NETCABO: aproveito uma pausa (deve ter sido avaria dos serviços...) em que a netcabo está a funcionar para me lamentar. Subscrevi o que supostamente era o melhor serviço da empresa mas tantas vezes cá tem vindo o técnico que estou a pensar em pôr mais um lugar na mesa. Muda isto, afina aquilo, acrescenta um aparelho, troca outro, divaga sobre as possibilidades do caso, aventa hipóteses de solução, leva a mão à cabeça, à ilharga, à nuca, ao modem, muda modem, aperta, desaperta, desliga, conta segundos, liga, mede desmedidamente o sinal, telefona para os companheiros, lamenta-se de ter de ir ainda à Maia ou coisa que o valha, e despede-se sempre dizendo que agora é que é. Pois eu também decidi que agora é que é. Depois de ter vindo (segunda vez esta semana) sem avisar durante a manhã de sábado e depois de ter ficado outra vez sem net até agora, na próxima falha vai o modem pela janela e mudo de operador.
PS: quando ia colocar este post fiquei outra vez sem netcabo. O acesso momentâneo à rede foi, como eu imaginava, apenas uma avaria dos serviços. Familiares e amigos impediram-me de atirar o modem pela janela mas a netcabo vai e de vez (o título do post passa assim a ser ADEUS NETCABO, VAI PARA O DIABO QUE TE CARREGUE MAIS A PORCARIA DOS SERVIÇOS QUE PRESTAS).
(agradeço ao mano caçula, que tem um serviço de rede decente, a possibilidade de publicar estes textos)
posted by VLX on 7:57 da tarde
#
(0) comments
ELES CRESCEM…: Cá em cima estamos longe do Rabaçal e não temos obviamente feitio para nos deitarmos a adivinhar se o seleccionador irá ou não para o nosso clube - entretemo-nos com o que temos e com o que podemos. Por isso a pequenada está já a pegar nas camisolas e nos cachecóis para a festa. Agitam as bandeiras, como todos os anos. Riem-se de tudo e de quase todos. Folheiam-se os álbuns de fotografias, para comparar... O que eles cresceram! A camisola do Deco que serviu ao mais velho, em 2003, vai maravilhosamente agora ao mais novito! O que essa camisola já festejou... só nesse ano foram três! As imagens de 2004 estão plenas de alegria (confesso não me recordar se são da comemoração do campeonato, se da Champions League). Depois houve aquela interrupçãozita de 2005 que permitiu ao presidente desse ano dizer que isso "seria o início de um novo ciclo" (como aliás se está a ver...) mas em 2006 estão igualmente fantásticos, com uns barretes engraçadíssimos, simbolizando mais um barrete enfiado aos 6.300.000. E em 2007? Que giros, todos alinhados, com dois amigos também de azul, com lenços na cabeça, prontinhos para sair para os festejos habituais. Agora em 2008, sob este céu de hoje imensamente azul e branco, eles preparam-se de novo para os festejos, com as camisolitas já curtas e apertaditas (para os festejos do próximo ano - já prometi - vêm umas novas). Foi assim em 2003, em 2004, em 2006, em 2007, em 2008. Eles crescem. Com os títulos. Como os títulos.
posted by VLX on 7:54 da tarde
#
(11) comments
UM ADEUS PORTUGUÊS:
A Atlântico vai fechar. Não há dinheiro, não há revista. Não percebo por que motivo o Paulo Pinto Mascarenhas diz que tem dificuldade em arranjar meios porque a revista é incómoda para o governo: aí está um bom pretexto para seduzir financiadores. Colaborei num número, com todo o gosto e sem qualquer restrição editorial, apesar de não pertencer ao círculo ideológico da revista ( aliás não pertenço a nenhum, como diz o Nuno Mota Pinto); não poderia, naturalmente, deixar de enviar um voto de boa sorte ao Paulo e à sua equipa.
posted by FNV on 6:22 da tarde
#
(0) comments
MANUEL MACHADO, SEMPRE:
Toíto es hasta acostumbrar-se: Cãrino le toma el preso a las rejas de la cárcel.
La veredita es la misma... pero el queré es cuesta abajo, y el olvidar, cuesta arriba.
Scolari será o treinador do SL Benfica na época 2008/09. O anúncio oficial está a ser retardado o mais possível, por causa da participação da selecção nacional no Euro-2008, mas deverá ocorrer em finais de Maio. Scolari é um retranqueiro, oque não é mau para quem começa num clube grande e ainda melhor para quem vai começar num clube que tem adeptos de Toronto ao Guzerate. Vai permitir disciplina e declarar obrigatório o espírito de luta. Mas Scolari escolhe mal o link jogador-função e é tacticamente inflexível. Do mal o menos.
Os adeptos do FCP utilizam um argumento cândido: "não houve corrupção interna porque o clube ganhou competições internacionais". A tese de Pedroto - que foi depois burilada até à náusea por Pinto da Costa - assentava no favorecimento dos árbitros ao Benfica no tempo do Salazar. O famoso episódio do Calabote ( um tipo asseado que prolongou um jogo doze minutos para além do tempo regulamentar de forma a que o Benfica marcasse os golos que precisava para ser campeão nacional) parece dar-lhes razão. O problema que é o Benfica, nesse anos, foi duas vezes campeão europeu. Ou seja: pode-se jogar sujo em casa e ganhar limpo fora. Por que motivo utilizam este argumento que se vira contra eles? Só eles sabem.
Regressa a chanata, essa maldição que a conveniência lançou sobre o pé feminino. Devia haver uma licença especial para uso e porte de chanata. Mulheres com profissões especiais (as hospedeiras de bordo) podiam ser autorizadas (dentro de um avião nada tem verdadeiramente importância). Na praia também pode ser, não gosto de praia. É inconcebível que com tanta variedade de calçado as mulheres escolham usar chanatas. O Público podia bem descobrir uma ligação de Sócrates a um obscuro negócio de chanatas. Obama podia abolir as chanatas e ligá-las à condição racial. Ratzinger podia recuperar Tertuliano e as suas considerações sobre a moda feminina. A chanata é o diabo. Os homens podem usar chanatas ( excepto os gays efeminados porque esses também perdem elegância com a chanata no pé). Os homens estão habituados ao ridículo.
posted by FNV on 12:37 da manhã
#
(13) comments
BLANCHOT, SEMPRE:
Qu'importe. Seul demeure le sentiment de légèreté qui est la mort même ou, pour le dire le plus précisément, l'instant de ma mort désormais toujours en instance.
DE FACA NA LIGA: Lisboa encontra-se engalanada e em festa como para o Santo António, os clássicos seis milhões e trezentos mil arreganham a taxa - um deles (dizem-me) de orelha a orelha -, as primeiras páginas dos jornais encontram-se coloridas como se tivessem ganho um campeonato! E porquê tamanha satisfação? - Porque dão como certa a aplicação de uma sanção disciplinar àqueles que invariavelmente os têm humilhado nos últimos 25 anos. Aparentemente ainda não perceberam que é esta mania de se considerarem sempre vencedores à partida que os tem derrotado a final e nas finais. Mas devemos perdoá-los porque, no fim de contas, é esta alegria inicial a única com que contam.
Desde que o Porto e o seu clube de futebol mais prestigiado começou a vencê-los consecutivamente que denigrem as vitórias do norte e embelezam as suas constantes derrotas e a manifesta ineficácia dos clubes de futebol com o fantasma da corrupção. É um clássico de Calimero: os perdedores não são maus nem os vencedores bons (não obstante terem ganho fora variadas taças e serem respeitados na Europa como poucas entidades e personalidades portuguesas) - os jogos é que se encontram viciados.
Vai daí, soltaram uma Procuradora que do fundo do seu sofá, nas soalheiras tardes de domingo, já tinha decidido que havia corrupção no futebol e sabia exactamente onde se encontrava (enquanto o marido, ao mesmo tempo que ajeitava a lareira crepitante, decidia em silêncio, com o mesmo rigor de investigação da sua cara-metade, que existiam ligações perigosas entre os Procuradores da Província - Portugal inteiro descontando Lisboa - e os políticos respectivos). Liberta a Procuradora, veio ela imediatamente por aí acima abocanhar quem já tinha decidido serem os culpados, não obstante os seus colegas que fizeram a investigação terem já decidido que não eram. E, não tendo conseguido confirmar nem demonstrar as suspeitas que, durante anos e sem investigação, tinha alardeado, alia-se a uma pessoa manifestamente ressabiada que escrevera, aparentemente em colaboração com uma jornalista dos seis milhões, um suposto livro, execrável, ofensivo e indemonstrável, para gáudio dessa multidão (que, assim, tinha mais um motivo para sorrir - já são dois...).
O resultado é hilariante. De meses e meses de escutas telefónicas nada resulta de grave ou que permita uma condenação, fica tudo arquivado, e só por conta dos depoimentos da ressabiada se conseguem juntar duas ou três suspeitas de dois ou três jogos do fundo da tabela, nada suspeitos, logo num ano em que o clube em causa ganhou o campeonato e a Champions (para só falarmos de coisas de alguma dimensão). A absolvição em Tribunal é previsível e uma acusação minimamente independente nem proferiria acusação nem andaria a gastar inutilmente o dinheiro dos contribuintes. Até os seis milhões já perceberam isso. Por isso se deliciam com a possibilidade da sanção disciplinar da Liga: têm naturalmente mais confiança na decisão desta instituição. Aliás, não foi o seu presidente quem disse que mais importante do que os jogadores eram as eleições da Liga?
1) Jorge Coelho, para grande pena minha, abandona a Quadratura do Círculo, porque vai exercer uma actividade profissional muito absorvente. Avança António Costa que não tem uma actividade profissional muito absorvente.
2) João Cravinho deu esta semana uma entrevista na qual dizia que a Ota ganha a Alcochete por 5 a 2. E disse que devem ter acontecido coisas estranhas e que Alcochete é um erro fenomenal. Ninguém pareceu interessado. Nem mesmo a blogosfera, esse super-espaço de cidadania que obrigou o governo a recuar na opção...Ota.
3) Mendes Bota refilou no parlamento contra o "controlo próprio dos regimes autoritários" que o governo faz da informação televisiva. 1 euro a quem adivinhar o que Bota faria à "Cavalgadura do Círculo" se pudesse.
4) Marinho Pinto agradou enquanto falou contra "os poderosos" e contra "essa vergonha que é Guantánamo". Agora defendeu o sr. Pinto Coelho e provocou tosse de canil nos clientes regulares.
posted by FNV on 11:30 da tarde
#
(1) comments
POODLES & NOODLES:
A Amnistia Internacional ( essa mesmo que quando fala sobre Guantánamo é sempre respeitada) afirma que na China o número de "internamentos" nos laogai ( campos de reeducação) aumentou no ano passado. Seria interessante que algum jornalista perguntasse aos tonitruantes dirigentes comunistas da FENPROF como vêem a sua tão querida "liberdade de expressão" na China. Eu sei que não podemos sonhar: a grande maioria dos jornalistas portugueses são cãezinhos amestrados.
posted by FNV on 11:18 da manhã
#
(4) comments
BETTENCOURT, SEMPRE:
Fluía um riso irónico das dentaduras alvas da neblina para bocas de ouvidos, olhos de bocas.
Surgiu então coberto de silêncio o homem que desde sempre morrera trucidado.
A política casa bem com o champagne. Os portugueses bebem pouco ( ou nenhum). Talvez porque o champagne tenha sido criado para as mulheres é que ele vai tão bem com a política. No tempo em que as mulheres faziam política ( prendiam os maridos em casa, catavam os piolhos dos filhos, rezavam e sabiam cozinhar), o mundo rolava leve ( menos para elas). Agora as mulheres guerream e trabalham ( coisas pouco harmonizáveis com a política), e o mundo está mais pesado. Acreditando no marquês de Argenson, razão tinha Luís XV que aprendeu a arte da alta política e do champagne com a sua prima maîtresse-en-titre, madame de Mailly.
Eleições autárquicas no mesmo dia das legislativas seria um erro tremendo. A leitura dos resultados poderia inquinar a legitimidade do governo e da oposição, bem como dos autarcas eleitos. Seria também pretexto para o desporto nacional: o choradinho.
Jaime Gama comparava Alberto João Jardim a Bokassa ( um ditador africano canibal). Agora define-o como um "exemplo supremo da vida democrática". Por que é que eu tenho a impressão que são pessoas como Gama que depois - nas águas profundas dos salões e das vernissages - descrevem Portugal como uma choldra subdesenvolvida?
posted by FNV on 10:09 da tarde
#
(1) comments
STASIS BENFIQUISTA:
1) O Benfica sempre na linha da frente da inovação organizacional: temos um director desportivo que é o melhor jogador da equipa e um presidente que nem conhece as regras do jogo.
2) Não me interessa quem vem para o ano, interessa-me quem sai: a começar pelo topo.
3) Proponho que o Benfica não tenha treinador para o ano. Se é para vir um Queirós, um Heynckes ou um Fernando Santos, então que se organize uma poule entre o público para definir a linha.
4) De qualquer modo não há ninguém que eu deteste ao ponto de o querer ver treinar o Luís Filipe.
posted by FNV on 9:34 da tarde
#
(0) comments
O HEGEL DO RESTELO :
Dois jogadores que deveriam ter sido expulsos ( Quaresma e Pedro Emanuel) e um penaltie inventado no nonagésimo terceiro minuto de jogo ( Quaresma até se levantou e continuou a jogar). A festa tarda mas não falta, kamarada Lucílio.
posted by FNV on 9:09 da tarde
#
(8) comments
O MACACO SÓ QUERIA ENTENDER:
Não sou o Jô Soares e nada percebo de economia, mas ainda assim pergunto: a redução do défice não deveria ter sido feita - tambéme em larga medida - à custa da redução da despesa pública?
posted by FNV on 4:55 da tarde
#
(4) comments
O ROUXINOL CONSTIPADO:
Pinto da Costa tem cantado mais, mas ainda não disse o que queremos saber: era comum os árbitros que apitavam o FCP deslocarem-se na véspera a casa de Pinto da Costa?
posted by FNV on 1:05 da tarde
#
(3) comments
JOHN ASH, SEMPRE:
If we are dying, and we are, if the wars continue, albeit on somewhat altered terms, and our cities are collapsing, then it's best to make the most of it -
drink wine, some coffee, take pleasure in conversation.
No more than this: only philosophies of the possible.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.