Obrigado à TVi, mas anuncio que a minha candidatura desiste em favor do Luís M. Jorge de forma a concentrar o voto útil. Faço-o porque gosto de desistir ( é verdade, sou até muito bom nisso) e porque o Luís é tão bom como eu na síntese e com a vantagem de ser de Lisboa e melhor relacionado. Nada tenho contra Lisboa, entenda-se, porque em Coimbra é igual ( ninguém me liga pevide e os deuses permitam que asssim continue) mas nisto de televisões é sempre melhor estar à mão de semear.
Pior: foram decénios de elogios ( nem sequer omissões) às piores malfeitorias de regimes sulfúricos em matéria de direitos de humanos dos presos. Ainda há pouco tempo, todo o regime se lambuzou com Fidel no Porto. Enfim.
"
posted by FNV on 6:48 da tarde
#
(5) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XV):
Não estive em Beirute 82, mas acompanhei uma rija velha, de um lugarejo bairradino, que no espaço de três anos viveu dois episódios: caiu de um tractor, ficando paraplégica, e sofreu um acidente numa ambulância ( sim, dentro de uma ambulância...) que a reenviou para uma longa estadia no hospital de onde saiu para morrer em casa umas semanas depois. Um dia antes, deixou claro o que queria levar vestido para dentro da caixa abafada. Aguentou tudo isto porque tinha treino. Viúva de um malfeitor alcoólico e mãe de um filho morto num acidente, no tempo do segundo mandato presidencial de Sampaio. Primeira moral da história: nunca desistir de sofrer. Segunda: não encontram heróis porque não os procuram.
Os tempos anteriores às "falácias marxistas" ou como a cultura empresarial não tem sempre razão nem é uma semi-deusa. Claro que na altura também havia uns enfadados que asseguravam que as coisas tinham de ser assim or else.
Segundo Jorge Costa, do BE, na RTP ( telejornal da hora de almoço) , afinal o que está provado é que houve "contactos" entre o governo e os americanos no caso dos voos da CIA. Recomendo prudência enquanto não ficar provado que os "contactos" voam.
posted by FNV on 1:16 da tarde
#
(2) comments
UM EXCELENTE BLOG:
Nada que agradecer, Francisco. Espero que Permanent Vacation continue, seja em que parte for do globo.
posted by VLX on 11:40 da manhã
#
(0) comments
DEVE SER DA ÁGUA DA REDE:
Bettencourt apela aos lagartos para receberem bem Moutinho, Vilas Boas diz que é uma manobra desestabilizadora. O presidente do Paços "quer ser o primeiro a ganhar ao FCP", Vilas Boas diz que é uma provocação porque "há quem não queira ganhar mas ver os outros perder". A psicose regional-paranóide está de boa saúde. Deixá-la estar, deixá-la estar...
posted by FNV on 11:02 da manhã
#
(22) comments
OS ESQUERDISTAS ÚTEIS:
É deprimente esta mania. Explica-se porque muita da esquerda portuguesa é culturalmente atrasada. E esse atraso não parece preocupá-la: recordam-se do "fascista" lançado por professores ao mesmo Santos Silva que dizia gostar de malhar na direita? As esquerdas mais evoluídas mas respeitadoras da tradição, e mais radicais e dogmáticas, assentam a crítica nos modelos capitalistas e imperialistas de génese americana. São as esquerdas despolitizadas, dos funcionários públicos e dos jovens preguiçosos e ignorantes, que adoptam o bordão do fascismo. É verdade que os panfletistas profissionais aproveitam a onda em períodos de campanha, mas fazem-no porque existe um público-alvo fácil e lerdo. Tudo isto tem um efeito perverso, que explica , em boa medida, por que motivo não se governa à esquerda em Portugal. Acantonando o discurso esquerdista oficial em bordões, abstrações e catálogos de museu, ilude-se o equilíbrio. É verdade que a direita liberal ( na economia...) vocifera contra o socialismo de estado, mas isso são dores de parto: trinta anos depois do 25 de Abril, estamos organicamente muito mais perto do 24 do que do 26. E dos dois grandes ganhos - isegoria e protecção social -, só o segundo tem marca ideológica. E socialista, porque o fascismo e o nazismo, que também asseguraram a protecção social, beberam no socialismo esse princípio.
posted by FNV on 10:13 da tarde
#
(11) comments
A SUECA ADORMECIDA:
Desculpem a iconoclastia, mas interessa-me as franjas. O sr. Assange deu o flanco porque, segundo a acusação, terá tido sexo com uma sueca adormecida. Somos na cama o que somos politicamente ( o Reich tentou explicar o sexo do fascismo na Psicologia de Massas do Fascismo). Um grunho apolítico lambe como um Labrador, um anarca pede à moça que use um dildo, o boy ainda não acabou e já está agarrado ao telemóvel, o conservador imagina que a parceira é uma slut, etc. Ora, o sr. Assange, como se sabe, é um fura-vidas dos segredos. O que é que ele quis? Sorrateiro, ler o sonhos da sueca.
Não será a totalidade do material, mas anda lá perto. Ou seja, a opinião de um refastelado de chancelaria passa a ser uma verdade inconveniente. De resto, há um tipo que odeia os EUA. E Depois? Os EUA também não odeiam muitos tipos?
posted by FNV on 11:49 da manhã
#
(4) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XVI):
O velho vienense dizia que só existem três fontes da miséria: o corpo, o quotidiano e os outros. Actualíssimo. Hoje escolho o corpo. Leio e releio a velhice de Catão e imagino Cícero a falar com o velho. A diferença não é grande, mas um detalhe espiga: em Roma, o agenésico corpo não tinha de ser saudável. Se querem a minha opinião. As respostas que o corpo não nos dá são as perguntas que nunca devíamos fazer. Por exemplo: o que vem mais?
posted by FNV on 1:17 da manhã
#
(2) comments
Ando à tua procura e ando a ver se te não vejo...
A entender que isto vai aumentar: elas já não aguentam como antes e eles ainda não se modificaram. E continuo a não registar nos sectores conservadores ( Igreja e CDS-PP, por exemplo) uma atitude dura, e sistemática, de protecção da família tradicional.
posted by FNV on 12:58 da tarde
#
(5) comments
STASIS BENFIQUISTA:
1) Quando um treinador necessita de dizer que os jogadores estão com ele, está tudo dito e confirma o que já aqui escrevi: Jesus não controla o grupo. Ainda estou à espera que a comadre de soalheiro da Wikileaks explique por que motivo foi contratado o Peixoto e como Jesus convenceu Vieira a tripicar-lhe o ordenado. Um dia teremos um treinador tão bom tacticamente como Jesus, mas benfiquista dos quatro costados.
2) O Fóculporto B, ontem, quis imitar os padrinhos: a perder e e levar baile , tentou armar confusão de túnel ao intervalo. Rui Costa fez muito bem em mandar esperar.
Estas declarações de Cavaco Silva sobre a fome são erradas no modo e no alvo. No modo, porque feitas no contexto de uma iniciativa assistencial sem significado político ( restaurantes a distribuir sobras); no alvo, porque apontam para um sentimento impreciso . A vergonha diante de um faminto toda a gente a pode sentir - até o banqueiro aldrabão que acabou de burlar clientes e contribuintes. A campanha de Cavaco, sem adversários reais, corre o risco de ser apreciada sem sentido crítico. Com Eanes, em menor grau (Soares Carneiro era um desconhecido) , com Soares, em grosso grau , e com Sampaio, em enorme grau, isto originou segundos mandatos em roda livre.
posted by FNV on 11:16 da tarde
#
(4) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XV):
A "Depressão de Natal" já enxameia os consultórios da revistas e dos telejornais. É coisa de amadores. Nos caso de orfãos, viúvas , viúvos e pais amputados, não existe sazonalidade assinalável. Vamos à outra: a dos que transferem para o Natal os adstringentes taninos sobrados de uma infância mais neurótica do que o habitual. O Natal não tem culpa se muitos jovens adultos cresceram na liberdade parental. Esta liberdade foi temperada com raivas, separações, ódios, recriminação e pequenas vinganças? Paciência, é o preço, mas o presépio não tem culpa. De qualquer modo, essa depressão de Natal tem os dias contados, porque as novas gerações já se livraram da odienta e repressiva família burguesa: não a querem reconstituir.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.