DA MENTIRA POLÍTICA: Muita pancada tem levado o Sr. Ministro da Economia pelo facto de ter afirmado que a crise acabou. Ficamos a saber que existe um código de honra na política, que condena a mentira sobre o presente. Atendendo a que todos estão de acordo em mentir sobre o futuro, talvez a mentira sobre o presente seja encarada como concorrência desleal...
posted by Neptuno on 10:29 da tarde
#
(0) comments
MUHAMMAD YUNUS: Um dos Prémios Nobéis mais justos e merecidos de sempre. Para quem quiser saber um pouco mais da história de Muhammad Yunus e do micro-crédito, ver aqui.
MANIF: As manifestações de rua, normalmente, são convocadas para locais centrais das grandes cidades e a horas "úteis", fechando ruas e causando o caos no trânsito, atrapalhando a vida de milhares de pessoas que residem nessas cidades. Será que isso ainda se justifica? Qual é o verdadeiro "barómetro" do impacto de uma manif? O número de manifestantes? As imagens na televisão? Os problemas causados à generalidade da população que sofre as consequências da manif (directamente no trânsito ou devido à ausência dos manifestantes do seu local de trabalho)? Provavelmente, é um pouco de tudo isso. Nenhuma manifestação seria bem sucedida sem a repercussão televisiva, ou se se realizasse no Autódromo do Estoril - e não na Avenida da Liberdade - ou se não causasse qualquer incómodo aos restantes cidadãos, que assim a ignorariam.
posted by Neptuno on 6:06 da tarde
#
(0) comments
FREUD NUMA NOITE DE RAMADÃO: O www.islam-online.net foi criado em 1999 pelo Sheikh Yusuf al-Qaradawi. Desde então tem sido um sucesso, sobretudo na altura do Ramadão. Toda a gente quer compreender melhor as fatwas. Há um muçulmano que pergunta se pode engolir saliva durante o dia, mas o prémio vai para Azim, a viver na Inglaterra, e que pergunta: "É proibido ter sonhos sexuais durante o Ramadão?" Imediatamente obtem a resposta do Sheikh Mohamed al-Moktar, líder da comunidade islâmica de Saint Plains, no Texas: "Sim, desde que não transformes o sonho em realidade". O site é importante porque corrompe qualquer autoridade central, tanto do ponto de vista religioso como geopolítico. Ainda lá há muito lixo ( anti-judeu, anti-ocidental), mas inaugura uma forma diferente de viver o islamismo. Não é muito ? Já é qualquer coisa.
THE DEPARTED: Um belo thriller, um grande filme. É tanto vintage Nicholson como um dos melhores Scorcese. O que é um enorme elogio.
posted by NMP on 4:56 da tarde
#
(1) comments
JOGOS ASIÁTICOS: A bomba norte-coreana não parece incomodar muita gente, talvez porque ninguém acredita que uns tipos tão afastados - no tempo e no espaço - "nos" possam fazer mal. Não será bem assim. Mark Fitzpatrick, na Prospect deste mês, assina um artigo ( "After the Bomb") no qual explica ser impossível os coreanos atingir qualquer outro país que não os seus vizinhos do Sul: os sistemas de detecção de todos os outros países impediriam um ataque. Esta hipótese - agredir o vizinho -, a concretizar-se, seria obviamente catastrófica. Outra possibilidade é a venda de material coreano a bandos mal intencionados. O urânio gaseificado que a Líbia comprou em 2001, à rede de Khan, era de origem norte-coreana. Hans Blix, no www.yaleglobal.com, sugere efeitos geopolíticos preocupantes, sobretudo o aumento da tensão entre a China e o Japão se estes sentirem pressionados a desenvolverem, também eles, programas nucleares de natureza bélica ( ignorando o guarda-chuva americano. Blix diferencia o caso coreano da situação iraniana: os primeiros já têm, os segundos só daqui a 5 ou 6 anos. Tudo isto significa que a estratégia negocial a seguir para com Pyongyang está armadilhada: estamos condenado a reagir, apenas.
posted by FNV on 4:49 da tarde
#
(0) comments
ARCHIE BUNKER ESTÁ VIVO e de boa saúde no Wisconsin. Num dos mais memoráveis episódios de All In The Family, o inesquecível Archie Bunker expõe a sua táctica para dominar piratas no ar. Bastaria, propunha ele, distribuir uma arma a cada passageiro que o pirata ficaria em desvantagem numérica. Na sequência dos tiroteios em escolas dos EUA na semana passada, um congressista e candidato republicano do Wisconsin acaba de propôr a distribuição de armas aos professores como forma de proteger os alunos nas escolas (ver aqui). Mesmo num país tradicionalmente tolerante com a posse de armas, esta proposta foi recebida, em muitos sítios (nomeadamente nas costas Leste e Oeste e nos mainstream media), com alguma incredulidade. Mas o homem lá deve saber o que está a fazer: provavelmente o seu eleitorado no Wisconsin é ferozmente contra o controle de armas. Se assim fôr, nada melhor do que avançar uma ideia tão pouco ortodoxa como esta para virar eleitoralmente a seu favor os tiroteios nas escolas. De facto em ano eleitoral, vale mesmo tudo !
posted by NMP on 4:27 da tarde
#
(2) comments
VIEIRA IL-SUNG: Este ano, no meu Benfica, que ainda os capitães de Abril andavam na escola já organizava disputadíssimas eleições, só há um candidato a presidente.
posted by FNV on 12:00 da tarde
#
(0) comments
NÃO TARDA NADA: Somos todos norte-coreanos.
posted by FNV on 12:28 da manhã
#
(1) comments
SERINGAS NA CADEIA ( IDEIAS INFECCIOSAS): É difícil não terem reparado na evolução dos números da infecção por HIV em Portugal. Como as cadeias têm a mania de libertar os presos, talvez vos ocorra que quantos mais infectados de lá sairem, mais infectados cá ficam fora; e quantos mais velhos infectados cá estiverem fora, mais novos infectados aparecem. O HIV não é transmitido pelo pensamento.
MAIS PROFILAXIA SOCIAL: da D. Virginia Castro Almeida, no seu manual "Como devo governar a minha casa", Livraria Clássica de Lisboa, 1924, página 112:
"Se a mulher tem o dever de apparecer ao seu marido bem arranjada, asseiada e fresca, tem do mesmo modo o dever de lhe apresentar sempre uma alma serna e transparente. É preciso abolir as leituras enervantes que perturbam, que trazem ao espírito aspirações irrealizaveis, nostalgias morbidas, vagas sensações inexplicaveis e perigosas. Lembramos a conveniência de leituras de arte; não de arte profunda, transcedente, que absorva e preoccupe exaggeradamente a leitora. O conhecimento ligeiro do desenvolvimento da arte, o bastante para sentir o frottement superficial que dá à mulher o sentimento do que deve dizer e do que deve fazer, do modo como deve arranjar a sua casa ( ...)."
Hoje, com com revistas femininas que trazem todas as semanas "novas receitas para o deixar louco na cama", deve ser difícil ficar pelo frottement superficial.
posted by FNV on 11:43 da manhã
#
(4) comments
"NO CASO DE UM PARANÓICO PRETENDER CASAR": Diz o dr. Luis Cebola, que dirigiu a Casa de Saúde do Telhal, na página 101 do seu "Psiquiatria Social" de 1931:
" As remissões da sua psicopatia emprestam-lhe a aparência de normalidade. É tal a lucidez relativa desse louco, que muitos pais ilustrados e experientes não hesitariam em o aceitar na categoria de futuro genro. Será, pois, aceitável a liberdade licenciosa de qualquer pessoa semear catástrofes desta ordem? Moralmente, não; mas, no campo jurídico, somos levados a confessar que é impossível ao legislador evitar todas as uniões de sexos avariados, porquanto nunca se logrará extinguir, para sempre, a atracção irresistível do amor livre."
O PINITO: Couceiro, "o moço de recados de Scolari", despachou os russos com 3-0 e está na fase final do Europeu sub-21. Coitadito do Ribeirinho: se Portugal ganha amanhã na Polónia, lá vai ele ter de fazer o pino na SIC-Notícias. É um especialista. Quando o FCP foi campeão europeu com Mourinho, como a coisa estragou a a profecia apocalíptica que há anos vem rezando ao futebol português, o pino foi de mestre-anão: explicou que, devido à recessão económica na zona Euro, os principais clubes europeus não se tinham reforçado convenientemente. Também é verdade que, quem diz que foi Pinto da Costa, num alarde de liderança efectiva, quem despediu Adriaanse a 15 dias de começar o campeonato, pode fazer qualquer pino. Até aquele famoso, do Luiz Pacheco.
posted by FNV on 11:59 da tarde
#
(2) comments
CADÁVERES EXCELENTES: Eu também gostava de saber mais de ciências jurídicas e de direito. Talvez conseguisse entender por que motivo, tendo nós excelentes leis escritas por excelentes professores, excelentes magistrados e excelentes e dedicados advogados, todos eles declaram que a coisa vai excelentemente mal.
posted by FNV on 11:58 da manhã
#
(1) comments
ESTA NÃO FOI ISRAELITA, POR ISSO NÃO TEVE DIREITO À INDIGNAÇÃO: Um grupo islâmico destruiu anteontem um "internet cafe" ( sic) no campo de refugiados palestiniano de Jabalia, em Gaza. A bomba de 10 kg pôs termo a " um centro de corrupção e de actos imorais que desgraçavam o Islão". Mais detalhes em www.kuna.net.kw.
CONSPIRAÇÃO PORTUGAL: Isto de nos terem posto a viver numa península com os espanhóis como vizinhos, também tem que se lhe diga. Por que é que não nos puseram mais a norte, com lagos e renas? Ou mais a sul, sentados sobre lençóis de petróleo? Ou num continente cheio de índios para exterminar? Ou na jangada do Saramago, que permanece convenientementeamarrada? Como se explica termos o Viriato e o Hermínio Martinho em vez do Guilherme Tell e do Lenine? Ai não vos apetece investigar, não é? Pois, também me parecia.
posted by FNV on 11:47 da manhã
#
(2) comments
PARASITAS: Se repararem bem, nos dois canais privados generalistas, das 17.00h até à meia-noite, exceptuando os telejornais, é uma maratona de novelas e programas a elas associadas. Os directores destes matadouros passeiam-se habitualmente nos salões lisboetas, perorando sobre "valores", "qualidade", e "excelência". Têm um enorme bom gosto em arte e citam os livros que andam a ler. Posam para as fotografias das revistas "populares", de copo na mão, sorrindo moderna e alarvemente. Por mais manipulável que seja a sua informação, que a RTP dure muitos e bons anos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.