No último parágrafo a razão é a segunda. Se uma senhora de quase 70 anos - que não lê Gide, que não convive com designers de moda e que partilha as mesmas convicções de Obama acerca do casamento ( só que Obama é moderníssimo...) - chegasse ao poder, era o caos. Para as agências de comunicação pelo menos.
posted by FNV on 5:21 da tarde
#
(2) comments
STASIS BENFIQUISTA:
1) Depois de terem caucionado todo o tipo de disparates, os ratos ameaçam abandonar o barco. Os rato são os benfiquistas do croquete ( nos camarotes) e os seu apaniguados do salsichão ( nas bancadas) e os benfiquistas de caneta e microfone ( na TV e nos jornais). Quando foi tempo de protestar ( 4 milhões pelo Meloa vindo Castilla C, 24 milhões gastos por um director desportivo que não arranjou um lateral sequer, etc), de alertar, enfim, de pensar, népias: "grande equipa", "o melhor plantel dos últimos dez anos" e muita outra cera de milho foi expelida pela anilha desta gente.
2) Ao contrário das equipas regionais, que por força de muito trabalho ( no campo e na sala de estar nas vésperas dos jogos) conseguiram ganhar títulos, a nós, no Benfica, não nos preocupa apenas ganhar. O Benfica tem de responder ao anseio das mais de duas de dezenas de milhões de convertidos espalhados pelo mundo: temos de ser sempre enormes e universais. A cultura de derrota desta direcção, que despediu os treinadores ganhadores de andebol e futsal e cobriu de ridículo a equipa de ciclismo, não é a nossa. O Benfica pode ser derrotado mas tem de permancer o farol do quotidiano de guineenses, hondurenhos, minhotos, timorenses, moçambicanos, canadianos, ucranianos recém-nacionalizados, entre muitos outros.
3) O Sobrinho da Tia Lola nunca enganou ninguém ( bastava ter lido a célebre entrevista das "estátuas de pedra"): um moço pouco perspicaz ( para ser bem educado...), inseguro e mal preparado. O problema é que agora o infortúnio dele é a desgraça do Benfica; por isso, pela parte que me toca , vejo-o como um filho. Nem mais um lenço branco na Luz.
Leiam isto. Uma xaropada psico-surrealista ( Breton fez melhor, em 1924, em Bruxelas, quando lançou as bases para a definição: sair para a rua com uma pistola e matar uma data de gente) polvilhada de uma bolorenta lengalenga Negri- Guattari. Tudo velho, insuportavelmente velho.
posted by FNV on 4:53 da tarde
#
(6) comments
MARIANO PEYROU, SEMPRE:
Lo mejor autorretrato que conozco es de un pintor que mira un huevo y pinta una ave.
As hienas atacam em bando, e riem, é o que se conclui de tanta satisfação exibida. Mas há mais. O Pacheco Pereira "tentou e falhou" ? E depois? É proibido? Ou este rancor vem de outro lado - por exemplo, o apoio que JPP deu ao Público na campanha contra Sócrates e a caução dada às teses de MFL sobre o casamento?
Adenda: convinha que os comentadores lessem o texto que eu comento para não tirarem conclusões precipitadas.
posted by FNV on 8:37 da manhã
#
(30) comments
DOES IT RING A BELL?
Percebo que se pretenda um momentum ( o americano "impulso" de campanha) com a candidatura de Pedro Santana Lopes. Não vejo que isso estrague a imagem de MFL enquanto político sério. Não será certamente por causa de Lisboa que MFL vai deixar de dizer o que pensa, ou vai passar a deixar-se filmar em casa entre gatos e livros arranjados à pressa. Tão pouco vejo que tal escolha colida com qualquer ilusão beatífica acerca de MFL: um político é um político. Pode é ser melhor ou pior. O que percebo mal é esta insistência num personagem que fornece ao adversário ( Lisboa é simbólica) a localização do paiol, o horário das sentinelas e o exacto alcance dos canhões. PSL , no campo de batalha, é um convite à desmoralização das tropas. Um general não pode fazer o cerco ao mesmo tempo que oferece víveres aos sitiados.
RESUMINDO A SIC-N DE HOJE ( comentadores e convidados):
1) Se não comes a sopa acontece -te o que aconteceu na Grécia. 2) O Fórum das Esquerdas pretende "a abertura de novos espaços abertos". 3) O novo partido de Alegre " pode ir , quem sabe, até aos 30% dos votos". 4) Isto ainda vai eleger a drª Manuela. 5) A esquerda andou entretida com os gays e os crucifixos nos hospitais e agora descobriu a Grécia. 6) O Benfica que se acautele senão acontece-lhe o que aconteceu na Grécia. 7) É preciso "reinventar a esquerda" ( mas deixem cair os laogai e os osobye lagerya). 8) "Há vários triângulos na esquerda" ( o triângulo Soares-Alegre, por exemplo). 9) Se o frio não acaba ainda acontece o que aconteceu na Grécia.
Ainda bem que o Rui publicou o texto inteiro. Não conheço a pessoa em questão, mas li as suas declarações. Conheço gente parecida, da política e coisa assim, e pior: sempre de dedinho em riste, acusador e tremelicante; já quanto a cumprir obrigações ( algumas bem básicas), tá bem abelha...
"Investigações sociológicas das mais sérias trazem à luz um fenómeno geracional: os estudantes oriundos de famílias sem experiência de ensino superior, desorientados nesse meio novo (...) receiam não encontrar emprego depois de ter conseguido um diploma. Viviam na angústia e na solidão, uma condição precária. Eventualmente, juntavam-se a camaradas mais afortunados para gritar com eles: abaixo a sociedade de consumo."
( Raymond Aron, 1983, Memórias, 2007 Guerra & Paz)
posted by FNV on 10:48 da manhã
#
(2) comments
COM A VERDADE ME ENGANAS:
Alegre disse, avisando sobre o "perigo da recessão", que no "passado apareceu o nazismo e o fascismo apesar de haver esquerda: entre outros ( sindicatos, partidos etc) havia a União Soviética" . " Esquerda"? Os sociais-fascistas da União Soviética? Os milhões de assassinados, torturados e deportados também contam? Pois é: as desculpas são todas gastas com os colonizadores e exploradores europeus, não chegam para o terror vermelho. Muito se aprende a ver televisão de madrugada.
"É verdade que em 1968 só Paris se levantara: a província não se agitou no mesmo grau (...) Numa altura em que o poder gaullista estava praticamente vacante, com os ministros e a burguesia a fugir das grandes cidades para o estrangeiro levando consigo os seus bens (...) Quando o adversário considera que a partida está para si definitivamente perdida, Lenine repetiu-o dez vezes, quando no topo já nada funciona e na base as massas partem ao assalto, não só a revolução está na ordem do dia, mas a situação é efectivamente revolucionária. (...) É nisto que não posso impedir-me de ver a razão profunda do fracasso clamoroso dos esquerdistas saídos de Maio de 68 em França e em Itália, sobretudo na Alemanha e na Itália, onde o esquerdismo desembocou no horror de uma política de atentados (...)"
Já anda gente assustada e a repetir a cartilha de Althusser. O mais divertido é ver como arruaças feitas por grupos de 200, 500 ou até 1000 "jovens", são consideradas manifestações de massas e coisas novas. Ponham as claques organizadas dos três principais clubes portugueses nas ruas e o país colapsa.
posted by FNV on 11:25 da manhã
#
(6) comments
DÃO-SE MELÕES: Pague um, leve 6 melhões(*)(**)(***)(****).
(*) rectificando, 6 milhões de melões. (**) oferta válida unicamente para os residentes num raio de 10 kms a partir do Porto de Leixões. Sublinha-se PORTO e LEIXÕES. E, já agora, MELÕES. (***) Que desgraçados... (****) Porque gostam vocês de futebol? É masoquismo? Isso é bom?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.