E em breve arrumado ( pelo capataz?) no caixote dos torpes e e vis insinuadores.
posted by FNV on 9:22 da tarde
#
(3) comments
CASTILHO, SEMPRE:
Na Defesa de um Inconstante (1844) tudo é bom. A começar pelo nome. Alucinando, apresento Castilho a Nicholas Ray. Com sorte, ficamos com Castilho-Burton algures no norte de África. Este pedaço da cançoneta é aveludado: o pinga-amor está entre os braços delas, mas não será infiel. Ao contrário: conheço mulheres assim - entre os braços dele, mas sem lhe serem infiéis.
Um só coração me coube , e tu és a flor das belas, nem mesmo entre os braços delas te fôra infiel jamais.
É como me sinto quando leio desejos de "bom solstício de inverno" e de "feliz quadra festiva". Recordam-me o pai do George Constanza. Ainda me fazem padre.
Beatus ille qui procul negotiis, ut prisca gens mortalium, paterna rura bubus exercet suis solutus omni faenore. Neque excitatur classico miles truci neque horret iratum mare forumque vitat et superba civium potentiorum limina. Ergo aut adulta vitium propagine altas maritat populos aut in reducta valle mugientium prospectat errantis greges inutilisque falce ramos amputans feliciores inserit aut pressa puris mella condit amphoris aut tondet infirmas ovis.
posted by FNV on 10:47 da manhã
#
(2) comments
OS DUQUES DE ALBA:
Escrevi isto. Recebi uma quantidade de lixo apreciável que posso resumir assim: V. quer reconverter homossexuais, isso é vergonhoso, cale-se, meta o rabo entre as pernas e dedique-se à pesca. De facto, há fanáticos em todo o lado. Com a mesma arrogância, com a mesma intolerância. Não admitem isto:
1)Fulana só teve relações hetero, mas sente-se atraída por mulheres. Tem medo ( social, ancestral, etc). Sofre. Eu ajudo-a a sentir-se bem em ir para a cama com mulheres.
2) Beltrano só teve relações homo, mas sente-se atraído por mulheres. Está confuso, tem receio. Sofre. Eu ajudo-o a sentir-se bem em ir para a cama com mulheres.
A frase do post inicial que os enraiveceu foi "se alguém quiser deixar de ser homossexual, eu ajudo". Se um pai entrar ano meu gabinete e me pedir ajuda para esquecer a morte do filho, eu ajudo. Isto é ainda mais estranho e impossível do que ajudar alguém a deixar de ser homossexual? Claro. O ponto é o do pedido de ajuda, os olhos à minha frente. Estes radicais-burocratas não entendem. Falta-lhes mundo, sobra -lhes jactância.
1) Não esquecer de contratar Antero Henrique para o ano. Arguto e dedicado, será uma boa aquisição depois de o limparmos de alguns maus hábitos ( aconselhamento matrimonial de parentes de árbitros e coisas assim).
2) João Pereira escolheu o Spórtingue para ser expulso amiúde. Há tipos assim, picuinhas.
3) Não será para o ano que veremos bons laterais na Luz. Já foram buscar o Kardek e o Aírton, mas laterais, nada. Devem ter alguma coisa contra os laterais. Proponho um referendo.
4) Não se esqueçam que Pinto da Costa prometeu deixar o país estupééfacto . Vamos ficar a saber quem o pressionou para fugir para Vigo. Aposto que foi aquele coiso que trabalhava numa coisa com nome de hipermercado
Comam carne - vermelha, com gordura agarrada ao osso. Pronto, está bem, também devem comer nozes - de preferência com papas de abóbora. ( S. C. Larsson, A. Wolk; Magnesium intake and risk of type 2 diabetes: a meta-analysis ; Journal of Internal Medicine (OnlineEarly Articles).
Nem é o "silêncio" , o "respeitinho" ou o "medo". Isso é folclore. O que enjoa é a utilização sistemática da lengalenga da "ofensa pessoal" e da "insinuação torpe e vil". Uma forma suburbana- arrivista de discutir. E já uma certa allure de intocabilidade. O enjoo é tanto maior quanto se percebe que esta gente - governo & Cª, sobretudo a Cª - alimenta uma corte de domesticados bloggers e comentadores que são severamente repreendidos se saem da linha. E quanto às ofensas pessoais, estamos conversados: esta gente delicia-se com os mastins que insultam os "inimigos" sob anonimato. Nessa altura já não se incomodam com "as ofensas pessoais".
À medida que se encaracolam as ambições e os telemóveis, Manuela Ferreira Leite parece cada vez mais distante. Será inábil politicamente nesse sentido - o de mentir hoje para ganhar amanhã? Sem dúvida. O PSD, diante da sepsis generalizada do socratismo, está confortável. Como a França do pós-guerra, tão bem definida por Harendt, satisfaz-se numa vidinha de baguette e abat-jour. Vai vivendo. Em turbilhão manso. Olhem bem para o carrossel. MFL é a única que não tem tonturas.
posted by FNV on 12:56 da manhã
#
(0) comments
BLOGUES DO MUNDO (I)
O do Partido Comunista Peruano, secção de Cajamarca. Estão muito aborrecidos com o indulto a Crousillat. Bem arrumado, grau elevado, não é para beber todos os dias, mas é um bom exemplo de blogue político.
posted by FNV on 7:03 da tarde
#
(0) comments
ENTREGUES À BICHARADA:
Sérgio Sousa Pinto (e o PS e Sócrates, que o elogiou) veio dizer que a estabilidade política estaria ameaçada por supostamente o Presidente da República se ter intrometido, na opinião de Sousa Pinto, na questão do casamento de pessoas do mesmo sexo. Ainda segundo Sousa Pinto, o PR ter-se-ia intrometido no assunto porquanto, perguntado sobre a coisa, teria respondido que havia coisas muito importantes com as quais estava preocupado (economia, défice, desemprego, etc.).
Apresentado o tema, vejamos a colecção de disparates que Sócrates veio elogiar. Na cabecinha do deputado, o PR não pode opinar sobre uma questão que, de uma forma ou de outra, mexe com quase todos os portugueses, embora não interesse à grande maioria. Disparate puro. Mas põe a nu o que todos já sabemos: se o PS pudesse, silenciava todos os que pensam de maneira diferente da do partido. Preferencialmente à força, ou fechando os dissidentes em campos vigiados comandados por Augusto Santos Silva.
Segundo, maior e mais monumental disparate: fazer depender a estabilidade política no país da permissão (ou não) dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Uma pessoa ou partido que defendem semelhante coisa não têm a menor ideia do que são as prioridades dos portugueses, daquilo que realmente os preocupa, daquilo que é verdadeiramente grave para o país e importa à população. Se os governantes socialistas, perante o estado lamentável em que este se encontra por sua acção ou omissão, consideram que a estabilidade política é afectada por uma questão lateral deste tipo, isso só pode ser sinal de que estamos entregues à bicharada. O país não vai longe.
E para casais homossexuais masculinos é conveniente esquecer a cena do ovo e das sementinhas.
posted by FNV on 12:39 da tarde
#
(1) comments
ISSO É QUE ERA BOM:
Se alguém me pedir ajuda para assumir a sua homossexualidade, eu ajudo; se alguém me pedir ajuda para esquecer a Rosa, ou o João, eu ajudo; se alguém me pedir ajuda para deixar de ser homossexual, eu ajudo. Na psiquiatria não sei, mas ainda está para nascer a pré-Ordem de psicólogos, ou o jornalista, ou o blogger, que me impeça de ajudar quem me procura.
posted by FNV on 11:22 da manhã
#
(25) comments
NÃO FUI EU QUE ESCOLHI O NEREU (c):
É um símbolo da Briosa e, exceptuando um golo sofrido, há muitos anos, num balão feito pelo Peu ( ele sabe do que estou a falar...), foi sempre um bom keeper. Este ano, como foi meu aluno, descobri que também é um homem educado, simples e inteligente. Para a baliza, já.
posted by FNV on 2:45 da manhã
#
(3) comments
OS ÚLTIMOS DIAS (III):
Vive num apartamento com dois quartos e uma casa de banho. Tem um filho na faculdade e está divorciada de um tipo que lhe deixou marcas. Toma conta da mãe, uma senhora demenciada que (não) dorme na sala, rasga as fraldas e emporcalha a casa quando não está a fugir pelas escadas do prédio abaixo. Não pode trabalhar, porque teria de enfiar a mãe num lar e lá se ia o ordenado. Conta os cêntimos, todos, que não podem faltar para o alprazolam e a venlafaxina. Não pertence a nenhuma minoria mediática e está-se nas tintas para os tigres dos circos. Desejem-lhe boas festas.
posted by FNV on 11:00 da tarde
#
(0) comments
ESTÁ BEM, ABELHA:
O JN tem tantos leitores como o CM. Pois, pois. Deve ser por isso que Marcelino, no seu tempo, publicava fotos das partes intímas de deputados do PS. Para fazer subir as audiências.
posted by FNV on 1:13 da tarde
#
(0) comments
JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO:
Para SIC, TVI e RTP, é notícia haver frio e chuva no Inverno. Estas três, no estafado episódio do homem que mordeu o cão, acentuariam o facto de o cão ter quatro patas e ladrar.
posted by FNV on 1:10 da tarde
#
(1) comments
OS ÚLTIMOS DIAS (II):
Il giorno era fosco, quasi solo lavorato. Momsen abre assim muitas entradas do seu diário ( a Viagem a Itália, da qual prefiro a delícia da tradução italiana). São óptimos e foscos dias para trabalhar. E esquecer. Têm muito para guardar na gaveta? Arrumem bem. Na gaveta de cima: as ofensas recentes, um grande vinho na língua, uma citação para brilhar. Na gaveta de baixo: um bom local para esquecerem a traição embrulhada na culpa. E o que nunca chegaram a dizer.
posted by FNV on 10:25 da manhã
#
(4) comments
COM TODO O FAIR PLAY...
...felicito também os jogadores do Benfica. Não via tamanho êxtase em jogadores com uma vitória desde que os do Fátima, há uns anos, conseguiram também inesperadamente vencer os Dragões.
posted by VLX on 2:11 da manhã
#
(9) comments
TENHO DE CONFESSAR...
...que o doze do Benfica foi muito eficaz.
posted by VLX on 1:28 da manhã
#
(7) comments
FLASH INTERVIEW-FNV:
1) Eu já sabia, por isso não foi surpresa. Para afugentar as alminhas medrosas. 2) Como fui dizendo ao longo da semana, ganharia quem quisesse ganhar: 16 remates contra 6 e Jesus a não mudar o sistema. 3) Deram-nos um Guarín de avanço. Muito obrigado. Quem tem medo compra um cão. 4)El Conejo, nos jogos a doer, vale dez Cardozos e ainda ficamos com o troco. 5) O melhor em campo: Javi Garcia. Para os que dizem que ele é muito posicional 6) Agora é esperar. Pinto da Costa prometeu revelações que deixarão qualquer um estupééfacto. Vamos finalmente ficar a saber, entre outras coisas, como é que a factura da viagem do sr. Calheiros ao Brasil foi paga pelo Fóculporto. Isto é que é fair play. Aprendam. 7)Adoro-os. Escrevem Benfica com "b" e dizem que "caíram no engodo da comunicação social."
* em memória do J.F.
posted by FNV on 10:29 da tarde
#
(28) comments
COTAGEM FINAL (VI-bis) - A BATALHA FINAL:
Sonhei com o resultado durante a sesta: ganhamos por 4 a 1.
posted by FNV on 4:04 da tarde
#
(0) comments
CONTAGEM FINAL (VI) -A BATALHA FINAL:
No ano do Rapaz-Vaca, ganhámos na loca infecta ( 2-0) e não fomos campeões. Foram eles. Só os arrumamos no dia em que não tivermos de perder. É hoje. O David Luís não vai nada jogar a lateral, vai jogar no centro. O Peixoto sobe ao meio campo. O Martins fará de Ramires. El Conejo vai assombrar no lugar do Aimar. O Nuno Gomes joga de início. Dieta: um guisado de grão com peito de borrego-baby alentejano, presunto, chouriço pornográfico, abóbora, batata, cebola, cenoura, massa de cotovelo e, calhando, um ramo de hortelã e uma talada de aipo. Como é dia de festa, um Quinta dos Carvalhais especial.
O Miguel orgulha-se (ou mandaram-no orgulhar-se) de ter dois pais se for incomodado na escola. Ora bem: Há muitos anos, no tempo do Muro, encontraram-se dois putos. O do lado ocidental fez pirraça ao do lado comunista: Eu tenho laranjas nánáná... e tu não. Chateado, o puto da RDA chegou a casa e queixou-se ao pai, que o aconselhou: Quando ele te disser isso, diz-lhe que tens o socialismo e ele não. E assim foi, o que muito perturbou o puto da RFA que, por sua vez, também se queixou ao pai. O homem, um esquerdista utópico, sossegou-o: Filho, diz ao teu amigo que um dia também vais ter o socialismo. No dia seguinte, os dois miúdos voltam a encontrar-se. Recomeça a lengalenga até que, a página tantas, o puto da RDA orgulha-se do socialismo. O puto ocidental segue a recomendação paterna e atira: Também vou ter o socialismo nánáná...". É então que o miúdo da RDA , num alarde de criatividade, retorque: E nunca mais tens laranjas, nánáná...".
posted by FNV on 11:57 da manhã
#
(0) comments
OS ÚLTIMOS DIAS (I):
É uma skènè concorrida: Festas, frio, morte, novo ano. Tem de haver pedaços assim. Para que os mortos nos possam visitar: É o segundo Natal sem a tua mãe / o teu irmão não gostava de velhozes. Tudo ao correr da espoldra de uma velha tradição, que, por enquanto, sobrevive.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.