posted by FNV on 9:41 da tarde
#
(3) comments
CONTAGEM FINAL (V):
Cosa mentale. Os gajos fazem lavagens cerebrais contra os gajos do sul, assegura quem por lá passou. Muito bem, sempre lavam alguma coisa. Nós tomamos banho todos os dias. O jogo vai realmente ser ganho no cérebro, mas na linha entre hemisférios, mais propriamente no giro cingulado. Controlar as emoções, controlar a bola, controlar o medo. Não temos nada contra os gajos do norte, porque no norte existem centenas de milhares de benfiquistas. O nosso inimigo é a derrota e é contra ela que teremos de lutar.
posted by FNV on 5:25 da tarde
#
(4) comments
O FIM DA FAMÍLIA - ou a função e o desastre (V):
Espero que o assunto do casamento entre pessoas do mesmo sexo fique arrumado. Nenhuma mudança , em termos de direitos civis, foi alguma vez feita sem resistência. Aos conservadores de salão, recomendo as passagens da biografia de Churchill sobre a concessão do direito de voto às mulheres. O meu estatuto de heterossexual casado não fica minimamente beliscado - ao contrário do que já li por aí - pelo facto dos dois frutas meus vizinhos se terem casado. Já o estatuto de algumas pessoas que ajudei ( uma ou outra é leitora desta nau) melhorará aos poucos. Continuarão a ter as sua angústias, mas terão o conforto de saber que são cidadãos de corpo inteiro. Porque confio na superioridade do arranjo familiar heterossexual, recuso absolutamente a ideia de que estas inovações o colocarão em perigo. O desastre vem de outras paragens: a supremacia do egoísmo, do prazer imediato e da submissão à hiper-cultura do consumo. Um liberal à moda antiga traça uma linha bem definida: o que os outros fazem, desde que não ataque os direitos de terceiros e da comunidade, não lhe diz respeito. Quer goste quer não.
posted by FNV on 12:44 da tarde
#
(2) comments
CONTAGEM FINAL (IV):
São bárbaros, isso é indiscutível. Basta ouvir a língua deles. E os costumes! Parece que a menor ofensa que recebem é o esquecimento ( Pedroto, Pavão, etc). Uma muito comum é a paulada em locais ermos e escuros. Fazem lembrar os Bructeros, vizinhos dos Camavos e Angrivários, que, conta Tácito, morreram aos milhares sem acção imperial: não pode a sorte oferecer maior favor do que a discórdia do inimigo. Hoje, para dieta, umas ovas de bacalhau alegradas por um raminho de poejos e mimadas com um fio de azeite do Fundão. À noitinha, depois dos trabalhos, um naco de reblochon pousado na fatia de pão de centeio. E vinho, à mortiça saúde dos brutos Bructeros.
Se o MP era tão responsável ainda há poucos dias atrás, a suspensão de Lopes da Mota é inatacável; significa ainda que o anterior governo PS era batoteiro e não olhava a meios. Podemos também deduzir que se pressionava magistrados, pressionava qualquer um. Uma enorme responsabilidade pesa sobre os ombros do novo governo. Terá rapidamente de fazer esquecer o seu antecessor e de se demarcar das suas péssimas práticas.
Adenda: se puderem, revejam na SIC-N os comentários de Pedro Marques Lopes. Cada vez mais perto da fama.
Na TSF, o moderador do Fórum debateu tenazmente com uma senhora chamada Isilda Pegado que é contra a legalização do casamento homossexual. Depois zurziu no Serzedelo ( que é de uma associação pró-gay) porque o homem tem "dúvidas" sobre a oportunidade de discutir agora a adopção por casais homossexuais. E assim seguiu, fazendo sempre o que definiu como "papel de advogado do diabo", mas só quando falava com gente que fosse, ainda que ligeiramente, contra aquilo que o senhor moderador entende ser justo e correcto. Uma novidade. Este Fórum é muito criativo. Durante anos, qualquer um podia telefonar a dizer de Santana Lopes, ou de Bush, o que eu não digo do Fóculporto. Agora mudou: se um ranhoso diz que Sócrates é mentiroso, lerpa logo com o institucional " não são permitidos insultos pessoais".
Tenho (quase) a certeza de que a agressão a Berlusconi foi encenada. Não acredito que um louco passe o crivo da segurança * de um dos PM italianos mais odiados de sempre. Era bom ( ou mau) um mundo assim, mas não existe. A encenação serviu, obviamente, para dar a Berlusconi a aura de mártir, mas também para pôr a esquerda Gramsci-Armani de rastos: depois de ter andado a vasculhar as cuecas de putéfias, agora idolatra um doente mental.
* confirmo pela leitura dos jornais: 20 seguranças à volta do homem e mais 100 espalhados no recinto.
Sejam 60 ou 70 horas semanais, tirem-se da vossa vidinha e imaginem-se. Se forem 70 horas, siginifica que a mãe, ou o pai, ou ambos, trabalharão uma média de 10 horas diárias. Saem às 08.00h e chegam ás 20.00h? Não: saem às 06.30h e chegam às 21.30h, porque não moram ao lado das lojas nem usam helicópteros. Os patrões são, por norma, gente conservadora e de família. E é assim que a defendem? Badamerda.
posted by FNV on 9:34 da tarde
#
(12) comments
CONTAGEM FINAL (III):
Não se pode confiar em tipos que comem intestinos de vaca e que ainda por cima se desculpam com invasões e cercos. É gente tão belicosa que a própria Associação de Futebol do Porto os teve de suspender. Em 1918, os andrades perderam o título de campeões do Norte, aliás o único que lhes assenta razoavelmente. Como a ronha é tradição naquelas bandas, a 13 de Abril desse ano lançaram um jornal - o Porto Sportivo ( sempre o sotaque siciliano...) - no qual se lamuriavam por "serem perseguidos num mundo semeado de rasteiras". Hoje ao almoço foi uma açordinha de pescada com coentros e ao jantar, em vez da receita napoleónica prevista, marchará uma cabidela de galinha. Dieta sempre.
Não existem cartas trocadas entre Gottfried Benn ( 1886-1956) e Boulgakov ( 1891-1940). É pena, tiveram histórias parecidas: médicos, namoraram regimes terríveis, acabaram por ter dificuldades com esses regimes. Como não há troca de correspondência, imagino-a eu. Teoria geral da imigração:
No limiar te detiveste, transpô-lo, não - digo-te eu, ninguém se apeia em minha casa, na casa só quem lá nasceu.
Vê o viajante, chega e pára, traz sede e dá-se-lhe bebida, mas só um copo - e os velhos trincos correm-se logo de seguida.
( An-, trad. de Vasco Graça Moura)
posted by FNV on 11:23 da manhã
#
(15) comments
A DEMOCRACIA É UMA ESTUCHA:
A Argélia está a fazer uma linha de TGV em direcção à fronteira marroquina. Hoje, no consultório, um engenheiro, que já lá tem um filho também engenheiro, riu-se quando lhe perguntei para que raio precisam os argelinos de um TGV naquela zona. Uma coisa é certa: engenheiros, autênticos, já têm.
posted by FNV on 11:12 da tarde
#
(0) comments
CONTAGEM FINAL (II):
E quando o Kostadinov, em plena Catedral, fez uma diagonal em direcção ao fiscal-de-linha e o peitou? Amarelo? Vermelho? Náaaaa: "Desculpe, sr. Emil". Não quero viadagem. Escrevia Schwarzenberg a Windischgraetz, a 5 de Janeiro de 1849: O nosso Reichstag tornou-se muito dócil. Pois claro. Dieta para amanhã: Frango à Marengo, porque é preciso aproveitar uns pimentos e as anchovas cantábricas que estão a morrer na dispensa. Temperado com o tomilho-limão que cresce na minha varanda é prato simples, sim senhor, mas digno de Napoleão.
posted by FNV on 1:13 da tarde
#
(3) comments
CONTAGEM FINAL (I):
Estou a lembrar-me de um golo anulado ao Kandaurov que tinha a barriga na mão. E esta semana estarei a dieta. Hoje, uma caldeirada de bacalhau de cura amarela. Caldeirada. Caldeirada. Caldeirada.
posted by FNV on 12:23 da tarde
#
(0) comments
CAÇA AO LOMBA:
Esta crónica ( no DN, claro) é dirigida ao Pedro Lomba. O cronista esqueceu-se de o dizer, mas eu estou sempre pronto para ajudar. Se tiverem dúvidas,verifiquem o prazer que provocou aqui, aqui ( a "arraia-miúda") , e aqui. Bater no Lomba suscitou essa hipotética coligação negativa e até houve quem tenha classificado de "excelente texto" um acervo de indirectas alinhavadas com a originalidade ( sexo com as ovelhas e etc) de uma lista de supermercado. Nem todas as alianças bizarras são mesquinhas. Conto-vos uma anedota do tempo da Rádio Mulherzinha, Moscovo, anos 70. Um velha anti-comunista ferrenha ( assim como uma anti-fascista mas mal vista) está a morrer. Diz ao filho que se quer filiar no partido. O filho não quer acreditar que a mãe tenha mudado de ideias, mas, embaraçado, lá chama o funcionário local do partido. O homem chega, vai ao quarto da moribunda e trata da papelada. O filho, já a sós com a mãe, quer saber a razão de tudo aquilo. A mãe explica-lhe: Ao menos que morra um deles.
posted by FNV on 2:25 da manhã
#
(8) comments
CONTRA A CRISE:
O top-15 dos insectos comestíveis ( tirado daqui):
Anoplura - piolhos Orthoptera - gafanhotos, grilos e baratas Hemiptera - qualquer inseto dessa espécie Homoptera - cigarras e insetos da família Membracidae Hymenoptera - abelhas, formigas e vespas Diptera - moscas e mosquitos Coleoptera - besouros Lepidoptera - borboletas e traças Megaloptera - Sialis lutaria e Corydalus cornutus Odonata - libélulas e donzelinhas Ephemetoptera - efeméridas Trichoptera - moscas d'água Plecoptera - moscas-de-pedra Neuroptera - insetos das famílias Chrysopidae e Hemerobiidae e formigas-leão Isoptera – cupins
Um Neuroptera deve saber a psicólogo.
posted by FNV on 1:05 da manhã
#
(2) comments
DO CANCIONEIRO, SEMPRE:
Alcaide-mor de Monforte, e autor de um arriscado Contra as Mulheres, Jorge d'Aguiar entra no Cancioneiro. Não é de supor que tenha lido Séneca e , no entanto, acerta no vinte: escapamos e sujeitamo-nos de novo porque esquecemos. E repetimos. A memória guarda as ofensas, mas esquece-se da sorte que nos visita. É por isso que certas mulheres reincidem em homens dados ao chicote, é por isso que alguns homens dobram a espinha todos os dias. Em pura síntese:
Sofre, pois já livre estavas e quiseste sojeiçam; sofre, pois te nam lembravas das dores de qu'escapavas; sofre, sofre, coraçam.
Quando há fins-de-semana futebolísticos deste tipo, com enxovalhos do Benfica e do Sporting, os programas desportivos da SIC-N e da TVI-24 dão imensa atenção a situações laterais, convidando directores, seleccionadores, dissecando o campeonato do berlinde, da pelota, ou até de matraquilhos de S. Pedro da Gafanhoeira. Pergunto-me o que debaterão amanhã. Com sorte, a vitória do Flamengo. Um velho e formidável amigo proporcionou-me essa experiência maravilhosa, através de um convite que me fez entrar no Maracanã. A entrada no Maracanã faz-se segundo o mesmo princípio físico que faz soltar as rolhas das garrafas de champanhe, não é realmente das sensações mais agradáveis. Mas tudo o resto foi fabuloso. Pode ser que reveja algumas alegrias.
posted by VLX on 11:29 da tarde
#
(0) comments
PALERMO, PALERMO:
Kaz e Hélder Barbosa, emprestados pelo Fóculporto ao V. Setúbal, ficaram subitamente indispostos e não puderam alinhar no jogo desta noite Nos Sopranos também vamos seguindo a adaptação aos novos tempos: no ano passado, os emprestados saíram ao intervalo com o jogo empatado. Um levíssimo tom de respeitabilidade à superfície, mas businessi sempre.
posted by FNV on 9:20 da tarde
#
(20) comments
AINDA O ESPÍRITO NATALÍCIO:
Briosa ganha por dois. Que grande fim-de-semana!
posted by VLX on 6:00 da tarde
#
(0) comments
FIM DA NOVELA DE FICÇÃO:
O Tribunal da Relação rejeitou os três recursos do MP e confirmou a absolvição de Pinto da Costa. O assunto merece algumas reflexões. A primeira é que ainda se pode confiar numa Magistratura Judicial isenta, independente e alheada das pressões que muitos sobre ela querem fazer. Depois, sublinhar que as perseguições dos magistrados do Ministério Público se não devem basear em livros de ficção. Isso só serve para descredibilizar o MP e gastar inutilmente o dinheiro dos contribuintes e meios que melhor seriam aplicados noutros assuntos. Pôr à frente de uma investigação pessoa que aprioristicamente já decidiu o resultado do inquérito também não ajuda. Descredibilizado sai também o CD da Liga. Resulta evidente que o órgão perdeu muito, desde crédito à suposta independência. Sai completamente estraçalhado, este órgão. Uma última nota: sendo leitor do Público desde o primeiro dia, jornal que como os outros cavalgou largamente a onda dos apitos não sei das quantas, estranho que este ainda não tenha noticiado, passados três dias, a decisão da Relação.
posted by VLX on 5:58 da tarde
#
(3) comments
CONTRA O ESPÍRITO NATALÍCIO:
Os adeptos benfiquistas uma vez mais mostraram o seu espírito desportivo escaqueirando a casa que os recebeu, promovendo a violência e destruindo as cadeiras a que conseguiram deitar a mão. Diz que o exemplo vem do Di Maria.
posted by VLX on 5:44 da tarde
#
(6) comments
ESPÍRITO NATALÍCIO:
Não tenho como esconder, adoro esta época natalícia, o Sporting a arrumar-se, o Benfica a estatelar-se, o pânico a tomar conta dos adeptos... é Natal. Todos juntos: toca o sino, pequenino...
Estava Passos Coelho disfarçado de coelho a fumar um charro, quando, por mero acaso, encontrou Ângelo Correia e dois jornalistas do DN com a entrevista já escrita. Nessa altura, Armando Vara entrou num banco e foi atendido ao balcão, também por mero acaso, por um funcionário bancário . Entretanto, Lopes da Mota recordava os tempos em que, por azar, deixou cair documentos confidenciais na banheira de uma querida amiga que, também por azar, nem lhe agradeceu porque teve de ir apanhar o avião. Lá longe, muito longe, um primo distante continua a aperfeiçoar o shotokan. Por incrível coincidência, não lhe apetece nada voltar enquanto não souber as kata de cor e salteado e em braille.
Eu não tenho. E deixo a minha previsão: ganhamos 2 a 1.
posted by FNV on 12:24 da manhã
#
(15) comments
A E.T.A.R. DA MADEIRA:
Jardim quer "menos conflitualidade" para poder receber mais dinheiro. Entala Aguiar Branco ao mesmo tempo que vinga afrontas passadas. Aguardemos as reacções dos que o consideram um importante elemento de biodiversidade. Bem jogadinho, este sinapismo do PSD ainda acaba calado sobre o casamento gay. A benefício do ambiente.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.