Pacheco Pereiradescobriu agora que há tratamentos editoriais "sacanas" e jornalistas que executam vinganças pessoais. Tem, como é óbvio, toda a minha solidariedade.
posted by FNV on 12:37 da tarde
#
(3) comments
NA GUERRA COMO NA GUERRA:
Está na altura. Depois do diploma e da profissão, o próximo escândalo socrático deverá ser, pela lógica da golpada, sobre dinheiro. Talvez um imposto fugidio, um obscuro negócio de tremoços, uma companhia imperfeita. O Público que não se atrase. O Verão está à porta.
posted by FNV on 11:47 da manhã
#
(1) comments
JOHN ASH, SEMPRE:
Problems of translation are, perhaps, not so great between languages as between different versions of the same language. Why, for example, does "fag" mean homosexual in America, when, in England, it means cigarette? Does it imply that those who first observed the phenomenon of smoking in the New World were homosexual?
Depois de se inspirar em Sarkozy, Menezes encontrou a sua musa em Obama. Ainda acaba com sotaque castelhano e a chamar Mr. Danger a Sócrates ( ou a Rui Rio).
O Paulo e a sua equipa também se mudaram: http://atlantico.blogs.sapo.pt/. Já que lá vão aproveitem e vejam o vídeo sobre a corja de lacaios que se aproveitam de si. E são essas bestas que andam sempre com o "fascismo" na boca.
Adenda: O Paulo é acusado de fazer censura aos comentários por parte de quem, no seu blogue, obriga os comentários a aprovação prévia. De facto, é preciso ter muita lata.
posted by FNV on 12:43 da tarde
#
(0) comments
BETTENCOURT, SEMPRE:
Eu sou de sombra, os lobos não te vêem, por isso ficam mudos e extáticos, em volta, à espera de sumirem-se no chão.
Sem a Casa de York e de Lancaster, com setas em vez de rosas. No casus belli em curso, os episódios das quotas e do gang do multibanco são secundários porque já tinham sido discutidos durante a campanha. O pretexto para a guerra sem quartel a Menezes é simples: ele perderá largo para Sócrates. É aqui que a porca torce o rabo. Se o homem é tão obscenamente incapaz, e se só está no poder há cinco meses, por que motivo o deixaram avançar? Os estrategas florentinos estão convencidos que desenharam coisa difícil de compreender ( o excesso de ego provoca estas coisas) e no entanto ela sempre foi clara: Menezes avançou para se perder ( enquanto Sócrates se desgasta) e será substituído quando for conveniente. Também é verdade que não deixa de ser enternecedora a forma como a (tenrinha) direcção actual do PSD se deixa levar pelas provocações. Quanto mais não seja, prova que pode e deve ser substituída. Rapidamente.
VENTOS DE MUDANÇA: Uma coisa já mudou no Sélebê: o Chalana fica muito menos tristonho de blazer. Espera-se que quando chegar o novo Messias não o obriguem a vestir outra vez aqueles fatos de treino tipo Maconde.
posted by PC on 3:56 da manhã
#
(1) comments
INCLUSÃO SEXUAL:
Escapou-me de todo. Soube através de pessoa amiga que houve um Dia da Mulher. Na cidade onde ela vive, as mulheres foram jantar fora em grupo, beber um copo em grupo e dançar em grupo. Só mulheres. Coisa monótona. Disse à minha amiga que quando houver um Dia do Homem será muito parecido: os homens irão todos juntos jantar fora, beber um copo e dançar. Uma diferença: haverá mulheres.
CHANGE PARTNERS: No tempo dos governos de Cavaco Silva, eu era nascido e já votava. Por conseguinte, lembro-me. Não consigo compreender como é possível ver hoje em Maria de Lurdes Rodrigues e no governo de Sócrates - e antes que me chamem "socrático", lembro que anunciei, em tempo, o meu voto branco - os tiques dos rescapés da extrema esquerda, onde naquele tempo se via a "autoridade" e a "determinação" de Manuela Ferreira Leite, Leonor Beleza e do próprio Cavaco Silva. E, pelo meio, abominar o diálogo de Guterres - provavelmente, na única manifestação de absoluta sinceridade .
posted by PC on 11:38 da tarde
#
(3) comments
ROBERTO DE MESQUITA, SEMPRE:
Morre a tarde de anil serenamente, Morre sobre uma edénica paisagem, Onde agora tudo se detém Numa concentração de quem medita. É a hora em que exala o céu profundo Um místico bafejo sobre a Terra, E em que se sente, no silêncio augusto, Rezar alguém no íntimo das cousas...
O Público e a TSF sempre trataram quem se opunha ao líder do PSD por "barões". Agora chamam-lhes "históricos" ( o respeitinho é muito bonito). Quando for conveniente os históricos voltarão ser barões. Apenas uma dúvida me entorpece: os criativos jornalistas mudam todos de opinião ao mesmo tempo?
REGIMES: Um dos momentos mais surpreendentes do debate de ontem "Rei ou Presidente?" foi ouvir Paulo Teixeira Pinto falar da necessidade de uma política dos "afectos" e das "emoções". O outro foi ninguém ter pegado na crítica de J. Adelino Maltez ao concubinato - na presente República - da política e dos interesses económicos. Ou será que essa crítica também já faz parte da "utopia" e do "idealismo" com que se apressaram a rotular-lhe a intervenção?
Capucho diz que Ribau Esteves "usou a mesma expressão que Salazar usava para despedir os ministros". Não haverá neste país nenhuma outra molécula comparativa para utilizar na refrega política que não seja "Salazar" e o "fascismo"? Está tudo doido ?
posted by FNV on 11:09 da tarde
#
(3) comments
A VERDADE NA BOCA DO MENINO:
Ribau Esteves ( agorinha na SIC-N) ia embalado pois já tinha dito que a oposição interna estava "à espera do pós-2009parareconstruir a ruína sobre a derrota "( uma engenharia psicótica se bem percebi). Vai daí não se deteve: "O PSD é um instrumento para ganhar". Ui ui...
posted by FNV on 10:24 da tarde
#
(2) comments
STASIS BENFIQUISTA:
As boas almas acreditam que Camacho se foi embora porque não conseguia motivar os jogadores. Ignoram porventura o que o murciano disse sobre as intromissões de Vieira: a exigência do pedido de desculpas a Cardozo (quando saiu chateado), a renovação de Léo e, por último, a frase de despedida: a política meteu-se no futebol. Vieira levou para o clube uma filosofia de camionista: desconfia de todos, só ele é que conhece as melhores estradas e os melhores botecos, os dôtores não valem um chavo ( aqui é capaz de ter razão porque o SLB está cheio de pavões embalsamados), as autoridades não fazem nada pois não prendem os malandros que ele acha que deveriam ser presos. Não delega porque não sabe o que isso significa e às tantas pode ser contagioso. Trapattoni ganhou ao fim de doze anos e o que fez no dia seguinte? Limpou o cacifo, sorriu para as câmaras e arriverdeci. Agora vai para a Irlanda. Para ficar "mais perto da família". Se quiserem saber o princípio voltem a isto. Entretanto escrevam: enquanto Vieira mandar, nenhum treinador manda.
posted by FNV on 9:30 da tarde
#
(1) comments
PAZ, PÃO , POVO, EDUCAÇÃO:
1) Menezes está a unir o partido: Marcelo, Pacheco Pereira, Arnaut, Marques Mendes, Capucho e tutti quanti. É um feito, ainda que involuntário ou talvez não.
2) Terá o PSD tem um porta-voz (ou um ministro-sombra, um tamagotchi, qualquer coisa) para a educação ou limita-se a ver as manifs na TV e a comer tremoços?
posted by FNV on 9:21 da tarde
#
(0) comments
O PERFIL IDEAL:
O próximo treinador do Benfica terá de :
1) Ser invertebrado ou em alternativa estar afogado em dívidas de jogo. 2) Conhecer profundamente o basquetebol paraguaio. 3) Acreditar na máxima imortal do Padre Américo. 4) Não saber dizer "Não". 5) Ser versado no dialecto do Bairro das Furnas.
posted by FNV on 11:47 da manhã
#
(3) comments
ODI ET AMO ( LXXVI):
Os dados do amor são a loucura e a algazarra na poesia de Anacreonte. A alternativa é a espera imensa, que julgo ter sido o legado de Petrarca. Nada disto convive bem com uma longa relação e por isso elas hoje não existem. Dizem-me que dantes os casamentos duravam uma vida inteira. Pois duravam, mas os seus dados eram a obediência e a sobrevivência. Ou seja, o excesso de amor matou o casamento.
AS AGRURAS DOS CATÕES: A morigeração da sociedade através do poder público é uma tarefa árdua e ingrata, que requer muito de quem lhe mete ombros. Às vezes é mesmo preciso mudar o próprio estilo de vida.
posted by PC on 2:18 da manhã
#
(1) comments
EU NÃO LINKO, ELA LINKA, NÓS TALVEZ:
A Carla assinalou na Atlântico ( e também no blogue) o problema dos links entre os blogues e os grupos de liceu. Nada que me excite por aí além: sempre pertenci a vários grupos e a bem dizer a nenhum. Mas já me preocupou a análise que ela fez do Mar Salgado: somos um bocado autistas porque linkamos pouco ou nada. É verdade sim senhora no que me diz respeito ( os meus companheiros falarão por eles). Uma parte da explicação deste comportamento encontra-se na minha natureza de leopardo: egoísta, altivo e ronceiro ( salvo no que toca a carne fresca). A outra parte reside na minha inabilidade para copiar os links directamente para os posts, o que faz com que tenha de os reproduzir letra a letra, número a número. O que vale é que há sempre alguém como a Carla em todos os grupos: bonita, inteligente e compreensiva.
posted by FNV on 11:49 da manhã
#
(8) comments
NÃO DIZEM NADA?
A ETA atacou antes das eleições. Zapatero, o negociador arrependido, deveria ter sido penalizado. Ou não foi assim que foi lido o atentado de Atocha por aqueles que não digeriram a derrota de Aznar nem as promessas de Zapatero? Podem rosnar os vulturinos contabilistas que 300 mortos é diferente. Talvez, mas o terror exibe sempre o seu penacho simbólico. E a democracia, felizmente, também. Hoje como ontem.
posted by FNV on 11:26 da manhã
#
(5) comments
BETTENCOURT, SEMPRE:
Aqui e ali, mais mortas do que vivas, as poucas flores sonham ainda espaços. Pelo silêncio do chão das alamedas, um aflito adejar de expectativas guia, como irreais, humanos passos.
( Ligação, 1936-1962)
posted by FNV on 10:36 da manhã
#
(0) comments
O SPECIAL ONE NO BENFICA:
Existe um treinador competente, disponível e que não necessita de dinheiro: Mourinho. Dizem-me que está a caminho. Eu preferia o Jorge Jesus.
Não caiu a ministra da educação mas caiu o Camacho e o Paulo Bento vai a caminho.
posted by FNV on 11:25 da tarde
#
(0) comments
ADEUS CAMACHO:
Foi-se embora. O sr. Vieira - "de certeza que um dia mais tarde nos iremos encruzar" ( sic) - vai ter de arranjar alguém que o ature. E que treine o Luís Filipe. No entretanto o nosso Chalana foi promovido a Mário Wilson, mas a seco e sem injecções de afecto. Eu gostava que voltasse o Pal Csernai: podia ser que fizesse uma limpeza de balneário e de direcção.
Nota: na TSF, um cromo-comentador diz que está recuperado o prestígio de Fernando Santos. Poi está: no 9º lugar do campeonato grego.
posted by FNV on 9:11 da tarde
#
(2) comments
OS COITADINHOS:
Marinho Pinto defendeu a despenalização ( ou descriminalização, como se fosse a mesma coisa...) dos corruptores ( não consigo fazer o link para a TSF). Não deu que falar. Porquê?
ORA AÍ ESTÁ UMA BELA QUESTÃO: Quem é "mais" (ou "menos") democrata: os que estiveram presos pela ditadura e, em liberdade, não quiseram um democracia, ou os que, tendo tomado parte activa na ditadura, acordaram, numa epifania, para as delícias da liberdade? A categoria cristã do arrependimento é poderosíssima, não é?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.