQUANTO ISSO... Um amigo brasileiro envia o endereço do Comentando..., que tem várias fotos bem humoradas sobre o Mundial, como só eles sabem. Nesta sucessão, desçam a página até à celebração da vitória portuguesa sobre a Holanda. Dureza...
ESTAMOS AÍ: Independentemente dos defeitos de carácter que o seleccionador Scolari mostrou nos últimos anos, este Mundial já provou que o gestor Scolari não tem lições a aprender de ninguém. Ao contrário do Neptuno, estou em crer que a coisa vai muito para além da "autoridade". Para o treinador Scolari, ficam algumas sugestões de um leigo que se arrepiou um bocadinho no jogo contra a Inglaterra: 1) Não fazer entrar Tiago antes de o jogo estar adequado ao seu ritmo (nunca antes dos 85 minutos). 2) Se tiver de meter Simão, transmitir-lhe uma ideia mínima da posição em que deve jogar e do que espera dele. 3) Não degradar Ronaldo, em circunstância alguma, para a mísera condição de ponta-de-lança. É como querer fazer de Pauleta um playmaker. Ok, é quase como.
posted by PC on 11:20 da tarde
#
(0) comments
OUTRO CORNETO PARA MIM: Hoje, em Aveiro, mulheres e um médico precisaram de apoio. Onde estava o mulherio da "esquerda" fashion-loura-burra, sempre disposta a exibir as prateleiras nas galerias do parlamento durante os "debates sobre o aborto"? E o Bloco? Ficou a marcar o PCP no Virgílio dos Leitões?
posted by FNV on 6:29 da tarde
#
(1) comments
UM CORNETO PARA TI : Se a esquerda estivesse no poder, por exemplo com uma maioria absoluta, o médico não teria sido condenado a prisão efectiva por crime de prática de aborto na forma continuada, pois não?
posted by FNV on 6:18 da tarde
#
(1) comments
INQUIETANTE: Se a série, que agora também passa na RTP 2, L-World, é boa, isso significa que as lésbicas só têm um objectivo na vida: comer mulheres. Os leopardos não discriminam tanto.
posted by FNV on 3:25 da tarde
#
(2) comments
SÓ PODE: No Brasil, esse país que não entende nada de bola, o povo e a crítica querem Scolari. Só pode ser piada.
posted by FNV on 11:47 da manhã
#
(2) comments
UM FERIADO REGIONAL: Espreguiço-me, desço da árvore e olho em volta: onde estão os gnus? Para a praia não foram, está de nuvens; trabalhar também não, o município não o permite. À falta de ostras vivas, desloco-me ao armazém de cadáveres: porco, galinhas do mato e peixe: mortos há muito tempo. É o que há. Nestes armazéns encontro os gnus e as gazelas, estas bem apessoadas. Vagueiam pela savana, olhando para as moitas carregadas de coisas boas. Mas o crédito está caro no Okavango. Ó se está. Regresso à minha árvore, lambo as crias ( sorte delas eu ter trazido os cadáveres do armazém) e suspiro. Se não fossem os blogues, o leopardo do município vendia a pele. Barata.
O ENTERRO DO PAPAGAIO: O Supremo Tribunal de Justiça americano, esse temível inimigo da civilização ocidental, decidiu que os presos de Guantanamo não podem ser atirados para o conveniente limbo de um tertium genus entre a justiça comum e a justiça de guerra. Outros temíveis inimigos da civilização ocidental (entre os quais, a minha pessoa) tinham escrito algo de parecido há mais de um ano. Depois da conversa que tive com Luciano Amaral, sempre gostaria de saber a sua opinião sobre os novos desenvolvimentos. Nunca duvidei de que tivesse percebido a piada.
DITES DONC! Já se começam a escutar umas "bocas" na imprensa francesa sobre os tugas agressivos e provocadores. Para quem tem o Sô Vieira nas suas fileiras, o pior mad dog (chien fou?) dos últimos anos, o rei da bagarre, não está nada mal, não senhor. Felizmente, também era esta a tatique dos ingleses...
posted by Neptuno on 11:16 da tarde
#
(0) comments
É CAPAZ DE NÃO TER SIDO A MELHOR ALTURA: Sem tirar nem pôr, na TSF, agorinha mesmo: "José Sócrates, demonstrando grande companheirismo, fez questão de cumprimentar Freitas do Amaral com um forte abraço e uma estalada nas costas".
DESMISTIFICAR: É esse o trabalho de Scolari. Mostrar-nos que é fácil ganhar (ou quase...) um Mundial. Os nossos comentadores profissionais - cientes de que qualquer um deles faria igual ou melhor - foram os primeiros a captar a mensagem, explicando com clareza os erros do treinador e as más performances de alguns jogadores, as quais, não acontecendo, nos permitiriam golear os adversários. Enfim, não se pode ter tudo, mas é pena que não se esteja a extrair todo o potencial desta selecção. Infelizmente, lembro-me bem do tempo em que tinhamos um futebol maravilhoso, belo, rendilhado e que, invariavelmente... perdia.
posted by Neptuno on 11:21 da tarde
#
(0) comments
QUERIA ESTAR NA TUA FESTA, PÁ: Lindas de morrer, as imagens televisivas da Avenida dos Aliados, repleta, a aplaudir as defesas do Ricardo. Bela e nobre cidade do Porto, que não conhece donos nem respeita caciques.
posted by FNV on 7:25 da tarde
#
(0) comments
SÉRIE AFEGÃ (I): Conforme anunciei, esta série complementa a anterior ( OS EUA E O NARCOTRÁFICO). Os americanos continuam a ter o principal papel, mas o território e o seu contexto justificam uma designação propria. No passado mês de Maio, uma liga de agricultores reuniu-se em Kabul e apresentou uma resolução ao parlamento: queriam uma licença especial para produzir ópio destinado a fins lícitos. Faz agora um ano, um relatório intercalar do UNODC ( United Nations Office on Drugs and Crime) previa o sucesso das campanhas de erradicação lançadas pelo governo de Karzai. Na página 3 do referido relatório ( The Opium Situation in Afghanistan as of August 2005) lê-se que o sucesso das medidas de erradicação é inquestionável e que o povo está de acordo com elas. Não bate a bota com a perdigota, pois não? Em 2005, na província de Helmand, plantaram-se 26.500 ha, número que subiu para os 40.000 em 2006. Um pouco estranho se tomarmos em conta o "entusiástico apoio às medidas de erradicação", não vos parece? Helmand produz 25% do ópio afegão, ou seja, cerca de 20% do ópio mundial. Esta província ocupa um território de 23.000 km2 e neste momento os soldados britânicos estão a ocupar o lugar dos americanos. E estão com muitos problemas. Tantos que já se prevê que, nos próximos meses, o controlo da situação mude de mãos. Os taliban aproveitam-se do prejuízo causado aos agricultores pelas campanhas de erradicação e lançaram um opium tax: em troca de dinheiro ( ópio, que é a moeda local) fornecem defesa contra o governo de Karzai. Tudo dentro da lei. Como se diz por lá, existem três governos: o dos estrangeiros, o de Kabul e o dos taliban.
posted by FNV on 12:48 da tarde
#
(0) comments
ÓPTIMAS NOTÍCIAS: Parece que Scolari está disposto a voltar a treinar a selecção brasileira. O sargentão terá feito, no entanto, uma estranha ( e feliz) exigência: quer levar Pinto da Costa e o seu séquito com ele, porque a santinha do Caravaggio "já está um pouco gasta", terá afirmado.
posted by FNV on 12:38 da tarde
#
(1) comments
BOAS NOTÍCIAS: Não tendo podido ver o jogo, fiquei-me pelas opiniões de Miguel Sousa Tavares ( hoje, em A Bola ) e de António Pedro Vasconcelos ( ontem, na RTP). Parece que jogámos pessimamente, que o Petit falhou estupidamente um penaltie e que o árbitro prejudicou a Inglaterra, expulsando-lhe, absurdamente, um jogador. Estes dois , há que dizê-lo com frontalidade, sempre adivinharam o descalabro. Paciência. O dia fica ganho com uma notícia, essa sim verdadeiramente excitante: um francês, Jean Tigana, actual treinador dos turcos do Besiktas, pediu a contratação do Laurent Robert. Disponibilizo-me, desde já, para escoltar o monas até ao aeroporto.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.